garmin forerunner 220 monitor cardíaco corrida vida fit teste
0 Gostou

Testei e vim contar: monitor com GPS Garmin Forerunner 220

No final do ano passado, a Garmin Brasil me enviou dois gadgets pra testar: o Garmin Forerunner 220 (que chegou ao Brasil no ano passado) e a pulseira fit Vívofit (um dos lançamentos mais recentes, que até já foi nota aqui no blog). Hoje, no caso, eu vou falar da minha experiência com o Forerunner e minhas opiniões, e em breve vou fazer o mesmo o a Vívofit – então, aguardem!

Vamos lá!

Conteúdo da embalagem

garmin forerunner 220 monitor cardíaco corrida

 

O que vem na embalagem do Forerunner 220:

– O relógio/monitor

– Faixa cardíaca

– Carregador (entrada USB)

– Manuais de instruções em vários idiomas

Funções

Em termos de funções, acho que é um modelo bastante completo e com opções que são realmente úteis ao corredor. Não é aquele tipo de equipamento tão cheio de recursos que a gente acaba usando só 10% dele, sabe? Eu pelo menos consegui aproveitar 90% das funções. Além do básico (monitoramento cardíaco, de tempo, distância, ritmo e gasto calórico) algumas merecem destaque:

– Intervalos: com essa função é possível programar os treinos intervalados – o que eu, particularmente, achei uma mão na roda! Antes, quando eu usava só o Nike+ Running, ficar pausando e iniciando os intervalos era algo super desengonçado. Com o Garmin já é possível configurar os intervalos de corrida e descanso, seja em tempo de duração ou distância percorrida, incluindo a quantidade de séries/repetições destes intervalos. Depois, nos resultados ele mostra o desempenho de cada volta (corrida e descanso)

Eu configurei meus treinos intervalados pra fazer HIIT na esteira: 8 séries de 60s de corrida + 60s de descanso ativo (caminhada/trote). Funcionou incrivelmente bem!

Eu configurei meus treinos intervalados pra fazer HIIT na esteira: 8 séries de 60s de corrida + 60s de descanso ativo (caminhada/trote). Funcionou incrivelmente bem!

– Auto pause: o sistema para automaticamente quando você interrompe o treino por algum motivo – seja pra esperar o sinal abrir pra poder atravessar a rua ou porque o tênis desamarrou, ou porque foi parado por algum(a) amigo(a) sem noção que insiste em parar você durante seu treino. Assim que começar a correr de novo, o Forerunner retoma a corrida de onde parou.

– Auto lap: ele contabiliza automaticamente as voltas que damos, e essas voltas podem ser configuradas conforme a distância que a gente quer. No meu caso, deixei pra contabilizar 1k por volta. E ao final de um treino, ele mostra seu desempenho de acordo com cada volta (lap) também.

Resumo de um treino, com os principais dados que eu configurei pra serem exibidos.

Resumo de um treino, com os principais dados que eu configurei pra serem exibidos.

Dá pra selecionar os detalhes de cada volta.

Dá pra selecionar os detalhes de cada volta.

Os detalhes da volta/lap.

Os detalhes da volta/lap.

– Calendário de treinos: é possível elaborar o próprio plano de exercícios ou obter um plano gratuito pelo sistema Garmin Connect. Essa função eu particularmente não usei, mas me chamou a intenção ter essa possibilidade pra quem curte sincronizar a planilha da equipe de corrida ou se deseja pegar um plano básico de treinos diretamente do sistema da Garmin.

garmin forerunner 220 monitor cardíaco corrida

Opção calendário de treinos: não explorei, mas achei uma opção bem bacana pra quem curte esse tipo de organização e planejamento

– Recordes pessoais: aquelas bobeirinhas que a gente adora contabilizar e ficar mostrando pra galera haha O Forerunner informa, sempre que houver, um novo recorde pessoal – seja tempo (1k, 5k ou 10k, meia maratona e maratona) ou distância percorrida.

garmin forerunner 220 monitor cardíaco corrida

Corrida mais longa até o fechamento deste post.

garmin forerunner 220 monitor cardíaco corrida

Meu km mais rápido até o fechamento deste post =)

garmin forerunner 220 monitor cardíaco corrida

Meus 5k mais rápidos até o fechamento deste post ;-)

– Alertas vibratórios e sonoros: É uma configuração que pode ser desabilitada se você se incomodar, e também é bem customizável. Eu, por exemplo, só deixei o alerta vibratório ligado (apenas pra informar os auto-laps) e desabilitei o sonoro porque me incomodava. Mas dá pra configurar que os alertas sejam acionados por pace, distância, batimento cardíaco… Assim, a gente pode usar fone de ouvido que não vamos nos desligar totalmente do que precisamos cumprir nos treinos ou nas provas.

– Acelerômetro embutido: Essa é uma tecnologia bem bacana porque faz com que o aparelho continue medindo a distância percorrida mesmo se o GPS estiver com uma recepção ruim (acontece muito em locais fechados, tipo túneis, por exemplo). Segundo a fabricante, isso é possível por meio de uma comparação do seu ritmo quando medido com o GPS ligado.

Outras características e funções do modelo:

Marca Garmin
Categoria Semi-Profissional
Composição/Material Plástico / Borracha
Sexo Unissex
Recomendações de Uso Corrida
Alimentação Bateria Recarregável
Cores Branco e Lilás / Preto e vermelho
Resistente à água Sim
Alarme sonoro Sim
Alarme visual Sim
Alerta vibratório Sim
Luz noturna Sim
Relógio Sim
Cronômetro Sim
Cronógrafo Sim
Calendário Sim
Indica freqüência de descanso Sim
Calcula o ìndice de Massa Corpórea (IMC) Não
Determina nível de condicionamento físico Sim
Mostra sua frequência cardíaca Sim
Mostra tempo de exercício Sim
Recebe arquivos do Computador Sim
Medição de Batimentos Cardíacos Sim
Configuração do Perfil do Usuário Sim
Memória Sim
Funções de Linguagem Sim
Clip para cinto Não
Contador de Voltas Sim
Timer Progressivo / Regressivo Não
Outras funções GPS de alta sensibilidade HotFix 2.0; Recursos conectados através de um smartphone; Planos de treino; Acelerômetro; Alertas de passo; Auto Pause (pausa e retoma temporizador com base na velocidade); Cálculo queima de calorias; Garmin Connect (você salva, planeja e compartilha dados)
Conteúdo da Embalagem Relógio GPS Forerunner 220 Base de carregamento/dados e manual de início rápido
Dimensões aproximadas do produto (cm) – AxLxP 4,5×4,5×1,2cm
Peso líq. aproximado do produto (kg) 40g
Dimensões aproximadas da embalagem (cm) – AxLxP 9x14x7cm
Peso aproximado da embalagem do produto (kg) 157g
Garantia do Fornecedor 12 meses
Mais Informações Hot Fix 2.0 Treino Intervalado: configura os intervalos de exercício e descanso; Função Motivadora: permite que você saiba quando atingiu um recorde pessoal; Auto Pause: faz uma pausa e reinicia baseado na velocidade; Treinos Indoor: possui acelerômetro no relógio que fornece a distância e passo quando treinando na esteira, sem precisar do footpod; Conexões Sem Fio: Envia automaticamente seus dados para o Garmin Connect e permite acompanhamento em tempo real (telemetria) com compartilhamento com as redes sociais de modo que você pode promover suas conquistas a seus amigos

Design

Pra quem se apega ao visual dos gadgets (eu, por exemplo), o Forerunner 220 não deixa nada a desejar. Eu adorei, achei lindo, e muitas pessoas que me viam no Instagram (@ticianetoledo – segue lá!) ou na rua, vinham elogiar o modelo e pedir informações sobre ele.

Ele vem em duas cores: roxo e branco, e preto e vermelho.

As duas cores disponíveis. (imagem: divulgação)

As duas cores disponíveis. (imagem: divulgação)

Isso sem falar que o produto não é só bonitinho, ele também foi produzido em material de ótima qualidade. Dá pra notar isso logo de cara pela pulseira do relógio, que é feito de uma borracha firme e resistente sem ser rígida demais a ponto de se tornar desconfortável.

E vale lembrar que o modelo é resistente à água (não é à prova d’água, ok?) – ou seja: pode correr na chuva sem medo e sem desculpas 😉

Conectividade

Em termos de conectividade, a Garmin (em geral, não apenas o Forerunner 220) não deixa nada a desejar. A única coisa que eu sentia falta, agora já existe: integração com Nike+ Running (já contei pra vocês nesse post aqui sobre essa novidade)

O legal é que, além de o relógio se conectar ao Garmin Connect (sistema próprio da Garmin que não só armazena seus dados de treino, como também funciona como uma rede social exclusiva de usuários da marca), ele também se conecta ao sistema Treinus, que é o que a GO (minha assessoria amada) utiliza. Ou seja: só preciso deixar o bluetooth ligado pra que os dados dos treinos sejam passados pro Garmin Connect e, automaticamente, pro Treinus também. Super mão na roda e eu amei essa facilidade. Sou dessas que ama automatizações que facilitam a vida =)

E como se não bastasse, essa integração com o Treinus leva MUITO mais infos ao meu treinador do que apenas o básico. Até separei uns prints pra vocês verem:

Screen Shot 2015-03-18 at 2.14.17 PM Screen Shot 25-03-18 at 2.15.22 PM Screen Shot 2015-03-18 at 2.15.31 PM Screen Shot 2015-03-18 at 2.15.43 PM Screen Shot 2015-03-18 at 2.15.51 PM

Bateria

Quanto à bateria, que era minha preocupação inicial, essa foi uma grata surpresa porque, pelo menos pra mim, achei que durou bastante. Como durante o período do teste meu volume semanal não passou dos 30 km, cheguei a passar uma semana sem precisar carregar a bateria, que, segundo a Garmin, possui autonomia de 10h.

Não sei se vou ter a mesma experiência agora durante os treinos pra meia maratona, com rodagens semanais em torno de 70km. Mas eu volto a atualizar esse post assim que tiver as primeiras impressões nessa nova etapa do meu treinamento de corrida =)

Conclusão: opinião final

A pergunta que mais ouço é: “Tici, vale a pena comprar?”

E eu sempre respondo que sim, vale muito a pena!

Não é um produto barato pra muitas pessoas (preço sugerido pela fabricante: R$ 1.499,00), principalmente se você tá começando na corrida e sentindo qual é a pegada do esporte, mas é um equipamento completo de excelente custo-benefício ao que ele se propõe a cumprir (e cumpre, viu?).

Sem falar que depois dele, vai ser difícil treinar sem ele ou com um monitor inferior com menos funcionalidades. (Eu mesma já tô programando a compra do meu equipamento próprio porque não vou conseguir ficar sem depois que devolver o produto à Garmin haha)

De acordo com a Garmin, esse modelo é direcionado aos corredores iniciantes a intermediários, mas na minha opinião, até os mais experientes vão estar bem servidos com o Forerunner 220 por ele ser bem completo mesmo.

teste garmin forerunner 220 corrida vida fit

Onde comprar

Loja online da Garmin

Gamaia Esportes (loja física e online)

Centauro

Wallmart

Americanas

 

Bom, essa foi a minha experiência com o Garmin Forerunner 220. Agora quero saber a de vocês! Já testaram esse modelo ou usam outros? =)

10 Comments

  • ANDRESSA

    March 28, 03 2015 12:01:26

    eu peguei um hoje, e não consigo de jeito nenhum colocar em português, só aparece inglês e chinês pode me ajudar??

    • Ticiane Toledo

      March 31, 03 2015 11:37:01

      Oi, Andressa, tudo bom? Foi você quem me mandou mensagem no Instagram? Então, eu não sei como ajudar você nesse sentido 🙁 O ideal seria procurar fóruns de usuários Garmin ou até mesmo contatar a própria Garmin diretamente para tirar essa dúvida. Desculpe não poder ajudá-la viu? 🙁

  • silvana

    May 18, 05 2015 12:34:18

    Olá, tô com uma dúvida, veja se pode me ajudar. Gostei muito desse Garmim 220, mas vi que estão lançando o 225. Tenho um amigo que está nos EUA e pode trazer pra mim de lá. Acha que devo comprar esse 220 ou esperar um pouco pra ver se sai o 225, já que ele vem com a inovação de nao ter a cinta… ? Vc tem alguma informação sobre esse lançamento? Obrigada!!!

  • jorge costa

    May 14, 05 2016 07:34:55

    Bom dia . Ele tem o parceiro virtual de treino ? E o virtual racer? Bela análise . Desde já, obrigado !!

    • Ticiane Toledo

      May 17, 05 2016 11:42:08

      Desconheço, Jorge. Acredito que devam ser funções do Garmin Connect, não? Abraço!!!

O que você achou?