vanda rittman personal chef vida fit
0 Gostou

Vanda Rittmann: conheça o trabalho da Personal FIT Chef

Essa linda aí na foto é a Vanda :-) (imagem: Facebook)

Essa linda aí na foto é a Vanda 🙂 (imagem: Facebook)

Hoje a Personal Fit Chef Vanda Rittmann começa a colaborar aqui no VIDA FIT com suas receitas funcionais e altamente saborosas. E nada mais educado e justo do que fazer as devidas apresentações, né? 😉

Então batemos um papo com a Vanda e compartilhamos um pouco dessa pessoa tão incrível que é essa joseense naturalizada gaúcha. Acompanhem e se apaixonem por ela, assim como nós nos apaixonamos!

VF: Como era a Vanda de antes e quem é a Vanda de hoje?

Vanda: Sempre fui uma pessoa alérgica a vários tipos de alimentos e também com problemas respiratórios.  Utilizava no meu dia a dia  medicamentos antialérgicos. Fui a infinidades de médicos para amenizar o problema. Até que um alergologista disse: “aceite a alergia crônica. Cuide da alimentação e jamais irá utilizar quaisquer antialérgicos”. Foi o que fiz.

Em resumo:  há 25 anos nunca imaginaria o quanto a gastronomia poderia me trazer tantas felicidades, criatividades e excelente humor! Quem ver a mulher de ontem que não sabia preparar um simples ovo, se surpreenderia em saber que a mulher de hoje sabe preparar um completo livro de Julia Child (a propósito, uma belíssima indicação – filme Julie & Julia com a consagrada Meryl Streep e a meiga Amy Adams). Porém a minha filosofia atual  é puramente saudável, orgânico e com riquíssimos valores nutricionais.

VF: Quando você decidiu transformar seus hábitos alimentares? Tinha quantos anos? Como foi isso, o que você fez etc? Foi muito difícil?

Vanda: Aos 23 anos, na gravidez, ja fui mudando o meu estilo de vida. Sofria com os corticoides e os mesmos causavam cansaços, sonolência, retenção de líquidos entre tantos probleminhas. À medida que  os médicos iam detectando os tipos de alergias fui ajustando a alimentação.

Se foi difícil? de maneira nenhuma. Pelo contrário, sentia–me muito mais feliz com os resultados: pele, cabelo, sem medicações… Após deixar os medicamentos, transformei-me em uma mulher muito mais feliz, animada e sadia. Busquei o meu melhor com leituras, informações e estudos.

vanda rittman personal chef vida fit

VF: E hoje depois de toda essa mudança, como você se sente? Quais os principais benefícios que você nota?

Vanda: Faço questão em almoçar em casa todos os dias. Ou até mesmo organizações com “marmitinha”. Agendo minha vida para fazer isso com amor e respeito ao meu organismo. Ao preparar e cortar cada alimento procuro, ao máximo, estar feliz e manter boas energias. Acredito que na cozinha, alimentamos o nosso corpo e nossa alma. Tudo que ingerimos está na cozinha e desta maneira, sendo mais positiva, tudo irá abençoar o meu dia e obviamente a minha máquina, no caso meu corpo.

Uma vez, li que tudo o que sentimos irá ser transferido ao alimento enquanto estamos preparando-os ou até mesmo ingerindo-os. Veja só a responsabilidade em quem os prepara! Sou muito ligada a esta energia. Acredito na energia que passamos ao preparar o alimento, e sinto-me muito responsável por isso. Não quero trazer perturbações ou péssimas energias para a refeição na qual preparo. Nem para mim e nem para as pessoas que irão consumir o alimento confeccionado. Como diz o filósofo ateniense, Sócrates: “Somos aquilo que comemos”. Sim, veracidade! Fui construindo esta linha de pensamento ao longo do tempo com a maturidade, curiosidades e leituras.

Me formei em gastronomia, porém nas aulas quase nunca experimentava as preparações por causa das minhas restrições alimentares. A gastronomia internacional muitas vezes impediu de experimentá-los. Logo, fui buscando as iguarias nas quais acredito e, sobretudo, naqueles alimentos frescos e sem agrotóxicos.

Atualmente atuo na gastronomia funcional, orgânica e fitness. Acredito nesta filosofia de vida, que traz paz, equilibrio e  saúde para o meu corpo. Veja bem: não tenho sequer um resfriado a anos. 

VF: E o que é a Gastronomia Funcional?

Vanda: A gastronomia funcional surgiu pensando em focar a melhoria da qualidade de vida e da longevidade de pessoas. Se a pessoa tem problemas de colesterol, alergias (assim como eu), obesidade etc, penso em como ajuda-la na preparação dos alimentos, formas de cocção, planejamento de cardápio para não ficar na mesmice do dia a dia. Desta maneira faço uma reeleitura nos pratos internacionais, porém com alimentos orgânicos e saudáveis para cada pessoa. Uso a arte da alta gastronomia e alimentos da natureza, respeitando a sazonalidade dos alimentos.

VF: Foi essa mudança que te levou a mudar inclusive a sua carreira? 

Vanda: Após fazer Letras em Rio Grande do Sul, estudei línguas. E devido aos problemas de saúde e com imensa curiosidade, fui à procura das técnicas, da literatura e do refinamento no Curso de Gastronomia. Sou apaixonada por literatura e por idiomas tais como: francês, inglês, português e espanhol. Identifiquei-me com a língua francesa e com ela veio o interesse por aprender as técnicas da gastronomia. Hoje minhas pesquisas são todas voltadas no estilo francês  e é um dos grandes motivos por amar tanto  a beleza e elegância nas palavras.

Estava infeliz com a alergia que insistia em dominar o corpo. Triste mesmo. E precisava mudar de alguma forma. Gastava muito com altas doses de medicamentos porque sempre ocorriam inchaços , distenção abdominal, urticárias, dores de cabeça e até mesmo anafilaxia( reação alérgica severa) Queria estar bem com o meu corpo e sadia.

VF: Sobre sua atual carreira, o que faz um Personal Chef?

Vanda: Personal Chef é uma pessoa que sempre está em estudos para elaborar, sofisticar e a inventar delícias na cozinha dos seus clientes, com base nas necessidades e nas preferências pessoais de cada um, de cada família. Em algumas famílias, as refeições são deixadas embaladas, refrigeradas ou congeladas para o cliente desfrutar no momento em que desejar. Ou até mesmo ensinar o cliente a preparar  algumas receitas, como congelar de maneira correta, armazenamentos, cortes, dicas rápidas e bastante nutricionais.

Detenho-me nos detalhes. Creio que é muito importante, sobretudo porque nas refeições são sempre ocasiões especiais, independente do dia,  pois no momento em que estamos nos alimentando, estamos cuidando do nosso corpo e da nossa alma.

O personal chef pode também assumir a responsabilidade da compra dos insumos, para finalmente preparar as refeições! O cardápio é planejado e discutido com o cliente- tudo no maior carinho- e, em seguida, preparados em sua casa no dia solicitado.

As pessoas, sobretudo as mulheres modernas estão na correria do dia a dia: cuidam da aparência (importantíssimo); dos filhos (incondicional), da família (carinho) e estão no mercado de trabalho ativamente (amo o mundo moderno) e quando não tem tempo para tudo, o personal chef cuida dos detalhes a planejar cardápios e orçar para a semana ou período maior de tempo, com o objetivo de focar em uma alimentação nutritiva e com saborosos pratos, sem descuidar da sofisticação. Além disso, o cliente pode receber ajuda em muitos momentos a organizar a dispensa, a geladeira e o freezer, a comprar no supermercado, escolher os produtos na feira orgânica. Infinidades de apoios nas quais muitas mulheres e de homens ativos no mercado de trabalho  não tem muito tempo para este carinho, dedicar-se a este momento. E sem dúvida, de quebra, um pouco de cultura na cozinha – convenhamos à gastronomia é sensacional pela diversidade de culturas e etnias. O mundo é imenso.

406439_10151266190185422_1170670539_n

Vanda em ação, preparando um jantar funcional.

VF: Hoje, aos 41 anos, você tem essa pele de menina! Você credita que a qualidade da sua pele, inclusive, se deve à sua alimentação?

Vanda: Ah, obrigada! Com certeza a alimentação é uma das responsáveis  para manter uma pele bonita, viçosa e rejuvenescida. No entanto precisa ter um conjunto de fatores: alimentação, sono reparador, cremes hidratantes e muito líquido para hidratação.

A alimentaçāo é a base para um pele saudável. Em minha casa consumo apenas produtos orgânicos e quando viajo ai torna-se mais difícil seguir à linha 100%. Porém me organizo para levar os meus alimentos devidamente higienizados e preparados.

Outro fator importante é sono reparador, penso que  dormir é essencial para recuperar parte da energia gasta durante o dia e se manter bonita. Normalmente, necessitamos dormir cerca de oito horas. No meu caso vou para a cama por volta das 21horas e acordo às 5h da manhã. Sacríficio? Nenhum. Tenho este hábito a anos e sou muito feliz com o meu biorritmo.

Já os cremes hidratantes são consideravéis para contribuir com a excelente viçosidade da pele. Tenho uma maravilhosa dermatologista que orienta e indica bons produtos. E sigo à  risca o que ela preescreve.

E, para finalizar, não fico sem as minhas garrafinhas em todo o canto da casa e na bolsa. A água é o líquido indispensável para manter a saúde e a venustidade. Gosto muito de preparar águas aromatizadas e chás – faço um mix para harmonizar o ph da minha pele e desta maneira contribui para a boa aparência.

Uma das receitas da Vanda: spaghetti de arroz ao molho de tomate orgânico , quinoa e champignon com azeite de rúcula.

Uma das receitas da Vanda: spaghetti de arroz ao molho de tomate orgânico , quinoa e champignon com azeite de rúcula.

VF: E com relação a treinos, o que você pratica hoje em dia? Precisou alterar sua alimentação em função disso?

Vanda: Rigorosamente pratico atividade física de segunda a sexta-feira. No caso, musculação, 1 hora por dia. Alterno com caminhadas e transport para melhorar o condicionamento cardiovascular. E não preciso alterar nada na alimentação porque consumo produtos extremamente saudavéis. Sobre as proteínas, consumo proteína do frango , ovos ou peixes como salmão, atum, linguado e robalo.

VF: Quais seus alimentos (ou receitas) favoritos? Aquilo que você não vive sem 🙂

Vanda: Existem milhares de receitas favoritas! Gosto muito de bacalhau ou salmão com molhos antioxidantes. Outra preparação sāo  folhas coloridas e temperos extremamente ricos em nutrientes. Nāo vivo sem os alimentos orgânicos e frescos. Sejam eles tubérculos, raizes, cereais e iogurtes sem lactose, ovos e peixes.

VF: Sua filha segue seus passos? 

Vanda: Isadora tem 18 anos e desde pequenina segue os meus passos! Porém ela não tem nenhuma restrição alimentar. E sendo assim ela não sente necessidade de consumir os iogurtes “free lactose” ou massas sem gluten. Apesar de que  em casa não consumimos nada de gluten, com exceção da aveia.

VF: Como você acredita que será o futuro da alimentação? Como acha que as pessoas irão se alimentar nos próximos 20, 50, 100 anos?

Vanda: Antigamente as pessoas cultivavam os seus próprios alimentos, a comida era mais caseira, pois havia quase a inexistência de químicos nos alimentos. E com o avanço tecnológico modificou muito relação humana com o meio ambiente.

O hábito de comer fora e entre as refeições passa a ser regular. O ritmo acelerado das sociedades modernas presta-se a refeições feitas à pressa e sem qualidade nutricional. Recorre-se cada vez mais a pratos pré-confeccionados de rápida preparação, e muitos optam por aperitivos e guloseimas com elevado teor de açúcar, sal e gordura. Muitas pessoas não conseguem acompanhar este ritmo, infelizmente.

Quanto aos próximos anos 20, 50 e 100 anos, penso que existe muita complexidade neste assunto. Ninguém sabe ao certo como as mudanças climáticas vão alterar a produção alimentar nos próximos anos. Uma vez li em um artigo que os especialistas acreditam que os fatores climáticos poderão causar inevitáveis mudanças nos nossos hábitos alimentares. No mundo todo, diariamente são extintas inúmeras espécies vegetais, os mares possuem cada vez menos peixes, e a criação extensiva de gado é um dos grandes motores do aquecimento global.

Obrigada pelo papo e pelos ensinamentos, Vanda! Agora, oficialmente, seja muito bem-vinda ao VIDA FIT 🙂

Quer falar com a Vanda?

Mande um email para ela: rittmann_vanda@hotmail.com

9 Comments

  • Nilva

    June 14, 06 2015 07:42:07

    Gostaria de saber mais sobre esse curso

    • Ticiane Toledo

      June 15, 06 2015 12:46:44

      Oi, Nilva! Tudo bem? Todas as informações sobre o curso estão aqui nesta página, olha só: http://www.vidafit.com.br/curso =) Tomara que a gente possa contar contigo! As pessoas tão curtindo bastante!

O que você achou?