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Treino e calor: 8 cuidados básicos

O verão está se aproximando e as temperaturas, subindo. Sem dó. 🙁

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Essa época é a que eu mais sofro para treinar. A pressão cai, dá uma moleza, uma preguiiiiiça. Não sei quanto a vocês.

Não à toa, o calor, em especial, exige alguns cuidados básicos com a saúde que muitos já devem estar carecas de saber, mas como old is gold, vale a pena recapitular:

1. Hidratação em primeiro lugar. Nem precisa falar nada, né? Durante os dias mais quentes, aumente a ingestão de líquidos (não vale refrigereco, ok? Relembre os efeitos do refrigerante no nosso corpo aqui neste post). Eu tive um treinador uma época que me ensinou a seguinte regrinha que eu nunca mais esqueci: beber entre meio litro e um litro de líquido por hora de exercício. Fácil, né? Uma boa para quem treina mais forte ou percorre longas distâncias (no caso de corrida ou pedal, por exemplo) é apostar nos isotônicos, que possuem eletrólitos e repõem os sais minerais que a gente perde pelo suor. Basta ficar de olho nas informações nutricionais: de 25g a 50g de carboidratos / de 230mg a 345mg de sódio / de 40mg a 100mg de potássio. Água ou isotônico, o importante é estar sempre abastecido de líquido durante o treino, principalmente se você treina ao ar livre (por isso, planeje seu treino!).

2. Deixe o suor secar naturalmente. É feio? Pode até ser para algumas pessoas (eu ADORO suar durante o treino; sensação de esforço e dedicação, sabem? Diliça!), mas o fato é que o suor só vai realmente te refrescar se ele evapora do seu corpo. É lógico que as toalhinhas continuam sendo nossas companheiras, principalmente na academia, onde é super de bom tom limpar o suor das máquinas e equipamentos após o uso e deixar tudo limpinho para o coleguinha que irá usá-los em seguida.

3. Remaneje seus horários. Durante o calor (e o horário de verão), os médicos recomendam que os exercícios – especialmente ao ar livre, por causa da exposição ao sol – sejam feitos nas primeiras horas da manhã ou no período da noite. Geralmente, nestes períodos as temperaturas ainda estão mais amenas e o sol não está massacrante.

4. Use filtro solar e proteja-se do sol. Essa dica é essencial principalmente para quem treina durante o dia ao ar livre, mesmo durante as primeiras horas da manhã. É sempre bom se garantir, né? Bonés também ajudam nessa proteção.

5. Opte por treinos mais curtos e leves. Meu pneumologista vive me alertando (por causa da bronquite que carrego em meu peito desde criança) sobre o quanto o calor fragiliza nosso sistema imunológico e nos deixa mais suscetíveis a gripes, resfriados etc. Por isso, devemos dar uma mãozinha ao nosso corpo para que ele se proteja. E é bem simples: em vez de treinos longos e muito intensos, opte pelos mais curtos e leves. Assim você não para o treino e nem é forçado a ficar de molho depois por causa de uma gripe.

6. Use a roupa certa. Faz toda a diferença, acredite. Opte por roupas com tecidos mais leves, cores claras (para refletir o calor) e mais folgadinhas (para o ar circular melhor). Se você preferir – e puder gastar, claro – tem também os tecidos inteligentes que ajudam a dispersar o suor e que são realmente uma mão na roda.

7. Fique de olho na umidade do ar também. A umidade do ar acaba nos afetando mais do que a temperatura em si, porque ela reduz a capacidade do corpo de se refrescar pelo suor. Você pode se informar sobre a umidade do ar nos sites dos institutos de meteorologia ou até mesmo em portais de notícias – ambos informam altertas quando a umidade do ar está baixa ou em condições críticas, situações em que a gente deve evitar treinar pesado e aumentar a ingestão de líquidos.

8. Ouça e respeite os sinais do seu corpo. Se por acaso se sentir mal, com náusea ou tontura, por exemplo, interrompa o treino imediatamente e relaxe em repouso até se sentir bem novamente. Se você estiver na rua, busque um lugar fresco, com sombra e preferencialmente com pessoas por perto caso seu quadro piore.

E vocês, alguma dica em especial? Acham que deixamos passar algo em branco? Compartilhem com a gente e vamos nos ajudar a nos cuidar melhor durante o verão 😉

 

O que você achou?