resenha coletor menstrual TESTE
0 Gostou

Testei e vim contar: 10 perguntas e respostas sobre o coletor menstrual

O assunto do dia é… menstruação!

(sem nojinho, por favor!)

É difícil encontrar alguma mulher que goste de menstruar. A gente sabe que é natural, mas falar que é agradável não é. Além das cólicas e outros sintomas que a maioria das mulheres têm nesses dias, tem a questão dos absorventes (o externo, por exemplo, SEMPRE me causou problemas de assaduras e até dermatites porque minha pele é super sensível) e a preocupação constante com vazamentos, trocas, odores…

Sejamos realistas: é um período bem chato do nosso mês. Mas ele pode ser menos incômodo. Bom, pelo menos o meu ficou desde que conheci o coletor menstrual. Já passei pelo meu segundo ciclo com ele e tô apaixonada pelo meu “copinho” ♥

Quando contei sobre a chegada do meu coletor menstrual, a mulherada ficou alvoroçada (umas curiosas, outras apavoradas) na fanpage do blog e no meu instagram. E como prometi, aqui está o post/resenha contando a minha experiência e respondendo as principais dúvidas que recebi até agora por email, inbox ou comentários no Facebook ou no Instagram.

Vamos lá:

O que é um coletor menstrual?

O coletor menstrual nada mais é do que um recipiente de silicone, super maleável e macio, que mais parece um copinho. E ele fica ali, todo fofo e lindinho dentro de você só coletando a sua menstruação enquanto você vive a vida normalmente!

Esse é o coletor na embalagem original da marca que eu comprei, a InCiclo.

Esse é o coletor na embalagem original da marca que eu comprei, a InCiclo.

Na embalagem, vem um saco de tecido pra gente armazenar o coletor enquanto fora do período menstrual.

Na embalagem, vem um saco de tecido pra gente armazenar o coletor enquanto fora do período menstrual.

Aliás, eu fiquei CHOCADA com a percepção que eu tive da minha própria menstruação. Antes eu achava que eu tinha uma hemorragia pelo estado dos absorventes e pelos vazamentos que fatalmente aconteciam no mínimo uma vez por ciclo.

O fato é que a gente tá tão bitolada na cultura do absorvente interno/externo que o coletor parece uma aberração à primeira vista. Tem mulher que afirma que nunca vai usar porque parece desconfortável, porque é “grande” (e não é, cabe direitinho!) etc etc.

Mas, olha, eu garanto que a experiência é libertadora e vai mudar a sua relação com seu ciclo! Além de facilitar a vida, é muito mais econômico (um copinho dura por até 10 anos, se bem higienizado e armazenado, segundo os fabricantes) e ecologicamente correto (quanto menos absorventes jogados no lixo, mais a natureza agradece!).

Quem sabe até o final desse post vocês não se sintam mais seguras pra testar, né? E se não quiserem também, tudo bem: nosso corpo, nossas regras!

E na prática?

No site dos fabricantes você encontra todas as informações sobre como colocar, retirar, higienizar etc. Então, vou colocar aqui apenas as MINHAS experiências e impressões, ok?

Pra colocar:

Na primeira vez, demorou um pouco pra encaixar. Tentei colocar uma, duas, três vezes e nada. Tentei várias posições: sentada no vaso, de pé no chuveiro, de cócoras… Eu tava tensa, apesar de já estar super habituada a OBs and stuff. Travei. Só quando eu relaxei, expirei todo o ar dos meus pulmões é que o copinho entrou e se ajeitou.

Ou seja: é tudo questão de relaxar, porque se a gente fica tensa, os músculos vaginais se contraem e aí, miga, NADA passa por lá. Então relaxa! Respira fundo, pensa em coisas legais e vai! Depois, ajuste as bordas certinho e veja se o vácuo tá ok pra evitar vazamentos, e fique despreocupada pelas próximas 10-12 horas (ou menos, se você se sentir confortável fazendo a higienização mais vezes ao dia).

Aí sim você vai poder ficar livre, feliz e saltitante que nem as mulheres das propagandas de absorventes.

Algumas sugestões de dobras que o fabricante dá:

como-colocar4 como-colocar3 como-colocar2 como-colocar1

Pra retirar:

Eu não arrisquei puxar com tudo sem tirar o vácuo porque não sou boba pra me fazer sentir dor à toa. Então, segui as orientações e correu tudo bem! Foi bem mais tranquilo do que tirar o OB, que, dependendo do tamanho, chega a dobrar a circunferência quando o algodão absorve o fluxo (e todos os liquidinhos e outras coisinhas boas que temos no canal e nas paredes da vagina) e aí sim é ruim pra caramba pra remover.

Pra higienizar:

Depois de remover o copinho, você descarta o sangue (ralo do box durante o banho, vaso sanitário, ralo da pia) e higieniza com sabão neutro ou anti-bactericida antes de inserir de novo.

Mas se você estiver na rua ou no escritório e não tiver nada com que higienizar, tudo bem: você pode só passar uma água e limpar com papel higiênico. Ter lenços de papel na bolsa nessas horas tem seu valor, viu? Daí quando você chegar em casa, você higieniza direitinho sem problemas.

Pra armazenar:

Quando o ciclo terminar, basta ferver em água o copinho por 5 a 7 minutos e guardar no saquinho de tecido que vem junto da embalagem até o próximo ciclo.

E a adaptação? Dói? Incomoda?

Particularmente, pra mim foi ultra tranquilo.

O cabinho é a única coisa que, pra mim, teve uma sensibilidade a mais porque ele fica em contato direto com a pele. Então a gente sente nos primeiros minutos, depois adapta e a gente esquece dele.

Continuei treinando, pulando, saltando, correndo, agachando, fazendo faxina, dormindo etc normalmente com ele, sem nenhum desconforto ou vazamento.

Se colocado e retirado da maneira correta, você não vai sentir nada durante o uso. Corre até o risco de esquecer e passar do limite de até 12 horas de uso contínuo, como os fabricantes orientam. Aconteceu isso comigo no primeiro dia de uso. Ops!

Dica: antes do seu primeiro ciclo com o coletor, faça o teste antes, sem ter menstruado mesmo. Encontre a sua dobra preferida, a posição que você mais fica relaxada, fique com o coletor um tempinho pra se adaptar à sensação, etc. Nos primeiros dias, se for aumentar a sua segurança, use o coletor com um absorvente externo just in case.

Vaza? Tem escape?

Se você colocar certinho, não vaza não. O máximo que pode ter é uma gotinha de sangue ou outra que escapa, mas geralmente são aqueles “resquícios” que ficam na parede do canal vaginal quando a gente faz os “descartes”.

Como contei ali em cima, eu esqueci de tirar após o limite de 12h no primeiro dia de uso e aí sim eu tive um vazamento que fez um estrago. Mas repito: só vazou porque eu fui cabeçuda.

Depois, quando passei a me atentar mais aos horários, não tive mais nenhum episódio, nem dormindo.

E o cheiro?

Além de estarmos livres dos vazamentos, ficamos livres também dos odores indesejados!

Que na verdade também não é nada anormal ou anti-higiênico, viu? É só uma reação NATURAL chamada oxidação – o sangue entra em contato com o oxigênio e aí as aulas de química orgânica explicam daqui em diante.

Então, como o copinho fica coletando tudo dentro da ppk, não há contato nenhum do sangue com o oxigênio e, portanto, não há odores com que se preocupar =)

Pra quem ainda não visualizou, a imagem abaixo mostra a localização do copinho x do absorvente interno:

(imagem: InCiclo)

(imagem: InCiclo)

Como faz xixi usando o coletor?

Já me perguntaram isso e, por mais bobo que você possa achar que foi essa pergunta, isso mostra o quanto a gente REALMENTE desconhece o nosso corpo.

Pra quem não sabe (e tudo bem, não fiquem envergonhadas), o canal vaginal é independente do canal urinário (uretra). A imagem de cima mostra bem isso. Então fiquem tranquilas: o xixi continua saindo normalmente, mesmo durante o uso do coletor.

Dica: se você ainda não conhece a sua ppk, separe um tempinho, pegue um espelhinho e vá para o banheiro se conhecer – mas vá sem julgamentos ou qualquer outro mimimi porque a nossa natureza é linda e é fascinante como tudo tem um porquê de existir no nosso corpo ♥

orange is the new black conheça a sua vagina

De quanto em quanto tempo preciso esvaziar o coletor?

A fabricante recomenda que o copinho seja esvaziado em até 10-12h, no máximo. Mais do que isso podem ocorrer vazamentos, como aconteceu comigo.

Hoje em dia, dependendo do meu ciclo (o primeiro foi mais intenso, o segundo bem menos) eu permaneço até o prazo máximo. Mas quando o bicho tá pegando e o fluxo tá bastante intenso, eu esvazio o coletor em períodos menores. Mesmo sabendo que não sai tanto sangue assim quanto o absorvente externo mostra, é mais uma questão de segurança mesmo, sabe?

Quanto tempo dura um copinho?

A vida útil de um coletor bem cuidado e bem armazenado é de até 10 anos. Isso mesmo! Já imaginou o quanto de dinheiro e preocupação com vazamento você vai economizar em DEZ ANOS?

Quanto custa?

Depende da fabricante. O meu, que é da InCiclo, eu comprei por R$ 75,00. E o bom dessa marca é que existem representantes locais, então a entrega é imediata (se houver em estoque, claro) e sem frente =)

Existem outras marcas que é necessária a importação, daí demora mais pra chegar e você ainda tem que pagar umas taxas extras.

Como escolher um coletor pra chamar de meu?

Primeiro, escolha a marca que mais te agradar. Até onde sei, temos aqui no mercado:

– InCiclo

– Divas Cup

– Miss Cup

– Lunette

(Se alguém souber de outras marcas, me manda que eu atualizo aqui a lista!)

Algumas marcas têm até versões coloridas e com hastes diferenciadas pra dar mais conforto durante o uso. Cute =)

Depois de escolher a fabricante que mais te agradou, é hora de escolher o seu tamanho. É muito importante escolher o tamanho certo pra evitar vazamentos e desconfortos. Lá no site da InCiclo tem uma tabela bem lúdica que ajuda a gente a se decidir pelo modelo A ou pelo modelo B, vejam só:

Escolha seu tamanho
Modelo A Modelo B
Normalmente recomendado para mulheres com mais de 30 anos, ou que já têm filhos. Normalmente recomendado para mulheres com menos de 30 anos e que não têm filhos.
Tem filhos (independente do tipo de parto) Tenho menos de 30 anos Tenho mais de 30 anos
Não B A
SIM A A

No meu caso, que tenho menos de 30 anos e não tive filhos, o coletor ideal pra mim é o B.

Diferentes cores e hastes: escolha o seu e seja feliz com o seu ciclo!

Diferentes cores e hastes: escolha o seu e seja feliz com o seu ciclo!

Admito que depois de ter conhecido e testado o coletor menstrual, eu me tornei mais “amiga” da minha menstruação. Tudo ficou mais prático, mais fácil, mais limpo, mais seguro e mais higiênico até. Sem falar na economia com absorventes!

Eu uso e recomendo! ♥

Se vocês quiserem compartilhar suas experiências, já sabem: é só deixar nos comentários abaixo. Dúvidas também são bem-vindas, viu?

14 Comments

  • Luciana Yamamoto

    July 27, 07 2015 09:58:39

    Eu comprei ha 3 meses e soh amor!! Não sei como não conheci o coletor antes!!! Mto bom o artigo, Tici!!! :*

    • Ticiane Toledo

      July 28, 07 2015 09:18:24

      Oi, Lu! Que bom ver seu relato por aqui! Muito vida o coletor, né? Também sou só amores pelo meu! <3

  • Nathalia Pereira

    July 28, 07 2015 10:15:07

    Meninas, na Loja do Portal EcoHospedagem temos o coletor a venda!! http://ecohospedagem.lojaintegrada.com.br/coletor-menstrual-inciclo
    A Loja do Portal EcoHospedagem só vende produtos que tenham alguma relação com a sustentabilidade… e o coletor menstrual não podia ficar de fora. É uma opção prática, econômica e sustentável para as mulheres!

  • Aline Menezes

    August 17, 08 2015 05:59:50

    Melhor matéria sobre o assunto!

    • Ticiane Toledo

      August 17, 08 2015 10:16:14

      Gostou mesmo, Aline? Que bom! E se ajudou você, considero minha missão cumprida =) Beijão, gata!

  • holycup!

    August 24, 08 2015 10:52:26

    Olá! 🙂 Visitem o nosso site e obtenham mais informações à respeito do coletor mentrual holycup! A holy cup! oferece 3 tamanhos em diferentes maleabilidades para se ajustar melhor a sua necessidade evitando riscos de vazamento e garantindo conforto. Tecnologia e qualidade alemã feito para as brasileiras. Mais informações visite http://www.holycup.com.br Estamos sempre à disposição para tirar suas dúvidas.

  • Amanda Li

    August 25, 08 2015 11:04:39

    Oi, Tici!

    Fiquei só curiosa com uma coisa: quando vai ao banheiro, faz xixi normal e ok, vida segue. Mas e na hora de limpar, não incomoda? Os buraquinhos são diferentes, mas fico pensando que tá tudo ali em baixo e que talvez esse cabinho possa incomodar mais neste momento. #momentointimo

    • Ticiane Toledo

      August 25, 08 2015 11:21:35

      Amanda Li(nda) <3 Olha, eu não tive problema nenhum na hora de me limpar depois de ir ao banheiro, viu? O cabinho não fica tão exposto pra fora assim não. Ele fica acomodado pelos lábios vaginais, sabe? Então não enrosca em papel higiênico, nem fica roçando na nossa pele ou na calcinha. É bem tranquilo! Mas uma opção também é cortar/diminuir o cabinho, só tomando cuidado pra não tirar tudo e aí tornar difícil a remoção do coletor.

  • Viviane Lopes

    November 19, 11 2015 11:34:53

    Criatura!!!
    Faz é tempo que venho pensando em pesquisar mais sobre esse coletor. Hoje vi no perfil de uma amiga que ela está encantada com a experiência, então tomei coragem e vim pesquisar mais. De cara achei seu blog e me senti muito mais confortável com a ideia, viu! Uso absorventes internos sem problema, até porque sou mega alérgica aos convencionais – só uso pra dormir mesmo – mas achei o “copinho” tão esquisito que fiquei com aquele medinho.
    Você, com sua palavra simples e direta, realmente me convenceu! Amanhã mesmo (ou hj, pois já passam de meia noite) encomendarei o meu! MUITO OBRIGADA!!!!!
    Bjs da Preta

    • Ticiane Toledo

      November 21, 11 2015 10:26:04

      Oi, Vivi! Que bom que curtiu o post! Eu não abro mais mão do meu coletor, viu? Também sofria com alergias e o pesadelo dos vazamentos. Depois me conta o que achou =) Beijão!

  • Guilherme

    July 27, 07 2016 01:10:20

    Muito bom o relato, parabéns!! Minha namorada já havia comentado comigo sobre o InCiclo, e sempre me reclama das assaduras todo mês por conta dos absorventes então decidi presenteá-la com um coletor. Comprei e estou esperando chegar. Pesquisando mais, achei sua página e gostei muito do que li, agora tenho certeza que fiz a compra certa.

    • Ticiane Toledo

      July 28, 07 2016 12:45:16

      Oi, Guilherme! Que bom que curtiu o post! Tomara que sua namorada se adapte bem ao coletor. Qualquer coisa estou por aqui pra ajudar com dúvidas, ok? Abraço e obrigada por compartilhar isso comigo =)

  • Marcya

    October 24, 10 2016 12:18:23

    Espero que relatos como o Teu ajudem muitas mulheres. Pois realmente carregamos muito desgosto pela nossa própria menstruação! Pelo nosso corpo, ao ponto de não o conhecermos! Tenho 46 anos, tive 7 gestações, e muitas dificuldades que me traumatizaram com relação ao meu sistema reprodutivo! Ainda tenho vida sexual ativa, e sofria até o dia de ontem, 23/10/16, com tudo de ruim, relacionado ao ciclo menstrual relatado acima. Declaro que hoje descobri que esse ciclo pode ser muito mais tranquilo! Passei minhas primeiras horas usando o In Ciclo, e foi MARAVILHOSAMENTE LIBERTADOR! Dificuldades, só nas primeiras duas horas e na descrição que tive para não perceberem minha higienização…RS… Valeu e valerá a pena passar por ciclos mais confortáveis e seguros até meu organismo decidir que minhas regras terminarão! Super recomendo!

    • Ticiane Toledo

      November 18, 11 2016 11:18:50

      Espero também que cada vez mais as mulheres se sintam confortáveis com o coletor porque realmente só traz benefícios (economia, preservação ambiental e muito mais tranquilidade e alívio pra gente naqueles dias). Obrigada por compartilhar com a gente a sua experiência! Beijo

O que você achou?