desperdício de alimentos supermercado case de sucesso
0 Gostou

A incrível solução de um supermercado para acabar com o desperdício de alimentos

O desperdício de alimentos não é novidade e sim um problema. Um problema dos grandes, aliás! É até contraditório, porque somos influenciados a comer pelo menos 3 porções de frutas, legumes e vegetais diariamente. Mas na hora das compras, só queremos os itens mais bonitos e com melhor aspecto e desprezamos os mais feinhos e deformados, que por sua vez vão ser desperdiçados. E não é pouco, não. São TONELADAS de alimentos por ano!

Foi aí que uma rede francesa de supermercados, a Intermarché, teve uma super sacada pra reverter o quadro: criou uma campanha publicitária que brinca com essas frutas e legumes que são desprezados por nós pra que a gente passe a dar mais atenção aos coitados, sob o nome de “Inglorious fruits & vegetables” (“Frutas e Vegetais sem glória” – na minha livre e parca tradução, rsrs).

Então, deram nomes próprios pra cada fruta e legume que as pessoas mais desperdiçam e disponibilizaram ilhas nas lojas exclusivas pra esses alimentos com um plus de 30% de desconto sobre eles.

Inglorious_Fruits_and_Vegetables

“Feias e saborosas”

disfigured-eggplant

“A deformada berinjela. Tão barata que poderia ser até mais deformada ainda.”

inglorious-fruits-and-vegetables-v800

Peça original. Como não sei francês, vou ficar devendo a tradução :P

wpid-intermarche-a-hideous-orange-600-97712

“A ridícula laranja. Faz lindos sucos.”

Mesmo assim o público ainda ficou meio desconfiado. Então, os caras fizeram sucos dessas frutas e alguns legumes, tipo cenoura, e distribuíram aos consumidores das lojas pra que eles pudessem comprovar que a aparência não influenciava na qualidade nem no sabor dos alimentos.

E deu certo! Virou case de sucesso no mundo inteiro, repercussão nas redes sociais e na mídia. Vejam o vídeo!

Cases como esse merecem nossa atenção e nosso respeito. Lógico que isso visa lucro pra empresa, mas, oras, uma empresa funciona assim, né? Não sejamos ingênuos. Mas é uma ação que repercute na cadeia produtiva inteira, passando pelos produtores, distribuidores, consumidores, meio ambiente e a comunidade como um todo.

Eu curti e aprovo o mesmo aqui no Brasil, onde a gente tem um desperdício ABSURDO de alimentos e recursos naturais diariamente. E vocês, o que acham? Como fazem pra evitar o desperdício? 

O que você achou?