como escolher roupa para malhar
0 Gostou

Poliamida ou poliéster: qual o melhor tecido para se usar nos treinos?

Você também tem essa dúvida na hora de comprar suas roupas de treino? Bom, eu tinha até pouco tempo atrás pelo menos.

São tantas opções nas lojas que a gente se perde! E às vezes, compramos gato por lebre. Vamos logo nas peças mais bonitinhas ou mais acessíveis, mas que na verdade são super ingratas se o objetivo é se mexer, transpirar e deixar o corpo respirar. Principalmente se você tem uma rotina de treinos mais intensos, como corrida, HIIT, ciclismo etc.

Eu recebi um texto da marca Pratadacasa que pode ajudar você a se orientar melhor nas compras =)

Poliamida ou poliéster?

Ambas são tecidos criados a partir de fibra sintética na confecção de roupas esportivas.

A poliamida foi criada nos anos 1930 e é considerada a mais nobre das fibras sintéticas por apresentar uma elevada resistência mecânica, baixa absorção de umidade, a possibilidade de texturização e a boa aceitação de acabamentos têxteis, o que permite a obtenção de tecidos com aspectos visuais diferenciados.

Já o poliéster, criado nos anos 1950, tende a apresentar maior crescimento e poder de competição, em decorrência de seu baixo custo, sendo a mais barata das fibras sintéticas.

Tecidos e umidade

Outro fator que devemos levar em consideração é a capacidade de absorção do tecido.

Isso porque, muitas vezes, a gente acaba ficando no algodão por ser uma fibra natural e achar que tudo o que é natural é melhor do que sintético. Mas com exceção da nossa comida, quase nem tudo funciona com essa premissa.

Vamos comparar a absorção de água (no caso, suor) entre os tecidos?

Algodão: 11%

Poliamida: 4%

Poliéster: 0,5%

Mas se o algodão absorve mais, isso faz dele a melhor opção?

Não necessariamente.

Porque, quanto mais água o tecido absorve, mais pesado ele fica e mais molhado também (aquela sensação de umidade, que é bem desconfortável na maioria dos casos).

Isso interfere principalmente na respirabilidade do tecido e também no desempenho de esportes de alto rendimento ou endurance, como corridas de longa distância, por exemplo. Ninguém quer correr 20 km com peso extra na roupa, né?

Portanto, tudo depende das microfibras utilizadas na confecção do tecido.

Segundo Andréa Albuquerque, empresária à frente da marca fitness Pratadacasa, o mais indicado seria a Polimiada porque atualmente ela conta com os fios Amni e Emana, da Rhodia (indústria química que produz, entre outras coisas, tecidos tecnológicos), que têm um sistema inteligente de termorregulação, garantem excelente respirabilidade da pele, facilitando a transferência do calor e do suor do corpo para o exterior, além de conforto, flexibilidade e proteção solar. Essas fibras também proporcionam maior leveza à roupa e secagem rápida.

“Além disso, o Emana também absorve o calor do corpo humano e o devolve sob a forma de raios infravermelhos longos. Esses raios interagem com o corpo estimulando a microcirculação sanguínea”, explica Andréa.

Já o poliéster é constituído de fibra artificial sintética derivada do petróleo. Ele tem ótima resistência, secagem rápida e não amassa, mas sua desvantagem é que ele não possui essa tecnologia de conforto térmico e, consequentemente, oferece menos respirabilidade. Ele transmite aquela sensação de “quentura” que a gente não quer sentir durante as atividades físicas.

Qual escolher?

Para Andréa, apesar de ter um custo um pouco mais elevado, a poliamida se sobressai ao poliéster por ter uma melhor absorção do líquido exalado pelo corpo, o que facilita na hora de malhar ou correr, por exemplo.

A poliamida é mais macia e se aproxima mais com o toque do algodão. É leve, seca rápido e tem boa resistência. É importante também que na fabricação do tecido, além da fibra, seja adicionado também produtos extras, que agregam ainda mais a roupa, como cápsulas de cheiro e ação bacteriostática”, explica.

(imagem carinhosamente roubada das amigas do corremulherada.com.br)

(imagem carinhosamente roubada das amigas do corremulherada.com.br)

Agora que já temos todas as informações necessárias, não vai ter mais erro na hora das compras! Todo mundo treinando lindo, energizado, feliz da vida e fresquinho =)

6 Comments

  • Marina Freitas

    May 27, 05 2016 05:16:14

    Ticiane,
    Muito obrigada pelas informaçoes. Estou começando a importar roupas fitness do Brasil (moro na Inglaterra) e preciso saber bem a diferença entre a Poliamida e o Poliester. Tenho uma dúdiva, quando você descreve acima a porcentagem de absorçao de água, nao teria a poliamida menor absorçao que o polyester? Você informa que o poliester absorve 0.5% e a poliamida 4%. Nao seria ao contrário?

    Grata pelo esclarecimento.
    Marina

    • Ticiane Toledo

      July 05, 07 2016 12:20:29

      Oi, Marina! Olha, como as informações foram passadas pela marca entrevistada, eu realmente não saberia te dizer além do que foi dito no texto. Mas se você souber com mais propriedade (afinal, sou leiga no assunto), compartilhe comigo por favor que eu faço uma revisão e update no texto com a informação correta. Beijo

  • Moises

    October 09, 10 2016 07:34:47

    Muito boa matéria, começamos a trabalhar com poliamida e a qualidade é muito boa, e sua matéria faz esclarecer muitas dúvidas, parabéns.

    • Ticiane Toledo

      November 18, 11 2016 11:37:45

      Que bom, Moises! Fico feliz em ter ajudado. Abraço e sucesso!

  • Daniel

    October 18, 10 2016 10:35:04

    Oi Marina, respondendo, está certo. Como no texto colocou: Algodão: 11%, Poliamida: 4%, e Poliéster: 0,5%, ou seja, se assim for, o poliéster não tem nem 1% de absorção (0.5 = meio porcento ) enquanto a poliamida tem 4%, quase 10 vezes mais.. Abs

    • Ticiane Toledo

      November 18, 11 2016 11:34:09

      Obrigada por contribuir, Daniel!

O que você achou?