tipos de treinos na corrida de rua
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Corrida não é só correr: entenda os tipos de treinos numa planilha

“Você paga uma assessoria só pro cara fazer você sair correndo por aí?”

Não, não é assim. Você pode sair correndo por recreação ou por afobação (quem nunca saiu correndo 10k de uma vez só pra compensar a comilança do dia anterior, né?) ou pode basear seus treinos numa metodologia que vai te ajudar a evoluir com mais consistência e segurança pra sua saúde. Eu opto pela segunda opção, e por isso treino com o acompanhamento profissional da GO Assessoria Esportiva.

O mais legal foi ver como é diferente receber as planilhas dos treinos e comparar com as planilhas que a gente vê aí na internet ou revistas especializadas. Não em questão do que é melhor em termos de eficácia, porque se você se dedicar e fizer certinho, ambos vão das resultados. Mas é diferente pela personalização dos treinos conforme uma série de fatores que só o meu treinador que me acompanha diariamente poderia saber e me orientar a fazer melhor, fazer diferente ou até mesmo a tirar o pé do acelerador. Pra mim, isso não tem preço!

E já que correr não é apenas sair correndo por aí que nem o Forrest Gump, existem alguns tipos de treinos dentro da corrida. Nomes esquisitos que eu vivo falando lá no Instagram e que não sei se todos entendem, por isso achei interessante pedir pro treinador Celso Alves Junior, da GO, explicar um por um pra quem tiver interesse e um bocado de dúvidas:

TREINO LONGO

Treino com objetivo de melhorar a capacidade cardiovascular. Sua intensidade é moderada e o volume é alto. Este tipo de treinamento tem a característica de ter de 30 a 50% a mais na carga de volume normal de acordo com objetivo da prova, ou seja, para que quer correr 5km nas provas deve-se realizar de 6,5 a 7,5km e para que vai correr 10km o indicado são de 13 a 15km. Sua intensidade é de 60 a 80% da Freqüência Cardíaca Máxima (FC Máxima). Para quem está iniciando um programa de treinos é aceito uma caminhada no meio da sessão do treino.

TREINO DE ESTABILIDADE

Treino com o objetivo de adaptar o atleta a correr no ritmo de prova com maior eficiência mecânica e metabólica. Sua intensidade é de moderada alta a alta e volume moderado. Este tipo de treino o volume total de treino é de 30 a 35% menor que o volume total da prova. A intensidade do treino é de 80 a 85% da Frequência Cardíaca Máxima.

TREINO REGENERATIVO

Treino com objetivo de recuperar o organismo para um próximo estímulo forte. Sua intensidade é baixa e volume de moderado a baixo. Devido a ser um treino mais “leve” ele não deve ser menosprezado. O volume de treino é de 25 a 50% menor que o volume total da prova. A intensidade do treino é de 60 a 70% da FC Máxima.

TREINO INTERVALADO

Esses são os famosos “tiros”. Treino com o objetivo de preparar o atleta para um final de prova mais intensa. Sua intensidade é muito alta e volume baixo. Este tipo de treinamento é constituído por períodos de estímulos e recuperação, que são determinados para aumentar a resistência anaeróbia, com intensidades bem acima das praticadas em uma prova de corrida. O volume de trabalho vai variar de 200, 400, 800 a 1000m e o número de estímulos e intervalo de recuperação vai depender do período de treinamento que o atleta se encontra. A intensidade do treino é mais de 90% da FC Máxima.

TREINO DE RITMO*

Treino com o objetivo do atleta encontrar sua velocidade de trabalho ou o seu ritmo de prova. Sua intensidade é alta e volume moderado. O volume de trabalho vai de 30 a 40% a menos que a distância da prova alvo. A intensidade do treino é de 85% a 90% da FC Máxima.

*Aproveite e leia meu post sobre a importância do treino de ritmo e os resultados no meu tempo em uma das minhas provas.

 

Agora que vocês já entenderam quem é quem na fila do pão, bóra treinar? 🙂

8 Comments

  • Thiago Ferreira de Santana

    February 22, 02 2016 11:41:49

    Olhaaa!tava procurando na Internet sobre os tipos de treino de corrida e os objetivos e o site indicado é o seu. Parabéns Tici! Beijão!

    • Ticiane Toledo

      February 22, 02 2016 01:07:43

      Que legal, Thiiiii!!!! Obrigada pela visita e por me contar disso. Bom sinal =) Aliás, se estiver afim de treinamento especializado em corrida, dá uma olhada em http://www.correonline.com.br Beijo, querido!

  • Glau Veríssimo

    April 27, 04 2016 05:23:39

    Descobri vc!!! Estou adorando tudo!!

    • Ticiane Toledo

      April 29, 04 2016 03:20:04

      Oi, Glau! Que delícia saber que você tá curtindo o blog! Fico muito feliz porque é tudo feito com muito carinho =) Seja muito bem-vinda, viu? Grande beijo!

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