Musculação, funcional ou crossfit
0 Gostou

Musculação, funcional ou crossfit: qual treino é melhor para você?

Eu mesma me perguntava isso até pouco tempo atrás, e muitas pessoas também já vieram pedir a minha opinião. Mas como eu não sou personal trainer e não posso recomendar nenhum treinamento pra ninguém, apenas compartilho as experiências que já tive com alguns treinamentos e corro atrás dos especialistas pra esclarecerem melhor nossas dúvidas. E sobre a dúvida entre musculação, treinamento funcional ou crossfit, eu fui falar com o coach Celso Alves Junior, especialista em corrida de rua e em musculação e sócio da GO Assessoria Esportiva (minha equipe amada ♥).

Vamos ver o que ele tem a dizer?

“Qual é o melhor treinamento para mim?”

Celso: Pra começar, se a pessoa quer ter mais saúde e sair do sedentarismo, todas as atividades são recomendadas e vão trazer benefícios. Mas vale entender algumas diferenças básicas entre cada tipo de treinamento:

O Crossfit* é uma modalidade padrão que é aplicada da mesma forma nos “boxes” (nomes que se dão aos studios de treinamento) espalhados pelo mundo inteiro, baseada em treinos (os WODs) de curta duração e alta intensidade – o que, em termos de perda de gordura, força e definição muscular, dá um resultado bem rápido. Cada dia é um treino diferente, e o foco também: um dia é cardio, no outro explosão, no outro força, e por aí vai.

*Detalhe importante: apenas os profissionais registrados junto ao Crossfit é que podem realizar esse tipo de treinamento, comercialmente falando. Todos os demais são crosstraining (que podem até seguir o mesmo princípio do Crossfit, mas cada treinador/equipe pode fazer suas livres adaptações ao treinamento).

O Funcional trabalha mais com os músculos estabilizadores que a gente utiliza no dia a dia e, como o próprio nome diz, parte do princípio de tornar o corpo humano realmente funcional pensando na nossa mecânica mesmo e nos objetivos de cada um. Por exemplo: o treinamento funcional pra um corredor vai abranger aspectos diferentes do treinamento funcional pra um idoso que busca apenas qualidade de vida e quer priorizar sua mobilidade, que por sua vez também vai ser diferente do treinamento pra uma pessoa que está numa reabilitação de uma lesão ou pós-cirúrgica. O Funcional pode ajudar a emagrecer enquanto atividade física? Sim, claro, porque você vai estar em movimento e ganhando massa muscular. Mas não é mágica: se a pessoa quer emagrecer, ela precisa readequar a sua alimentação a esse objetivo junto com um nutricionista para que o gasto energético dos treinos seja superior ao consumo de calorias nas refeições. E isso é válido pra qualquer modalidade esportiva, qualquer tipo de treinamento.

Já a Musculação você pode usar de acordo com qualquer objetivo: hipertrofia, aumento de força, resistência, emagrecimento… É bem versátil e geralmente é mais acessível à maioria das pessoas, não apenas no financeiro, mas também em horários e até mesmo de localização (afinal, praticamente toda academia tem uma sala de musculação com os equipamentos básicos).

“Posso escolher mais de um?”

Celso: Tudo depende do condicionamento de cada um, na verdade. Se você tá começando, não adianta se entupir de atividades físicas porque seu corpo (nem o físico nem o mental) está preparado pra assimilar tanta informação. Escolhe uma, testa e vai. Enjoou? Parte pra outra.

Se você for parar pra pensar, se você já faz crossfit/crosstraining – que já é um trabalho super completo -, pra que fazer musculação também? Eu acho que seria um complemento se a pessoa fizesse um crossfit/crosstraining e combinasse com aulas de alongamento ou Yoga, por exemplo, pra abranger aspectos que o treinamento escolhido não consegue abranger com tanta eficiência (no caso, flexibilidade).

Digo isso, porque, se formos pensar num contexto geral do nosso corpo, temos 3 aspectos que os treinamentos físicos trabalham: cardiovascular (esteira, corrida, spinning etc), fortalecimento muscular/ligamentar (crossfit/crosstraining, musculação, funcional, ginástica localizada) e a flexibilidade (alongamento, Yoga). E ao passar dos anos, conforme vamos envelhecendo, nós vamos perdendo essas capacidades naturalmente.

Seria legal que a pessoa fizesse esses três tipos de treinamento para que ela consiga ter uma evolução sistêmica: cardio, muscular e flexibilidade. Um treino de crossfit pode melhorar o cardio? Sim, mas ele não é específico pra isso. Então seria interessante complementar com alguns treinos de corrida, aulas de spinning, enfim, o que a pessoa mais gostar.

“Então, como escolher?”

Celso: Na verdade, tudo depende dos seus objetivos, das suas possibilidades (tempo, orçamento, deslocamento na sua cidade) e também dos seus interesses e gostoso. O ideal é que a pessoa faça o que dê mais prazer e não o que ajuda a “queimar mais” ou o que dá resultado mais rápido. Se você não se identificar com seu treinamento, as chances de você abandonar o barco são muito maiores.

Então a minha sugestão é que as pessoas não se apeguem tanto aos modismos e que sigam aquilo que elas realmente gostam de fazer e QUEREM fazer todos os dias. Só assim você vai fazer dos seus treinos uma prioridade e vai conseguir vencer todas as suas desculpas e obstáculos do dia a dia.

Musculação funcional ou crossfit

Eu, Ticiane, já testei as três modalidades e acabei ficando com o Funcional. Já fiz uma aula experimental de Crossfit e AMEI, mas achei redundante por causa do funcional, então tive que escolher entre um dos dois e fiquei com o treinamento que faço com o pessoal da GO mesmo, que vai super de acordo com os meus objetivos (fortalecimento pra corrida), além de abranger vários outros aspectos que a saúde agradece. Também já tentei musculação várias vezes e nunca segui adiante por falta de afinidade mesmo, mas agora, com personal (o André, que já me treina há 1 ano na corrida e no funcional pela GO), resolvi dar mais uma chance à danada porque sei da sua importância pra mim. Vamos ver se agora vai! =)

E vocês? Praticam algum desses treinamentos? Em quais vocês se encaixam mais? 

Aproveite a passagem por aqui e leia também:

+ Musculação e emagrecimento: entenda o que uma coisa tem a ver com a outra

+ Cardio antes ou depois da musculação?

+ Mitos e verdades da musculação

+ Mitos e verdades da corrida de rua

+ HIIT: treinos curtos e intensos pra secar gordura

+ Burpees: eles são terríveis, mas fazem maravilhas por você!

+ Entenda a sua preguiça de se exercitar e entenda como vencê-la

+ Aeróbio em jejum (AEJ): funciona mesmo ou é só moda?