arroz de couve flor lowcarb receita vida fit ticiane toledo
1 Gostou

Receita low carb: arroz de couve flor

Quem me acompanha, sabe que eu retomei firme e forte a LCHF – da qual eu não deveria ter saído, mas que, fui me permitindo voltar a consumir alimentos que não me fazem bem até que, quando fui ver, já táva afundada em crises de compulsão de novo e infeliz. Mas aprendemos com isso, certo?

Por isso, retomei a minha dieta com muito amor e carinho (e super bem resolvida, que é o principal) e tô adorando essa fase da reconquista, de redescobrir opções, combinações e alternativas com menos carboidratos e mais gordura.

Uma das receitas que eu arrisquei aqui recentemente foi o tal “arroz de couve flor”: uma bela opção pra ter um acompanhamento gostoso em substituição ao arroz (seja ele branco ou integral) e que já ganhou meu coração – e meu estômago também!

Pra se ter noção, o arroz contém cerca de 25g carboidratos a cada 100g de arroz cozido (78 g se for seco, antes de cozinhar). Enquanto isso, a couve flor só tem 3,9g de carbos para os mesmos 100g.

Ou seja: a substituição é MUITO válida, seja o seu objetivo a perda de gordura ou controle de insulina/glicemia e até mesmo controle da própria compulsão alimentar (níveis estabilizados de açúcar no sangue = menos “ataques” a comidas ricas em carboidratos e açúcar refinado).

De bônus, ainda é SUPER fácil e rápido de fazer.

Então vou ensinar vocês a receita e quero ver depois as tentativas, hein? =) É só me marcar no Instagram e usar a hashtag #receitasvf que eu vou ficar de olho pra curtir, comentar e ver as versões que vocês aprontaram em casa ♥

Mãos à massa! Ou melhor, mãos à couve-flor! 

Ingredientes

– Couve-flor na quantidade desejada/necessária (1 maço rende muuuuiiitas porções, por isso, veja o quanto você vai usar sem desperdícios, ok? Eu usei meio maço nesta receita e rendeu por 4 refeições)

– Manteiga ou óleo de coco ou azeite extra virgem ou alguma outra fonte de gordura saturada

– 1 a 2 dentes de alho (opcional)

– Cebola picada (opcional)

– Salsinha (opcional)

– Sal

Modo de preparo

1. Rale a couve flor num ralador específico para legumes ou queijos

Couve flor raladinha, minutos antes de se transformar em "arroz".

Couve flor raladinha, minutos antes de se transformar em “arroz”.

2. Enquanto isso, ferva um pouco de água com sal numa panela

3. Após ralada a quantidade desejada de couve flor, coloque a porção a ser usada na refeição na água fervente por 1 a 3 minutos no máximo. O ponto ideal deve ser “al dente”, se não ela vai derreter e perde-se a proposta da receita.

4. Depois de dado o tempo de fervura, escorra a água. Eu uso um coador comum pra facilitar e não correr o risco dos pedacinhos irem por água abaixo, literalmente.

5. Utilize a mesma panela para dar um “sustinho” na couve flor e temperá-la: use a sua fonte de gordura desejada, o alho (na quantidade desejada, se quiser usar), a cebola e a salsinha. Ou qualquer outro tempero que você queira, claro! O legal é que dá para ir variando os sabores e descobrindo novas possibilidades!

6. Sirva imediatamente.

Arroz de couve flor já prontinho e servido como acompanhamento à picanha assada com manteiga e alho (na churrasqueira). Hummmmmmmmmm... ficou DIVINO!

Arroz de couve flor já prontinho e servido como acompanhamento à picanha assada com manteiga e alho (na churrasqueira). Hummmmmmmmmm… ficou DIVINO!

Mais uma foto dessa refeição linda, completa, saborosa no melhor estilo LCHF. Essa foi pro Instagram @ticianetoledo e fez sucesso por lá *-*

Mais uma foto dessa refeição linda, completa, saborosa no melhor estilo LCHF. Essa foi pro Instagram @ticianetoledo e fez sucesso por lá *-*

É ou não é simples demais, hein? Mais uma prova de que comida de verdade não é difícil nem chata de ser preparada – e a gente ainda economiza não precisando comprar arroz, haha. Bóra tornar a vida mais prática, saborosa e saudável, minha gente! Depois que a gente pega o jeito, fica uma beleza, ó ♥

Beijos e bom apetite!

3 Comments

  • Camilla

    July 07, 07 2015 05:08:32

    Tici, estamos ansiosas pelo post sobre o coletor menstrual!!!!

  • Déborah

    September 28, 09 2016 03:59:25

    Boa Tarde!

    gostei muito da receita. Dá para congelar?

    Abraços!

    • Ticiane Toledo

      November 18, 11 2016 11:34:33

      Acredito que sim, Déborah 🙂

O que você achou?