Usei muito o vívofit nos meus treinos funcionais =)
1 Gostou

Testei e vim contar: pulseira de bem-estar Garmin vívofit

Como muitos de vocês já sabem, eu estou testando alguns produtos da Garmin justamente pra poder contar pra vocês o que eu achei e ajudar na decisão de compra aí do outro lado. Já falei sobre o Forerunner 220 (leia AQUI a resenha) e agora venho contar sobre o vívofit, que é a pulseira de bem-estar da marca.

Então vamos lá, meu povo! =)

Conteúdo da embalagem

garmin vivofit pulseira fitness resenha

Na embalagem do vívofit vem os seguintes itens:

– O monitor vívofit

– Duas pulseiras extras (uma do mesmo tamanho, mas em cor diferente, e outra em um tamanho menor para pulsos mais finos ou de crianças)

– Cinta cardíaca

– Manual de instruções

Funções

O vívofit é baseado em seis métricas básicas.

– Relógio

– Data

– Contador de passos 

– Contador de passos restantes (pra atingir seu objetivo diário): esse objetivo você estabelece no Garmin Connect e aí ele te diz quantos passos faltam pra bater a sua meta, todo dia. É um estímulo a mais pra não ficar parado!

– Contador de calorias: é uma estimativa, então não adianta ver lá que queimou 1200kcal num dia e se entupir de comer pra ~comemorar~ ok? =)

– Distância total percorrida

Usei muito o vívofit nos meus treinos funcionais =)

Métrica das calorias queimadas (estimativa) depois de um dos treinos funcionais da GO =)

Pra alterar a visualização dos dados, basta ficar apertando o botãozinho ao lado do visor. E se você não quiser ficar vendo tudo isso o tempo todo, pode eliminar algumas métricas do monitor alterando as configurações pelo app móvel ou pelo site da Garmin Connect.

Outros features:

– Monitor de sono: é um análise bem simples, baseada nas suas horas de sono (dá pra ajustar um horário fixo – hora que você dorme e hora que você acorda – pelo Garmin Connect e ele já entra no modo sono automaticamente todo dia, ou fazer essa ativação manualmente, apertando o botão do relógio na hora até que a palavra “sleep” apareça no visor) e também no tanto que você se movimenta durante esse período. Com base nisso, ele dá uma estimativa da qualidade do seu sono. Não substitui os exames médicos como polissonografia, mas pra quem quer algo mais simples e mais breve sobre a noite de sono, e ir acompanhando todos os dias, é uma função bem “divertida”.

garmin vivofit pulseira fitness resenha

– Alerta de movimento: é uma faixinha vermelha que fica no topo do visor e que vai preenchendo conforme você fica parado por algum tempo. Quando a barrinha encher, significa que é hora de se movimentar de novo. Ótimo item pra quem trabalha sentado na frente do computador o dia inteiro, tipo eu =)

Visor no modo relógio. A faixinha vermelha no topo é o alerta de movimento: quando a barra fica completa (que nem na foto), é hora de bater perna!

Visor no modo relógio. A faixinha vermelha no topo é o alerta de movimento: quando a barra fica completa (que nem na foto), é hora de bater perna!

Faltaram alguns pontos apenas pra ficar mais completo, na minha opinião:

– Backlight (iluminação própria para ambientes sem ou com pouca luz): a ausência desse item fez muita diferença pra mim quando eu estava na cama e queria medir meus batimentos cardíacos em repouso, por exemplo, ou até mesmo quando eu acordava e queria simplesmente ver as horas pela pulseira, sem ter que alcançar o celular, ou se queria ver qualquer informação no display (como por exemplo ajustar manualmente o modo sleep). Já que a proposta é ficar com a pulseira 24h/7 dias por semana, esse item se faz necessário pra ficar 100% funcional.

– Alerta vibratório ou sonoro de movimento: na correria do dia a dia, eu mal notava a faixa vermelha e deixava passar batido. Então, um alerta vibratório ou sonoro tornaria essa notificação mais eficaz, eu acho.

– Altimetria: existe o podômetro pra medir os passos dados, mas não há diferenciação de terrenos – ou seja: não importa se você caminha no plano ou se sobe escadas, os passos serão os mesmos. Seria legal ter essa diferenciação, principalmente uma bonificação por usar mais as escadas em vez do elevador ou escada rolante, por exemplo.

Pequenos detalhes que ajudariam a deixar o produto ainda mais completo e melhor, na visão de usuária =)

Especificações*

*retirado do site oficial da Garmin

Dados físicos e de desempenho

Dimensões da unidade, LxAxP 21 mm de largura x 10,5 mm de espessura (o comprimento varia com base na largura da pulseira; 120 a 175 mm (pequeno) e 152 a 210 mm (grande)
Tamanho do visor, LxA 2,55 cm x 1,0 cm (1.00″ x 0.39″)
Resolução do visor, LxA Segmented LCD
Ecrã em modo negativo
Peso 25,5 g (0.89 oz)
Bateria Duas baterias do tipo botão substituíveis CR1632
Duração da bateria Mais de 1 ano
Classificação de impermeabilidade 5 ATM

Funcionalidades de corrida

Acelerómetro (calcula a distância para exercícios de interior, sem a necessidade de um podómetro)

Funcionalidades de corrida e ciclismo

Monitor de batimentos cardíacos Sim (opcional)
Computação de calorias com base na freqüência cardíaca
Calcula as calorias queimadas

Funcionalidades de monitorização de atividade

Contagem de passos
Objetivo automático (aprende o seu nível de atividade e atribui um objetivo de passos diário)
Barra de movimento (apresentada no dispositivo após um período de inatividade; caminhe durante alguns minutos para repô-la)
Monitorização do sono (monitorização do sono total e períodos de movimento ou sono tranquilo)

Garmin Connect®

Compatível com Garmin Connect™ (comunidade on-line onde é possível analisar, categorizar e compartilhar dados)

Design

Em termos de design, não tem nem o que falar! Uma das pulseiras fitness mais bonitas que existem no mercado atualmente – isso se não for a mais bonita! Mas aí é questão de gosto também, né? Eu particularmente gostei bastante e usei em várias ocasiões: tanto nos treinos (exceto os de corrida, quando usava o Forerunner) quanto no dia a dia mesmo (reuniões, eventos, ida básica ao mercado etc).

Tá vendo essa faixinha roxa fofa no meu braço? É o vívofit. Discreto, confortável e numa cor que eu amo: roxo. Nem troquei a pulseira, acabei ficando só nessa de tanto amor que rolou por ela!

Tá vendo essa faixinha roxa fofa no meu braço? É o vívofit. Discreto, confortável e numa cor que eu amo: roxo. Nem troquei a pulseira, acabei ficando só nessa de tanto amor que rolou por ela!

Ela é compacta, confortável e ao mesmo tempo resistente (inclusive à água), o que ajuda a permanecer com ela no pulso o tempo inteiro, inclusive tomando banho e dormindo. Isso porque, já que a proposta dela é monitorar todo e cada passo do seu dia (literalmente), o ideal é ficar com o gadget o tempo todo, do contrário você perder trechos desse monitoramento e os resultados/estatísticas ficam incompletos. Então o quanto mais você usar a pulseira, melhor.

Ah, sobre o fato dela ser resistente à água, não significa que ela seja à prova d’água, ok? Ela suporta até 50m. O que me faz pensar que seria bem bacana se a pulseira tivesse alguma configuração voltada pra atividades na água! =)

Conectividade

Aqui, é o mesmo esquema do Forerunner: os dados da pulseira são sincronizadas diretamente no sistema Garmin Connect por conexão wireless, usando a tecnologia Bluetooth. Basta pressionar o botão da pulseira e aguardar aparecer a palavra SYNC no monitor.

Porém, diferente do Forerunner e dos outros monitores esportivos da Garmin, não existe cabo USB pra fazer a sincronização direto com o desktop, como segunda opção.

garmin vivofit pulseira fitness resenha

No Garmin Connect, também ficam registrados os recordes pessoais =)

No Garmin Connect, também ficam registrados os recordes pessoais =)

Bateria

Segundo a Garmin, a bateria foi feita pra durar 1 ano ou mais. Ao contrário dos modelos Forerunner que vêm com carregadores, o Vívofit não tem esse item. Ou seja: quando a bateria acabar, é só trocar por uma nova e se divertir por mais um tempão sem preocupações.

(Detalhe que eu não encontrei uma forma de desligar a pulseira, que nem eu faço com o Forerunner. Então, acabou ficando ligado o período todo de teste e sem nenhuma falha de funcionamento devido a desgaste de bateria ou algo do tipo. Impecável!)

Conclusão: opinião final

Vale a pena comprar?

Se você gosta de monitorar os detalhes do seu dia, sim, vale a pena. Se você pretende deixar o sedentarismo e precisa de um estímulo extra pra se exercitar e manter as metas em dia, sim, vale MUITO a pena.

O legal é que ele funciona como um gadget intermediário aos treinos em que usamos os modelos Forerunner, por exemplo. Com o Forerunner você monitora seu treino, e com o Vívofit você monitora as demais horas do seu dia, inclusive seu descanso (sono). É uma bela dupla pra quem é mais meticuloso e detalhista, ou pra quem tá em busca apenas de um dispositivo “vestível” (wearable device, como é chamado).

Eu achei uma brincadeira divertida! Se você tem R$ 599,00 (valor cheio, já com a faixa cardíaca) pra investir, vá em frente que não vá se arrepender!

Onde comprar

Loja online oficial da Garmin Brasil*

*Assinando a newsletter deles, você ganha 5% de desconto nas compras na loja online: basta clicar AQUI e aproveitar.

Netshoes

Wallmart

Centauro

Submarino

 

Você já usou alguma pulseira de bem-estar, como a vívofit? Tem vontade? Tem dúvidas? Deixa a sua resposta nos comentários abaixo que eu quero saber de vocês também =) 

3 Comments

  • Nicole

    October 21, 10 2015 01:25:25

    Oi, adorei o blog mas vim buscar uma resposta especifica, ele monitora a distância percorrida, por exemplo, se eu for fazer uma corrida, ele faz esse monitoramento?

    Obrigada, abraços

    • Ticiane Toledo

      October 22, 10 2015 07:25:05

      Oi, Nicole! Obrigada pela visita =)
      Então, ele monitora a km percorrida, mas no total do seu dia. Ele não dá a km de uma atividade física isolada, como a corrida, por exemplo. Essa pulseira seria pra ser usada paralelamente a um monitor de corrida, porque vai te ajudar no seu descanso/recuperação entre treinos e na manutenção das suas atividades ao longo do dia.

O que você achou?