Você tem motivação suficiente para
1 Gostou

#GO21K: você tem vontade de correr uma meia maratona, mas será que tem a motivação necessária?

É, gente, treinar pra uma meia maratona não é moleza não!

Já pensou em rodar pelo menos 50k numa única semana? E encarar 28k num longão em pleno final de semana? Vontade de fazer coisas grandes (como correr 21k ou 42k), a maioria de nós temos, o duro mesmo é ter motivação e disciplina pra encarar tudo e ir até o fim!

Você teria? O que te motiva a querer correr uma meia ou uma maratona completa? O que te motiva a treinar todos os dias?

As minhas motivações pra treinar eu tenho de sobra e já até falei pra vocês nesse post aqui, e elas são bem nítidas na minha cabeça. Não à toa eu enfrento chuva, frio e calor pra ir cumprir as minhas “obrigações” (entre aspas porque pra mim é prazer puro, meu momento de energização e relaxamento, e eu não vejo os treinos como uma “obrigação” e sim como a parte mais divertida do meu dia!). É uma vontade interna, um desejo meu e só meu, e por isso eu não penso um dia sequer em desistir – nem mesmo agora que eu tive que reduzir o ritmo dos treinos por causa de uma dor (ainda em investigação) no quadril. ISSO é a mais pura e genuína motivação ♥

Então, convidei a coach Marynês Pereira (que hoje trabalha junto com a GO Assessoria Esportiva pra não deixar cair a peteca dos alunos-atletas) pra explicar melhor pra gente a relação entre desejo, motivação e disciplina:

Afinal de contas, o que é motivação e de onde ela vem?

Marynês Pereira: Existe um mito de achar que a motivação vem de fora para dentro. Há empresas, por exemplo, que contratam palestrantes para uma palestra motivacional e acham que é isso que vai motivar os colaboradores, que é isso que vai fazer as pessoas se mexerem. Naquele momento, as pessoas podem até ficar motivadas e tocadas, sensibilizadas, porque aquilo é novidade e inundou o cérebro de dopamina. Mas depois a curva decresce e a motivação se esvai.

Então, a motivação e o comprometimento com nossos objetivos são de dentro para fora. O nosso cérebro, para se movimentar, precisa de alguma coisa que faça sentido para a sua vida, algo que você entenda por que e como você vai fazer aquilo, que você entenda qual a importância disso para a sua vida e/ou para as pessoas ao seu redor.

Como manter a motivação ligada todos os dias?

MP: O cérebro humano é movido a dopamina, que é um neurotransmissor que te dá um gás para você começar as coisas. Mas depois que aquilo vira rotina, o nível de dopamina diminui. Então você precisa buscar novos desafios para continuar com os níveis de dopamina elevados. Você pode até ter motivadores externos, mas ele só se mantém se bater dentro da sua motivação interna. Por exemplo: a pessoa que sofre um infarto e decide se exercitar porque não quer adoecer de novo nem causar transtorno aos familiares.

Cada um tem um gatilho pessoal que o faz levantar todos os dias e fazer o que precisa ser feito. Por isso, a pessoa é que precisa decidir seus objetivos e não são as outras pessoas que devem impor isso.

Para continuar se motivando todos os dias, é legal divulgar publicamente as suas metas e objetivos, como por exemplo usando as redes sociais, porque dessa forma você trabalha o ego e isso é um grande motivador. Afinal, ninguém quer falhar publicamente, não é mesmo? É o tal do “compromisso público”, como se fosse um grupo de apoio, como o AA ou o Vigilantes do Peso. Essa é apenas uma das formas de se auto-motivar diariamente. Existe muitas outras.

Como a motivação vem de dentro e você precisa o tempo todo se auto-motivar e estar buscando isso, é normal que as pessoas se queixa da falta dela. A pessoa pode até começa a fazer algo novo, mas depois de um tempo isso deixa de fazer sentido. É importante, por isso, buscar um motivo interno muito forte para que ela continue em frente.

Quando o assunto é atividade física, tem uma tática que uso comigo mesma: como sei que preciso me exercitar todos os dias, já reservo um horário na minha agenda dedicado às atividades físicas que não é negociável. Eu não negocio com as minhas vontades, não negocio com a minha preguiça. Eu vou e faço o que deve ser feito.

E a disciplina: é um “dom” ou pode ser treinada e aprendida?

MP: Existem características comportamentais que em pessoas que são mais perseverantes, mais auto-motivadas, mais disciplinadas porque a vida certamente exigiu mais delas em algum momento. No entanto, qualquer pessoa pode ser ensinada a ser disciplinada e perseverante. Isso é treinamento. E como qualquer treinamento, exige sacrifícios a serem feitos. Se eu me proponho a conquistar algo, você tem que abrir mão de algumas coisas.

A questão é: para ter disciplina, qual o tamanho da sua vontade de abrir mão dessas coisas? 

Se a pessoa não está conseguindo o que quer, se começa uma coisa e não termina, é por que ela não está afim de verdade e por que talvez o objetivo traçado seja uma vontade imposta por outra pessoa, direta ou indiretamente.

Então, não tenha medo de assumir que você não quer aquilo e busque o que realmente você deseja. Aí sim você vai ter motivação e conseguirá se tornar disciplinado.

Por isso, em se tratando de objetivos e metas, encontre a sua própria motivação que você vai conseguir chegar lá! Você quer correr uma meia maratona? Ou 5k? 10k? 42k? Então vá, faça e corra por VOCÊ. Pode não ser fácil, mas quem disse que seria, né? Se fosse, todo mundo faria! =)

Aproveite e veja os posts anteriores relacionados à #GO21K:

– Planejamento a minha primeira meia maratona

– Do zero aos 21k: por onde começar?

– Como o Pilates vem me ajudando a correr melhor

#GO21K minha primeira meia maratona rio de janeiro

Sobre a #GO21K

A ideia da #GO21K é relatar as minhas experiências e também trazer posts informativos sobre temas relacionados ao treinamento de uma meia maratona. Então, se vocês tiverem alguma sugestão de pauta, é só deixar aqui nos comentários ou me mandar um email (contato@vidafit.com.br) que eu vou ter o maior prazer em escrever sobre o que vocês querem ler =)

Enquanto isso, acompanhem o meu treinamento pela hashtag #GO21kSP no Instagram e os treinos da Dani Germano pela hashtag #GO21kRJ. Quem sabe vocês não se animam também, né?

Lembrando que os leitores do blog têm direito a 15 dias de treinamento FREE com a GO, tanto presencialmente aqui em SJCampos quanto a distância. Então aproveite o embalo e vem com a gente!

* Para treinamento presencial (apenas São José dos Campos), acesse: http://bit.ly/free-sjc

* Para treinamento a distância (online), acesse: http://bit.ly/free-on

free pass go assessoria esportiva corrida de rua sjcampos

O que você achou?