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Musculação: quando menos é mais

Eu era dessas que achava que pra ter um corpão a gente tinha que passar horas na musculação e virar “rato de academia”.

rato de academia gym rats

Sim, eu disse no passado mesmo porque hoje a minha concepção mudou depois de muito ler e conversar com amigos educadores físicos e nutricionistas para saber a opinião e orientação deles. E a opinião deles é: “menos é mais”. Ou seja, é melhor priorizar um treino de musculação mais curto, porém eficiente de fato. Algo em torno de 1 hora por dia já é o suficiente, de acordo com a maioria deles.

Por que?

Para fazer sentido, a gente precisa entender o que acontece dentro do corpo da gente durante a atividade física: com 40 minutos de treino, temos um pico de GH (Growth Hormone, ou hormônio do crescimento) e de testosterona. Depois que completamos 1 hora de treino, esses níveis caem e entramos num processo de fadiga – é aí que o corpo começa a produzir cortisol (já falamos dele aqui neste post, lembram?). Isso sem falar no risco de lesões decorrentes do overtraining.

Resultado: catabolismo. Isso porque quanto mais cortisol no nosso sangue, menos hormônios de crescimento muscular nós teremos. Consequentemente, não teremos os resultados esperados. E aí não adianta se entupir de suplemento, whey, bcaa e cia ltda.

Leia +: Entenda a diferença entre catabolismo e anabolismo.

Então, o que fazer?

O jeito é reduzir o tempo de treino – o que não significa nem de longe pegar leve, ok? Significa otimiza-lo e torna-lo eficiente de fato. Você deve treinar de forma adequada conforme seu objetivo, sem mimimi ou desculpas. Para isso, consulte sempre um educador físico de confiança e competente para ajudar você a focar no que precisa para chegar onde deseja.

E, claro, vale reforçar outros dois pontos importantíssimos:

1. A gente não cresce nem emagrece na academia, mas fora dela. Por isso, uma dieta balanceada, inteligente e funcional é FUNDAMENTAL para que você consiga os resultados que deseja.

2. Descansar também é essencial para a recuperação  e construção muscular (anaboslimo.) Algumas pessoas precisam dormir mais do que outras, por isso, respeite sua qunatidade de horas de sono por noite e use-as com carinho.

O mais ideal ainda é que você adote o trio dieta + treino + descanso como um estilo de vida. Assim, você ganhará qualidade de vida e seu corpo estará pronto para todos os verões, com muita sabedoria, saúde e sem necessidade de regimes loucos ou projetos furados.

Muito mais jogo, hein? Diz aí 😉

Beijos e bons treinos!

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