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Treinar no frio é uma excelente ideia (por mais que não pareça)

Se você quer perder gordura, treine no frio! 

Calma! Não é pra sair de shortinho e top numa manhã de -2ºC! O que quero dizer é que você não deve trancar a academia e/ou abandonar o asfalto só porque o frio chegou.

Nesse meu tempo de treinos e cuidados com a alimentação, os treinadores e nutricionistas sempre me falaram de como o frio nos ajuda a emagrecer. Aqui mesmo no VIDA FIT nós já falamos que é possível emagrecer no inverno.

O que aprendi com eles é um raciocínio bem simples e lógico que promete mudar a forma como você encara o frio:

O corpo luta para se manter aquecido no frio. E para manter a temperatura interna, o metabolismo naturalmente fica mais acelerado, o que faz com que a gente acabe gastando mais as nossas reservas energéticas (gordurinhas). 

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Querer comer comidas mais densas é resultado desse processo aí.

Mas não necessariamente você precisa deitar o cabelo numa travessa de lasanha (por mais que seja delicioso, né?). Seu corpo não sabe o que é nhoque, macarrão, lasanha, brigadeiro, pipoca etc. Ele só sabe que ele precisa de reserva energética para continuar queimando e se mantendo aquecido.

Isso significa que podemos facilmente enganar os impulsos da gordice e fornecer os alimentos que ele precisa numa roupagem muito mais saudável e que vai nos ajudar a eliminar gordura com mais facilidade nesse período.

Por exemplo: em vez de comer batata frita, vá de chips de batata doce. Em vez de um muffin cheio de gordura trans e glacê, opte por um muffim de iogurte com especiarias. Em vez de sopas instantâneas, invista nos cremes e caldos funcionais e super práticos. Veja nosso acervo de receitas que você pode aplicar no seu dia a dia conforme a sua dieta e inspire-se!

E vá brincando com a comida, porque comida saudável NÃO É comida chata. Nossa personal chef Vanda Rittmann que o diga! Aliás, nossos workshops de gastronomia fitness e funcional são baseados nessa premissa básica! E agora em julho teremos até uma edição especial de “comidinhas de inverno”: saiba mais e participe.

Assim como tem o lado bom de perder peso no inverno, certifique-se de que você está perdendo  gordura e não massa magra (o tal do catabolismo). Isso porque, ao perder músculos, você desacelera seu metabolismo e aí fica mais difícil emagrecer mesmo, além de dar uma caída na energia e na disposição pra todas as suas atividades do dia a dia. Por isso, foque em se alimentar corretamente, ok? Consulte um(a) nutricionista e caminhe na direção dos seus objetivos 🙂

Mais motivos para treinar durante o inverno:

– Fortalecimento do sistema imunológico: um chega pra lá nas gripes e resfriados da estação!

+ Leia também: Posso treinar gripada(o) ou resfriada(o)?

– Os problemas típicos do calor geralmente não têm incidência nessa época: pressão arterial baixa (hipotensão), síncope induzida pelo calor, desidratação*, etc.

*não dê bobeira no inverno com a hidratação, ok? Não é só porque esfriou que você deve esquecer da água e dos seus benefícios ao nosso organismo. Some chás e infusões e sucos naturais à sua cota de líquidos do dia.

– Você tem mais tempo para se preparar para o verão: com mais tempo, você não se desespera nem apela para os projetos verão e suas dietas de capa de revista que são uma furada gigantesca.

– Você terá mais energia e não será refém do sofá: quando a gente se exercita, produzimos endorfina e um monte de hormônios do bem que nos dão mais disposição e energia pra sair, viajar, trabalhar, namorar, comer melhor e continuar treinando. Daí, quando você optar pelo sofá, vai ser porque você escolheu e não porque o sofá escolheu você 😉

– Sua vida social continua aquecida: no frio, todo mundo se fecha nas suas casas e tem gente até que fica o inverno inteiro mau humorado (já percebeu?). Se você se exercita, continua em contato com as pessoas (nem que seja dando bom dia/boa tarde/boa noite durante a corrida na rua). Se você é daquelas pessoas sociáveis que adora estar em contato com gente, isso por si só já é um baita estímulo e uma recarga na bateria.

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Nossa, tem milhões de outros motivos, mas vou parar por aqui se não esse post vai ficar gigantesco e eu, com tendinite 😛 rsrs

E se você, mesmo assim não quer sair de casa, confira nossos posts sobre treinos pra fazer no lar doce lar: Parte 1 | Parte 2

A verdade é que só engorda no inverno quem se descuida e arranja desculpas. Assim como no verão e em todas as outras estações do ano.

E, olha, até mesmo em casos de compulsão alimentar e outros transtornos, é possível sobreviver ao frio e suas tentações, viu? Se você ainda não consegue fazer isso sozinha(o), busque ajuda de um psiquiatra ou terapeuta. Se você já passou (ou ainda passa) pelo tratamento e hoje já consegue andar com as próprias pernas, bota força nessa peruca e se ligue nos posts do nosso Papo Cabeça que a gente se ajuda por lá 🙂

Agasalhe-se bem e bons treinos!

O que você achou?