Que tal experimentar uma versão de um dos queridinhos dos brasileiros que só tem ingredientes bons pro seu paladar e pra sua saúde? É o pão de queijo paleo!
0 Gostou

Receita: pão de queijo paleo

Se tem uma coisa que eu sou tarada nessa vida é pão de queijo ❤️

Mas hoje em dia evito. Não só porque tem bastante carbo (como vocês sabem, eu gosto e procuro viver a maior parte do ano em lowcarb – LCHF – por n motivos, estéticos e de saúde), mas também porque os que a gente compra normalmente nas padarias e mercados, apesar de não terem glúten, tem gordura trans (usam óleos vegetais e margarinas na receita – urgh!). Daí não rola, né?

Sorte que sempre temos receitas paleo pra salvar as vontades que batem de vez em quando, tipo essa de um pão de queijo delicioso! Não é lowcarb (por causa do polvilho: 1 colher de sopa de polvilho doce tem 18g de carboidratos), mas só tem ingredientes bons – pro paladar e pra saúde.

Vamos lá:

INGREDIENTES

  • 1/2 xícara (120ml) de azeite de oliva
    (UPDATE: essa quantia pode deixar a receita oleosa demais, como já recebi comentários dizendo isso. realmente quando fiz, também ficou BEM oleoso durante o preparo da massa, mas foi assim que aprendi e assim que fiz o primeiro teste. depois de assado, ele ficou seco. mas fiquem à vontade para reduzir e alterar os ingredientes à vontade, ok? E por favor me atualizem sobre as experiências de vocês para que eu possa ir atualizando a receita pra deixá-la 100% pra gente!)
  • 1/3 xícara de água
  • 1/3 xícara de leite
  • 2/3 xícaras de queijo parmesão ralado (ou mussarela)
  • 2 xícaras de polvilho doce
  • 1 colher de chá de sal  (eu usei sal rosa e achei que essa quantia de 1 colher de chá foi pouco, então se for usar o mesmo sal que eu, pode acrescentar mais aí na sua receita)
  • 2 ovos batidos

PREPARO

  • Pré-aquecer o forno a 190ºC
  • Levar o azeite, a água, o leite e sal numa panela ao fogo
  • Assim que der o ponto de fervura, acrescentar o polvilho
  • Mexer até a massa ficar homogênea. Assim que der o ponto, deixar a massa descansar por 15-20min
  • Misturar os ovos batidos e o queijo junto à massa
  • Separar as porções e levar ao forno em uma assadeira sem untar por 30min ou até dourar (esse tempo varia conforme a potência do seu forno)

RENDIMENTO

5 a 6 unidades médias (que eu achei grandes na verdade)

RESULTADO

Que tal comer um pão de queijo que só tem ingredientes bons pro seu paladar e pra sua saúde?

Esbanjando deliciosidade e aroma pela casa <3

E já sabem: quem fizer em casa, me marca no Instagram (@ticianetoledo) ou depois me conta aqui nos comentários que eu quero saber o que vocês acharam!

Bom apetite!

8 Comments

  • Larissa Almeida

    January 05, 01 2016 09:35:47

    Não gostei! Achei que ficou muito gorduroso!
    Na hora do preparo já havia percebido que 1/2 xícara de azeite era muito, no entanto fiz do jeito que estava na receita para que nada desse errado. Porém, quando fui enrolar a massa, o azeite escorria por minhas mãos e, mesmo espremendo as bolinhas para tirar o excesso, quando coloquei no forno o azeite que ainda havia nelas escorreu e encharcou os pães de queijo.
    Além disso, achei um pouco salgado. Uma colher de sopa de sal marinho e o queijo parmesão, que já é forte, foi muito para a receita.

    • Ticiane Toledo

      January 06, 01 2016 06:49:55

      Oi, Larissa! Eu também achei que ficou oleoso, mas depois que ele assou, ficou sequinho. Na próxima receita vou reduzir também essa quantidade para testar, mas não vai ser por agora porque acabou a farra na carbolândia pra mim, haha. Sobre o sal, acho que o sal marinho é mais forte que o rosa, porque o meu ficou bem sem sal =( Se você repetir e fizer alterações, me conta que eu faço um update do post, tá? Receitas são assim: a gente vai testando, alterando e acertando <3 Super beijo e obrigada por compartilhar suas impressÕes!

  • carolina

    January 08, 01 2016 06:16:13

    Oii Taci! Não é, posso te chamar assim?? Só queria dizer que eu adorei o seu blog e todas as suas dicas e receitas.Apesar de que eu sou muito nova, tenho apenas 13 anos, gosto muito de me informar sobre maneiras mais saudáveis de viver, por conta de alguns parentes acima do peso e como agora eu estou entrando em uma ”dietinha” só pra manter um pouco, adorei essa receita em especial e só queria dizer que eu super vou usa-lá e dizer também que já passei ela para alguns parentes e eles também adoraram, enfim só queria dizer aqui que vou sempre dar uma olhadinha no seu blog a partir de hoje e também que adorei o seu trabalho!! Um beijo Carol!

    • Ticiane Toledo

      January 10, 01 2016 12:23:58

      Pode me chamar de Tici sim, Carol (posso te chamar assim também, né? rs) Fico feliz em saber que, você tão novinha assim, já tem tanta consciência. Tenha certeza que o que você está construindo hoje vai te beneficiar MUITO pelo resto das suas vidas, e você ainda vai servir de exemplo e inspiração pra muitas outras pessoas. Continue firme e forte que vai valer super a pena! Obrigada por compartilhar comigo a sua história e por compartilhar o blog com os seus parentes, viu? Super beijo!

  • Tacianny Barboza

    March 15, 03 2016 03:26:08

    Oiii tici, gostei bastante da receita também sou estudante de nutrição e sabe como é a correria do dia-a-dia ne ? amei a receita simples e fácil de fazer

    • Ticiane Toledo

      March 16, 03 2016 05:56:49

      Oi, Taci! Quase xará =) Que bom que curtiu! Veja se dá certo! Teve uma leitora que achou que ficou oleoso demais. Fique à vontade pra fazer suas adaptações e melhorias. Depois me conte, pls! Beijocas

  • vanessa

    June 01, 06 2016 05:36:54

    Olá, eu tenho uma receita parecida que ao invés de 1/2 xícara de óleo, utilizo 1/3 de óleo de canola, e 1/2 xícara de água, leite sem lactose e não coloco o queijo ralado e fica perfeito!!! O namorado adora…rsrs

    • Ticiane Toledo

      July 05, 07 2016 12:17:41

      Oi, Vanessa! Obrigada por compartilhar comigo a sua receita!

O que você achou?