Musculação, funcional ou crossfit
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Musculação, funcional ou crossfit: qual treino é melhor para você?

Eu mesma me perguntava isso até pouco tempo atrás, e muitas pessoas também já vieram pedir a minha opinião. Mas como eu não sou personal trainer e não posso recomendar nenhum treinamento pra ninguém, apenas compartilho as experiências que já tive com alguns treinamentos e corro atrás dos especialistas pra esclarecerem melhor nossas dúvidas. E sobre a dúvida entre musculação, treinamento funcional ou crossfit, eu fui falar com o coach Celso Alves Junior, especialista em corrida de rua e em musculação e sócio da GO Assessoria Esportiva (minha equipe amada ♥).

Vamos ver o que ele tem a dizer?

“Qual é o melhor treinamento para mim?”

Celso: Pra começar, se a pessoa quer ter mais saúde e sair do sedentarismo, todas as atividades são recomendadas e vão trazer benefícios. Mas vale entender algumas diferenças básicas entre cada tipo de treinamento:

O Crossfit* é uma modalidade padrão que é aplicada da mesma forma nos “boxes” (nomes que se dão aos studios de treinamento) espalhados pelo mundo inteiro, baseada em treinos (os WODs) de curta duração e alta intensidade – o que, em termos de perda de gordura, força e definição muscular, dá um resultado bem rápido. Cada dia é um treino diferente, e o foco também: um dia é cardio, no outro explosão, no outro força, e por aí vai.

*Detalhe importante: apenas os profissionais registrados junto ao Crossfit é que podem realizar esse tipo de treinamento, comercialmente falando. Todos os demais são crosstraining (que podem até seguir o mesmo princípio do Crossfit, mas cada treinador/equipe pode fazer suas livres adaptações ao treinamento).

O Funcional trabalha mais com os músculos estabilizadores que a gente utiliza no dia a dia e, como o próprio nome diz, parte do princípio de tornar o corpo humano realmente funcional pensando na nossa mecânica mesmo e nos objetivos de cada um. Por exemplo: o treinamento funcional pra um corredor vai abranger aspectos diferentes do treinamento funcional pra um idoso que busca apenas qualidade de vida e quer priorizar sua mobilidade, que por sua vez também vai ser diferente do treinamento pra uma pessoa que está numa reabilitação de uma lesão ou pós-cirúrgica. O Funcional pode ajudar a emagrecer enquanto atividade física? Sim, claro, porque você vai estar em movimento e ganhando massa muscular. Mas não é mágica: se a pessoa quer emagrecer, ela precisa readequar a sua alimentação a esse objetivo junto com um nutricionista para que o gasto energético dos treinos seja superior ao consumo de calorias nas refeições. E isso é válido pra qualquer modalidade esportiva, qualquer tipo de treinamento.

Já a Musculação você pode usar de acordo com qualquer objetivo: hipertrofia, aumento de força, resistência, emagrecimento… É bem versátil e geralmente é mais acessível à maioria das pessoas, não apenas no financeiro, mas também em horários e até mesmo de localização (afinal, praticamente toda academia tem uma sala de musculação com os equipamentos básicos).

“Posso escolher mais de um?”

Celso: Tudo depende do condicionamento de cada um, na verdade. Se você tá começando, não adianta se entupir de atividades físicas porque seu corpo (nem o físico nem o mental) está preparado pra assimilar tanta informação. Escolhe uma, testa e vai. Enjoou? Parte pra outra.

Se você for parar pra pensar, se você já faz crossfit/crosstraining – que já é um trabalho super completo -, pra que fazer musculação também? Eu acho que seria um complemento se a pessoa fizesse um crossfit/crosstraining e combinasse com aulas de alongamento ou Yoga, por exemplo, pra abranger aspectos que o treinamento escolhido não consegue abranger com tanta eficiência (no caso, flexibilidade).

Digo isso, porque, se formos pensar num contexto geral do nosso corpo, temos 3 aspectos que os treinamentos físicos trabalham: cardiovascular (esteira, corrida, spinning etc), fortalecimento muscular/ligamentar (crossfit/crosstraining, musculação, funcional, ginástica localizada) e a flexibilidade (alongamento, Yoga). E ao passar dos anos, conforme vamos envelhecendo, nós vamos perdendo essas capacidades naturalmente.

Seria legal que a pessoa fizesse esses três tipos de treinamento para que ela consiga ter uma evolução sistêmica: cardio, muscular e flexibilidade. Um treino de crossfit pode melhorar o cardio? Sim, mas ele não é específico pra isso. Então seria interessante complementar com alguns treinos de corrida, aulas de spinning, enfim, o que a pessoa mais gostar.

“Então, como escolher?”

Celso: Na verdade, tudo depende dos seus objetivos, das suas possibilidades (tempo, orçamento, deslocamento na sua cidade) e também dos seus interesses e gostoso. O ideal é que a pessoa faça o que dê mais prazer e não o que ajuda a “queimar mais” ou o que dá resultado mais rápido. Se você não se identificar com seu treinamento, as chances de você abandonar o barco são muito maiores.

Então a minha sugestão é que as pessoas não se apeguem tanto aos modismos e que sigam aquilo que elas realmente gostam de fazer e QUEREM fazer todos os dias. Só assim você vai fazer dos seus treinos uma prioridade e vai conseguir vencer todas as suas desculpas e obstáculos do dia a dia.

Musculação funcional ou crossfit

Eu, Ticiane, já testei as três modalidades e acabei ficando com o Funcional. Já fiz uma aula experimental de Crossfit e AMEI, mas achei redundante por causa do funcional, então tive que escolher entre um dos dois e fiquei com o treinamento que faço com o pessoal da GO mesmo, que vai super de acordo com os meus objetivos (fortalecimento pra corrida), além de abranger vários outros aspectos que a saúde agradece. Também já tentei musculação várias vezes e nunca segui adiante por falta de afinidade mesmo, mas agora, com personal (o André, que já me treina há 1 ano na corrida e no funcional pela GO), resolvi dar mais uma chance à danada porque sei da sua importância pra mim. Vamos ver se agora vai! =)

E vocês? Praticam algum desses treinamentos? Em quais vocês se encaixam mais? 

Aproveite a passagem por aqui e leia também:

+ Musculação e emagrecimento: entenda o que uma coisa tem a ver com a outra

+ Cardio antes ou depois da musculação?

+ Mitos e verdades da musculação

+ Mitos e verdades da corrida de rua

+ HIIT: treinos curtos e intensos pra secar gordura

+ Burpees: eles são terríveis, mas fazem maravilhas por você!

+ Entenda a sua preguiça de se exercitar e entenda como vencê-la

+ Aeróbio em jejum (AEJ): funciona mesmo ou é só moda?

 

19 Comments

  • Renan

    April 16, 04 2015 09:42:53

    Vc está fazendo funcional e musculação?
    Estou na dúvida de qual modalidade escolher… :/

    • Ticiane Toledo

      April 22, 04 2015 10:02:42

      Oi Renan, tudo bom?

      Eu faço funcional e musculação. Funcional junto com a equipe de corrida, e a musculação faço com meu treinador de corrida/funcional tb só que em esquema de personal porque preciso de foco e disciplina pra isso, rs. Eu acho que tudo depende do seu objetivo, sabe? E da sua personalidade também, lógico. Se eu pudesse te dar um conselho, diria pra você ficar um período no funcional e depois trocar pra musculação e ver qual você se adequa mais, qual vai te dar mais prazer. Porque no final das contas, a gente precisa se divertir também pra ter motivação pra treinar, né? =)

  • Jamille

    July 14, 07 2015 08:46:08

    Olá! adorei o post, pois sempre fiz musculação e gosto, mas fiquei tentada com o que ouvi falar do cross, e fui fazer uma experimental… amei!! aí tentei fazer os dois, mas não consigo mais ver a musculação da mesma forma!! kkkk
    Aí comecei a ver matérias sobre os comparativos, e o mais indicado ao meu objetivo (definição muscular), e seu post foi super esclarecedor!
    Também faço balé para iniciantes adultos, mas lá tive que parar por um tempo… mas percebo que com as informações do seu post (trabalhar outras regiões como o alongamento), me levam a conclusão que tenho que voltar!!
    obrigada, bjos!!

    • Ticiane Toledo

      July 20, 07 2015 11:07:12

      Oi, Jamille, tudo bom? Que bom que curtiu o post! O treinador mandou bem na explicação, né? Até pra mim, quando fiz esse post, as diferenças ficaram muito mais claras =)
      Olha, antes eu não curtia musculação. Comecei a gostar porque contratei meu treinador de corrida/funcional pra me dar personal e complementar o que eu não faço durante a semana, tipo, outros estímulos. Mas acabou que hoje, por conta de algumas lesões de corrida, a gente não tem feito musculação: só funcional focado no que preciso e muito HIIT (tem post sobre isso aqui no blog tb, caso não conheça!). Mas olha, eu acho que você tem que ter seus objetivos em mente, mas sem desprezar a sua personalidade. Se você ver que não tá rolando a musculação e que vai ser mais um sacrifício do que um prazer (depois de passada aquela fase inicial de adaptação), vá pra outra atividade que dê um estímulo muscular legal. Pode ser que não dê o mesmo resultado, mas acho importante ter prazer nos treinos. Minha opinião, rsrs
      E sobre o alongamento: importantíssimo por vários motivos, até mesmo pra evitar lesões decorrente dos treinos =)
      Beijão, querida! Bons treinos!

  • priscila

    August 16, 08 2015 02:43:27

    Oi!!! Eu estou na dúvida do que fazer! Gosto de malha… mais sinto falta do cross!!!

    Devo escolher um ou outro.
    Mais quero ficar mais magra…pois esse é meu foco preciso perde 5 kls.

    Me ajude?bjs

    • Ticiane Toledo

      August 17, 08 2015 11:09:03

      Oi, Priscila, tudo bom? Olha, é difícil dizer qual é melhor pra você porque tem N fatores que você deve levar em consideração, desde possibilidade de investimento (geralmente um cross costuma ser mais carinho do que musculação) e tempo disponível também (musculação você faz o horário que der, cross são turmas agendadas). Eu gosto muito mais de cross do que musculação, mas entendo que a musculação é mais versátil e, se bem feita e com uma alimentação balanceada pro seu objetivo e suas individualidades, pode dar resultados mais rapidamente do que o cross. Então tudo depende do que você tem disponível, na verdade, em tempo, investimento e vontade acima de tudo =) Espero ter dado uma luz nessa sua dúvida. Beijo!

  • Thiago

    October 26, 10 2015 03:37:15

    Oi Ticiane! Tudo bem? Gostei muito das suas explicações! Parabéns! Pratico natação, como esporte principal, e faço musculação para auxiliar no desenvolvimento dos músculos, com o objetivo de criar um pouco mais de força para auxiliar no nado. Fiz uma aula de crossfit, e achei bem interessante. Em sua opinião, será que se eu trocar a musculação pelo crossfit pode atrapalhar o rendimento na natação? Desde já, muito obrigado. ;]

    • Ticiane Toledo

      October 28, 10 2015 11:39:13

      Oi, Thiago! Que bom que o post foi interessante pra você! Bom, eu não sei te dizer se um vai afetar o outro porque eu não sou educadora física, só sei que são estímulos diferentes, mas não sei como isso te afetaria na prática. O ideal seria você trocar uma ideia com os seus treinadores (natação, musculação e crossfit) pra ver a opinião deles e o que eles recomendam pra você de acordo com seus objetivos atuais dentro da natação. Depois me conta =) Abraço e bons treinos!

  • Thiago

    October 29, 10 2015 03:34:45

    Obrigado pela atenção Ticiane!

    Abraço.

  • Marcelo

    December 22, 12 2015 11:38:56

    Li a postagem, curti e curti mais ainda, quando me dei conta de que é um blog paleo. Sigo um dieta lchf há bastante tempo e acho bacana encontrar esse tipo de post, vindo de alguém com um estilo de vida alinhado com o meu. Por grande coincidência, busquei ontem uma academia para treinar crossfit. Mas no meu caso, pretendo fazê-lo por 3 dias na semana(aproveitando pra substituir os treinos de cardio) e reservar 4 dias para musculação. Provavelmente as prioridades vão mudar, depois que iniciar esse teste.
    Enfim, parabéns pelo post, muito explicativo mesmo.

    • Ticiane Toledo

      December 30, 12 2015 07:50:06

      Oi, Marcelo! Que bom que o post foi útil. Fiquei feliz em saber que curtiu os posts sobre paleo e lchf também – sinal de que não tenho falado besteira por aqui, rs =) Depois me conta quais foram os efeitos dessa periodização aí! Recentemente comecei crossfit também, mas só tenho conseguido 1x na semana por causa dos meus outros treinos. Agora em 2016 quero ver se consigo aumentar minha frequência no box! Abraço e feliz ano novo!!!

  • Luiz

    December 30, 12 2015 07:11:51

    Olá Tici, muito boa a matéria, sempre “tentei” praticar musculação, mas por diversos motivos sempre parei no meio do caminho, hj estou muito acimado peso (30kg) e muito sedentário tbm, mas agora terminei a faculdade e estou decidido a cuidar da minha saúde e aparencia, achei interessante o crossfit, mas me preocupa o fato de alguém tão sedentário como eu partir pra algo tão explosivo assim como o crossfit, será que já posso iniciar nesta modalidade ou não é recomendado?

    • Ticiane Toledo

      January 03, 01 2016 11:54:44

      Oi, Luiz! Que bom que curtiu o post! Parabéns pela iniciativa, viu? Sobre o crossfit, bom, pessoalmente acho que criou-se uma imagem em cima da prática que não condiz muito com a realidade. Pode ser um esporte bem explosivo mesmo, como você disse, mas só depois de um tempo de adaptação. Eles focam MUITO na técnica, porque é com isso que você vai conseguir a explosão toda. Os boxes sérios trabalham, inclusive, com aulas fundamentais antes de iniciar o novo aluno no wod com a galera. São aulas focando na técnica dos principais movimentos, pra evitar lesões etc. E mesmo quando você passa pro wod com a galera toda, é cada um no seu ritmo, mas todo mundo sempre se ajudando e incentivando. É muito bacana! Vale a pena você conhecer um box, desde que seja um trampo sério e responsável, claro =)

  • Vanessa Melo Da Silva

    April 07, 04 2016 01:42:45

    Oi Tici, sou mãe de duas meninas e tenho 35 anos apesar de ter ganhado aqueles quilinhos da gravidez voltei rápido para meu peso normal q 53kg, já fiz musculação mas não vejo diferença oq vc me aconselharia a fazer para ganho de massa?? Gostaria muito de experimentar o Cross para ver a diferença pois não tenho facilidade de ganhar peso e nem massa muscular! Adorei a matéria é obrigado pela atenção q tem com todos sempre respondendo e tirando nossas dúvidas!

    • Ticiane Toledo

      April 13, 04 2016 09:00:50

      Oi, Van! Tudo bom? Ganhar massa você vai conseguir seja na musculação, no funcional ou no crossfit porque musculatura é adaptação às atividades que fazemos, independente de qual seja. Agora, para conseguir mudar o corpo de maneira específica, o lance é a musculação mesmo, não tem jeito. E esses resultados, lógico, dependem do treino certo, da alimentação certa e do descanso certo também – em todos os treinos, na verdade, mas especialmente na musculação pra conseguir atingir um resultado específico =) Espero ter ajudado, querida! Qualquer coisa, tô à disposição! Beijocas

  • moises

    October 11, 10 2016 02:32:08

    Muito boa a matéria , parabéns.

    • Ticiane Toledo

      November 18, 11 2016 11:39:23

      Obrigada! =)

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