pratos vermelhos apetite
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Quer comer menos? Use pratos vermelhos

É o que aponta um estudo realizado por psicólogos da Universidade de Parma, na Itália, e publicado na revista de nutrição Appetite.

O estudo analisou o comportamento de 240 pessoas diante de pratos vermelhos, azuis e brancos com pipoca, creme para as mãos e chocolate. Os participantes não sabiam do objetivo real da pesquisa; apenas foram orientados a avaliar a qualidade dos produtos amostrados.

Foi observado que as pessoas consumiram menos produtos, inclusive creme para as mãos, quando estes eram servidos em pratos vermelhos.

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Segundo os pesquisadores, o efeito do vermelho não resultou estar ligado ao contraste cromático entre os produtos, nem ao grau de apreciação dos mesmos que não variou independente da cor do prato. “Apesar de ainda não estar claro o motivo do efeito vermelho os nossos resultados poderiam ser úteis para futuras novas explicações”, declararam os psicólogos.

Fonte: Exame.com

[Nota da autora: eu achei interessante o resultado porque a teoria das cores nos ensinou desde sempre que vermelho e amarelo são cores que estimulam o apetite. Fiquei intrigada e confusa, na verdade. Quem sabe mais lá na frente não saia algum estudo que continue investigando o resultado desta pesquisa, né?]

#dicafit para comer menos

– Tome de 1 a 2 copos de água cerca de 30 minutos antes das principais refeições: não posso afirmar que isso tenha respaldo científico (aliás, se tiver algum médico ou nutri lendo, deixem suas opiniões, sejam elas favoráveis ou não!), mas funciona comigo pelo simples motivo de preencher aquele vazio no estômago – e com algo bom.

– Sirva-se de um pratão de salada antes de comer o prato principal no almoço e no jantar: folhas enchem, isso é fato. E não fazem mal a ninguém – pelo contrário: vão ajudar até mesmo no melhor funcionamento do seu intestino, por exemplo.

– Alimente-se corretamente a cada 3 horas: isso vai evitar que você chegue desesperado na próxima refeição, querendo comer um boi de uma vez só. Para se alimentar corretamente, procure sempre a orientação de um profissional de confiança, como um nutricionista ou um nutrólogo.

– Mastigue bastante: quanto mais você mastiga, mais seu cérebro capta a mensagem de que você está se alimentando e você vai se saciar sem a necessidade de grandes quantidades de comida. *dica da terapeuta*

– Coma SEMPRE sentado, e nunca em frente ao computador ou tv: mais uma forma de fazer o cérebro se concentrar no ato de comer e, assim, fazer com que ele se sacie com menos. Quando comemos em pé, dizemos ao cérebro que estamos “engolindo alguma coisa na pressa”. Quando comemos assistindo tv ou mexendo no computador, não damos foco à refeição e o cérebro não capta que o corpo está sendo devidamente alimentado. *mais uma dica da terapeuta*

 

E vocês: o que acharam da pesquisa? O que fazem para comer menos? Alguma dica em especial? Compartilhem! 🙂

 

O que você achou?