ticiane toledo star wars fitness nike
3 Gostou

Star Wars Day: 11 frases do Mestre Yoda que dizem muito sobre a nossa vida

Não sei se todo mundo aqui é fã de Star Wars, mas hoje (4 de maio) é comemorado o Star Wars Day – tipo o “dia oficial” da saga, comemorado pela comunidade que ama (quase) tudo relacionado ao tema!May-4th-is-Annual-Star-Wars-Day-May-the-4th-be-with-you

Como a data não pode passar em branco, separei algumas das frases mais célebres do nosso amado Mestre Yoda que podem ajudar a dar aquela iluminada no nosso dia, na nossa semana e nas nossas jornadas diárias. Espero que curtam, porque eu me diverti muito fazendo esse post pra gente =)

1. “May the Force be with you.” 

(“Que a Força esteja com você.”)

Precisa falar algo mais?

Independente do nome que você queira dar a essa Força, ela deve estar sempre ao seu lado, presente no seu dia a dia. Sem isso, amigas e amigos, fica muito difícil aguentar os trancos da nossa rotina.

Eu, particularmente, tenho as minhas crenças e a minha fé (não só espiritualmente falando, mas eu tenho fé em mim e nos meus objetivos, na minha capacidade e no meu potencial) e é isso que me ajuda a acordar todo dia de manhã e viver a vida, por mais difíceis que sejam determinados momentos da nossa vida.

2. “Always pass on what you have learned.”

(“Sempre passe adiante o que você aprendeu.”)

Aprendizados existem pra serem compartilhados. É nisso que eu acredito. De que me adianta guardar algo só pra mim? Tem muita gente que fica retendo informação e conhecimento achando que é isso que vai ser o seu diferencial, quando é justamente o contrário: é sua generosidade de compartilhar o que você sabe que vai ser aquilo pelo qual as pessoas vão te valorizar e lembrar de você. Ninguém cria seu próprio legado fechado numa sala sozinho, guardando seus “tesouros preciosos”.

Acho que isso se aplica muito ao que eu faço aqui no blog: sempre que eu aprendo algo novo (desde uma receita até uma informação legal de treino ou de alimentação), o meu primeiro pensamento já é em escrever e compartilhar com vocês as coisas bacanas.

Tem gente que acha que reter informação é sinal de inteligência. Eu acho que é de insegurança.

3. “A Jedi uses the Force for knowledge and defense, never for attack.”

(“Um Jedi usa a Força para o conhecimento e defesa, nunca para o ataque.”) 

Em tempos de redes sociais onde todo mundo é super corajoso na hora de meter o pau nos coleguinhas, é aqui que a gente tem que usar a Força pra não se deixar abalar e nem pra nos rebaixarmos ao nível do outro.

Vejo muitas meninas ficando chateadas porque fulana(o) foi no perfil do instagram xingar ou fazer comentários desnecessários – e eu também ficaria, claro! -, mas na verdade a defesa mais inteligente é ignorar ou responder com educação apenas (isso quebra muito a perna da galera folgada, rs).

É fácil? Não. Mas, na minha humilde opinião, não é jogando pérolas aos porcos que a gente vai resolver a situação, né? Não se desestabilizem por pouca coisa, gente ♥

 

4. “When nine hundred years old you reach, look as good you will not.”

(“Quando 900 anos de idade chegar, tão boa aparência você não terá”)

Aqui, a gente fala sobre aparências e a busca incessante pelo corpo perfeito e os números absurdos que só crescem quando o assunto é cirurgias plásticas estéticas e desenvolvimento de transtornos alimentares.

É legal se cuidar? Sim! É bom recuperar/manter a autoestima? Claro! Mas a todo custo? Nope. Por mais que as pessoas queiram evitar certas coisas (celulite, gordura localiza, estrias, etc), se tem uma coisa que ninguém consegue evitar é o tempo. Como você se cuida hoje pra chegar bem aos seus 60, 70, 80, 90 anos? Você está visando só a estética (temporário) ou sua qualidade de vida (permanente)?

yoda-the-empire-strikes-back

Pra quem não conhece, esse é o nosso Mestre Yoda!

 

5. “Patience you must have, my young Padawan.”

(“Paciência você deve ter, meu jovem Padawan.”)

Paciência, paciência… Ah, como é difícil ter a danada da paciência, né?

É difícil ter paciência pra esperar pelos resultados dos treinos e da dieta. É difícil ter paciência pra entender o timming das outras pessoas. É difícil ter paciência com o colega de trabalho. É difícil ter paciência com o trânsito caótico das grandes cidades. Sim, tudo isso é muito difícil, mas nem por isso a gente deve desistir de cultivar essa virtude diariamente nas nossas vidas. É um exercício diário e exige muita energia da nossa parte, mas vale a pena. Pelo menos eu acho =)

Eu confesso que não sou a pessoa mais paciente do mundo, mas todo dia eu busco dar o meu melhor. E se não consegui um dia, ok. No próximo lá vou eu de novo. E por aí vai. Se não funcionar, pelo menos a gente vai aprendendo o limite da nossa tolerância e o que a gente realmente não consegue aceitar pra nossa vida ou pra nossa convivência – e aí a gente já aproveita pra fazer aquela “detox” das coisas/pessoas irritantes. Olha que beleza!

 

6. “The dark side clouds everything. Impossible to see the future is.”

(“O lado negro mancha tudo. Impossível de ver o futuro é.”)

Quando a gente tá numa fase meio deprê, parece que o futuro fica mais incerto ainda, não conseguimos nem ter perspectivas de um amanhã melhor. Quando você perceber que entrou nessa onda, esforce-se pra clarear essa nuvenzinha preta em cima da sua cabeça. Às vezes, poucas e simples atitudes (e que variam muito de pessoa pra pessoa) já têm um poder incrível sobre o nosso humor e o nosso bem-estar! Se jogue no que te faz feliz!

E se estiver muito difícil fazer isso sozinha(o), não tenha medo e procure ajuda de um profissional (psicólogo ou psiquiatra). Esse pedido de ajuda é um ato de amor consigo mesma(o), acredite ♥

 

7. “Fear is the path to the dark side. Fear leads to anger, anger leads to hate, hate leads to suffering.”

(“O medo é o caminho para o lado negro. O medo leva a raiva, a raiva leva ao ódio, o ódio leva ao sofrimento.”)

Acho que isso já tá bem claro pra maioria de nós, né?

Acumular sentimentos e pensamentos negativos é atraso de vida e gera um gasto energético no nosso corpo muito maior do que correr uma maratona. Por mais difícil que seja, comece substituindo um pensamento ruim por um bom, e reforce-o sempre que necessário!

Permita-se também resolver os conflitos aí dentro de você. Tem tanta coisa bacana pra ocupar esse espaço todo aqui dentro da gente que é até desperdício ficar guardando rancor, ódio, mágoa, medos…

E mais uma vez, se estiver difícil, converse com um profissional que possa te ajudar nesse processo de libertação =)

 

8. “Train yourself to let go of everything you fear to lose.”

(“Treine a si mesmo a deixar partir tudo que teme perder.”)

Essa frase pra mim é uma das melhores porque fala sobre o medo de perder, sendo que na verdade, nessa vida a gente não tem nada e nem vamos levar nada dela, né?

Não temos pessoas – um dia elas podem partir, e fatalmente esse dia vai chegar. Não temos bens materiais – eles podem ser tirados de nós a qualquer momento, quer você queira ou não. Podemos prezar por pessoas e por bens materiais, mas não deveríamos sustentar a nossa vida em cima deles, porque uma hora ou outra podemos ficar sem esses alicerces e aí? A vida vai parar? Não, ela precisa continuar, por mais doloroso que seja!

 

9. Luke: “I don’t, I don’t believe it.”  | Yoda: “That is why you fail.”

(Luke: “Mas eu não acredito!” | Yoda: “É por isso que você fracassa.”)

Acreditar sempre!

Não, isso não é papo de autoajuda pra vender mais livros motivacionais!

Se você não acredita naquilo que se propôs a fazer, as chances de você fracassar são muito maiores do que as de vencer. Então acredite! Acredite nos seus objetivos e no seu potencial de realizá-los (se fulano conseguiu, por que você não consegue? o que fulano fez para chegar onde chegou, e o que você pode fazer para chegar lá também?), acredite na sua dieta, acredite nos seus treinos (eu acredito que vou conseguir correr a minha meia maratona e é por isso que eu sei que não vou falhar!), e por aí vai…

E se você não conseguir acreditar do fundo do seu coração, tudo bem: parta pra próxima aventura! Talvez essa não seja realmente a sua praia, ou talvez este não seja o seu momento pra seguir nessa missão – e isso não significa que você nunca vá conseguir, ok? =)

Chewbacca numa das provas de corrida da Disney. Um dia ainda vou correr lá também, e ao lado dele! =)

 

10. “Size matters not. Look at me. Judge me by my size, do you?”

(“Tamanho importa não. Olhe para mim. Pelo meu tamanho você me julga?”)

A gente tem a mania de achar que só as pessoas ~importantes~, populares, bonitas, ricas, famosas etc é que estão destinadas a ter sucesso, né? Se tamanho realmente importasse, o Silvio Santos não teria saído da condição de camelô pra se tornar um dos maiores empresários do Brasil, certo?

Eu acho legal a gente ter pessoas em quem se inspirar, mas tomem cuidado pra não cair numa competição desleal. Sempre que eu me vejo nessa situação desgastante, eu respondo a quatro perguntas:

– Como é a vida daquela pessoa?

– Como é a minha vida?

– O que aquela pessoa fez pra chegar onde chegou?

– O que eu estou fazendo pra chegar onde quero e o que eu posso fazer pra ter sucesso?

E aí a ansiedade acalma e eu consigo ter mais clareza dos passos que preciso tomar pra chegar nos meus objetivos, com os pés no chão e sem comparações irreais com parâmetros desiguais.

 

11. “Do. Or do not. There is no try.”

(“Faça. Ou não faça. Não existe a tentativa.”)

Essa é a frase que eu mais amo, sem dúvida! ♥

Na minha formação em Coaching, uma das coisas que aprendemos foi a eliminar o verbo “tentar” das nossas frases porque quando dizemos “vou tentar começar a academia na segunda-feira” isso já implica derrota antecipada e a gente já meio que se dá por vencido antes de chegar o momento da ação de fato.

Então o ideal seria a gente sempre falar/pensar: “eu vou começar a academia na segunda-feira”. Mesmo que você não consiga por algum motivo de força maior, na sua cabeça você já se comprometeu com aquilo e já reforçou sua crença de que, sim, você vai fazer porque você é capaz. Você está no controle da situação, e não sendo controlado por ela.

É uma coisa boba, mas faz diferença pra muita gente. Inclusive pra mim. E desde então eu sempre me pego apagando essas palavras na maioria dos meus textos, sabiam? rs Tanto que quando eu tô nos meus melhores dias, eu nem uso o verbo “tentar” nas minhas frases. É sempre “eu vou”, “eu fiz” ou “eu fiz, mas não deu certo, amanhã faço de novo”.

 

Eu e o Yoda daqui de casa animando a galera a vencer a preguiça lá pelo Instagram @ticianetoledo  =)

Eu e o Yoda daqui de casa animando a galera a vencer a preguiça lá pelo Instagram @ticianetoledo =)

E aí, curtiu? Achou esse post legal ou não mudou sua vida em nada? Qual a sua frase preferida? Vamos tricotar, amgs =)

O que você achou?