Toda virada de ano, todo mundo faz uma lista do que fazer no próximo ano. Mas você já parou para analisar o que NÃO deve fazer para ter um ano realmente mais leve? Eu fiz a minha lista e agora compartilho com vocês!
0 Gostou

[vida] 37 coisas para NÃO fazer em 2016

2015 foi um ano bem fora do comum. Tive grandes conquistas e também grandes rupturas. Tudo isso ensina muita coisa, principalmente o que NÃO devemos fazer pra que a gente não repita os mesmos erros que de alguma forma causaram mal a nós ou a outras pessoas.

Isso me levou a fazer uma lista pessoal, mas acho que deveria compartilhar com vocês também porque sempre pode ser útil a alguém, né?

 

1. Não terceirize as suas responsabilidades nem as consequências das suas escolhas. Cresça. É difícil, mas você vai sobreviver.

2. Não tenha medo de fazer algo diferente. Ficar presa ao famoso “mas e se não der certo?” pode (e vai) matar muitos sonhos.

3. Não tenha medo de recomeçar. Independente de onde você parou, começar de novo não é motivo algum de vergonha ou de fracasso – isso é coisa da sua cabeça. Recomeçar é sinal de coragem, resistência e resiliência.

4. Não sinta tanta culpa. Algumas coisas acontecem, mas nem sempre elas têm a ver com você.

5. Não seja orgulhosa quando a culpa for sua. Peça perdão, conserte. E mais importante ainda: perdoe-se.

6. Não carregue a cruz dos outros. Você já tem seus próprios problemas e preocupações. Isso não significa negar ajuda – pelo contrário, continue ajudando quem você ama. Significa apenas não tornar os problemas dos outros os seus problemas. É importante aprender a separar uma coisa da outra pra não se sobrecarregar.

7. Não se cobre demais. Nem de menos.

8. Não ignore companhias reais na mesa do jantar pelos likes virtuais de redes sociais.

9. Não compre o que não precisa. Principalmente se for alguma modinha que não diz respeito a quem realmente você é. Menos ainda se você não tiver o dinheiro pra isso.

10. Não faça dívidas desnecessárias. O melhor seria não fazer dívidas na verdade, mas nem sempre isso é possível (tipo eu, que comprei meu apartamento, e agora tenho uma vida toda de parcelas a pagar – mas ok, é por um ótimo motivo)

11. Não tenha medo do dinheiro. Mas também não seja escrava dele.

12.  Não ignore os sinais do seu corpo. Nunca, de verdade.

13. Não odeie o seu corpo. Mesmo que ele tenha dobrinhas na barriga, celulites e estrias. Você vai morar nele a vida toda e saiba que pode melhorar dentro do que a natureza te deu de presente.

14. Não compare o seu corpo com o de outra pessoa. Muito menos com os de pessoas com realidades, biotipos, recursos (aqui, inclui-se photoshop) e estilos de vida totalmente diferentes dos seus.

15. Não compare nada seu com o de outra pessoa, aliás. Assim você se poupa de tomar anti-depressivos e ansiolíticos, acredite.

16. Não deixe que os outros digam como você deve viver, o que deve fazer, quais devem ser as suas prioridades. Romper com isso é difícil, principalmente se temos algumas figuras fortes envolvidas (pai, mãe, namorado, marido, etc), mas é necessário e libertador.

17. Não queira viver num aquário se você nasceu pra viver no oceano. Ou seja: as metas e expectativas de vida dos outros não são as suas, e você não deve ter vergonha disso.

18. Não se conforme com pouco amor e com meios relacionamentos. Muito menos com relacionamentos abusivos.

19. Não deixe que ninguém a faça acreditar que você não é bonita, que você não vale a pena, que você nunca vai conseguir nada melhor do que já tem hoje.

20. Não ature gente chata ou comentários desnecessários se isso não vai acrescentar nada à sua vida ou aos seus objetivos. Mandar à merda é terapêutico. E você ainda pode fazer isso mantendo a classe, se é isso o que te preocupa.

21. Não tenha vergonha de gostar do que e de quem você gosta.

22. Não tenha vergonha de cantar no carro com o som bem alto.

23. Não tenha vergonha de usar uma roupa que você adora ou aquela que sente vontade de usar.

24. Não deixe que ninguém diga se você pode ou não pode usar uma determinada peça de roupa, aliás.

25. Não perca a paciência à toa.

26. Não deixe que as pessoas abusem da sua paciência e boa vontade, no entanto.

27. Não engula sapos. Por mais orgânicos e ricos em proteína que eles sejam. Não caem bem no estômago nem na alma.

28. Não julgue as pessoas. Principalmente se você não sabe das batalhas internas delas, suas bagagens emocionais etc. A empatia é preciosa e pode mudar o mundo.

29. Não se subestime. Mas não perca a humildade também.

30. Não negue os elogios que você recebe. Um simples “muito obrigada” é o suficiente.

31. Não empurre nada com a barriga. Resolva logo e tire da cabeça.

32. Não se feche emocionalmente para o mundo. Algumas pessoas podem ter te machucado, mas existem muitas outras pessoas dispostas a ajudar você a se curar.

33. Não esteja com quem você não quer estar.

34. Não aceite o que não está de acordo com seus valores ou com seus objetivos. Não fique desconfortável para que outra pessoa fique confortável.

35. Não deixe os outros na mão. Compromisso é compromisso. Lealdade é lealdade.

36. Não se obrigue a sair de casa quando você só quer ficar no sofá assistindo Netflix sem conversar com ninguém.

37. Não gaste energia tentando ser algo que você não é. Quando a gente se aceita, a vida segue leve e as pessoas se aproximam genuinamente, acredite.

Conseguiram se identificar com algum item?

Acho até que vou imprimir e colocar num quadro aqui em frente ao computador ou no meu quarto pra poder olhar o tempo todo e não me esquecer! Afinal, o ano só muda se a gente se compromete com a mudança, não é mesmo?

Feliz ano novo! E MUITO obrigada pela companhia durante mais um ano. Vocês tornam essa viagem muito mais divertida e gratificante ♥

4 Comments

  • Luiz Carlos

    January 10, 01 2016 08:33:20

    Tenho 74 anos e estou passando (há quase três anos por situação indesejada).
    Hoje estava procurando matérias sobre a serotonina e felizmente tive a felicidade de te achar e gostei muito do que li.
    Vou imprimir e me alimentar seguindo as suas orientações.
    Muito obrigado e feliz 2016, com muita paz e saúde.
    Paz e Bem.

    • Ticiane Toledo

      January 10, 01 2016 12:25:37

      Oi, Luiz! Que bom que pude ser útil nas suas pesquisas. Conte comigo! Abraço!

  • Luiz Carlos

    January 10, 01 2016 08:35:06

    Gostei bastante e será muito proveitoso para mim.
    Obrigado.

    • Ticiane Toledo

      January 10, 01 2016 12:24:50

      Que bom que foi útil, Luiz! Feliz ano novo =)

O que você achou?