segunda graduação nutrição vida fit ticiane toledo
1 Gostou

[vida] O dia em que eu resolvi encarar uma segunda graduação

Spoiler alert: senta que lá vem história!

Como a maioria de vocês que me acompanha deve saber, eu sou formada em Jornalismo e tenho pós-graduação em Marketing Digital. Aos 24 anos, eu já tinha terminado a minha especialização, aliás. Esse não é um post sobre alimentação nem sobre treino, mas tem TUDO a ver com este blog. Quem tiver paciência de acompanhar até o fim, vai saber o porquê ♥

O caminho…

Eu me formei na faculdade em 2009.

Meu último estágio foi na filial da Globo aqui da minha região, como produtora da TV e um período como repórter do portal da emissora. Quando meu contrato encerrou por lá, eu poderia ter concorrido a uma vaga na produção, mas eu já tinha experimentado que aquele não era o meu lugar. Então agradeci a oportunidade e fui em busca do que faria meus olhinhos brilharem.

Em 2010, entrei em uma agência de publicidade daqui de São José pela qual eu ainda tenho um carinho ENORME. Lá, eu aprendi a AMAR a vida de agência, a rotina doida, os desafios, os trancos e os barrancos. Acordava feliz pra ir acordar todos os dias e fazer meu trabalho de assessora de comunicação/analista de mkt digital/gestora/comercial/etc. Aqui na minha região, a gente é faz tudo nas agências (e eu não vou entrar no mérito de remuneração proporcional etc porque não vem ao caso, rs). Era punk, mas eu amava e me divertia muito tanto pelo trabalho quanto pelos amigos que fiz por onde passei.

Foi um amor meteórico que, assim como veio, também se foi. E esse foi um dos motivos por eu optar abandonar as agências e a prestação desse tipo de serviço.

Veja bem: não estou cuspindo no prato que me alimentou por tanto tempo; tô apenas comentando que essa já não é mais a minha pegada. Foi bom enquanto durou. Aprendi muito, principalmente aprendi o que eu quero e o que não quero pra minha carreira.

Ter esse conhecimento sobre mim mesma me levou a pedir contas da última agência por onde passei. Foi quando eu decidi empreender com o blog e com os projetos que nasceram dele. Alguns foram pra frente, outros voltaram pra gaveta e estão sendo reformulados. Outros eu desisti mesmo porque foi viagem da minha cabeça, haha. Empreender é isso! Tentativa, erro, adaptação, aprendizado e volta por cima. 

Ao contrário de como era há alguns anos atrás, hoje em dia ter um blog não é certeza de sucesso e de rios de dinheiro. Hoje, existe muita concorrência. Muitos desses concorrentes, eu considero “concorrência desqualificada”, que é a galera que só tem blog pra ganhar produtinho de marca, não se preocupa com valores como credibilidade, ética e profissionalismo, e se vende por qualquer jabá (ou pior: por qualquer pote de whey). Muita gente que acha que só porque emagreceu, virou nutricionista e/ou educador(a) físico(a). E o mesmo vale pra qualquer outro segmento e linha editorial na blogosfera.

Mas os colegas que são profissionais e trabalham com ética e responsabilidade, têm o meu respeito, admiração e apoio 100% – esses eu não vejo como concorrência, e sim como suporte, porque um mercado fortalecido e sério significa oportunidades pra todos nós =)

… até aqui!

Bom, são quase 2 anos de Vida Fit, muita coisa já rolou (coisas boas e outras nem tanto), muita coisa mudou – inclusive eu. Nesse meio tempo a minha visão de futuro se tornou muito mais nítida e já tenho um mapa mental do que eu desejo pra mim e pro blog.

Muitos podem achar besteira, mas o Vida Fit é aquela coisa que eu não tiro da cabeça nem por um minuto. Não me consigo fazer a distinção entre a Ticiane Toledo, pessoa comum ou jornalista comum, da Ticiane Toledo do Vida Fit. Eu sou uma só porque o blog É a MINHA vida. Se não fossem as minhas vivências e o meu histórico pessoal, ele não teria nascido e eu não estaria tão feliz hoje!

Não me vejo voltando a trabalhar nos modelos convencionais de novo (mas lógico que o faria, se houvesse necessidade, se meus planos de empreendedorismo não derem certo) e vejo o quanto a escolha que eu fiz me torna uma pessoa feliz. Mesmo com as consequências não tão positivas assim (por exemplo: não ter férias, nem 13º salário, nem todas as facilidades e estabilidade de um CLT), eu acho que valeu a pena abrir mão do trabalho convencional. Porque hoje eu faço o que amo, de verdade e me dedico de corpo e alma ao que eu sou boa: escrever, gerar conteúdo, espalhar informações e contar histórias. Além disso, o blog me possibilitou ter acesso a um mundo de aprendizado e a partir dele venho conhecendo pessoas incríveis todos os dias (ainda que apenas virtualmente), inspirando alguns e sendo inspirada por muitos.

Hoje, aos 27 anos e aos 2 anos de blog, eu ainda não me conheço por inteira, mas o que eu aprendi sobre mim mesma já vale um belo de um livro! haha E a essa altura do campeonato, eu já me sinto madura o suficiente pra dar um próximo passo rumo à minha trajetória com o Vida Fit.

Foi quando eu decidi, com o apoio da família e do marido, a prestar vestibular pra uma segunda graduação. Dessa vez, uma carreira em Ciências Biológicas, mais precisamente em Nutrição. Uma escolha que me deixa muito, muito feliz!

No meio de tanta correria, uma notícia boa pra compartilhar com vocês! Sabem o que aquela tela do computador ali atrás significa? Que eu agora sou a mais nova GRADUANDA EM NUTRIÇÃO ❤️ E sabem o que isso quer dizer? Que agora eu vou ter ainda mais conhecimento e conteúdo pra informar quem me acompanha e ajudar a gente a seguir em frente com as escolhas do nosso estilo de vida Sou muito grata à minha família e ao marido por me apoiarem nessa “loucura calculada”. E sou grata a vocês também. Sim, VOCÊS! Eu nunca teria tomado essa decisão se não fosse pelo blog e por vocês que me leem, me acompanham, me motivam e que buscam motivação em mim também. A minha intenção com o Vida Fit sempre foi usar minha formação em Jornalismo e as minhas vivências pessoais pra propagar informação séria e conteúdo de qualidade, sempre junto de profissionais da área que colaboram com os posts. Tudo de uma forma que todos pudessem compreender e aprender pra ter recursos pra mudar suas vidas também, e pra melhor sempre! Eu levo esse trabalho (sim, é meu trabalho) MUITO a sério e lido com temas igualmente sérios que mexem com a saúde física e mental de muitas pessoas, então não dá pra sair falando qualquer coisa aleatoriamente – coisa que nunca fiz porque sempre prezei pela minha credibilidade e dos meus textos. Por isso, senti que tava na hora de dar mais um passo nessa estrada, que já vai completar 2 anos de rodagem, e nada mais lógico do que optar pela faculdade de Nutrição. Agora vou ter condições de gerar ainda mais conteúdo sobre escolhas mais saudáveis, sobretudo no que diz respeito à Paleo/LCHF, a conduta alimentar que eu sigo e na qual eu acredito. Não vai ser fácil voltar ao ritmo de uma universidade e encarar mais 4 anos de estudos/trabalhos/provas/TCC/etc, mas já passei por uma graduação e uma pós-graduação, então sei que capacidade, vontade e paixão por aprender eu tenho de sobra Agora é partir pro abraço e pros livros depois de 10 anos sem estudar química e biologia Me desejem sorte, pipou!!! #minhavidafit #bichete #futuranutri #paleo #lchf

A photo posted by Ticiane Toledo (@ticianetoledo) on

“Mas, Tici, você não precisa de um diploma em Nutrição pra falar sobre o assunto”

Bom, sobre isso, dois pontos importantes:

(1) Como Jornalista, eu sou apenas um “veículo” das fontes especializadas no assunto. O fato de escrever sobre vida saudável não me torna nutricionista, médica, educadora física, fisioterapeuta, nem nada disso. Eu continuo sendo “apenas” jornalista. Prescrever dietas, treinos e condutas terapêuticas não seria apenas imprudência e irresponsabilidade da minha parte, como também um crime (Exercício Ilegal da Profissão).

Isso vale pra todos, ok? Tanto pra jornalistas quanto pra bloggers/vloggers e musas fitness. Uma coisa é eu não ser formada em moda e indicar um look do dia. Outra coisa é eu não ser nutricionista e indicar um termogênico X, que pode afetar diretamente a saúde da pessoa que vai seguir minha “dica”. E aí, gente, não adianta vir com a desculpa de que “eu falei o que funciona pra mim, seguiu quem quis”. Responsabilidade é responsabilidade, ainda mais quando somos seguidos por pessoas em redes sociais que tem a gente como referência de alguma coisa boa. Bom, pelo menos é assim que eu penso.

(2) Tenho a sorte de ter excelentes profissionais da área de Saúde como meus parceiros e sou muito grata a eles por toda a força e colaboração de sempre. A minha intenção não é clinicar como nutricionista e sim ter conhecimento pra poder ter autonomia e poder gerar ainda mais conteúdo pra vocês. Também quero colaborar com a comunidade produzindo artigos sobre LCHF e Paleo, porque quero que cada vez mais evidências cheguem ao público sobre essas condutas nutricionais que eu acho fantásticas! Ou seja: as nutris continuam tendo espaço aberto por aqui, porque quanto mais gente no coral, mais potente e bonita fica a música, né? =)

Sobre clinicar: nunca digo nunca, porque logicamente vou querer ajudar muita gente, mas como nunca fui de monopolizar nada, nem mercado nem meu espaço aqui no Vida Fit, eu quero mais que as nutris e os nutris continuem me vendo como um reforço ao que eles vêm falando aos seus pacientes. No final das contas, estamos todos juntos com o mesmo propósito.

Agora, é por amor que eu vou cursar Nutrição. Um amor que começou como a necessidade de uma paciente e hoje se transformou e cresceu: virou prazer em estudar, ler, investigar, entender, perguntar, pesquisar, escrever. Virou interesse pessoal e profissional. Virou parte essencial do meu dia ler alguma coisa a respeito ou conversar com algum(a) nutri sobre qualquer assunto relacionado.

E por saber que essa é a minha motivação que eu tenho certeza de que vai dar tudo certo, mesmo nunca tendo sido boa em química na escola, hahaha. Mas agora é diferente: outra cabeça, outros interesses e vontade REAL de aprender e fazer dar certo.

Eu sou grata à família porque eles me deram total apoio nessa “loucura calculada”, e também sou grata a vocês, amigos e leitores, que, direta ou indiretamente me guiaram a esse caminho que eu começo a trilhar hoje =)

Obrigada, obrigada, obrigada. ♥

E me desejem sorte porque faz 10 anos que eu nem sequer penso em matérias como química e biologia! hahahaha

12 Comments

  • Francini

    August 18, 08 2015 04:34:14

    Ai…Tici….q legal…sempre leio seu blog, mas nunca comentei….tô eu aqui fazendo isso agora….primeiramente para te parabenizar pelos textos e por ser sempre tão sincera…e também pela coragem de cursar nutrição, pois a grade curricular é bem complexa para quem nasceu para Humanas!!!hahauhaha
    Bem, boa sorte e td d bom!!!!
    Fran

    • Ticiane Toledo

      August 20, 08 2015 12:18:46

      Fran! Hahahaha Olha, eu quero acreditar que nós, de Humanas, somos seres flexíveis e de cabeça aberta pra compreender as outras áreas, viu. É o meu mantra pra não surtar de ansiedade e medo por antecipação. Mas tô bem animada porque agora tenho o real interesse em aprender e muita curiosidade também. Vai ser difícil por n fatores, claro, mas tô indo de coração aberto! Obrigada pela força <3

  • Amanda Li

    August 25, 08 2015 11:06:11

    Go girl! Agora vai ter que mudar sua descrição no perfil daqui 😉

    • Ticiane Toledo

      August 25, 08 2015 11:22:00

      Haha Sim! Já tenho que alterar por causa da idade, que SEMPRE ESQUEÇO. Obrigada pelo apoio!

  • Nelson Barroso

    August 30, 08 2015 08:18:24

    Olá boa noite, acabo de ler a sua página e a sua história. Gostei muito das informações que encontrei e da maneira como você as escreve. Sou diretor executivo de uma revista na cidade de Camaragibe – Pernambuco a “MANIA DE LER”, nossa revista é de distribuição gratuita. Estou lançando em Camaragibe uma revista voltada para o Fitness e Bem Estar e gostaria de convida-la para escrever nela. Aguardo sua resposta informando seu interesse de torna-se uma de nossa colaboradoras. Um tremendo abraço – Nelson Barroso

    • Ticiane Toledo

      October 01, 10 2015 10:20:26

      Oi, Nelson, tudo bom? Obrigada pela visita e pelas palavras de incentivo =) Me mande um email contato@vidafit.com.br para eu entender melhor do que se trata. Pode ser? Abraço!

  • Keilizie Santaroza

    September 23, 09 2015 02:24:49

    Que belezinha, fico muito feliz! Seremos colegas de profissão! Hahahahahha
    Muito sucesso na sua nova trajetória! Vai tirar de letra, fica tranquila!!

    Beeijos!!

    • Ticiane Toledo

      September 23, 09 2015 11:25:06

      Que fofa você! Obrigada pelo carinho e pelo incentivo, Keilizie! Beijocas.

  • Uani Soares

    November 04, 11 2015 01:41:38

    Nossa Tici, você acredita no final do ano passado, – quando eu estava cursando meu terceiro ano de graduação em propaganda e marketing – pensei em iniciar uma graduação em nutrição assim que acabasse a atual.
    Para explorar um segmento pouco explorado, mas mudei de planos e farei um intercâmbio primeiro.
    Quem sabe quando eu voltar não sigo a sua força de vontade!
    Beijinhoos

    • Ticiane Toledo

      November 09, 11 2015 09:00:10

      Menina, que legal! Assim que voltar, e se ainda estiver com a pegada de fazer Nutri, não se acanhe e se jogue no sonho! <3

O que você achou?