lca 12 meses pós-operatório ticiane toledo
12 Gostou

LCA e menisco: meus 12 meses de pós-operatório

>>> Atualização: devido ao número impressionante de comentários que este post recebeu (obrigada, galera!!!), dei continuidade ao tema e fiz, em colaboração com o Dr. Rodrigo Moraes da Sport Fisio Center, um FAQ com as dúvidas mais comuns sobre o assunto para ajudar vocês. Para ler, clique AQUI! <<< 

Hoje, dia 22 de julho, é uma data muito feliz, gente! Hoje completo 12 meses de pós-operatório da reconstrução do LCA (ligamento cruzado anterior) e menisco. Passou tão rápido e hoje eu tô tão feliz com a minha nova vida que preciso fazer uma retrospectiva aqui pra vocês que não me acompanharam tão de perto assim nesse período. Vamos do começo então porque eu adoro contar uma história. E pode preparar a pipoca porque tem “causos” pela frente, viu?

O momento da lesão

Eu rompi o LCA esquerdo em julho de 2010, durante um treino preparatório pra minha estreia no universo dos campeonatos de artes marciais, o Campeonato Paulista de KickBoxe categoria Light Contact Feminino. Eu já treinava desde 2006, entre idas e vindas à equipe. Um belo dia, num combate, eu dei um golpe super básico e que sempre foi meu forte – o chute circular (foto abaixo) – e ouvi um CREC, e em seguida caí no chão e fiquei deitada sem saber o que tinha acontecido.

Demonstração do chute circular. Meu favorito e meu ponto forte porque sempre tive muita força nas pernas e flexibilidade também.

Demonstração do chute circular. Meu favorito e meu ponto forte porque sempre tive muita força nas pernas e flexibilidade também.

Achei que tivesse sido apenas uma torção, mas o estalido foi bem alto, os meninos todos ouviram. Quando eu estava no chão, segurando o choro porque não queria que eles me vissem fragilizada e perdessem o respeito por mim (olha a mentalidade da pessoa! haha), eles vieram me ajudar e foram uns fofos comigo. Queriam me levar pra casa, mas eu, teimosa que sou, fui dirigindo ainda crente que tinha sido uma lesão qualquer.

O temido diagnóstico

Nos dias seguintes, meu joelho inchou e travou. Fiquei no gelo e no antiinflamatório e só fui procurar um médico mesmo depois de uns 30 dias, quando achei estranho não conseguir mexer o joelho se tinha sido “apenas uma torção comum”. Daí vieram os exames, as ressonâncias e o diagnóstico: ruptura total do ligamento cruzado anterior. E no pacote veio também o desespero quando me falaram que eu não poderia mais voltar a lutar nem a fazer atividades de alto impacto 🙁 E o medo de engordar? E a tristeza em deixar o kickboxing? Fiquei desesperada!

Detalhes da lesão em si

O cruzado anterior é um dos quatro ligamentos responsáveis pela estabilização do joelho e, de todos, é o mais frequentemente lesionado por ser responsável por evitar a rotação exagerada do joelho (hiperextensão). E por esse mesmo motivo, essa lesão é mais comum em atividades em que exigem essa rotação do corpo sobre o joelho, como futebol, vôlei, basquete, artes marciais…

Viram onde fica localizado o LCA? Melhor localizado que muito imóvel por aí :P

Viram onde fica o LCA? Melhor localizado que muito imóvel por aí :P

Segundo os especialistas, qualquer um está sujeito a essa lesão, seja um atleta profissional ou um amador ou “de final de semana”. Mas os amadores são mais propícios a se lesionarem justamente porque não possuem preparo muscular (alongamento e força) nem ligamentar. Se a pessoa apresenta sobrepeso/obesidade então, aí que a situação se agrava pela sobrecarga em cima dos ligamentos dos membros inferiores, que absorvem todo o impacto das nossas atividades do dia a dia – desde um futebol despretencioso no churrasco com a galera até aquele salto alto que a mulherada não tira dos pés. E é exatamente por isso que precisamos fortalecê-los, ok?

No momento da lesão, às vezes se ouve um estalido (como no meu caso), seguido por dor intensa e inchaço no local. Pode ser que o inchaço impossibilite a pessoa de andar normalmente porque limita muito os movimentos de extensão e flexão naturais ao joelho. E dói, claro. É recomendado que vocês façam o oposto do que fiz e busquem encaminhamento médico logo em seguida à lesão, ok? Assim a recuperação tende a ser muito mais rápida e eficiente, e quem sabe até com danos minimizados.

Como cada caso é um caso, o médico vai avaliar o estrago e sugerir o tratamento adequado, que pode ser cirúrgico ou não-cirúrgico (fisioterapia e fortalecimento muscular). Na época da minha lesão, os dois ortopedistas que consultei não recomendaram a cirurgia de reconstrução porque eu ficaria muito tempo sem me locomover, muito tempo da fisioterapia, com muita dor e não teria chances de voltar 100% ao que era antes. Isso sem falar na cicatriz, que falaram que ficaria gigante. Então, eu confiei neles. Afinal, eles eram os especialistas, não eu. Mas vou falar sobre a cirurgia logo mais! Guentaí!

Tratamento: fase 1 – fortalecimento muscular

Saí dos ortopedistas sem guia para fisioterapia e voltei para a natação por ser um esporte sem impacto e que me ajudaria muito a recuperar o movimento da perna lesionada. Detesto natação, acho super chato, mas foi ótimo. Em 4 meses eu já estava melhor física e mentalmente (afinal, eu não tinha parado de me exercitar e isso ajudou a diminuir o medo de engordar mais – na época, 2010, eu pesava 85kg! E eu tenho apenas 1,58m de altura). Em seguida, no início de 2011, me matriculei numa academia e comecei a fazer aulas de spinning. Li que ajudava a fortalecer o joelho e arrisquei. Deu super certo! Fiz com toda a orientação dos professores da academia e minha perna aos poucos foi se fortalecendo, e eu fui acrescentando outras atividades no meu dia a dia por lá. Foco total no fortalecimento muscular, sempre. Foi aí que recomecei o tratamento com nutricionista, aliada à terapia, e comecei a controlar a compulsão alimentar e a emagrecer pouco a pouco.

Tratamento: fase 2 – cirurgia

Mesmo assim, o joelho dava suas falseadas e a cada evento desse eu sofria muito. Nem tanto com a dor na hora (nem sempre doía tanto assim), mas com o desconforto que vinha em seguida: mais inchaço, mais gelo, mais antiinflamatórios, mais dias afastada das minhas atividades.

Em 2013, mesmo com musculação, spinning, body pump e outras atividades e 10kg mais magra, o joelho começou a falsear com coisas bobas, como pisar em falso na calçada. Isso começou a me irritar e a me frustrar MUITO. Foi quando meu namorado começou a, todo dia, me cobrar de procurar um novo ortopedista e ver uma terceira opinião sobre a cirurgia. Fui visitar a Dra Fabíola, da Orthoservice (aqui em São José dos Campos), e ela me disse TUDO AO CONTRÁRIO do que os outros médicos haviam me dito. Ela me esclareceu todas as dúvidas da cirurgia, me explicou o procedimento passo a passo, como seria a reabilitação mês após mês, riscos, etc. E me garantiu que a cicatriz seria bem pequena. “Também sou mulher e sei como somos vaidosas com essas coisas”, me disse ela, toda fofa. Fiquei confiante e gostei muito da Dra. Fabíola, ouvi excelentes recomendações também. E então marquei.

Dia 22 de julho de 2013 eu me internei e fui pra faca. Morrendo de medo, claro, porque anestesias sempre me assustam. Ainda mais uma epidural que eu nunca tinha feito antes. Fiquei com medo de me assustar com a agulha, mexer o corpo e o anestesista errar a aplicação e eu ficar paraplégica… É, eu sou dramática, eu sei. hahaha Bom, nada disso aconteceu porque eu apaguei antes de ver a anestesia.

A cirurgia em si é muito simples e consiste, basicamente, em pegar um tendão da minha perna, dobra-lo em algumas partes e pregá-lo no meu osso com alguns “clipes”, passando alguns fios por uns tubos feitos com brocas no meu osso pra ajustar e fixar o novo enxerto. Tudo minimamente invasivo.

Ilustração da cirurgia de LCA. Menos invasiva impossível!

Ilustração da cirurgia de LCA. Menos invasiva impossível!

Não é tão simples quanto pregar um post-it, claro, mas também não é nada tão complexo nem demorado. Tenho o vídeo do procedimento e depois atualizo o post com ele, tá? Preciso encontrar o dvd lá na casa da minha mãe. E acabei dando aquela recauxutada no menisco também porque como passei 3 anos sem ligamento e obesa, ele foi sofrendo micro-lesões também. Passei a noite no hospital em observação, enquanto a anestesia passava, e no dia seguinte eu já estava em casa novamente.

Tratamento: fase 3 – reabilitação e fisioterapia

Os primeiros dias pós-operatórios foram horríveis. Eu não podia ficar em repouso absoluto pra não perder tanta força na perna e também pra não correr risco de fibrose. Sentia muito medo de pisar com a perna esquerda no chão, o joelho estalava bastante (normal), minha perna inchou bastante e fiquei com um hematoma bem feio por algumas semanas, que se espalhou pela perna toda também. E, olha, furar o osso dói… Mas nada que os analgésicos não ajudem.

Comecei a fisioterapia 1 semana após a cirurgia. Aliás, quando o VIDA FIT foi lançado, no dia 9 de setembro de 2013, eu ainda estava na fisio e fiquei bons 7 meses em reabilitação. Screen Shot 2014-07-22 at 4.56.39 PM Foi difícil, chato, cansativo, tinha dias que eu não queria pisar na clínica e ter que passar por mais 60 minutos de sessão. Ao todo, acredito que tenham sido mais de 100 sessões, entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014. 1 hora por dia, todos os dias úteis. E quando eu não estava na clínica, estava fazendo gelo e alguns exercícios em casa ou no trabalho. A fisioterapia consistia em muito alongamento e fortalecimento muscular, além da pior hora da sessão que era a flexão do joelho: eu me deitava de costas e meu querido e amado fisioterapeuta, o Alan, dobrava minha perna para trás. No começo era relativamente tranquilo, mas mais pro final do tratamento o negócio foi ficando TENSO. Eu saía chorando da clínica alguns dias… Quem nunca, né?

Screen Shot 2014-07-22 at 4.59.52 PM

Esse é um vídeo que fiz pra mostrar alguns dos exercícios diários. Sim, DIÁRIOS.

Em outubro, vimos que a recuperação ainda não estava completa. E já era pra estar BEM avançada, quase 100% (sim, é rápido assim mesmo!). Foi quando a Dra. Fabíola pediu uma nova ressonância para ver se meu caso era de uma artrofibrose. BINGO.

A artofibrose é uma falha na reconstrução e é bastante incapacitante porque ela limita a recuperação total da extensão do joelho. É incomum, mas acontece. E aconteceu comigo. Assim que soubemos do diagnóstico, eu voltei pra sala de operação novamente pra fazer a “limpeza” (como os médicos falam) e lá no centro cirúrgico eles já fizeram a manipulação dos movimentos do meu joelho. Quando voltei da anestesia, meu joelho estava LINDO. Inchadinho (normal), mas com um aspecto muito melhor e mais maleável. No dia seguinte eu já voltei pra fisioterapia e aí foi só alegria. E em dezembro eu já voltei pra musculação com foco em fortalecimento e reabilitação – nada de hipertrofia ainda naquela época.

Alta da reabilitação

Tive alta da fisioterapia no dia 10 de fevereiro de 2013. Foi feliz, mas também fiquei triste porque acabei me apegando ao meu fisio e aos meus coleguinhas zicados da clínica. A gente ria a sessão inteira, exceto as horas em que eu chorava de dor. Era legal 🙂 Poucos dias da alta oficial, fui convidada pelo Celso, da GO Assessoria Esportiva, pra fazer aulas experimentais de corrida. Tive o aval da Dra. Fabíola e fui! Screen Shot 2014-07-22 at 5.03.09 PM Sempre quis correr, mas achava que era incapaz por n motivos que eu já listei aqui nesse post onde falo sobre o que aprendi com a minha primeira prova de corrida. No começo eu não corria nem 200 metros porque não tinha fôlego…

Vida nova, enfim!

Mas agora já estou correndo meus 10k no sub-60′, sem dores no joelho, e com a capacidade respiratória melhorada em 100000% (não curei a asma, mas hoje ela não me limita tanto mais). E já tenho até 3 provas-alvo em um planejamento macro:

Nesse meio tempo, também comecei a fazer treinamento funcional com foco em fortalecimento muscular com a GO e minhas pernas já estão bem fortes. A esquerda atrofiou uns 2,5cm em comparação à esquerda, mas agora ela já tem até um “musclinho” saltando quando forço e essa diferença está diminuindo. É muita felicidade!

Ah, abandonei a musculação por falta de afinidade mesmo. Depois que comecei a me exercitar ao ar livre com a GO, acho difícil voltar a frequentar uma academia fechada. Não que eu nunca mais vá voltar a frequentar uma gym, mas AGORA não sinto vontade. E com uma rotina prazerosa de treinos, lancei a #missãocorrerdetop pra me divertir no instagram (usa a hashtag pra eu curtir suas fotos e aproveita e já me segue lá: @ticianetoledo), engatilhei numa dieta que também me deixa bem feliz  e saudável (relembre aqui) e agora estou muito próxima de atingir meu objetivo de emagrecimento! Em janeiro, eu voltei a pesar 76kg e hoje estou nos 66kg, e baixando cada vez mais (a % de gordura corporal também! Esse é o foco!).

Em março, minha primeira prova: 4k em 27'06. Em junho, minha 4ª prova de corrida: 5k em 27'46".

Em março, minha primeira prova: 4k em 27’06. Em junho, minha 4ª prova de corrida: 5k em 27’46”.

Com uma vida muito mais FIT, saudável e feliz, só posso desejar que venham MUITOS quilômetros e desafios pela frente! ❤️

240 Comments

  • nathalia

    November 29, 11 2014 09:09:12

    Me ajuda! Com 5 meses de cirurgia lca eu torci denovo . Estou com dor p esticar . Oq vc acha?! Gostei do seu blog .

    • Ticiane Toledo

      November 30, 11 2014 04:24:11

      Oi, Nathalia. Tudo bom? Que bom que gostou do blog, fico feliz 🙂

      Sobre a sua torção, procure seu ortopedista o quanto antes! Talvez não seja nada grave, mas se está com dor pra fazer movimentos básicos, vale a pena dar uma investigada porque não é normal. Você ainda tá fazendo fisio?

      Cuide-se, mulher! Dá bobeira não.

    • Alessandro

      February 11, 02 2015 08:15:51

      Bom dia,
      Muito bom seu blog, tb fiz cirurgia de lca a 4 meses e tb tive lesão no menisco. Já estou caminhando e fazendo reforço muscular, mas ainda sinto um pouco o menisco o que vc acha?. Dizem que o menisco sempre dói mesmo.

      • Ticiane Toledo

        February 11, 02 2015 05:05:17

        Oi, Alessandro, tudo bom?

        Sua cirurgia é bem recente. Eu com 4 meses também ainda sentia desconforto e dores em alguns momentos, ou em alguns movimentos. É normal, viu? Não posso dizer nada clinicamente porque não sou fisio nem ortopedista, mas se você estiver inseguro com relação a isso, bata um papo com o seu médico e também com seu fisioterapeuta. Com certeza eles vão poder tirar todas as suas dúvidas de acordo com as especificidades do seu quadro =)

        Melhoras rápidas!

        • Alessandro

          February 12, 02 2015 02:12:52

          Obrigado Ticiane,
          Fico mais tranquilo pq é um desconforto bem pequeno e já estou praticando algumas atividades tipo caminhada e corridas leves e reforço muscular. Valeu pelas orientações e qualquer dúvida procuro meu médidco. abração

          • Ticiane Toledo

            February 19, 02 2015 10:44:47

            Que legal, Alessandro! Fico feliz em saber que já esteja evoluindo assim tão bem. E vai continuar melhorando daqui pra frente, você vai ver! Sucesso na recuperação =)

    • Silvio Delfim de Souza

      June 10, 06 2015 05:07:17

      Operei meu joelho e estava pesquisando sobre pós operatório! E achei sua história, ai fui lendo, lendo, lendo, quando chega no final! Ahh vahh!!kkk eh VC ticiii..kkkkk chorei de rir.. Kkkk valeu por compartilhar sua experiência!! Grande beijo!!

      • Ticiane Toledo

        June 12, 06 2015 10:29:21

        Hahahahahaha que mundo pequeno, Silvio!!! Esse post bombou de uma maneira que eu não esperava! Fico feliz que tenha chegado até ele e espero que tenha te ajudado =) Melhoras, querido!

  • Juliana

    December 02, 12 2014 12:25:20

    Meu Deus!!!! Impossível… Sua história Eh quase parecida cm a minha, porém cm algumas diferenças: o meu foi o direito mas não precisei operar o menisco, machuquei exatamente num chute desse jeito na aula de muay, e o “médico” apenas disse q era uma lesão e não era nada grave!!!! Ou seja, confiei na palavra dele e fiquei cm o joelho ruim por 1 ano e meio e nesse tempo sem atividade física.. Engordei e dai decidi voltar P fazer Atividade e nesse tempo procurei outro e logo ele constatou q fosse mas antes queria confirmar na ressonância, dito e feito! Era LCA … Fiz a cirurgia esse ano em fevereiro e agora está 100% e voltei P atividade,mas estou faZendo os treinamentos funcionais!! Logo logo eliminarei estes Kilos…. Bjooo

    • Ticiane Toledo

      December 02, 12 2014 02:10:31

      Julianaaaaa! Você é tipo minha gêmea num universo paralelo então? Hahahaha Que engraçado! Super coincidência MESMO que nossas histórias sejam tão parecidas. Continue firme e forte no fortalecimento e não deixe JAMAIS isso de lado. Tem que ser prioridade. O lado bom é que fortalecer os músculos vai te ajudar não só a proteger o joelho, mas também a emagrecer (http://vidafit.com.br/blog/musculacao-para-emagrecer/) e eliminar esses quilinhos aí que você quer mandar pro espaço! E depois quando você quiser, o Vida Fit tá de portas abertas pra você contar a sua história, viu? Beijão e obrigada pelo recado 🙂

  • Jéssika

    December 04, 12 2014 08:34:13

    Olá!!
    Adivinha também fiz essa cirurgia, na verdade a uns 7 anos atrás. Recentemente ele voltou a dar umas dorezinhas e tal rsrs. Mas eu amei a postagem, me emocionei quando você descreve a dor que sentia enquanto tinha que fazer o exercício de dobrar a perna. Ahhhh quanto choro kkk. Mas eu tenho uma duvida, quero praticar boxe e não tenho certeza se posso voltar a praticar. O que você acha??

    • Ticiane Toledo

      December 04, 12 2014 03:04:00

      Oi, Jéssika! Tudo bom? Mais uma companheira de LCA. Bem-vinda ao clube! <3 hahah

      Que bom que gostou do post. Eu também me emociono cada vez que releio, sabia? Só de lembrar de todo o processo, de cada choro na fisioterapia... Mas o que importa é que agora estamos bem, né?

      Sobre o boxe, a minha opinião é a mesma sobre todas as atividades, Jé: se você estiver com as pernas fortalecidas, manda ver! Se não estiver, já começa um trabalho muscular antes de partir pro impacto mais bruto. Acho que o boxe em especial não vai ter tanto problema porque ele tem a parte cardio, mas não tem chutes e rotações bruscas dos joelhos, como é o caso do Kickboxe. Mas de qualquer forma é bom prevenir. Nunca se sabe. Depois me conta o que decidiu 🙂

  • Denis de Brito

    December 12, 12 2014 03:29:38

    Olá, gostei do seu blog, há pouco mais de 2 anos sofri uma lesão muito séria treinando jiu-jitsu, fiquei engessado, enfim, não foi cirurgica. Neste meio tempo engordei muito quase 20kg. Mas já estava melhor treinando e tals, e um dia jogando futebol ouvi o tão temido estalo, mas o meu não doeu , não ficou roxo, senti falseio na hora, depois tudo normal, mas sempre ao precisar correr, ou forçar sentia uma sensação ruim(não chegava a ser falseio) e dores suportaveis, Fiz ressonancia LCA rompido, cirurgia marcada para dia 14/01/15, estou com muito medo pois passei muitas dores, muitas mesmo na fisioterapia na minha outra lesão. O seu joelho demorou muito para flexionar. Da outra vez eu demorei umas 25 sessões só de flexão. Me disseram que como não fica engessado é um pouco mais rápido, porém tao dolorido quanto. Muito bom seu blog!

    • Ticiane Toledo

      December 15, 12 2014 07:32:49

      Oi, Denis! Tudo bom?

      Obrigada pela visita, pelo comentário e por ter curtido o blog. Fico feliz 🙂

      Então, o meu demorou pra flexionar porque deu artofibrose 🙁 Fui sorteada, infelizmente, rs. Mas deu tudo certo! Agora tô ótima já. Com você vai ser a mesma coisa, você vai ver: vai dar tudo SUPER certo na sua cirurgia e na reabilitação também. Não vai ser gostoso, mas depois que receber alta e voltar às suas atividades, vai ver como tudo valeu a pena. Depois mande notícias da sua cirurgia e da recuperação, viu? Qualquer coisa tô por aqui. Abs!

  • Eduardo Rodrigues

    December 13, 12 2014 01:56:24

    Ticiane, parabéns pelo blog, show de bola… fiz a cirurgia a 08 dias atrás (05/12/14)… a batata da perna dói demais, mas mesmo assim meu médico pede para eu forçar os músculos da coxa, esticar a perna, andar com uma muleta apenas… o inchaço e o roxo na perna preocupa, mas ele diz que é normal, então tem que fazer né (dói na alma isso aqui, rsrsrsrs)…… meu problema se deu jogando bola, quando o goleiro saiu do gol e veio diretamente em minha perna de apoio (presa ao chão), o joelho dobrou pra dentro (já viu isso?) a preocupação maior foi quando o médico viu e disse “CARA, O MENISCO TEVE LESÃO, MAS VAMOS VER O QUE FAZER QUANDO FIZERMOS A CIRURGIA”… porém no dia seguinte a cirurgia, ele foi me dar alta do hospital e disse que só fez um “negócinho” no menisco, sem maiores problemas…………. mas é uma lesão bem complicada, onde o processo como um todo deixa medo de novas lesões no futuro (pois ainda tenho outro joelho novinho em folha, rsrsrsrs), mas se DEUS quiser essa será a única experiência para todos nós que sofremos uma vez com isso.

    Forte abraço, parabéns pelo blog (mais uma vez) e que DEUS abençoe!

    • Ticiane Toledo

      December 15, 12 2014 09:12:20

      Oi, Eduardo! Sua cirurgia tá fresquinha 🙂

      Olha, esse hematoma todo é normal, viu? Eu também fiquei apavorada conforme foi se espalhando pela perna, mas é natural e daqui a uns dias você não vai nem se lembrar dos roxos. Quanto à dor, fica bem dolorido mesmo, mas o importante é se mexer pra evitar fibrose (que nem eu tive) e minimizar a perda muscular (se a gente não usa o músculo, atrofia). Eu também fico super com receio de novas lesões, não apenas no joelho mas em qualquer parte do corpo, mas pense que por um lado isso é muito bom: a gente passa a redobrar nossa consciência corporal e a ter mais cuidado com as nossas atividades. Minha ortopedista me disse semana passada que o trabalho de fortalecimento é pra sempre, principalmente porque a gente não tem mais o joelho “original de fábrica”, então precisamos ter um mecanismo mais eficiente de proteção. Mas ó, tente não encanar com isso se não você vai deixar de jogar futebol e fazer outras atividades que você gosta por medo. Apenas tenha em mente que sua responsabilidade consigo mesmo é o fortalecimento da sua musculatura – e isso serve pro corpo todo, não apenas pro joelho. Aos poucos, sua confiança vai voltar!

      Ah! Eu voltei a fazer fisioterapia, mas agora com outro foco: correção de gesto motor da corrida e prevenção contra lesões (corrida é batata pra gente se lesionar se não se cuidar). Fiz post sobre isso também: http://vidafit.com.br/blog/fisioterapia-preventiva-cuidados-pra-evitar-lesoes-no-esporte/ Espero que te ajude também!

      Mande notícias da sua recuperação! Beijo e obrigada pela visita novamente 🙂

  • Fabíola Maria

    December 17, 12 2014 07:18:27

    Adoreiii seus comentários, dá mais confiança e esperança que tudo vai passar. Fiz a cirurgia de LCA no dia 9/12 e nossa tá doendo muito. Comecei a fisioterapia hoje dia 17, só aqueles choques e infravermelho. Não consigo mexer nada ainda , só muita dor e umas manchas amareladas e inchaço. As vezes fico com medo que não vai passar que não tá normal, mas lendo aqui acho que é assim mesmo. Espero logo melhor e venho aqui comemorar!!!!!

    • Ticiane Toledo

      December 18, 12 2014 04:41:27

      Fabíola, não desanime não, viu? Vai passar SIMMMM e com certeza você vai vir me contar aqui depois que já tá dando piruetas e cambalhotas por aí. Esse incômodo inicial é chato, mas é comum. Eu também sofri bastante, mas veja só, cá estou correndo e super feliz. Qualquer coisa, conta comigo também 🙂 Beijocas e melhoras rápidas pra você!

  • Ana Flávia

    December 19, 12 2014 04:37:44

    Oi ticiane, adorei o que li. Eu também fiz essa cirurgia, a minha foi somente de lca mesmo, já se passaram 8 meses, e eu sinto estralos, dores de vez em quando, e ainda não tenho tanta firmeza como gostaria de ter. Fiz fisio, e agora estou na academia, voltei a correr tb mas sempre com um pouco de medo. Vc acha que quem faz essa cirurgia não volta ao normal? A cada dia que passa me desanimo mais e mais, amo usar salto, mas ainda não posso usa-lo. Você, depois de 12 meses, voltou a fazer tudo que fazia antes? sem medo?

    • Ticiane Toledo

      December 23, 12 2014 07:29:20

      Oi, Ana Flávia! tudo bom? Que bom que gostou do post!

      8 meses ainda é recente! É natural ter medo e mais natural ainda que seu joelho e a musculatura não estejam 100% ainda, viu? Invista FORTE no fortalecimento que vai dar tudo certo! Sobre voltar ao normal, volta sim, mas nunca vai ser igual a um joelho “original de fábrica”, sabe? E isso não significa que seja ruim. Apenas que você vai precisar dar mais atenção a ele (fortalecimento como te disse). Falo por mim mesma. Agora em novembro eu voltei a sentir dores no joelho quando aumentei minha carga de treinos (muito volume de corrida + ciclismo) e o fortalecimento muscular não foi aumentado na mesma proporção. Então eu tenho consciência de que fui eu quem causei isso, sabe? E não meu joelho que surtou do nada. haha Hoje eu sou muito mais ativa e faço muito mais coisas do que eu fazia quando eu tinha o joelho intacto, não sei se sou muito parâmetro pra isso. Quanto a salto alto, eu uso hoje normalmente, mas confesso que depois de tanto tempo sem usar, não me ligo mais tanto nisso. Sou da turma do conforto agora, e uso só quando é necessário mesmo.

      Melhoras rápidas pra você, Ana! Qualquer coisa tô por aqui! Beijos

  • Edgar

    December 25, 12 2014 07:18:56

    Olá
    Também fiz a cirurgia de lca a 22 dias. Criei um grupo no WhatsApp para podermos trocar esperiencias por favor ajudem a divulgar o número é 062 81437483

    • Ticiane Toledo

      January 06, 01 2015 09:36:06

      Bacana! Boa recuperação pra você e pro grupo! 😀

    • roberto ferreira

      March 26, 03 2015 10:11:20

      Gostaria que me colocassem em um grupo de lca. Estou prestes a fazer, acredito que seria importante.

      • Ticiane Toledo

        March 31, 03 2015 11:47:27

        Oi, Roberto, tudo bom? Por enquanto, não criei nenhum grupo relacionado a LCA por falta de tempo de cuidar da mediação mesmo, me desculpe =( Mas qualquer coisa estou por aqui, ok? Boa recuperação!

  • Érica Martins

    January 05, 01 2015 10:10:07

    Olá Ticiane! Parabéns pela iniciativa de compartilhar sua experiência, realmente esclarece algumas dúvidas e dá uma segurança maior pra quem vai percorrer esse caminho. Nunca busquei me exercitar mesmo tendo diabetes, e, como era provável, em uma inocente brincadeira de “bobinho” no futebol o LCA foi rompido. Passado quase um ano, minha cirurgia está marcada pro dia 15/01 e acho que eu estava otimista demais esperando uma recuperação milagrosa em poucos meses. Pelos comentários e seus conselhos, acredito que terei de cultivar novos hábitos com intensa dedicação! Obrigada pelas dicas, espero em breve poder partilhar a mesma alegria que você demonstra agora!

    • Ticiane Toledo

      January 08, 01 2015 09:00:46

      Oi, Érica! Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Nunca é tarde pra mudar os hábitos, sabe? Talvez essa lesão tenha vindo como um sinal ou até mesmo um pontapé inicial pra você começar a se exercitar e cuidar mais da sua saúde =) E muito em breve você vai sim estar muito feliz e saudável, assim como eu. Boa cirurgia e melhoras rápidas! Qualquer coisa tô por aqui =)

  • Ana

    January 18, 01 2015 01:29:10

    Obrigada pelo post, muito informativo! Em menos de 24h estarei passando pela mesma cirurgia, pois rompi o LCA em maio de 2014. Já fiz algo em torno de 50 sessões de fisioterapia, algumas assim que machuquei, outras nos últimos meses, em preparação para a cirurgia. E não posso mentir, tem dia que não dá nenhuma vontade de ir… Mas temos que persistir, para no final dessa luta poder voltar aos esportes ou atividades que amamos, né?

    • Ticiane Toledo

      January 19, 01 2015 08:55:45

      Ana, que bom que o post foi útil! Fico feliz. E fique tranquila que vai correr tudo bem, viu? Durante e depois do procedimento. A fisio, como você disse, tem dias que cansa, que a gente não quer ir, mas se a gente quer melhorar a ficar 100%, não tem como – não dá pra pular essa etapa, que é importantíssima pra nossa recuperação. Vai que vai, e vai na fé! Mande notícias do seu pós-operatório, e qqr coisa tô por aqui. BEIJO!

  • rafaela

    January 30, 01 2015 10:23:33

    Que legal seu blog .. Operei o LCA ha 3 meses e ate agora só pude faz 20 sessões de fisio porque tenho uma bebe e não tenho com quem deixar .. Estou super preocupada porque eu ainda to mancando muito, não quero perder a cirurgia que eu fiz.. Tem alguma dica que exercício pra fazer em casa ? Obrigado

    • Ticiane Toledo

      February 01, 02 2015 09:07:58

      Oi, Rafa! Tudo bom? Que bom que curtiu o blog, é tudo feito com muito carinho <3

      Não tem jeito, gata. Tem que dar um jeitinho pra conseguir cuidar do pós-operatório. Eu não posso passar dicas de exercícios assim aleatoriamente, mas prometo que nos próximos dias vou fazer um post com sugestões/orientações da minha fisioterapeuta e do meu treinador, tá? Especialmente pra você! Fica de olho! Beijo

  • Tássia Barreto

    February 09, 02 2015 08:51:52

    Olá, amei seu blog. Também fiz cirurgia de rlca e os meniscos em Setembro/2014.Tenho quase 5 meses de pós- operatório. Machuquei jogando flag football, pisei em um buraco quando estava correndo e torci. Após a cirurgia, fiquei um mês sem por o pé no chão por orientação do ortopedista. Passado esse mês, ele me encaminhou para hidroginástica (essa esta sendo minha fisioterapia).Já tem alguns dias que eu estou andando melhor, quase não manco, mas se forço o joelho da aquela falseada e tenho dificuldade de dobrar a perna para trás. É bom saber que vc esta correndo normal, isso me alivia, pois meu esporte se baseia em corrida rsrsrsrsrsrs. Gostaria de saber quanto tempo demorou para sumir de vez o inchaço e se vc passou alguma coisa na cicatriz para deixar clara. Gostei muito dos conselhos principalmente em relação ao peso, pois como algumas disseram nos post acima, tb engordei 🙁 ( na verdade foram 6kh). Espero melhorar logo, e voltar a praticar meu esporte favorito !!!!

    • Ticiane Toledo

      February 10, 02 2015 07:14:34

      Oi, Tássia! Que bom que curtiu o blog <3

      Sua cirurgia é super recente, então é natural essa falseada no joelho (mais por insegurança sua e fraqueza muscular, porque na verdade agora o seu joelho tá estável com o enxerto) e a dificuldade na flexão também (essa é uma das coisas que a gente mais precisa trabalhar, viu? Pq exige calma, e precisamos dar um UP na força do posterior da coxa, que aliás, agora vai ser seu melhor amigo e você vai precisar cuidar muito bem dele rsrs).

      O inchaço eu não me recordo em quanto tempo diminuiu, mas levou um tempinho, viu? Lembro que quando eu tinha recebido alta da fisioterapia, eu ainda tava com ele inchadinho. Lógico que isso varia de pessoa pra pessoa, mas eu ainda sinto que meu joelho ainda não perdeu totalmente o aspecto "batata" até hoje. Algumas vezes, se eu exagero nos impactos, ele incha um pouco ainda, mas é difícil acontecer =) Sobre a cicatriz, eu não passei nada não. Só evitei tomar sol na região da cicatriz por alguns meses.

      E sobre ganhar peso, é, isso tem que cuidar muuuiiito. Principalmente quem era bem ativo antes da cirurgia e tinha refeições mais "fartas" por necessidade física 🙁 Mas logo logo você vai voltar ao seu esporte e vai eliminar esses extras aí! Tenho certeza!

  • carla

    February 16, 02 2015 10:15:04

    olá, adorei a sua história 🙂
    fiz a cirurgia na passada quinta (12.02.2015) ao ligamento cruzado anterior e menisco interno, estou agora em casa em recuperação, ainda estou um bocado imóvel na perna, não consigo dobrar muito o joelho, vou tentando fazer uns exercícios básicos que me indicaram na clínica mas dói sempre, é normal, estou dependente das pessoas que é o mais difícil por agora.
    será que me pode dar alguns conselhos, para os próximos dias e meses nesta minha missão.
    obrigada e continuação

    • Ticiane Toledo

      February 19, 02 2015 10:42:10

      Oi, Carla! Tudo bom? Que bom que curtiu a minha vida como ela é hahah

      Essa dificuldade em estender ou flexionar o joelho é super comum nesse início viu? Afinal de contas, vc passou por um procedimento cirúrgico, por menos invasivo que seja hoje em dia. Vai doer sim, e vai continuar doendo por alguns meses ainda, mas cada estágio da recuperação é uma dor diferente. No início dói tudo, depois a dor fica restrita ao movimento de flexão por exemplo. Até que depois você vai se recuperar full e, se Deus quiser e se vc cuidar direitinho, não vai mais sentir dores limitantes =) Hoje eu ainda tenho dores em alguns momentos e em novembro passado cheguei a ficar umas 3 semanas ausente dos treinos porque excedi o aeróbico sem aumentar o fortalecimento muscular pra aguentar o tranco. Então tem dessas, temos que ficar super atentas a isso: fortalecimento agora é regra na sua vida. Sem preguiça, sem dó, sem medo de ser feliz. É isso que vai te ajudar a se recuperar e voltar a ter uma vida normal, ativa e MUITO feliz com o joelho “novo”.

      Se tiver qualquer dúvida, eu to por aqui à disposição pra ajudar como puder, tá? Melhoras rápidas pra você, querida!

  • Julio

    March 03, 03 2015 10:10:23

    Olá Ticiane, tudo bem?
    Li todo seu blog e alguns cometários, achei muito interessante e uma ótima idéia da sua parte. Se puder esclarecer uma dúvida, agradeceria muito. Bom, fiz uma reconstrução de LCA em 10/2013, ou seja, já fazem 1 ano e 5 meses. Minha lesão aconteceu jogando futebol de campo, em um movimento de girar o corpo, torci o joelho, não ouvi nenhum estralo, mas tive falseios no joelho após a lesão. Após 3 consultas médicas resolvi fazer a cirurgia. Enfim, hoje pratico futebol de campo com a mesma freqüência de antes da lesão, 3x por semana, e mais, pratico corrida também, 2x por semana, estou me sentindo muito bem fisicamente. Porém em alguns momentos quando jogo futebol, principalmente em jogos mais competitivos, sinto um leve incomodo no joelho bem constante, que só passa quando no dia seguinte, quando fico movimentando o joelho até ouvir um pequeno estalo, ai parece que o joelho volta ao normal e não sinto mais o incomodo. Vc acha que deve ser algo um pouco grave? Devo ir ao médico novamente? Bom após 8 meses da cirurgia voltei ao médico com uma nova ressonância ele falou que estava tudo bem.
    Muito obrigado por compartilhar essas informações Tici.

    • Ticiane Toledo

      March 03, 03 2015 12:15:06

      Oi, Julio! Tudo bom?
      Que bom que curtiu o blog, fico feliz! =)

      Eu não sou fisio nem ortopedista, então não posso dar nenhum parecer técnico sobre seu caso, mas eu tive algo parecido com isso que vc me relatou no ano passado, quando tentei me lançar no duathlon. Pela sobrecarga de atividades, voltei a sentir dores que incomodavam bastante a ponto de não conseguir correr e fui procurar minha ortopedista. Os exames não mostraram nada, então supomos que foi uma inflamação devido à sobrecarga de atividades aeróbicas que não teve o fortalecimento muscular adequado. Você faz musculação ou algo do tipo pra fortalecer a musculatura? Nós, que passamos por esse procedimento, temos que ter a consciência de que fortalecimento é pra sempre até o último dia de nossas vidas porque temos que ter músculos fortes para não correr mais riscos nem sentir dores (afinal de contas, tiraram um tendão nosso pra fazer um novo ligamento – ou seja, precisamos “repor” essa estrutura que foi remanejada, digamos assim).

      Os estalidos muito provavelmente você vai ter pra sempre. É normal. Eu também tenho, e em alguns momentos mais frequentes do que outros. Acho que o sinal vermelho deve acender em dois momentos: se houver inchaço ou dores limitantes (aquelas que você não consegue fazer nada, nem correr ou sente dor até mesmo ao caminhar, sabe?). De resto, foca no trabalho muscular pra acompanhar essa sua rotina de atividades de alto impacto (futebol e corrida). Isso é essencial e aposto que qualquer educador físico/fisioterapeuta/ortopedista vai te orientar o mesmo =)

      Mas se você estiver inseguro, não hesite em procurar seu médico, ok? Não custa nada, nem que seja pra tirar suas dúvidas e medos. Grande abraço e obrigada pela confiança em compartilhar sua história comigo!

  • Julio

    March 04, 03 2015 10:24:57

    Muito bom Ticiane, obrigado pelas informações. Acho que vc tem bastante conhecimento no assunto, obrigado.

    Vc acha que além da corrida e futebol, que normalmente totalizam 4x por semana, seria necessário fazer mais 1 dia de musculação? Não gostaria de pegar muito peso nas pernas para não prejudicar o joelho. O que vc acha?

    Abraços!!!

    • Ticiane Toledo

      March 05, 03 2015 11:56:08

      Obrigada, Julio! Grande parte do meu conhecimento é muito da experiência que passei mesmo, mas como cada caso é um caso, é preciso ter cuidado e buscar orientação específica pras suas particularidades =)

      Bom, sobre pegar peso e afetar o joelho, eu acho que você só vai se machucar se fizer a execução do movimento errada e/ou sobrecarregar no peso. Como estamos falando de reabilitação e fortalecimento, não necessariamente você vai fazer um treino pesado de hipertrofia, entendeu? Você só precisa usar o peso necessário que vai te ajudar a fortalecer e recuperar/garantir a funcionalidade das articulações. Se você falar com seu ortopedista, ele pode te orientar melhor sobre isso. E um bom treinador também pode te passar uma série bacana com esse objetivo. Só acho que musculação 1x na semana não vai resolver muito porque seu esforço aeróbico e de alto impacto é MUITO maior que isso, entendeu? O trabalho muscular precisa acompanhar o seu trabalho aeróbico – até mesmo porque estamos falando de atividades (corrida e futebol) de grande impacto e alto risco de torções e outras lesões (principalmente o futebol, né?).

      Se eu fosse você, me comprometeria com musculação umas 3x na semana com um treino orientado a garantir a saúde das articulações mesmo. E lembre-se que você não precisa apenas garantir a estabilidade das pernas, ok? Fortalecer e estabilizar o tronco é importantíssimo pra qualquer esporte. Falo isso porque tenho feito um trabalho de fisioterapia focado nisso pra garantir que não vou me lesionar correndo nem fazendo nenhum outro esporte (tem post sobre isso aqui no blog, depois procura pra ver melhor do que eu to falando).

      E desculpe escrever demais! Me empolgo falando sobre isso. hahah Abração!

      • Julio

        May 05, 05 2015 09:15:17

        Oi Ticiane, bom dia!
        Bom vou direto ao assunto, após orientações suas fui ao médico que me operou há 1 ano e 6 meses, ele falou que minha musculatura da perna está ótima, não preciso fazer musculação, mas devido ao incomodo vou fazer uma ressonância magnética. Acontece que com a mudança de tempo agora, começo do outono, estou sentindo muitas dores, principalmente na parte de trás do joelho, quando fico com a perna dobrada por mais de 30 minutos, por exemplo dirigindo no carro, ao me levantar e esticar a perna, sinto muitas dores, fico até mancando um pouco, mas sempre quando estico bem a perna, como se não conseguisse alongar a perna logo após dirigir. Mas depois de alguns minutinhos passa e volta ao normal. Voce tem alguma idéia do que pode ser? Seria um começo de fibrose?

        • Ticiane Toledo

          May 05, 05 2015 05:17:38

          Oi, Julio! Olha, eu acho difícil que seja fibrose com 1 ano e 6 meses de cirurgia, viu? Eu acho que é normal pelo frio. Ano passado, no inverno, eu não cheguei a sentir dores no joelho, mas sentia que ele demorava mais pra responder, sabe? Precisava aquecer mais do que o habitual. É bom ficar de olho, mas sem neuras. Você vai fazer a ressonância ainda né? Então aguarde o resultado pra ver certinho junto com o seu médico. Enquanto isso, continue se cuidando que você tá indo muito bem! Ah, e depois me conte o que deu a ressonância! Tô torcendo por você!

  • Deise

    March 09, 03 2015 08:43:43

    Boa noite Ticiane,

    Fiz minha cirurgia no último dia 05/03 estou preocupada por que não sinto tanta dor e só fazem 4 dias claro que tenho caminhado só em casa e com a muleta.
    Acho que o médico me achou meio doidinha por que estou com a tala só no sábado senti um estalo no joelho e estou com medo de ter dado algo errado.
    Tenho retorno dia 11/03 e acredito que já vou tirar esse pano todo do joelho.
    A pergunta é será que é normal não sentir tanta dor no 4 dia?

    • Ticiane Toledo

      March 17, 03 2015 08:22:07

      Oi, Deise! Tudo bom, querida? Eu fiquei que nem você quando fiz a cirurgia, apavorada a cada estalido hahaha Mas é normal viu? É normal não sentir dor SIM. Eu senti dor, mas nem foi tanta. Dava pra controlar usando a boa e velha Novalgina. A dor em si é mais nos movimentos de extensão e flexão do joelho mesmo. E se não sentir dor nem nesses momentos, levante as mãos aos céus e agradeça! hahah Ótima recuperação pra você! Mande notícias =)

  • Eric

    March 11, 03 2015 05:45:26

    Oi Taciane, tudo bem?
    Parabens por ter passado muito bem por tudo isso e por compartilhar sua experiencia, que com certeza da uma grande luz para todos que passam por isso, que eh o meu caso tambem rs.
    Bom, eu moro nos EUA, tive uma torcao de joelho muito forte ha quase um ano. Uma torcao onde senti um estalo e cai no chao na hora com muita dor. Fiquei 1-2 semanas com meu joelho inchado e com dores. Acredito, que apos 1 mes, eu estava bem de novo, nao sentia nenhuma dor, podia correr, andar, qualquer coisa. uma vida normal. Porem, todo tipo de atividade fisica que eu fazio/faco, tem que sem em linha reta, nao posso mudar a direcao, ou colocar peso do meu corpo em uma direcao diagonal por exemplo, que eu sinto o estalo novamente, com muita dor, inchaco por uns 2-3 dias e depois tudo volta ao normal.
    Nao fui ao medico neste periodo porque eu nao tinha convenio medico aqui, e eh impossivel ir ao medico neste pais sem convenio. Ha um mes, eu consegui finalmente meu convenio medico e agora posso ir ao medico.
    Estive esse tempo todo pensando que fosse um problema no meu minisco, que por tudo que eu li e pessoas que conversei, batia com os sintomas que eu estava tendo, mas estou comecando a suspeitar de problema no ligamento, mesmo que algumas coisas que vc passou sejam um pouco diferente das minhas..
    fui ao medico ontem, so para uma conversa e um exame rapido com especialista, antes do MRI (ressonancia) e o medico disse que poderia ser minisco, ACL ou ate ambos.
    O que me intriga, eh que eu nao sinto dor nenhuma no joelho, a nao ser que eu sinto a torcao de novo, quando faco algo de mais impacto e que requer um movimento lateral ou diagonal…
    Nao sei se vc ou alguem teria algo a me dizer ou aconselhar.
    Em 10 dias, eu tenho marcado medico para a ressonancia magnetica…mas estou muito frustado por estar imaginando que pode ser meu ligamento e nao o menisco, sabendo que a cirurgua de meninsco eh muito simples e de realmente rapida recuperacao.

    Um abraco, e parabens novamente pelo que tem feito.

    • Ticiane Toledo

      March 17, 03 2015 08:24:39

      Oi, Eric! tudo bom? Nossa, imagino como deve ser ruim se machucar longe de casa e num país que não é o nosso =( Mas tenho certeza que você vai ficar bem! Você chegou a fazer a ressonância já??
      Olha, o que eu poderia te dizer é pra você não antecipar o sofrimento. Tem que ver certinho o que houve. Se foi só menisco, ótimo. Se foi ligamento, não se preocupe. A recuperação é chatinha mas não é nada insuportável ou limitante, viu? Só vai exigir um pouco mais de paciência e cuidados da sua parte. De qualquer forma, não sofra antes do tempo! Qualquer coisa que precisar, estou por aqui =) Mande notícias e fique bem!

  • ricardo rapoport

    March 25, 03 2015 09:04:00

    Oi Ticiane, li com atenção teu blog e achei super interesante, pois estou para tomar uma decisão. Tenho um problema no menisco, e não quero operar. Estou conseguindo correr, mas sem a intensidade de antes, pois quando aumento a KM é quando sinto no dia seguinte. O que fazer? Conheces casos de pessoas que fizeram a cirurgia e continuaram a correr meia maratona e maratona. São provas de intensidade, e não quero perder o condicionamento que tenho, nem a resistência. Estou apavorado com o que vem acontecendo comigo.
    O que achas?

    • Ticiane Toledo

      March 31, 03 2015 11:45:37

      Oi, Ricardo! Tudo bom?
      Olha, esse tipo de lesão até onde sei é aquela que a gente pode conviver a vida inteira com ela, fazendo apenas os tratamentos convencionais (fisioterapia, controle da dor etc). É lógico que cada caso é um caso, mas se eu pudesse te dar um conselho, eu te diria para operar de uma vez. Isso porque a recuperação do menisco é muito mais rápida e indolor que a de um LCA, por exemplo, que foi meu caso. Não tenho dúvidas de que fazendo a reabilitação certinha você vai voltar a correr muito em breve e com muito mais qualidade. Vai ter que voltar a fazer os treinos de base, mas ainda bem que nosso corpo tem memória, e tudo o que você conquistou até hoje não será perdido. Pode ser que você perca um pouco do cardio, mas, olha, por experiência própria posso te dizer que isso a gente recupera rapidinho de novo =) Espero ter ajudado, querido! Depois me conte o que decidiu. De qualquer forma, estou na torcida por você!

  • edilson

    March 28, 03 2015 02:59:29

    ola me chamo edilson, fiz minha cirurgia dia 19/03/2015 hoje e dia 28/03/2015, nao estou sentindo dor, so do lado interno do joelho eu sinto quente e formigando, mas doi um pouco quando estou fazendo exercicios em casa conta propria, e tem alguns roxos, estou dobrando o joelho 90 graus, mas o que me preocupa e essaquentura, vc sentiu isso

    • Ticiane Toledo

      March 31, 03 2015 11:35:52

      Oi, Edilson! Tudo bom? O meu joelho esquentava um pouco sim, mas nada anormal, apenas um processo natural mesmo do pós-operatório e dos exercícios. Se você estiver inseguro quanto a isso, converse com seu fisioterapeuta e com seu ortopedista. Não hesite em tirar dúvidas com eles, ok? =) Força na peruca e melhoras rápidas pra você!

  • Bruno

    April 03, 04 2015 10:40:01

    Meu deus, achei um post que pra mim vai servir de exemplo, muito bacana sua atitude de contar cada fase do seu pós operatório e outra está até hoje aqui contando e respondendo a galera. Também rompi o ligamento cruzado anterior do joelho direito jogando futebol :-(, nunca jogo e quando resolvo jogar acontece isso é incrível rs, sou praticante de musculação e estava me preparando para estreiar no fisiculturismo ainda este ano, e quando estava chegando no meu melhor corpo aconteceu isso :-(, enfim rompi no dia 08/03 e minha cirurgia foi agora dia 30/03, ate agora creio que está tudo normal, só senti fortes dores no joelho no primeiro dia e venho sentindo fortes dores de cabeça, creio que pela redução de rotina e alimentação, pois me alimento de 2 em 2hr e sempre estou ativo, trabalhando, treinando e etc, isso me deixa muito nervoso por não poder fazer, creio que essa mudança de rotina tenha me trazido as dores de cabeça.. Até agora tudo ok, estou ainda com o joelho enfaixado e fazendo os primeiros movimentos do pós que é a extensão total e etc, mais não vejo a hora de tirar essa faixa do joelho viu( oooh coisa ruim) creio que no meu retorno na próxima segunda feira já retire isso e eu me aacostume logo com essa rotina controversa de ficar entocado rsrs, mais vlw pelo post, ajudando a gente mesmo todo esse relato.

    • Ticiane Toledo

      April 09, 04 2015 11:06:42

      Oi Bruno, tudo bom? Qu bom que curtiu o post e o meu relato! Fico feliz! Obrigada =)
      Os primeiros dias de pós-operatório são os mais chatos, mas conforme as sessões de fisio vão rolando, a melhora é bem rápida se a gente se compromete a fazer tudo direito sem economizar. E pelo seu perfil, você é bem disciplinado: ou seja, vai tirar de letra tudo isso e vai voltar a treinar rapidinho! Mande notícias da sua reabilitação! Qualquer coisa tô por aqui =) Beijo!

  • André

    April 06, 04 2015 05:17:11

    Recebi a noticia que terei que operar, estou com medo, pois fui aprovado em um concurso publico da esfera de segurança pública… isso pode me atrapalhar a correr????? Parabéns pelo site!!!

    • Ticiane Toledo

      April 09, 04 2015 11:03:41

      Oi, Andre, tudo bom? Obrigada pela visita e pelo comentário! Bom, vamos lá: se você se comprometer com a sua reabilitação e sempre se cuidar (foco no fortalecimento pra sempre!), não, isso não vai te atrapalhar a correr. Veja meu caso! Tô correndo firme e forte. As lesões que eu tenho hoje em dia não tem relação com o joelho =) Então fique tranquilo! Se você fizer sua parte, vai dar tudo certo, tenho certeza! Mande notícias e qualquer dúvida conte comigo!

  • Matheus Leão

    April 13, 04 2015 04:55:46

    Olá, Tici. Tudo bem?

    Então, meu nome é Matheus e tenho 24 anos. Desde os meus 16 anos, eu sou bailarino quase que profissional (nunca vivi somente disso, mas sempre tive uma rotina de Mikhail Baryshnikov rsrs..). Apesar de sempre ter tido pernas muito musculosas, eu sinto que, por diversas vezes, fiz movimentos pesados sem estar aquecido ou com a musculatura em dia (mal de bailarino, que passa longe de academia). Há alguns anos, tenho sentido um tipo de estralo nos dois joelhos, mas nunca senti dor. Eis que, por conta de outras razões (tenho hérnia umbilical, que durante um tempo deu uma inchadinha), tive que parar de dançar e engordei em pouco tempo – 2 semanas – SETE quilos. Sou baixinho (1,69), mas sempre fui muito pesado (em grande parte por conta de muita massa muscular nas pernas, coisa de quem dança), mas saí muito da faixa de peso que costumava manter, indo de 70kg a 77. 🙁 A questão foi que, depois de alguns meses parado, fui convidado a fazer parte de um musical. Num dos ensaios, fiz um salto de dança bem complicadinho de explicar aqui ( rsrs ) e senti, assim que apoiei todo o meu peso numa das pernas, algo se rompendo no meu joelho esquerdo. Caí no chão de dor e só levantei com ajuda. No outro dia, com o joelho mega inchado, já conseguia andar de boa, apesar de certa dificuldade (fui à praia e ainda bebi umas cervas. rs Moro em Fortaleza, logo não foi difícil ceder à tentação) . Fui ao médico na semana seguinte, mas tive um diagnóstico errado, como se tivesse sido deslocamento de patela e por, aparentemente, estar tudo no seu devido lugar, fui liberado para dançar. Eis que eu me apresentei por duas semanas de forma intensa, mas nunca sem deixar de sentir um grande desconforto e várias falseadas no joelho, tanto dançando quanto simplesmente entrando no carro ou subindo numa calçada. Depois de finalizar o espetáculo, fui a um outro ortopedista e o diagnóstico veio assustador; rompimento total no lca do joelho esquerdo e lesão no menisco.
    Fiz minha cirurgia dia 28 de jan deste ano. Tive meu lca reconstruído através de dois pinos bioabsorvíveis, além de ter retirado 50% do menisco da parte interior da perna. Com 2 meses e meio de cirurgia, sinto como se estivesse numa montanha russa de emoções; às vezes, sou muito otimista com relação à minha recuperação, às vezes, não. Apesar de sentir que ainda não estou andando perfeitamente por conta de ter, de certa forma, desaprendido a andar, sinto um pouco de dor no menisco, mas só às vezes, e um outro desconforto (que está me preocupando mais). Sempre que estico completamente a perna fazendo força (seja andando ou deitado), sinto uma chuva de pequenos estalinhos, como se algo estivesse seco na parte patelar. O médico disse ser normal, pois ainda estou em fase pós-operatória, mas tenho medo de ficar assim pra sempre e, cheio de toc que sou, não sei se vou saber lidar com o meu joelho estralando pra sempre! hahaha A verdade é que estou inseguro se um dia voltarei a correr, por exemplo como você. Sinto uma invejinha branca, pois tudo o que eu queria era poder correr, fazer jump, treinar, pular.. enfim.. Como bailarino, me sinto tão preso ao chão.. logo eu, que sempre gostei tanto de voar. :~~~

    Me diz aí: Como que você estava nesse período em torno de 2,5 meses depois da cirurgia? Como foi o processo até voltar a correr, por exemplo. Não sinto falseadas no joelho, mas sinto um pouco de dor no menisco, principalmente. Não sei se seria mais medo do novo ou algo do tipo (correr me parece algo tão distante, que vejo como algo super novo e desafiador).

    Rolou uma redação aqui, mas sei que somos amigos de lca, porque ôh coisa pra ter é gente que já teve que fazer cirurgia de ligamento cruzado!! Mundão grande, esse novo.

    Abraços!

    • Ticiane Toledo

      April 22, 04 2015 10:12:32

      Oi, Matheus! Tudo bom, querido?

      Mil desculpas pela demora em te responder! Eu gostei tanto de você ter me contado a sua história, me identifiquei tanto contigo (já dancei ballet e jazz tb por muitos anos e sei como é ficar longe do que a gente ama por causa de uma lesão!) que quis fazer um vídeo sobre a minha recuperação do LCA especialmente pra te responder, mas acabou que não deu e não sei se vou conseguir por esses dias, que estão bem puxados. Então vou responder por aqui tá?

      Os estalidos são perfeitamente normal, viu? Eu também morria de medo. Parecia que meu joelho ia esfarelar, sair do lugar, sei lá. Mas a minha ortopedista me acalmou e aí nunca mais me preocupei, apesar de ser bem incômodo aos ouvidos rsrs De vez em quando rola uma “crocância” ainda por aqui, mas nada que nem era no começo. Então fique tranquilo!

      Bom, meu caso foi meio atípico porque lá pelos 3 meses de pós-op eu ainda não havia recuperado totalmente os movimentos e ainda sentia dificuldades pra andar normalmente por conta disso. Foi aí que minha médica pediu uma nova ressonância porque suspeitava de artofibrose – uma espécie de “excesso de cicatrização” que fica tipo uma azeitoninha impedindo a articulação de se movimentar direito, sabe? E BINGO! Eu tinha isso mesmo. É bem difícil ter. No meu caso foi muito “loteria” mesmo, porque eu tava fazendo tudo certinho na reabilitação, dentro e fora das sessões de fisioterapia.

      A recuperação desse tipo de procedimento é bem rápida, só é dolorida e chatinha mesmo. Dá muita insegurança e medo de não voltar ao normal. Mas, olha, faça a sua parte e fortaleça PRA SEMPRE seus membros inferiores (glúteo médio e posteriores, principalmente) que você vai ter um joelho novo em folha. Ainda mais porque a dança tem muitas rotações das articulações e impacto com saltos e tudo mais, né?

      Não vai ser um joelho original de fábrica, óbvio, mas se você se cuidar, não vai ter limitações físicas e vai poder dançar e correr! Veja meu caso: eu comecei a correr depois da cirurgia e cá estou prestes a correr a minha primeira meia maratona quase 2 anos depois – coisa que eu jamais imaginei ser possível na minha vida (tanto pelo joelho quanto pela obesidade).

      É isso aí, meu querido! Conta comigo qqr coisa viu? =) Melhoras rápidas! Beijão.

  • Josevaldo de Jesus

    April 18, 04 2015 10:12:21

    Ola, Ticiane Toledo, parabéns pela iniciativa. Teve o problema no Ligamento em dezembro de 2012 jogando bola, repousei e em agosto de 2013 voltei a jogar bola, porem em setembro de 2014, machuquei de novo o LCA e Menisco. Fiz uma cirurgia no LCA e menisco no dia 09/04/2015. Hoje esta com dez dias do pós operatório. Observo que minha recuperação pode esta boa. Já faço movimento no Joelho em 90 graus. Não uso nenhum suporte de proteção para o joelho, por que o médico não indicou. Até agora, o que me preocupa são as dores quase insuportáveis que sinto ao ficar em pé caminhando com as muletas. Será normal? Ha também um inchaço nos lugares dos pontos. Deve ser normal?

    • Ticiane Toledo

      April 22, 04 2015 10:01:01

      Oi, Josevaldo! Tudo bom? Fico feliz que tenha curtido o post =)

      Uau, 90 graus em 10 dias de pós-op? Tá excelente, rapaz! Parabéns! O inchaço é normal e vai permanecer por uns bons meses ainda. Pense que dentro do seu joelho tem um edema considerável devido ao procedimento. Super normal, fique tranquilo! Quanto às dores, eu lembro de ter tido bastante desconforto também nos primeiros dias ao andar. Eu morria de medo, tanto de me machucar quanto de sentir dor. Mas eu sugiro que você converse com seu médico sobre o seu nível de dor mesmo, porque essa é uma percepção individual. Às vezes o que está sendo insuportável pra você, foi suportável pra mim. Em qualquer caso, vale a pena trocar uma ideia com seu cirurgião e fisioterapeuta, só pra tirar as minhoquinhas da cabeça mesmo e ficar em paz!

      Mais uma vez, parabéns pela sua recuperação e melhoras rápidas! E ó, cuidado com esse futebol aí hein? É um perigo pra articulações! Fortalecimento muscular e articular são suas palavras de ordem daqui pra frente!

  • Ricardo Duque

    April 22, 04 2015 12:45:58

    Olá Ticiane. Tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pelo blog.
    Me tirou bastantes dúvidas, e pesquisei muito na net.
    Rompi o LCA e Menisco Lateral jogando futebol. Fiquei muito tempo parado, e em uma “pelada”, veio a lesão.
    Isso já faz 1 ano e 5 meses, e só agora irei fazer a cirurgia, nesta sexta-feira 24/04/15. Que tudo ocorra bem.
    Estou tranquilo, meu maior medo é a fisioterapia…rsrsrs. Sei bem como é. Já fiz no meu ombro.
    Vou seguir o seu exemplo para me recuperar. =)
    Grande abraço!

    • Ticiane Toledo

      April 22, 04 2015 10:17:48

      Oi, Ricardo! Tudo bem e contigo? Fiquei feliz em saber que o post conseguiu te ajudar! Essa é a intenção mesmo, afinal, só quem passou por isso sabe como é osso, né? rs

      É bem comum a lesão durante a “inocente pelada”. Por isso, daqui pra frente você deve colocar na sua cabeça que vai ter que fortalecer e MUITO seus membros inferiores (especialmente glúteo médio e posterior de coxa, que são estabilizadores) antes de pensar em voltar a jogar, viu? Meu conselho é trocar uma ideia com um treinador físico mesmo e montar uma série focada nisso assim que seu médico liberar atividades físicas sem impacto.

      Vai dar tudo certo com a sua cirurgia, não tenho dúvidas! A fisio é chata, mas acho que quem já passou por reabilitação de ombro, vai tirar de letra o LCA/menisco! Não se preocupe!

      Depois mande notícias, viu? Melhoras rápidas! Abração!

  • Dairo

    April 23, 04 2015 11:03:11

    Ola Ticiane bom dia , bom operei tem 32 dias estou andando com apenas uma muleta ,queria saber com quanto tempo voce largou as duas muletas e começou a andar sem precisar delas , abraços, gostei muito da sua historia , eu Operei tambem do Ligamento cruzado anterior(LCA) e Menisco .

    • Ticiane Toledo

      April 28, 04 2015 12:23:52

      Oi, Dairo, tudo bom? Que bom que curtiu o post e a minha história. Você vai ver que logo logo você também vai compartilhar suas experiências com outras pessoas na mesma situação e ajudando a galera também =)

      Sobre as muletas, bom, eu nunca usei muletas porque a minha médica me proibiu, rsrs. Isso mesmo: ela proibiu porque não queria que eu me apoiasse nisso, mais pelo emocional mesmo. Se a gente não se forçar a pisar no chão desde o começo, as chances de aumentar nosso medo depois são bem grandes, e isso pode atrapalhar o processo por fatores emocionais. Então não tenha medo: largue as muletas e bote o joelho pra trabalhar! Pense que agora sim você tem um joelho bom e completo =)

      Melhoras rápidas pra você! COnte comigo!

  • Juliana Berta

    April 30, 04 2015 09:36:36

    Amei o post, apesar de agora estar morrendo de medo das dores (meu médico disse que o pós é tranquilo sem dores). Tive ruptura total do LCA e menisco no dia 25/04/2015 (jogando vôlei) e desde então não consigo mais colocar o pé no chão e ando de muletas! Minha cirurgia está marcada para junho e já estou fazendo fisioterapia pré-operatória. Também já engordei horrores e estou com medo das dores..dói muito?

    • Ticiane Toledo

      May 05, 05 2015 05:53:27

      Oi, Juliana! Que bom que gostou do post, fico feliz! Dói um pouco, mas nada fora do comum. Um analgésico simples dá conta do recado =) Dá medo de sentir dor ao pisar no chão depois da cirurgia, mas isso é algo que a gente precisa trabalhar pra perder logo porque depois a dependência da muleta vai aumentando e precisamos exercitar desde cedo as articulações pra evitar fibrose ou atrofiação maior da perna. Eu, por exemplo, não usei muletas no pós-op (nesse caso, foi porque minha médica proibiu mesmo pra eu não ficar dependente delas). A fisioterapia dói sim, não vou mentir. Mas é superável e vale a pena passar por tudo pra ficar 100% de novo depois! Vai na fé, querida! Qualquer coisa to por aqui.

      • Marcelo

        September 05, 09 2015 08:36:20

        Fiz cirurgia fez 12 meses de LCA menisco e um pouco de fibrose para compensar a cartilagem, jogo handebol não sinto dor nenhuma + , meus amigos falam que estou mancando jogando como faço para parar isso.

        • Ticiane Toledo

          September 08, 09 2015 10:23:33

          Oi, Marcelo! Infelizmente não poderia ajuda-lo clinicamente falando porque não sou fisioterapeuta. O ideal seria procurar um profissional de Fisioterapia pra avaliar seu caso. Neste post, o meu fisio responde algumas dúvidas sobre o assunto: http://vidafit.com.br/blog/faq-ligamento-cruzado-anterior/ Quem sabe alguma das respostas não pode ajudar você?!

  • alexandre

    May 03, 05 2015 12:35:00

    Ola! Otimo seu blog!!! Gostaria de saber mais sobre a cirurgia pois estou morrendo de medo. Terão q me dopar muito p fazer ….me ajuda please

    • Ticiane Toledo

      May 05, 05 2015 05:19:52

      Oi Alexandre! A sedação vai muito do que você conversar com o anestesista, viu? No meu caso, eu falei com o médico na sala de cirurgia e falei que estava nervosa com o procedimento, com medo de acordar durante a operação, mas também com medo de demorar muito para passar o efeito da anestesia. Então eles cuidaram super bem de mim, me acalmaram e eu nem vi nada. A minha anestesia (aquela epidural) demorou pra passar, mas porque é assim que eu respondo a anestesias mesmo – o efeito em mim dura mais que o normal. Mas é suuuuuuper tranquilo, de verdade! E olha que eu sou a pessoa mais medrosa do universo hahahah Vai na fé, querido! E depois dê notícias. Boa recuperação!

  • Julio

    May 05, 05 2015 09:17:31

    Julio
    março 03, 03 2015 10:10:23
    Olá Ticiane, tudo bem?
    Li todo seu blog e alguns cometários, achei muito interessante e uma ótima idéia da sua parte. Se puder esclarecer uma dúvida, agradeceria muito. Bom, fiz uma reconstrução de LCA em 10/2013, ou seja, já fazem 1 ano e 5 meses. Minha lesão aconteceu jogando futebol de campo, em um movimento de girar o corpo, torci o joelho, não ouvi nenhum estralo, mas tive falseios no joelho após a lesão. Após 3 consultas médicas resolvi fazer a cirurgia. Enfim, hoje pratico futebol de campo com a mesma freqüência de antes da lesão, 3x por semana, e mais, pratico corrida também, 2x por semana, estou me sentindo muito bem fisicamente. Porém em alguns momentos quando jogo futebol, principalmente em jogos mais competitivos, sinto um leve incomodo no joelho bem constante, que só passa quando no dia seguinte, quando fico movimentando o joelho até ouvir um pequeno estalo, ai parece que o joelho volta ao normal e não sinto mais o incomodo. Vc acha que deve ser algo um pouco grave? Devo ir ao médico novamente? Bom após 8 meses da cirurgia voltei ao médico com uma nova ressonância ele falou que estava tudo bem.
    Muito obrigado por compartilhar essas informações Tici.

    ◦ Responder
    Ticiane Toledo
    março 03, 03 2015 12:15:06
    Oi, Julio! Tudo bom?
    Que bom que curtiu o blog, fico feliz! =)

    Eu não sou fisio nem ortopedista, então não posso dar nenhum parecer técnico sobre seu caso, mas eu tive algo parecido com isso que vc me relatou no ano passado, quando tentei me lançar no duathlon. Pela sobrecarga de atividades, voltei a sentir dores que incomodavam bastante a ponto de não conseguir correr e fui procurar minha ortopedista. Os exames não mostraram nada, então supomos que foi uma inflamação devido à sobrecarga de atividades aeróbicas que não teve o fortalecimento muscular adequado. Você faz musculação ou algo do tipo pra fortalecer a musculatura? Nós, que passamos por esse procedimento, temos que ter a consciência de que fortalecimento é pra sempre até o último dia de nossas vidas porque temos que ter músculos fortes para não correr mais riscos nem sentir dores (afinal de contas, tiraram um tendão nosso pra fazer um novo ligamento – ou seja, precisamos “repor” essa estrutura que foi remanejada, digamos assim).

    Os estalidos muito provavelmente você vai ter pra sempre. É normal. Eu também tenho, e em alguns momentos mais frequentes do que outros. Acho que o sinal vermelho deve acender em dois momentos: se houver inchaço ou dores limitantes (aquelas que você não consegue fazer nada, nem correr ou sente dor até mesmo ao caminhar, sabe?). De resto, foca no trabalho muscular pra acompanhar essa sua rotina de atividades de alto impacto (futebol e corrida). Isso é essencial e aposto que qualquer educador físico/fisioterapeuta/ortopedista vai te orientar o mesmo =)

    Mas se você estiver inseguro, não hesite em procurar seu médico, ok? Não custa nada, nem que seja pra tirar suas dúvidas e medos. Grande abraço e obrigada pela confiança em compartilhar sua história comigo!

    • Responder
    Julio
    março 04, 03 2015 10:24:57
    Muito bom Ticiane, obrigado pelas informações. Acho que vc tem bastante conhecimento no assunto, obrigado.

    Vc acha que além da corrida e futebol, que normalmente totalizam 4x por semana, seria necessário fazer mais 1 dia de musculação? Não gostaria de pegar muito peso nas pernas para não prejudicar o joelho. O que vc acha?

    Abraços!!!

    ◦ Responder
    Ticiane Toledo
    março 05, 03 2015 11:56:08
    Obrigada, Julio! Grande parte do meu conhecimento é muito da experiência que passei mesmo, mas como cada caso é um caso, é preciso ter cuidado e buscar orientação específica pras suas particularidades =)

    Bom, sobre pegar peso e afetar o joelho, eu acho que você só vai se machucar se fizer a execução do movimento errada e/ou sobrecarregar no peso. Como estamos falando de reabilitação e fortalecimento, não necessariamente você vai fazer um treino pesado de hipertrofia, entendeu? Você só precisa usar o peso necessário que vai te ajudar a fortalecer e recuperar/garantir a funcionalidade das articulações. Se você falar com seu ortopedista, ele pode te orientar melhor sobre isso. E um bom treinador também pode te passar uma série bacana com esse objetivo. Só acho que musculação 1x na semana não vai resolver muito porque seu esforço aeróbico e de alto impacto é MUITO maior que isso, entendeu? O trabalho muscular precisa acompanhar o seu trabalho aeróbico – até mesmo porque estamos falando de atividades (corrida e futebol) de grande impacto e alto risco de torções e outras lesões (principalmente o futebol, né?).

    Se eu fosse você, me comprometeria com musculação umas 3x na semana com um treino orientado a garantir a saúde das articulações mesmo. E lembre-se que você não precisa apenas garantir a estabilidade das pernas, ok? Fortalecer e estabilizar o tronco é importantíssimo pra qualquer esporte. Falo isso porque tenho feito um trabalho de fisioterapia focado nisso pra garantir que não vou me lesionar correndo nem fazendo nenhum outro esporte (tem post sobre isso aqui no blog, depois procura pra ver melhor do que eu to falando).

    E desculpe escrever demais! Me empolgo falando sobre isso. hahah Abração!

    ■ Responder
    Julio
    maio 05, 05 2015 09:15:17
    Oi Ticiane, bom dia!
    Bom vou direto ao assunto, após orientações suas fui ao médico que me operou há 1 ano e 6 meses, ele falou que minha musculatura da perna está ótima, não preciso fazer musculação, mas devido ao incomodo vou fazer uma ressonância magnética. Acontece que com a mudança de tempo agora, começo do outono, estou sentindo muitas dores, principalmente na parte de trás do joelho, quando fico com a perna dobrada por mais de 30 minutos, por exemplo dirigindo no carro, ao me levantar e esticar a perna, sinto muitas dores, fico até mancando um pouco, mas sempre quando estico bem a perna, como se não conseguisse alongar a perna logo após dirigir. Mas depois de alguns minutinhos passa e volta ao normal. Voce tem alguma idéia do que pode ser? Seria um começo de fibrose?

  • Larissa

    May 05, 05 2015 07:34:04

    Boa noite, Ticiane!
    Também passei por essa situação de diagnóstico errado, mas graças a Deus procurei outro ortopedista rápido e recebi o diagnóstico correto: ruptura do LCA. Fiz a cirurgia dia 08/04 e fiz minha 10ª sessão hoje. Mas eu estou ficando muito preocupada porque ainda não consigo esticar nem dobrar o joelho totalmente. Na fisioterapia, a cada dia, ele dobra mais e mais. Sofro muuuuito também, quase choro de dor, mas vejo uma evolução. Mas logo depois, ele trava novamente e parece que tudo foi em vão. Será que isso é normal?

    Obrigada pelo relato. Beijos

    • Ticiane Toledo

      May 08, 05 2015 10:47:48

      Oi, Larissa, tudo bom? Fica tranquila que é SUPER normal tudo isso! Você tá só no início da reabilitação, então fique tranquila que ainda tem muito chão pela frente e muita evolução também =) Boa recuperação!! Beijo!

    • alysson

      June 12, 06 2015 12:08:43

      boa terde galera entao vou fazer uma cirurgia esse mes de lca e mais algo q nao lembro o nome estourei treinando mma e dói muito rss mais eu ainda volto a treinar e assim que eu fizer a cirurgia passo aqui pra dizer como estou abraço a todos

      • Ticiane Toledo

        June 17, 06 2015 01:12:29

        Isso aí, Alysson! Mande notícias e força na peruca! Boa recuperação =)

  • Daniel

    May 07, 05 2015 05:58:43

    boa tarde, Ticiane.
    primeiramente quero te parabenizar pelo blog e também pela persistência durante este tempo de recuperação, sei que não é fácil pois estou passando por ele. Fiz minha cirurgia de LCA e menisco no dia 12/03/15 depois de quase 60 dias me sinto muito bem, sem dores e sem estalos. estou ate fazendo bike de 5 minutos na fisioterapia. Mais gostaria de saber se posso fazer academia e quanto tempo demorou para fazer?

    estou com 30 sessoes de fisio, e so retornarei ao medico daqui duas semanas. Gostaria muito de treinar sem forçar muito, mas tenho medo.
    me ajuda com esta duvida cruel.

    obrigado.

    • Ticiane Toledo

      May 08, 05 2015 10:39:32

      Oi, Daniel! Tudo bom? Obrigada por participar do post, viu? Tô adorando conhecer cada um de vocês e suas histórias =)

      Eu entendo bem que é um PORRE ficar sem treinar nesse período, mas recomendo que você aguarde as 2 semanas (passa rápido, juro!) até o retorno com o médico. Aí sim ele vai poder te aconselhar melhor, inclusive sobre os exercícios (no caso de uma musculação) e atividades que você pode fazer. Eu lembro que fui liberada pra musculação (só alguns exercícios, com foco em reabilitação/funcional mesmo, nada de hipertrofia) em dezembro – ou seja: 5 meses depois do procedimento. Não sei qual vai ser o procedimento que seu médico vai adotar com base na sua reabilitação, mas deve ser em torno disso também. Já as sessões de fisio, eu cheguei a fazer quase 100 (operei em julho/2013 e tive alta em fev/2014).

      Vai dar tudo certo e logo logo você vai retornar aos treinos. Depois me conta o que seu médico disse sobre o seu caso =)

      Abraço!

  • Kennede Mesquita

    May 10, 05 2015 10:17:55

    Estou com 7 meses de cirurgia, fiz apenas 32 sessões de fisio, meu médico disse pra eu fortalecer na academia, acabei que não indo pensando que eu estava bem, já tinha até jogado futebol algumas vezes, me sentia apenas inseguro, teve um dia que pisei enfalso e senti um pequeno estalo “cutruco”, desde esse dia parei de jogar e sinto pequenas dores se eu passar muito tempo em pé, vou pra academia, mas fico pensando se aquele “cutruco” fez romper de novo os ligamentos, meu problema era LCA e Menisco Medial, será que estou com algum problema ou é apenas dor normal por estar recente?

    • Ticiane Toledo

      May 18, 05 2015 10:33:52

      Oi, Kennede, tudo bom? Olha, o que você fez é realmente arriscado. Reabilitação tem que seguir à risca. Os protocolos pós-operatórios existem porque funcionam e nos preparam pra retomar a vida normal. Não posso garantir o que aconteceu contigo com base nos sintomas, até mesmo porque não sou médica nem fisioterapeuta, sou só uma paciente como você, mas eu acho que você deveria retornar em consulta com seu ortopedista e pedir a ele uma ressonância só pra avaliar o que aconteceu aí. Só mesmo a partir do exame é que você vai ter um diagnóstico certo. E juízo, pelamordedeus!

  • Marcelo

    May 18, 05 2015 07:50:17

    Boa noite, Ticiane!
    Estou com 38 dias de pós operatório de LCA e menisco e já faço a flexão total do meu joelho (ainda sinto um pouco de dor mas é bem suportável) entretanto, ainda estou tendo dificuldade em recuperar a extensão e além disso, quando vou andar ainda estou mancando muito, meio que puxando a perna e sinto como se meu joelho ficasse travando a todo momento quando vou andar. Gostaria de saber se sentiu isso tbm?? Confesso que estou meio preocupado com isso pois vi outras pessoas no mesmo tempo que eu e andando quase que normalmente. Parabéns pela iniciativa do blog.

    • Ticiane Toledo

      May 29, 05 2015 01:29:04

      Oi, Marcelo, tudo bom? Eu demorei pra recuperar a extensão também, viu? Mas foi por conta de uma fibrose que eu desenvolvi. Você ainda tá dentro do prazo dessa recuperação. Não se preocupe. O meu já tinha dado uns 3 meses e eu não havia recuperado, por isso fui investigar e vi que havia dado esse “probleminha”. E sim, cada caso é um caso. Teve um rapaz que fazia fisio comigo e também havia operado LCA, e com menos tempo de pós-operatório ele já tava melhor do que eu. Então vai muito de cada um mesmo. Tem gente que responde melhor do que outros, que nem dieta ou treino =) Fique calmo e siga fazendo a sua parte! Boa recuperação!

      • Marcelo

        June 04, 06 2015 06:41:23

        Entendo…ainda sinto um pouco mas já está melhor do que antes mesmo.

        Obrigado pela ajuda e parabéns pelo blog

  • Carla

    June 09, 06 2015 05:54:27

    Oi Ticiane.

    Obrigada pelo blog….Fiquei sabendo hoje que eu vou ter que fazer essa cirurgia e entrei em desespero rs.
    Já pensei que ia ficar sem andar pelos próximos seis meses rs.
    Queria que você me tirasse duas dúvidas.
    Com quanto tempo você voltou a trabalhar? e
    Com quanto tempo ja conseguia andar normalmente e subir escadas?

    • Ticiane Toledo

      June 12, 06 2015 10:20:50

      Oi, Carla! tudo bom? Primeira coisa: não se desespere! Hahaha É um processo chato, mas a vida segue normalmente! Eu voltei a trabalhar com 15 dias de pós-op se não me engano. Mas isso porque onde eu trabalhava, o escritório ficava num mezanino, então precisava subir escadas pra chegar ao nosso ambiente de trabalho. Então precisava sentir mais segurança pra conseguir subir e descer todos os dias. Na casa dos meus pais o principal acesso também era por uma escada. Então eu precisava me forçar a subir e descer até mesmo antes de voltar ao trabalho porque precisava sair pra fisioterapia, retornos médicos etc. Sobre andar e subir escadas normalmente, eu não me recordo o tempo exato, me desculpe =( Mas é uma evolução gradual e constante, e isso é muito animador! Como eu tive fibrose, eu só fui andar normalmente MESMO uns 4 ou 5 meses depois. As pessoas que não sofrem com isso, voltam ao normal muito antes! Subir as escadas, eu já subia quando voltei a trabalhar. Era devagar, mas eu ia. Dá medo, não vou te iludir, mas a gente precisa vencer isso para que a recuperação evolua ainda mais rápido =)
      Vai dar tudo certo, viu? Fique tranquila. MESMO!

  • Lorene

    June 09, 06 2015 11:53:55

    Boa Noite Ticiane!
    Suas respostas aos comentarios são muito motivadoras!!
    Gostaria de saber se antes da operação, vc estava fazendo movimentos de extensão e flexão total?
    E será que sem a operação é possivel andar normalmente? Pois me lesionei tem 1 mes e mesmo de repouso e seguindo as recomendaçoes medicas não percebo evolução.

    Obrigada desde já! Seu blog é incrível

    • Ticiane Toledo

      June 12, 06 2015 10:28:24

      Oi, Lorene! Que bom que tem se animado com as respostas. Esse post me surpreendeu pela repercussão, sabia? E fico feliz que tenho conseguido ajudar muitas pessoas com ele =)
      Antes da cirurgia eu fazia sim os movimentos totais de flexão e extensão. Quando o LCA se rompe, a gente não perde essa função, a gente perde é a estabilidade do membro e, com isso, geralmente a gente perde um pouco de força muscular também porque passamos a compensar com a outra perna. É possível viver sem a cirurgia. Eu vivi por 3 anos sem ela, aliás, após a lesão. Só que não tinha a qualidade de vida que tenho hoje, óbvio: não me sentia segura pra me exercitar, pra usar salto alto, dançar, pular, etc. Vivia torcendo o joelho e a cada entorse, vinha o edema/inchaço e eu ficava AÍ SIM limitada muitas vezes.
      Depois da lesão, é normal que a gente fique sem a função normal porque acontece um derrame articular como consequência. Eu demorei uns 2 a 3 meses depois da lesão pra voltar ao normal, eu acho. Não me recordo. Só sei que não foi rápido. Então não se preocupe. Se não quer operar, siga todas as recomendações médicas, faça fisioterapia pra reabilitar a função e diminuir as dores e edema, e depois faça MUITOOOOOO fortalecimento de CORE e membros inferiores (musculação, funcional, Pilates, o que você mais curtir) junto com um profissional capacitado a te ajudar nisso. E mesmo se optar pela cirurgia posteriormente, o fortalecimento vai continuar te acompanhando pelo resto da vida =)
      Super beijo e melhoras rápidas pra você!

  • Bernardo Bender

    June 18, 06 2015 02:24:59

    Oi Ticiane

    Tu és um anjo por compartilhar tudo isso que tu viveu (e vive) e por ser tão atenciosa com todos que aqui comentam e pedem ajuda. Parabéns e obrigado. Bom eu rompi o LCA do joelho direito e estou com a cirurgia marcada para o mês que vêm. Só que estou com muito medo da cirurgia e da anestesia, o que tem me deixado muito ansioso e pensando 80% do tempo nessa cirurgia. Consultei três médicos e todos indicaram a necessidade de cirurgia, sendo que o terceiro é considerado referência neste tipo de procedimento aqui na região que moro (Novo Hamburgo/RS). Por favor, o que tu diria pra me ajudar a ficar mais confiante e tranquilo? Obrigado pela atenção e um abraço.

    Bernardo

    • Ticiane Toledo

      June 19, 06 2015 10:32:21

      Oi, Bernardo, tudo bom? Muito obrigada mesmo pelas palavras, viu? Eu tô AMANDO poder ajudar vocês, ainda que apenas com palavras e a minha experiência pessoal. É bom ter apoio, né? Ainda mais em se tratando de lesão, cirurgia, realibitação e um monte de coisas que deixam a gente super apreensivo. É natural essa ansiedade! Ainda mais sobre o procedimento em si, que nem você me contou.
      Olha, eu também tava MORRENDO de medo da cirurgia: sempre penso nas piores possibilidades – um grave defeito meu nessas ocasiões, rs. Eu sentia medo de a anestesia dar errado, sentia medo de me darem pouca anestesia e acordar na mesa de cirurgia com dor (aconteceu isso em outra cirugia que fiz, uma mamoplastia de redução, e fiquei meio traumatizada, rs), fiquei com medo de erro médico… Enfim. TUDO passou pela minha cabeça. E NADA de ruim aconteceu =)
      A cirurgia em si é bem rápida e tranquila, a anestesia também. O que eu sugiro é que você converse com o anestesista ao entrar na sala de cirurgia e diga que está ansioso ou apreensivo. Veja se ele consegue te dar um sedativo antes de aplicar a anestesia (geralmente, epidural). Enfim, converse com os médicos que vão cuidar de você no centro cirúrgico, com os enfermeiros. Não tenha medo! É seu direito ter medo e é o dever deles cuidar de você em todos os aspectos. Sobre a reabilitação, bom, um passo por vez, meu querido! Não é nada de outro mundo, apesar de ser chatinho e exigir bastante paciência e foco da sua parte. Vai dar certo! Vá tranquilo! E depois volte pra me dar notícias, hein?
      Abraço e melhoras rápidas!

  • Fábio Maia

    June 20, 06 2015 02:19:24

    Oi Ticiane, estou começando todo este processo, estou bem acima do peso 1,85m e 120 kg e já pesei 135kg, desde o inicio do ano treinava musculação e Jiu Jitsu estava empolgado perdendo peso, mas eis que rompi o LCA, de inicio doeu bastante mas na semana seguinte voltava pro Jiu fazia um aquecimento menor e participava dos combates. Esta no dia seguinte da-lhe anti inflamatório esta semana consolidou o diagnostico ruptura do ligamento e lesão do menisco, o médico pediu para eu pensar se quero a cirurgia que a dor vai passar, mas já tenho em mente que não quero ficar limitado em nada, qual o tempo que se fica impossibilitado de trabalhar ? Fico o dia todo em pé , subo e desço escadas, sou professor. Será estupidez pensar en voltar ao Jiu depois dessa ?

    • Ticiane Toledo

      June 26, 06 2015 04:47:16

      Oi, Fabio! Tudo bom?
      Não é fácil esse tipo de lesão. Acho que os cuidados são pra sempre, sabe? Temos que fortalecer a musculatura em dobro pra compensar as perdas que tivemos. Acho que não é estupidez voltar ao JJ, desde que você fortaleça MUITO as suas articulações – todas, não só o joelho lesionado, até mesmo pra você evitar possíveis lesões no futuro ou desgaste articular =) Pilates é uma boa opção, viu? No studio onde eu faço, tem um lutador de JJ que faz Pilates pra dar uma ajudada nisso, nesse fortalecimento pra evitar lesões.
      Sobre voltar a trabalhar, depende muito. Eu acho que voltei ao escritório com uns 15 ou 20 dias de pós-op, não me recordo muito bem. Eu também subia e descia escadas, mas daí eu ia mais devagar, com cuidado, no meu limite mesmo. Se você se sentir confortável pra voltar nesse período, volte. Se não, veja de estender por um pouco mais a sua licença no trabalho.

  • Túlio Henrique

    July 06, 07 2015 09:56:19

    Boa tarde, adorei o passo a passo fico bem explicativo.. então eu tambem rompi o LCA e fiz ressonância para averiguar a lesão… fiquei cm a perna enfaixada 12 dias, e retirei a faixa ah uns 3 dias, só que ainda não consigo andar corretamente, estou mancando.. seria isso o fato de eu ficar com a perna parada, ou a lesão estar tão séria? não sei se fareiu a cirurgia, pois não sou praticante de esporte, tenho 19 anos, agradeço a cooperação.!

  • juniror

    July 10, 07 2015 09:09:28

    ola , gostei muito do seu blog..

    meu nome e junior , fiz a cirurgia do cruzado a dez meses e ainda sinto um pouco de dor

    mas nessa ultima semana estava me sentindo 100%, fui so dah uns chutinhos na bola de futebol , foi o suficiente para voltar a dor

    sera que e normal essa dor com todo esse tempo de cirurgia , o que vc acha ?

  • Vitor

    July 10, 07 2015 11:50:02

    Olá Ticiane! Seu blog está tendo um papel importantíssimo para mim. Operei LCA e menisco. Estou no 8° dia e meu psicológico está um pouco abalado. Queria saber se minha recuperação está normal. Vamos lá : ainda não consigo esticar a perna por completo e dói bastante ao tentar, porem já estou andando com uma muleta apenas, bem devagar. Ao ficar em repouso vi que o ideal é manter a perna esticada, com uma elevação embaixo do pé, porém isso me incomoda bastante (dói) e é quase inviável dormir desse jeito… o que faço? Começo a fisioterapia daqui a 3 dias. Obrigado desde já

    • Ticiane Toledo

      July 13, 07 2015 03:58:04

      Oi, Vitor! Tudo bem? Que bom que o blog tem sido útil pra você nesse momento. Fico feliz =) Se isso te acalma, fique TRANQUILO que a sua recuperação está dentro dos conformes sim, rapaz! 8 dias é pouquíssimo tempo de pós-operatório e tudo isso é muito normal, viu? Sobre a posição pra dormir, bom, eu também sofri MUITO com isso porque realmente não existe posição e se mexer à noite, de um lado para o outro, é bem dolorido mesmo. O que tenho a dizer é para você ter paciência porque isso vai passar conforme as sessões de fisioterapia forem acontecendo e você for aprendendo a “manusear” o seu joelho. Esse procedimento é um exercício gigantesco de paciência, eu diria. rs Melhoras rápidas, querido!

  • Vinícius

    July 13, 07 2015 08:06:06

    Oi Ticiane, tudo bem?
    Passei por uma cirurgia de LCA há 8 meses (Novembro de 2014), fiz a fisioterapia, depois o medico passou treinamento funcional, fiz durante algum tempo, mas por falta de tempo estou parado com os exercícios, meu joelho parece estar começando a agarrar novamente e continua sem força. Em quantos meses você ficou totalmente curada? Sabe dizer quais os exercícios mais importantes? Espero voltar a praticar esporte, principalmente futebol, mas tenho receio de fazer alguns movimentos com o joelho, medo de acontecer a lesão novamente. Não consigo correr pois doí.

  • solange

    July 14, 07 2015 05:36:20

    oi.. gostei muito de blog … parabens.. amanha vou fazer cirurgia lca e menisco , rompi jogando volei ( fez aquele estralo que todos escutaram ) confesso que estou com um pouco de medo da cirurgia , pos operatorio , pois tenho duas criancas pequenas ( 6 e 4 anos) …meu serviço tem escada.. quero muito voltar a fazer esporte e academia logo

    • Ticiane Toledo

      July 20, 07 2015 11:03:20

      Obrigada, Solange! Fico feliz que tenha curtido o blog e o post =)
      A essa altura você já deve ter feito a sua cirurgia, certo? Como estão as coisas por aí? Relaxe que o processo é chato, mas não é um bicho de sete cabeças. Cada um tem sua experiência pessoal, e por isso mesmo é super particular. Às vezes, a sua recuperação vai ser diferente da minha (que tive uma fibrose no meio do caminho), e a do colega vai ser diferente da sua e por aí vai. Não tenha medo de passar pelo processo. É chato, mas pense que é um estágio necessário pra você recuperar as suas funções e poder voltar a se exercitar e a se movimentar com segurança e liberdade =) Melhoras rápidas, querida! Qualquer coisa estou por aqui.

  • Guilherme Leao

    July 24, 07 2015 09:26:24

    Ticiane, parabens pelo seu blog. muito bacana seu relato de cirurgia de reconstruçao do LCA.
    Então, estava eu “googlando” para ver algum artigo ou matéria sobre sequelas de pós operatório e caí aqui no seu relato. Me identifiquei com muitas das suas dores, principalmente a parte da fisioterapia onde comecava a flexao do joelho até encostar na bunda, a relaçao de amizade com o fisioterapeuta e os coleguinhas “quebrados”.
    Mas ao contrário de voce, minha recuperação foi muito tranquila. Muita dor na primeira semana, mas aos poucos com a fisioterapia a dor foi diminuindo.
    Agora após 9 meses ainda sinto uma dorzinha aqui e ali, mas até a musculaçao eu ja não estou mais fazendo. voltando a correr aos poucos.
    Na ultima consulta, onde tive alta definitiva, o doutor me receitou um Artrolive, para melhorar essa pequena artrose, causa da dor, mas segundo o médico é absolutamente normal. Fui atendido e operado pela equipe do doutor André Lopes, do hospital Memorial, do Engenho de Dentro, equipe referencia e fisioterapia aqui no RJ.

    • Ticiane Toledo

      July 31, 07 2015 10:08:00

      Oi, Guilherme! Tudo bem? Obrigada pela visita e por compartilhar a sua experiência!
      9 meses é bem recente ainda e acho normal sentir uma dor ou outra. Muitas vezes é até “psicológico”, sabe? Pelo nosso receio de nos machucarmos novamente. Mas isso é bom, porque daí a gente não sai aprontando e correndo riscos, haha. Você já tá se sentindo melhor depois de tomar o remédio? Continue se cuidando e melhorando =)

  • Elvis Roberto

    August 05, 08 2015 06:11:58

    Boa tarde ! Parabéns pelo blog !!
    Então Ticiane ! Eu fiz minha segunda cirurgia de Lca e menisco ! primeiro direito e 3 anos depois esquerdo ! ambos jogando bola !! kkk
    O esquerdo foi bem recente ! faz 1 semana que operei ! oq achei estranho !!! Foi minha alto confiança kkkk ja sai andando sem muletas do hospital !!!
    Porém tenho medo de acontecer algo KKK
    Não senti dor nem desconforto foi tudo lindo !!!
    Vc sabe me dizer se por ventura o ligamento novo (recente) estourar ou se soltar !! vou sentir algo !!?? Obrigado 🙂

    • Ticiane Toledo

      August 11, 08 2015 09:53:26

      Oi, Elvis! Tudo bom? Nossa, duas cirurgias? Isso que é gostar de futebol, ou de centro cirúrgico e fisioterapia hahahah Bom, auto confiança é bom porque a gente tende a não ficar preso no medo de sentir dor, mas em excesso pode levar a novas lesões. Então siga todas as recomendações do seu médico e fisioterapeuta, ok? =) Se acontecer uma nova ruptura, acho que você vai sentir dor e todos os sintomas das primeiras lesões. Mas não sei te falar ao certo porque não conheci ninguém que tivesse rompido de novo. Abraço e JUÍZO haha

  • Talita

    August 08, 08 2015 09:47:16

    Olá! Muito legal seu relato…é uma maneira interessante de compartilhar a experiência e que também auxilia quem está passando por esta etapa, como é meu caso no momento.
    Aproveitando a possibilidade de trocar experiências, gostaria de ver com você se sentiu dores ao andar durante o pós operatório recente (3 semanas). Eu tenho sentido um pouco, quando flexiono a perna para dar o passo…sinto como se estivesse repuxando. Enfim, vou consultar o médico na semana que vem, mas gostaria de uma “luz” sobre isso.
    Abraços!

    • Ticiane Toledo

      August 11, 08 2015 09:54:56

      Oi Talita, tudo bem? Sim, eu fiquei bem sensível nas primeiras semanas de pós-operatório. Dificuldade em realizar flexão/extensão, inchaço, hematomas… Tudo isso que você me contou que também tem sentido. Fique tranquila e dê seu melhor na reabilitação que logo logo você vai se livrar disso tudo! Boa recuperação =)

  • solange

    August 10, 08 2015 02:24:46

    oi. TICIANE.. fiz LCA DIA 15/07/2015 , COM 7 DIAS APOS OPERAÇÃO JA ESTAVA SEM A MULETA, SEM DOR.. COMECEI A FISIOTERAPIA DIA 29/07/2015 JA ESTOU NA 9º SESSÃO DE FISIOTERAPIA..TEM VEZ QUE ANDO SEM MANCAR AS VEZES MANCO , MAIS ACHO QUE E PSICOLOGICO RSRS…( O DR. DA FISIOTERIAPIA FALA POR QUE VC TA MANCANDO RSRS , E RESPONDO NAO SEI RS ) .. JA ESTOU QUASE PASSANDO 90º E QUASE FLEXAO TOTAL , MAIS AO DOBRAR E ESTICAR DOI UM POUCO AINDA, AS VEZES SINTO UM POUCO DE DOR CANELA , MAIS QDO ACONTECE COLOCO GELO E PASSA , SENDO QUE COLOCO GELO UMAS 5 VEZES AOS DIA POR 20 MIN., MAIS SINTO QUE ESTOU UM POUCO ATRASADA NA FISIOTERIA , POIS TEM GENTE QUE JA DOBRA SEM DOR .. COMO VC DISSE TEM QUE TER PACIENCIA , SO QUE NAO VEJOA HORA DE FICAR BOA , E VOLTAR PROS ESPORTES, ABRAÇO

    • Ticiane Toledo

      August 11, 08 2015 09:57:42

      Isso mesmo, Solange, temos que ter paciência porque cada corpo reage de uma maneira diferente tanto física quanto psicologicamente. O importante é não desistir e seguir sempre as orientações do médico e do fisioterapeuta. Se por um acaso você estiver atrasada na sua recuperação, o seu médico vai te falar. Em geral, o prazo de 3 a 4 meses é o período que os especialistas consideram que haja a recuperação total do procedimento. Então não se preocupe e não se compare aos outros =) Já já você vai voltar aqui pra me contar que está ótima, tenho certeza! Abraço e boa recuperação.

  • Elvis Roberto

    August 11, 08 2015 12:32:47

    Boa tarde Ticiane ! muito obrigado !
    🙂

  • Geovana

    August 14, 08 2015 09:17:02

    Olá Ticiane…
    Vou fazer a cirúrgia no início de setembro. Quanto tempo normalmente costuma a voltar a rotina de trabalho? Estou precisando de coragem, adorei seu blog.

    • Ticiane Toledo

      August 17, 08 2015 11:15:04

      Oi, Geovana! Tudo bom?
      Olha, depende muito do seu ambiente de trabalho. Se você tiver que subir escadas etc (como foi o meu caso na época) eu acho melhor esperar dar um mês, 20 dias no mínimo. Eu tô falando isso pela minha experiência, mas quem vai poder te dizer certinho é um fisioterapeuta ou seu cirurgião, ok? Não tenha medo que vai dar tudo certo! Se você for de SJC ou Jacareí, tenho ótimas indicações de fisioterapeuta, se precisar. Um beijo e boa sorte!

  • Gabriela

    August 21, 08 2015 03:25:51

    Ola Ticiane… Eu fiz essa mesma cirurgia ha uns anos atrás, mas ate hj eu não recuperei 100 do movimento do joelho, por exemplo eu não consigo fechar completamente o joelho… Só que por talvez eu ser muito nova na época tipo 11, 12 anos, minha fisio não forçava o movimento do joelho como o seu e tbm eu não fiz a musculação da forma correta… Mas mesmo assim meu medico me deu alta, só que ate hj eu não tenho total movimento do joelho… Então queria saber mesmo se o seu joelho ficou completamente 100 e se vc acha que com musculação agora ele pode ficar 100 se o seu tiver ficado. Muito obrigada

    • Ticiane Toledo

      October 01, 10 2015 10:19:29

      Oi, Gabriela! Tudo bom? Desculpe a demora na resposta. Eu não posso garantir isso pra você, porque não sou fisioterapeuta nem médica. Desculpe =( Tem um post aqui onde meu fisioterapeuta responde às principais dúvidas de quem passou por uma reconstrução do LCA: http://vidafit.com.br/blog/faq-ligamento-cruzado-anterior/ Tomara que possa ser útil!

  • Ticiane

    September 04, 09 2015 10:21:10

    Com esta operação você poderia volta ao o Kickboxing ?

  • Marcelo

    September 05, 09 2015 08:37:45

    Fiz cirurgia fez 12 meses de LCA menisco e um pouco de fibrose para compensar a cartilagem, jogo handebol não sinto dor nenhuma + , meus amigos falam que estou mancando jogando como faço para parar isso.

  • Geovani Lopes

    September 07, 09 2015 06:21:04

    Oi Ticiane. Hje faz 5 meses e meio que operei. Tem uns 15 dias que voltei a as atividades mais forçadas no futebol. Como saltos, chutes, tiros e etc. estou fazendo treinamento funcional e musculação. So que sempre que o joelho “esfria” eu sinto um pouco de dor, nada muito forte, mas um incomodo. sinto ele meio preso ainda, parece que “amarrado”. Ontem fiquei o dia todo em pe em uma festa, e hoje esta doendo. voce teve esses sintomas quando retornou ao esporte? Ou sem dor nenhuma? obrigado!

    • Ticiane Toledo

      September 08, 09 2015 10:31:00

      Oi, Geovani, tudo bom? Então, até onde eu sei, para voltar às atividades de um esporte como o futebol, são 6 meses de reabilitação pesada e aí retomar aos poucos (depende, claro, se você é profissional ou amador). Pelo menos lá na clínica onde eu faço fisio atualmente por conta do quadril, é assim que o meu fisioterapeuta procede com as meninas do futebol. Aqui neste post ele comenta sobre vários pontos que geram dúvidas na galera, olha só: http://vidafit.com.br/blog/faq-ligamento-cruzado-anterior/ E sobre meu caso, quando eu voltei a me exercitar, eu sentia isso sim, principalmente quando o tempo esfriava. Quando ficava muito tempo em pé também sentia um cansaço no joelho. Com o tempo e fortalecimento (e respeitando os limites, claro), isso foi melhorando. Hoje não sinto mais nada! Juízo aí, rapaz!!! =)

      • Geovani Lopes

        September 09, 09 2015 09:11:47

        ehhehehehehe… eu nao voltei a jogar ainda não. so chutar, correr e saltar. mas senti um pouco de cansaço, uma dorzinha injuada. Fiquei com um pouco de medo. Mas deve ser por causa da sobrecarga. Eu estou no funcional, vou adicionar academia esse mes. Ta quase chgando a hora de poder voltar a jogar… ehheheehhehe!!

        • Ticiane Toledo

          September 09, 09 2015 11:11:13

          Ahhh sim! “Só chutar, correr e saltar” hahahahah Aiaiai, hein? O cansaço é normal. Eu pelo menos senti isso por uns meses depois de receber alta do pós-op. Faz tudo direitinho e com calma que logo logo você vai poder voltar a jogar sem lembrança nenhuma dessa cirurgia =)

  • Erasmo

    September 10, 09 2015 07:55:54

    Boa noite Ticiane, tudo bem??
    Muito legal seu blog! Parabéns pela iniciativa. Encontrei ele pois estou preocupado com minha lesão no menisco. Me lesionei a exatos 17 meses. Fiz a artroscopia sem ter feito nenhum tratamento antes em abril/2014. O médico sempre disse que em 6 meses estaria 100% recuperado. Tomei muito anti-inflamatório, e fiz 8 meses de fisioterapia, duas vezes por semana.
    Ainda sinto meu joelho, quando tenho que andar muito, subir escadas ou carregar peso. A 1 mês comecei um fortalecimento muito focado em membros inferiores (nem treino membro superior pois assim como você, não curto academia). Senti uma melhora razoável, mas nada que me anime muito. Também comecei a fazer eliptico (simulador de caminhada) pois não tem impacto. Evolui de apenas 5 minutos 2x por semana, para 25 minutos 2x por semana, com pouca dor no joelho.
    Gostaria de saber quais exercícios e com que frequência/carga você fazia para fortalecimento do joelho, tanto em período de fisioterapia, quanto após.
    Desde já agradeço e parabéns novamente pelo blog!!

    • Ticiane Toledo

      September 14, 09 2015 10:45:34

      Oi, Erasmo, tudo bom? Obrigada pela visita, pelos elogios e pela confiança em compartilhar a sua história comigo =)
      Olha, a fisioterapia eu fiz de segunda a sexta-feira durante 7 meses, sem interrupções e sem chororô, rs. Foi excelente porque o meu fisioterapeuta na época focou MUITO em mobilidade, fortalecimento e estabilidade. Então, acredito que por ter feito mais sessões de fisio, eu tenha tido uma recuperação mais tranquila e um retorno sem muitas dores às atividades regulares. Depois da alta da fisio, eu continuei fortalecendo o joelho religiosamente: comecei a correr e continuei na musculação. Depois tranquei a musculação e fiquei com a equipe da GO fazendo o funcional, que é focado em fortalecimento pra corrida. Hoje, faço muscular às segundas e quartas com a GO e às sextas com meu treinador da equipe, que aí fica comigo em esquema de personal. Não fico sem e meu joelho está super forte e estável, segundo a ortopedista que me operou. E venho cuidando do joelho desde a cirurgia, há 2 anos. Não descuido por NADA porque morro de medo de lesionar de novo, rs. É isso! Aqui neste post, o fisioterapeuta que cuida de mim atualmente (tendinite de quadril), responde as dúvidas mais comuns que a galera me manda sobre o assunto: http://vidafit.com.br/blog/faq-ligamento-cruzado-anterior/

  • Gilberto Dias

    September 21, 09 2015 06:55:48

    Olá, bom dia. Adorei sua história, muito boa e encorajadora! Gostaria apenas de saber algo a respeito de trabalho. Eu tenho um problema de menisco e não sei nesse estágio se tenho um problema de ligamento. Precisaria ter um diagnóstico e partir para o tratamento, porém, trabalho em uma empresa de grande porte, grandes responsabilidades e gosto do que faço, mas preciso cuidar da minha saúde e esquecer um pouco de tudo isso. Não faço força em meu trabalho, só ando bastantinho as vezes, o que você acha? Consigo retornar pras minhas atividades em quanto tempo aproximadamente? Ótima semana.

    • Ticiane Toledo

      October 01, 10 2015 10:23:21

      Obrigada, Gilberto!!! Entendo seu caso. Se você não sabe se tem alguma lesão no ligamento, sugiro que antes de tudo você faça uma ressonância pra identificar. Aí sim, a partir desse exame, um ortopedista vai poder dar a você todas essas orientações (se é caso cirúrgico ou não, se só manter com fortalecimento e fisioterapia já vai resolver etc). Aqui no blog tem um post com as principais dúvidas sobre LCA que a galera me manda respondidas pelo meu fisioterapeuta: http://vidafit.com.br/blog/faq-ligamento-cruzado-anterior/ Talvez possa te ajudar!!! De qualquer forma, consulte um ortopedista, ok? Como você disse: tem que cuidar da sua saúde e ficar tranquilo pra continuar fazendo o seu trabalho =)

  • Juliana

    September 21, 09 2015 11:50:38

    Oi Ticiane, me identifiquei muito com sua hitória, estou a caminho da cirurgia tb! Teho receio que me plano de saúde não aprove, sabe me dizer o valor dessa cirurgia?
    Aradeço 😀

    • Ticiane Toledo

      September 21, 09 2015 04:32:48

      Puxa, Juliana, não sei te dizer quanto custa não. A minha cirurgia foi pelo convênio (ainda bem). Acredito que uma clínica de ortopedia possa dar a informação certinho, viu? Boa sorte!!!

  • rosangela maria gonçalves de siqueira

    September 29, 09 2015 08:42:05

    oi ticiane …depois que li seus comentarios fiquei mas tranguila , mas fico um pouco preocupada pq ainda sinto um pouco de dor quando eu ando . tenho 5 meses de operada de lca e menisco , isso é normal ? bjs

    • Ticiane Toledo

      October 01, 10 2015 10:28:15

      Oi, Rosangela! Que bom que meu post ajudou a te tranquilizar =) Bom, não sei se é normal, e não posso dizer nada com certeza porque não sou fisioterapeuta. Acredito que tudo depende do protocolo de fisioterapia que você tem seguido e do fortalecimento que tem feito. Dá uma lida neste post aqui onde meu fisio responde às principais dúvidas que a galera me manda sobre LCA: http://vidafit.com.br/blog/faq-ligamento-cruzado-anterior/ Acho que vai te ajudar!!! Beijos.

  • cleriston

    September 29, 09 2015 10:01:33

    dia 8 agora vo fazer cirurgia, rompi o menisco e o LCA quero saber voçe pode dobrar o joelho normalmente , ficar agachada muito tempo passei por tudo isso ai tmb fiquei 2 anos sem ligamento quanto tempo sem trabalhar voçe ficou sem trabalhar … parabens pela força

    • Ticiane Toledo

      October 01, 10 2015 10:29:44

      Obrigada, Cleriston! Hoje eu já tenho a função total do joelho novamente. Eu não fiquei nenhum dia sem trabalhar, porque trabalhei em home office durante esse período, já que na empresa onde eu estava na época tinha essa possibilidade. Voltei ao escritório cerca de 20 ou 30 dias depois, não me recordo exatamente. Aqui neste post meu fisioterapeuta responde as principais dúvidas da galera sobre o assunto: http://vidafit.com.br/blog/faq-ligamento-cruzado-anterior/ Acho que pode te ajudar! Abraço!

  • Elizabeth Luz

    October 02, 10 2015 08:04:40

    OLÁ! PARABÉNS PELO SEU DEPOIMENTO, ELE AJUDA VÁRIAS PESSOAS. ASSIM COMO VC EU OPEREI MENISCO E LCA, JÁ FAZ 7 MESES DE CIRURGIA E PASSEI PELA MESMA RECUPERAÇÃO QUE VC. ESTOU NA MUSCULAÇÃO MAS AINDA MANCO E SINTO UMAS FISGADAS NO JOELHO NA PARTE DE DENTRO NA ALTURA NO MENISCO. VC FALOU EM FIBROSE, QUAIS ERAM OS SINTOMAS QUE VC SENTIA? ESTOU SENTINDO QUE MEU JOELHO AINDA NÃO FICOU BOM. AGUARDO RETORNO. ABRAÇOS.

    • Ticiane Toledo

      October 02, 10 2015 01:51:45

      Obrigada, Elizabeth, pelo carinho! =) Na verdade, o único indício que tive de fibrose foi a demora na recuperação da flexão e extensão totais do joelho, só isso. Não sei se existem outros sintomas clinicamente falando. Acho que esse post aqui, onde meu fisioterapeuta explica todas as dúvidas que vocês me mandam sobre o LCA, pode te ajudar: http://vidafit.com.br/blog/faq-ligamento-cruzado-anterior/ Boa recuperação!!!

  • Tatiana Oliveira

    October 06, 10 2015 08:34:18

    Bom dia!
    Procurando sobre reforço muscular encontrei sua historia que é um pouco parecida com a minha…e ainda estou em processo de recuperação…
    Operei o joelho esquerdo tive ruptura de tendão patelar .. com isso um deslocamento de patela…refiz o patelar e invertir o tendão Medial para segurança da patela… consegui essa lesão monstra no Muay Thai .. esporte que ja pratico a 3 anos…
    Hj ja tive alta da fisio … e ja estou começando im reforço muscular na Academia..
    Ainda nao sei se voltareii a treinar….

    • Ticiane Toledo

      December 09, 12 2015 06:51:25

      Vai voltar sim, Tati! É só seguir as orientações certinho que logo logo você tá de volta, aos poucos, mas com consistência. <3

  • Rodrigo

    October 06, 10 2015 11:03:51

    Boa noite, parabéns pelo blog 🙂
    Hoje faz 21 dias que fiz a cirurgia somente do LCA, voltei a trabalhar essa semana e meu joelho inchou bastante, penso que seja pq fico um bom tempo sentado e tbm estou andando mais do que gostaria rs, o que acaba forçando um pouco. Sera que é normal? Com vc aconteceu algo parecido?

    • Ticiane Toledo

      December 09, 12 2015 06:52:11

      Oi Rodrigo! Tudo bom? É normal sim esse inchaço com o esforço físico =)

  • Rogerio

    October 07, 10 2015 01:19:39

    olá fiz cirurgia do lca fazem 21 dias, estou fazendo fisio somente 2x na semana pois nao tenho muita disponibilidade de tempo, sera que isso pode me prejudicar?

    • Ticiane Toledo

      December 09, 12 2015 06:57:05

      Não sei responder essa sua pergunta, Rogerio. Melhor consultar o seu médico e fisioterpeuta mesmo, viu? Boa recuperação!

  • Lucas

    October 16, 10 2015 05:54:33

    Olá, Ticiane! Muito interessante seu post. Fiz a cirurgia de reconstrução de LCA há 35 dias e estou dobrando 90 graus com esforço considerável. O joelho ainda está um pouco inchado o que faz das sessões de fisioterapia algo de outro mundo de dor. A evolução existe a cada sessão, porém bem devagar. Meu médico disse que eu já estou com artrofibrose e para não esperar para realizar a cirurgia de limpeza que você fez, juntamente com a manipulação sob anestesia. A solução parece ter um lado bom, pois, segundo ele, a fisioterapia não será mais tão dolorosa, porém tenho algumas dúvidas. Por exemplo, o procedimento deve fazer o joelho inchar mais ainda, como saber que esse inchaço não levará a novas complicações? Depois que passa o efeito da anestesia num joelho manipulado de forma tão invasiva, as dores não se tornam insuportáveis?

    • Ticiane Toledo

      October 19, 10 2015 09:41:00

      Oi, Lucas! tudo bom? Então, se você estiver com um bom fisioterapeuta, não precisa se preocupar com danos relacionados ao inchaço ou à nova manipulação. Comigo, não senti nenhuma dor anormal depois da “limpeza” da fibrose. Pelo contrário: senti um baita alívio por conseguir ter extensão e flexão novamente e aí sim a fisioterapia deu um salto de evolução =) Dá medo, eu sei, mas não se preocupe e continue fazendo a sua parte no processo! Boa recuperação!!

  • Yago

    October 21, 10 2015 06:39:29

    Olá, parabéns pelo blog. Gostaria de saber com quanto tempo você recuperou a hiperextensão? Pois ainda tenho uma certa dificuldade, e quando forço o para esticar, sinto um estalo interno, que até me deixa preocupado. E depois de forçar para tentar a hiperextensão, voltando ocorre o mesmo estalo. É normal isso?

    • Ticiane Toledo

      October 22, 10 2015 07:23:43

      Oi, Yago! Obrigada pela visita!
      Eu recuperei a hiperextensão com mais tempo que o previsto devido à fibrose. Demorou cerca de 4 meses. Mas, em geral, recupera-se antes quando não se tem a barreira da fibrose. Sobre o estalido, o meu fisioterapeuta explica tudo aqui neste post: http://vidafit.com.br/blog/faq-ligamento-cruzado-anterior/ Com certeza vai tirar muitas dúvidas suas =) Boa recuperação!

  • EDUARDO

    October 23, 10 2015 08:26:15

    Oii Ticiane !!!!

    Me machuquei faz praticamente 1 ano e meio sozinho jogando futebol (joelho esquerdo), entre idas e vindas ao médico ( que disse que não era nada grave) só ontem peguei meu exame de ressonância que constatou ruptura total do ligamento cruzado anterior e um pequeno desgaste no menisco . Estou um pouco preocupado e assustado em relação ao tempo que ficarei afastado do trabalho (devido a economia do pais) e o tempo total da minha recuperação . Sempre pratiquei futebol e jiu jitsu e nunca quebrei sequer a unha rsrss. Mas enfim gostei de sua historia de recuperação e vou seguir como exemplo. Deus Abençoe e Grande abraço.

    • Ticiane Toledo

      October 26, 10 2015 02:47:28

      Oi, Eduardo! Tudo bom? Quanto ao tempo de afastamento, tudo depende de como você vai responder ao protocolo de fisioterapia e da sua dedicação em se cuidar e fazer tudo certinho, conforme orientações do fisioterapeuta e do seu cirurgião. Se você não tiver nenhum fator que dificulte sua locomoção no ambiente de trabalho (como muitas escadas por exemplo), acredito que não deverá demorar muito pra retornar ao posto de trabalho =) De qualquer forma, tem uma segunda parte deste post sobre LCA com as principais dúvidas que recebo respondidas pelo meu fisioterapeuta: http://vidafit.com.br/blog/faq-ligamento-cruzado-anterior/ Talvez lá você encontre a sua resposta! Boa recuperação

  • Rychard

    October 24, 10 2015 03:03:04

    Boa tarde, parabéns pelo blog.
    Eu fiz uma cirurgia de LCA e menisco e na fisioterapia perdi a cirurgia pois afrouxou o ligamento.

    Fiz 8 meses de fortalecimento e reoperei o joelho que afrouxou e tbm menisco do outro joelho.
    Fiquei 20 dias de cadeira de rodas, 5 dias de muletas e estou há 9 dias sem muletas.

    Hoje completa 34 dias, quase não tenho dores.
    Faço a fisio 3x na semana na clínica e em casa todos os dias.

    Só que tem um problema.
    O joelho q operei de novo o ligamento está com um pouco de gaveta.
    Será que ė normal? Pelo tempo que fiquei sem movimentar, 23 dias sem pisar no chão.

    Estou preocupado, não sinto instabilidade e nem dores.
    Estou flexionando bem e tenho extensão total.

    Qdo fui no Médico, não comentei e deixei ele examinar. Disse q a cirurgia foi um sucesso, porém vi que ainda permanece uma certa folga.
    Maior do que o joelho onde operei só menisco.

    Obrigado!! Espero voltar ao futebol 🙂
    E boa sorte a todos

    • Ticiane Toledo

      October 26, 10 2015 02:45:10

      Oi, Rychard! Tudo bom? Obrigada pela visita e por compartilhar com a gente a sua história =)
      Tenho certeza que voltará muito em breve ao seu futebol se continuar se cuidando! Sobre a sua dúvida, não sei como te responder, mas tem uma segunda parte deste post sobre LCA com as principais dúvidas que recebo respondidas pelo meu fisioterapeuta: http://vidafit.com.br/blog/faq-ligamento-cruzado-anterior/ Talvez lá você encontre a sua resposta. Boa recuperação!

  • Ailton Martins

    October 25, 10 2015 12:10:55

    Oi, boa noite, há mais ou menos dez anos atrás tive um acidente de moto, não cheguei a cair, entretanto meu joelho bateu na moto do cara, como a outra moto não parou, tbm seguir meu caminho direto para um ortopedista, que tirou um raio-x e constatou que nada tinha acontecido (péssimo diagnóstico), foi passando o tempo e sempre que eu fazia um movimento rústico, ou “inesperado” eram sempre 15 dias de atestado e joelho engessado, até que em aproximadamente 4 anos atrás um ortopedista me enviou para um Especialista em cirurgia de joelho.

    Segunda parte da história, solicitou uma ressonância magnética e descobriu-se que e tratava de menisco lesionado, fiz tds os exame pré-operatorio, mas na hora da cirurgia não tive coragem, de fato amarelei, rs, eram muitas dúvidas muitos mitos acerca da cirurgia e da recuperação e acabei desistindo.

    Terceira parte da história, continuei a me machucar e a engessar o joelho, e aos famosos atestado de 15 dias, até encontrar com um ortopedista eem julho de 2015, que foi operado por um cirurgião de joelho, e que me deixou bastante tranquilo em relação a tudo pediu para que eu fizesse uma ressonância magnética, em agosto fiz em setembro levei ao médico que por sinal é muito concorrido, e não deu outra, recomendação para cirurgia, mas dessa vez o diagnóstico veio mais complicado, não era apenas o menisco, o LCA estava totalmente comprometido, peguei as guias levei no plano de saúde para autorizar e logo após levei ao médico para marcar a realização da mesma ontem dia 23 de outubro, fiz a cirurgia, as duas da tarde encerrando as 16 hrs, graças a Deus tudo correu bem, recibi alta 24 horas após a cirurgia, após bastante anti inflamatório e antibióticos.

    Agora em casa estou começando a fazer pequenos movimentos e na segunda começo a fisioterapia, logo mais deixo minha contribuição para que está com o mesmo medo que eu tive há dez anos atrás na época com 19 anos.

    Obg e boa noite a TDs…

    • Ticiane Toledo

      October 26, 10 2015 02:43:03

      Que história a sua, Ailton! Realmente, às vezes um problema menor pode ser resolvido e evitar outros transtornos, né? Mas é normal adiarmos decisões como estes procedimentos (afinal, todo procedimento cirúrgico tem risco e implica em vários cuidados depois) por falta de conhecimento, o que nos gera insegurança e medo. Que bom saber que agora você resolveu a lesão e já está se recuperando! Melhoras e obrigada por compartilhar com a gente =)

  • Leonardo

    October 27, 10 2015 12:19:59

    Olá, Boa tarde, muito bacana seu blog! Fiz a cirurgia somente do LCA. Nos 15 primeiros dias fiz os exercícios que meu médico passou sempre acompanhado de muito gelo (3-4 vezes ao dia). No retorno, após 15 dias, meu médico disse que estava tudo normal e me encaminhou para 15 seções de fisioterapia (3x na semana) e que após isso era pra retornar. Hoje já fazem 42 dias que fiz a cirurgia e já passei por 10 seções de fisio, porém sempre faço os exercícios em casa e coloco gelo. Meu joelho ainda está inchado e estou conseguindo uma flexão de 130-140 com muita dor e com a ajuda da fisioterapeuta, isso é normal? Eu sei que cada caso é um caso, mas com quantos dias é normal ter a flexão de 180?

    • Ticiane Toledo

      October 28, 10 2015 10:47:44

      Oi, Leonardo! Que bom que curtiu aqui o cantinho. Fico feliz! Obrigada =)

      Não sei te dizer quanto tempo demora pra desinchar ou pra conseguir 100% da extensão/flexão porque, como você já sabe, cada caso é um caso e depende da abordagem do fisioterapeuta, da frequência e volume de sessões, e também da dedicação do paciente. O meu inchaço demorou bastante pra melhorar de aspecto. Não sei quanto tempo exatamente, mas foram alguns bons meses. Até mesmo depois da alta médica, continuava um certo edema, mas foi diminuindo com o tempo até voltar ao normal. De qualquer forma, tem uma segunda parte deste post sobre LCA com as principais dúvidas que recebo respondidas pelo meu fisioterapeuta: http://vidafit.com.br/blog/faq-ligamento-cruzado-anterior/ Talvez lá você encontre a sua resposta! Boa recuperação e obrigada pela visita!

  • joao paulo

    October 27, 10 2015 04:58:36

    Bom dia fiz uma cirugia de lca há 1 mes e meio até hj estava muito bem alongamento. Fiosio.hidro. etc… Mais raramente quando flexiono o joelho q vou voltar a posição normal sinto um pequeno choque na parte do parafuso superior..nao sei se é porq está recente ou o parafuso batendo em algo. Isso me deixou bastate pra baixo ja q estou no ritimo muito bom….

    • Ticiane Toledo

      October 28, 10 2015 10:44:47

      Oi, João. Antes de desanimar, converse com seu cirurgião e com o fisioterapeuta que está acompanhando a sua reabilitação. Se achar necessário, busque segundas ou terceiras opiniões de outros profissionais também. Só não desista do processo, ok? Vai dar tudo certo! Melhoras!

  • Igor gama

    November 17, 11 2015 05:46:26

    oi, eu gostaria de tirar uma duvida que ta me matando, fiz uma cirurgia do lca e menisco hoje já faz 7 meses de pós operado, queria saber se você também sentiu alguns desconforto como eu sinto ate hoje, como as vezes sinto que mesmo depois da cirurgia meu joelho continua do mesmo jeito e também quando eu me abaixo o joelho operado da varios estralos fica tipo rangendo e bem alto e as vezes também quando piso forte no chão sinto um dor no meu joelho que parece que vem da cartilagem do meu joelho bem la no meio dele

    • Ticiane Toledo

      November 18, 11 2015 09:10:35

      Oi, Igor! Eu tive um desconforto por vários meses seguintes à cirurgia. Não sei te precisar o tempo exato, mas com 7 meses eu estava recebendo alta da fisioterapia e ainda era um pouco desconfortável sim. Acho que este post aqui, onde meu fisioterapeuta responde às dúvidas que recebo regularmente no blog, pode te ajudar a esclarecer melhor suas dúvidas: http://vidafit.com.br/blog/faq-ligamento-cruzado-anterior/

  • Renata

    November 17, 11 2015 05:49:47

    Eii.Ticiane, eu fico muito feliz em ler o seu blog é uma motivação a mais. Semana que vem vou operar meu ligamento anterior + menisco, porém há 6 atrás quando eu tinha 16 anos eu fiz minha primeira cirurgia de LCA. E agora operando de novo dá um medo maior sim, mas lendo sobre a sua recuperação é uma motivação a mais. Obrigada.

    • Ticiane Toledo

      November 18, 11 2015 09:08:57

      Que bom que pude ajudar de alguma forma, Renata! Hoje os procedimentos e até mesmo os protocolos de fisio acredito que estão mais evoluídos do que há 6 anos, né? Então isso já anima a gente mesmo. Boa recuperação e melhoras rápidas!

  • Paulo Medeiros Dantas

    November 19, 11 2015 09:23:01

    Gostei do seu post Ticiane, tá de parabéns. Fiz minha cirurgia faz 1 dia e meio, e já to aperriado, e morrendo de dor :s
    É normal sentir muita dor assim, sinto muita dor também na posterior da coxa quando mexo a perna.

    • Ticiane Toledo

      November 19, 11 2015 10:16:56

      Que bom que curtiu o post, Paulo! Fico feliz! Então, é normal sentir dor sim. Por menos agressivos que sejam os procedimentos hoje em dia, pense que você passou por um procedimento cirúrgico de qualquer forma. A dor é natural, mas super suportável e controlável com analgésicos se você precisar. Só não deixe de se movimentar por medo de dor, ok? Inicie a fisioterapia o quanto antes, seguindo as recomendações do seu cirurgião. Logo logo você estará ótimo! Boa recuperação!

  • Paulo roberto

    November 23, 11 2015 03:31:40

    Boa tarde ticiane , eu fiz a cirurgia tem 10 dias hoje, o medico me pediu para ficar 3 semanas andando de muleta sem apoiar a perna no chao , e depois de 4 semanas começar a fisioterapia, no meucaso a cirurgia foi para reconstrução de LCA e retirada do minisco, no meu caso não ficou ematomas mas esta bem inchado, sabe me dizer por quanto tempo é normal o inchaço ?

    • Ticiane Toledo

      November 24, 11 2015 04:57:27

      Oi, Paulo! Varia muito de pessoa pra pessoa. Não sei te dizer exatamente não, porque só conheço a minha experiência mesmo nesse caso. Talvez este post que fiz com meu fisioterapeuta possa te ajudar: http://vidafit.com.br/blog/faq-ligamento-cruzado-anterior/ Boa recuperação!

  • Lucas

    November 24, 11 2015 04:10:38

    Oi, Ticiane, tudo bem?
    Postei uma mensagem dia 16 de outubro. No dia 04 de novembro, fiz a mesma cirurgia que você de “limpeza” com manipulação sob anestesia. Depois da cirurgia, me senti bem melhor e estou evoluindo bem na fisioterapia: Extensão total e perto de 120º de arco. Desde a cirurgia de LCA completei 76 dias. Mesmo assim, desevolvi, novamente, artrofibrose e estou me dedicando, diariamente, para avançar na recuperação. De qualquer forma, a marcha está bem melhor, mancando pouco e as dores incomodam muito menos. Agradeço pelos seu apoio e estímulo e quero saber duas coisas: Quanto de arco você tinha antes de fazer a Artroscopia? Quando você chegou aos 135º de arco?

    • Ticiane Toledo

      November 24, 11 2015 04:56:01

      Oi, Lucas! Nossa, pergunta difícil a sua. Infelizmente, não me lembro desses detalhes pra compartilhar contigo, desculpe 🙁

  • gregory

    November 25, 11 2015 10:13:17

    Bom dia Ticiane !!
    eu estava procurando algumas informações a respeito de pessoas que também fizeram cirurgia de LCA, e acabei achando este seu blog, adorei e consegui absorver bastante coisas positivas por aqui.
    Fiz reconstrução de LCA e menisco no dia 11/05/2015, hoje faz 6 meses e 14 dias que fiz a cirurgia. Fiz o procedimento pelo SUS após aguardar 2 anos na fila o que agravou ainda mais minha lesão. Vejo vídeos de pessoas com menos tempo de pós operatório que eu e que conseguem fazer coisas que eu não sei se consigo, o problema é este fiquei tanto tempo com a perna debilitada que hoje não sei se sou incapaz ou se tenho medo de fazer, passo o tempo todo defendendo a perna operada , quando me agacho não deixo ela totalmente flexionada , quando paro não deixo o peso do corpo sobre ela, faço academia e cumpro tudo que meu instrutor passou ( treino feito especificamente para minha reabilitação) , minha musculatura já esta bem forte novamente , porem quando eu caminho meu joelho da uns estalos muito altos , gostaria de saber se isso é normal, não tenho acesso ao medico que me operou a não ser nas consultas periódicas e a última foi a 2 meses sendo que a próxima vai ser somente em março. Des de já agradeço a todos que poderem me ajudar , boa reabilitação a todos nós grande abraço.
    Obs: eu add vc no insta kk vlw

    • Ticiane Toledo

      February 06, 02 2016 06:43:35

      Puxa, infelizmente não sei te responder isso porque não sou fisioterapeuta nem médica, apenas fui paciente assim como você ? Mas olha, tem que cuidar sempre muito bem do joelho, mesmo depois de ano(s) da cirurgia, ok? Muito fortalecimento e propriocepção. Nesse post aqui meunfisioterapeuta tira as dúvidas mais recorrentes da galera que vem até o blog pra se informar sobre LCA: http://vidafit.com.br/blog/faq-ligamento-cruzado-anterior/ Espero que ajude!!! Abraço e boa recuperação

  • Paulinho Medeiros

    December 08, 12 2015 11:09:39

    Oi Tici, estou aqui de novo aperriando você kkkk
    Me tira uma dúvida, eu fiz cirurgia de LCA e menisco, mas só consegui marcar fisioterapia pra começar depois de 1 mês de cirurgia, hoje fazem 20 dias, qual o perigo e os pontos negativos de retardar tanto o começo da fisio. Obgd. Abraço.

    • Ticiane Toledo

      December 09, 12 2015 09:49:34

      Oi, Paulinho! Vocês não me aperriam nunca! Hahah Então, quanto mais você retarda a sua fisioterapia, mais complicada fica a reabilitação e maiores as chances de fibrose. Aqui nesse post, meu fisioterapeuta responde as principais dúvidas que eu recebo aqui sobre o assunto, olha só: http://vidafit.com.br/blog/faq-ligamento-cruzado-anterior/ Acho que pode ser útil! Boa recuperação!

  • Mateus Monteiro

    December 13, 12 2015 10:59:15

    Olá eu fiz lca e menisco. Faz 1 ano agora que eu fiz a cirurgia, e a 2 meses eu envio praticando esporte normalmente, só que uma coisa me chamou a atenção, as vezes meu joelho estrela, e uma vez eu senti uma dor no local onde me doía o joelho antes mesmo de eu fazer a cirurgia. Mesmo assim eu não tive mais a instabilidade no joelho que é normal quando você tem ligamento rompido. Você poderia me responde se é normal ter essas estreladas e mesmo um ano depois sentir alguma dor?

    • Ticiane Toledo

      February 06, 02 2016 06:42:12

      Oi, Mateus! Tem que cuidar sempre muito bem do joelho, mesmo depois de ano(s) da cirurgia, ok? Muito fortalecimento e propriocepção. Nesse post aqui meunfisioterapeuta tira as dúvidas mais recorrentes da galera que vem até o blog pra se informar sobre LCA: http://vidafit.com.br/blog/faq-ligamento-cruzado-anterior/ Espero que responda as suas dúvidas! ? abraço!

  • Leonardo

    December 21, 12 2015 05:13:57

    Boa Tarde! muito bacana o blog!!
    Gostaria de saber com quanto tempo vc foi liberada para andar com bicicleta (nas ruas). Obrigado!!

  • Leonardo

    January 11, 01 2016 05:46:49

    Boa tarde! Tici , e demais, acho que o medo e as duvidas quanto a cirurgia faz parte do pós mesmo rs! Estou completando meu 27 dia e já estou agoniado com n ter a extenção total de minha perna, no começo foi um pouco sofrido pq tive uma suspeita de estar com trombose, enfim, foi só um susto mesmo. Sua história foi muito boa. Conta como está sua vida hoje já com mais tempo de cirurgia. Abrços!

    • Ticiane Toledo

      January 12, 01 2016 03:52:20

      Oi, Leonardo! Tudo bom? Calma que você ainda tá só no começo da recuperação e ainda tem muito chão pela frente. Vai dar tudo certo!!!
      Hoje, prestes a completar 3 anos da cirurgia, eu sou só alegrias com meu joelho! Ele não me dá mais trabalho nenhum, tá super forte e estável. Continuo correndo e agora iniciei o crossfit, sem deixar de lado o fortalecimento muscular, claro. Acho que esse é o segredo: fortalecer sempre e não descuidar. Aliás, a gente não deveria descuidar de nenhuma parte do corpo, né? =) Abração e boa recuperação pra você!

  • Valéria

    January 24, 01 2016 09:19:32

    Ticiane, como é a cirurgia para retirada da fibrose? O pós operatório é tranquilo? Em quanto tempo posso pisar o pé no chão? Dói muito?

    • Ticiane Toledo

      January 25, 01 2016 02:18:49

      É o mesmo procedimento do LCA, mas mais simples, pois é só uma espécie de limpeza. Recuperação muito mais rápida do que a do LCA e/ou menisco. Já recuperamos a amplitude do movimento quase que instantaneamente, sem dor, e a volta pra fisioterapia é bem rápida: dois dias depois já estava de volta à rotina da clínica, só tomando cuidado com os pontos mesmo.

  • Ralpho Ferreira

    January 26, 01 2016 06:07:47

    Oi Ticiane, tudo bem?
    Tive uma vida toda cheia de esportes e ano passado tive a mesma lesão que a sua: LCA+menisco foram pro saco. Operei em Dezembro.
    E hoje descobri que também estou com artrofibrose, rs
    Vou realizar a artroscopia na 5ª feira para a limpeza e manipulação do joelho.
    Li sua história e me identifiquei bastante, então gostaria de te perguntar algumas coisas
    Depois que você fez a sua artroscopia para limpeza, além de esticar toda a perna, você ganhou bastante flexão? Foi mais fácil quando você voltou pra fisio?
    Pergunto isso pois tenho sofrido bastante na fisio para dobrar o joelho.
    E outra coisa. Eu já tinha evoluído bem na fisio. Ganhei estabilidade e força para alguns movimentos.
    Depois da limpeza vc regrediu nesse ponto?
    Parabéns pelo blog viu!

    • Ticiane Toledo

      January 28, 01 2016 07:42:15

      Oi, Ralpho! Tudo certinho?
      Depois que fiz a limpeza, eu recuperei tanto flexão quanto extensão quase que instantaneamente. Lógico que nos primeiros dias pós-procedimento não dá pra exagerar na flexão por causa dos pontos, mas o resultado é imediato. Pelo menos no meu caso foi e aí sim eu consegui concluir meu protocolo da fisioterapia com sucesso, sem regredir nenhum ganho anterior! Vai na fé que você vai ver como vai deslanchar depois da limpeza. Depois me conte como foi, hein =)
      Boa recuperação!

  • Ana Eliza

    January 26, 01 2016 09:29:36

    Boa Noite! Parabéns pelo blog!! Muito bom mesmo de coração!! Li alguns comentários também é fiquei com uma dúvida, e gostaria de lhe perguntar. . Hehehehe fiz a cirurgia LCA a 4 meses e iniciei o fortalecimento muscular há 15 dias. Estou fazendo apenas exercícios com peso e bicicleta para o fortalecimento. Será muito pouco?? São vários exercícios feitos diariamente para o joelho. E outra coisa, meu joelho fica muito inchado!! Esse inchaço tende a diminuir com quanto tempo? E as dores? Quando faço algum exercício que acaba forçando um pouquinho mais ele fica dolorido. Obrigada e parabéns novamente pela sua determinação e história de vida. Abraços

    • Ticiane Toledo

      January 28, 01 2016 07:39:43

      Oi, Ana Eliza! Obrigada pelo carinho e pela visita =)
      Olha, eu não posso dizer se o protocolo de reabilitação que você tá seguindo é suficiente ou não porque eu não sou fisioterapeuta, sou só uma paciente mesmo. Quanto ao inchaço e dores, logo logo tudo passa! Pelo que contou, você tá super bem pra quem tá só no quarto mês de recuperação, fique tranquila e siga em frente!
      Não sei se viu, mas tem uma parte 2 deste post, onde meu fisioterapeuta atual responde às dúvidas mais frequentes que recebo por aqui sobre esse assunto: http://vidafit.com.br/blog/faq-ligamento-cruzado-anterior/ Acho que pode ser útil pra você!
      Boa recuperação!!!

  • Alan

    January 27, 01 2016 12:16:39

    Hj acompanho de longe minha ex-paciente (deve estar em boas mãos hj) vejo o quanto ela se esforçou para estar como está hj. Sei que foram momentos tensos mas gratificantes para nós fisioterapeutas em saber que fizemos parte de um momento complicado onde pudemos mostrar a importância da reabilitação… Vc é fera demais Ticiane, boa sorte pra ti…. Não esqueça q estou acompanhando de longe… Rsrsrsrs grande abç e a vitória é certa….

    • Ticiane Toledo

      January 28, 01 2016 07:03:43

      Alan, meu fisioTRETA querido <3 Obrigada pelas palavras, viu? Fiquei tão tão feliz quando vi seu comentário aqui, justamente nesse post! Você acompanhou de perto o processo e sabe que teve algumas vezes que foi osso, n'outras teve choro sim (e você nem ligava, mas ok hahahaha), mas também teve muita risada e aprendizado, né? Uma das melhores coisas dessa lesão foi ter conhecido você, sem dúvida. Beijão!!!

  • Bruna Varotto

    February 12, 02 2016 03:05:14

    Olá Ticiane!!! Meu nome é Bruna, também sou de SJC e te acompanho no insta também!

    Muito bacana mesmo esse seu relato! É bom encontrar pessoas que passaram pelas mesmas coisas que nós, quando estamos meio desanimados… 🙂
    Operei no dia 28/12/15, passei o ano novo de molho haha! Mas valeu muito a pena… To firrrme na fisio, apesar das dores e dos dias com vontade de não ir….
    Moro em SP e me viro exclusivamente de transporte público. Meu médico achou melhor me dar uma licença maior por isso, estou de molho na casa dos meus meus pais em SJC até o fim deste mês, só caprichando na fisio, gelo e atividades na piscina!

    Muito sucesso pra vc! Beijos!

    • Ticiane Toledo

      February 13, 02 2016 06:32:19

      Oi, Bruna! Tudo bom, vizinha? É isso aí: tem que se manter firme e forte na reabilitação que logo mais você vai estar de volta à ativa, se exercitando e retomando sua vida lá na capital. Enquanto isso, aproveita a estadia aqui em SJC e curta os mimos que só nossos pais nos dão – esse carinho ajuda e muito na recuperação <3 Beijos e ótima recuperação! Obrigada pela visita!

  • Nayana

    March 04, 03 2016 10:33:00

    Olá Ticiane, adorei seu blog e achei você super atenciosa. Eu fiz uma cirurgia de LCA no meu joelho direito em setembro de 2014, tive esse problema em 2012 quando eu fazia muay thai e dei um chute direto, movimento simples mas que me fez cair de dor no chão e chorei muito (não fui forte como você haha), meu joelho inchou muito…enfim todos os sinais e sintomas de LCA. Fui em 2 ortopedistas e apenas me receitaram alguns medicamentos, porém não foram eficientes. Quando finalmente solicitaram ressonância, constaram LCA. A cirurgia foi tranquila e a fisioterapia também, porém ainda não voltou totalmente o meu tônus muscular

    • Nayana

      March 04, 03 2016 10:42:47

      Continuando…eu sempre joguei bola, e decidi voltar final do ano passado. Durante o jogo, senti aquela sensação de insegurança no joelho e depois veio uma dor, não conseguia mais colocar o pé no chão direito. Fiquei uns 3 meses sem jogar e estou fazendo natação, pensei que eu estivesse bem e inventei de jogar bola ontem…mas veio essa dor de novo, dói muito quando eu flexiono :/ Gostria de saber se isso pode ser porque ainda não voltou totalmente o meu tônus muscular da coxa, ou pode ser algo mais sério ? Eu já fui no médico e ele disse que ta tudo certo, mas que só preciso fortalecer mais meu joelho, porém não vejo ninguém reclamando disso e fico preocupada. Queria pode voltar a jogar bola sem preocupação.

    • Ticiane Toledo

      March 07, 03 2016 10:53:45

      Obrigada pela confiança, querida! =)
      Vou responder tudo neste comentário ok?
      Olha, futebol, na minha opinião, é a última atividade que você deveria retomar porque é agressivo demais, existem muitas chances de traumas e movimentos bruscos. O meu atual fisioterapeuta (Dr Rodrigo Moraes, da Sport Fisio Center) está acostumado a lidar com esse tipo de lesão em atletas – ele trata inclusive as meninas da seleção do São José e algumas que jogam na seleção BR feminina. No protocolo dele, em 6 meses elas já retomam a rotina no futebol, mas veja bem, é um protocolo todo adaptado às necessidades profissionais delas, até mesmo porque atleta profissional precisa de rápida recuperação. É um caso à parte. Não posso afirmar o que pode ser nem recomendar cuidados, mas se eu puder te dar um conselho de colega de lesão, aqui vai: deixe o futebol por último. Foque no fortalecimento, recupere o tônus, muitos exercícios de propriocepção. E aí, assim que você estiver se sentindo segura e forte, você volta a jogar bola.
      Vai com calma, tá? E não se compare aos outros porque cada recuperação é única, assim como cada corpo é único.
      Melhoras!!!

  • Alex Sandro

    April 15, 04 2016 06:08:58

    Boa Noite Ticiane!

    Estava aqui lendo alguns casos e respostas suas e olha.. vc está de parabéns!! Sabe aconselhar muitissimo bem, embora parecer ser muito jovem tbm e sabendo resguardar a particularidade de cada caso. E a boa vontade de responder cada um tbm me chamou atenção..vc é muiiito gente fina!!
    Eu pesquisava pra saber sobre a cirurgia que tbm farei em breve pois medico está semana me passou pedido após ver minha ressonância e tbm LCA e meniscos. Lendo seu caso e alguns relatos, já sei agora do processo na pratica rs..vamos ver na minah vez como será..espero que dentro da normalidade tbm rs..
    Até, e obrigado 😉

    • Ticiane Toledo

      April 19, 04 2016 06:44:58

      Oi, Alex! Tudo bom? Que bom que você conseguiu se acalmar lendo as interações com a galera. Realmente, esse post é o que mais bomba aqui no blog – não esperava essa repercussão, sinceramente! Fico muito feliz em poder ajudar vocês porque qualquer lesão deixa a nossa cabeça cheia de dúvidas e minhocas, ainda mais uma lesão no joelho, né? Depois me mande notícias suas e da sua recuperação, hein? Tô na torcida aqui por você! Vai dar tudo certo e você vai se recuperar super bem, vai bendo =) Abração!

  • José

    April 17, 04 2016 07:02:13

    Boa noite , achei ótimo o blog Parabéns ! Fiz a cirurgia no dia 08/04/2016 no joelho esquerdo Lca e menisco , estava bem machucado por que jogo futsal e já fazia 2anos que já tinha rompido o ligamento , gostaria de saber , vai fazer 10 dias que operei e devez em quando da alguns estalos no joelho , perto da patela do lado esquerdo , é normal ? Estou preocupado com isso

    • Ticiane Toledo

      April 18, 04 2016 11:41:47

      Oi, José! Com 10 dias é normal sim essa sensibilidade e esses estalidos. Continue fazendo sua parte na recuperação que logo você estará zerado! Melhoras e obrigada pela visita =)

  • Gisele

    April 19, 04 2016 12:28:18

    Boa noite!
    Sou atleta de futebol rompi o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em junho de 2015,fiquei com um bloqueio de flexão e estensão,operei dia 4 de setembro fiz uma artroscopia pra liberar minha estensão fui pra fisioterapia até dia 24 de setembro onde fiz a reconstrução do LCA três dias depois lá estava eu na fisioterapia todos os dias de manhã e à tarde de seg a sexta e aos sábados pela manhã, passou outubro,novembro,dezembro,janeiro,fevereiro e eu não tinha ganho minha estensão toda é nem flexão com isso fiquei preocupada e o médico achou melhor eu fazer uma limpeza pois suspeitava de fibrose hoje tenho um mês que fiz minha terceira cirurgia e ainda sinto um bloqueio flexão e um finalzinho da estensão é uma sensação que tem uma cola no meu joelho às vezes quando ando sinto uma trava muito grande nele e com isso me preocupo muito pode me orientar por favor

    • Ticiane Toledo

      April 19, 04 2016 12:15:26

      Oi, Gisele, tudo bom? Nossa, é tão complicado esse lance de “orientar” porque eu não sou fisioterapeuta, educadora física, tampouco médica, sabe? E cada caso é tão particular mesmo… Sei que não é a resposta que você buscava e peço desculpas por te frustrar nesse sentido, mas o ideal é que você veja isso certinho com seu médico e também com o fisioterapeuta responsável pelo seu caso. Se não estiver se sentindo segura, procure por uma segunda e até uma terceira opinião, tanto de médico quanto de fisioterapeuta. Se você jogar por algum time, veja com a equipe técnica da equipe. Eles devem orientá-la neste sentido para que você se recupere o mais rápido possível. Torço pela sua recuperação rápida, querida! Qualquer coisa, conte comigo.

  • José

    April 19, 04 2016 01:28:19

    Boa tarde Ticiane , muito obrigado pela resposta , fico mais tranquilo , mais tenho outra pergunta , hoje está fazendo 12dias após cirurgia e já desinchou bastante meu joelho , só que eu estava vendo hoje , ele está com um pouco de folga sabe , indo um pouco pro lado ainda ,será que é normal ?

    • Ticiane Toledo

      April 19, 04 2016 06:40:03

      Acredito que sim, porque ainda não recuperou o tônus muscular. Não force, mas também não tenha medo. Faça o que tem que ser feito, como seu fisioterapeuta manda =) Fico feliz em ajudar! Abraço, José!

  • Pedro Henrique R. Nogueira

    April 29, 04 2016 11:25:30

    Ticiane, bom dia!
    Como li nos comentários, acabei achando seu post pelo mesmo motivo de muitos: Curiosidade/Medo/Ansiedade em saber outras histórias de pós operatório de LCA.
    Rapidamente resumindo minha história, lesionei meu LCA em Agosto/15, durante partida de futebol Society. Ouvi o “estalo” (clichê). Também evitei chorar na frente dos companheiros. Voltei dirigindo pra casa e no dia seguinte fui ao clínico geral. Lá foi me passado que não era nada demais. Engessei a perna por 5 dias e depois fui liberado p/ retornar as atividades normalmente(piada, né?). Como o famoso “falseio” no joelho continuo se repetindo, assim como os inchaços, marquei consulta com um especialista (Dr. Rogerio Nakasone). Conclusão: LCA rompido totalmente. Ou parava o futebol e não precisaria operar(tinha 23 anos – e ainda tenho), ou operava e poderia voltar com “ressalvas”(o Dr. é bem cético, mas um excelente profissional).
    Cirurgia feita no dia 12/01/2016 ( Entre agosto/15 e Dez/15 fiz diversas sessões de fisioterapia pré operatório).
    Após a cirurgia, retornei a fisioterapia 1 semana depois, e cá estou hoje: aprox. 3 meses e meio de pós operatório com fisio.
    Ando normalmente, inclusive de bicicleta(evito ruas irregulares). Flexão total do joelho. Academia iniciei junto com a fisioterapia (no mesmo lugar). Estou sendo acompanhado por um outro excelente profissional, Dr. Avelino (Fisioterapeuta do time de futebol do Santos FC.).
    Depois de tudo isso, vamos ao objetivo de todo esse texto: Tirar algumas dúvidas, mesmo sabendo que você não é Fisio , nem Médica, mas sim uma pessoa que passou pela mesma situação e pode me ajudar com o seu histórico:
    – Sinto algumas “travadas” no joelho quando estou andando, como se faltasse “lubrificação” para a articulação funcionar.. – Procede? Teve algo do tipo? Isso me deixa receoso às vezes, mesmo o pessoal tendo me falado que é “normal”;
    – Fiquei curioso em saber se você voltou a praticar Luta ? Caso não tenha, pq não o fez? Insegurança? Pergunto isso pois penso todos os dias antes de dormir se conseguirei driblar meu psicológico abalado sobre meu retorno aos gramados (único, exclusivo e principal objetivo de ter feito essa cirurgia).

    Desculpa o textão, mas as vezes escrever tudo isso ajuda mais que fisioterapia.
    Fico no aguardo da sua resposta.
    Obrigado! e Parabéns pela disciplina e história motivadora que nos mostrou.

    • Ticiane Toledo

      April 29, 04 2016 03:18:03

      Oi, Pedro! Tudo bom? Que bom que o post foi útil! Fico feliz que tenha curtido e mais feliz ainda pela confiança em compartilhar sua história comigo =)
      Sobre as “travadas”, comigo isso acontecia também. Não sei te dizer porque nem se é comum, mas às vezes o joelho dava uma travada sim, principalmente no início do pós-operatório, depois aos poucos isso foi melhorando.
      Sobre a luta, bom, eu não voltei a lutar. Aos poucos, o receio em fazer movimentos bruscos (como chutes e deslocamentos) foi passando, mas ainda não tive vontade de voltar como era antes. Não tentei também, admito. Acho que depois do que aconteceu, acabei perdendo o tesão pela coisa, sabe? Além disso, meu foco mudou. Na minha atual rotina, não consigo mais encaixar a luta, acredito que iria mais prejudicar meus treinamentos (tenho a semana inteira planejada conforme meus objetivos) do que colaborar. Mas ainda pretendo fazer um treino despretencioso só pra brincar e ver se ainda levo jeito. Acho que hoje, depois de tanto tempo da cirurgia, é mais isso do que medo de fato – ainda mais porque hoje tô bem forte e sei que meus riscos de lesões são bem menores.
      No seu caso, claro que você irá voltar ao seu futebol. É questão de ir se fortalecendo, física e mentalmente, e ter consciência de que seus cuidados com fortalecimento (geral, não só no joelho operado) devem ser levados pra sempre com muita disciplina pra evitar novas lesões, em qualquer parte do corpo.
      Grande abraço e continue melhorando, rapaz! Faça a sua parte que logo logo você estará 100% e de volta à sua rotina e aos seus esportes =)

  • Ticiane Toledo

    April 29, 04 2016 03:08:51

    Oi, Eva! Que bom que meu relato te inspirou, querida! Fico super feliz mesmo! Obrigada por compartilhar a sua história comigo, viu? Olha, não vai nem ser preciso sorte porque seu procedimento e sua recuperação serão um sucesso! Só de ver essa energia toda aí sua já dá pra sacar que você vai fazer tudo que estiver ao seu alcance pra se recuperar bem. Então não vai ter erro, mulher! Vai na fé! E depois volte pra me dar notícias, hein? =) Super beijo

  • Alex Diego

    April 30, 04 2016 03:11:17

    Boa tarde Ticiane!
    Parabéns pelo seu blog viu?!! Muito bom mesmo!
    Gostaria de tirar um pequena dúvida sobre sua recuperação. Com quanto tempo você atingiu flexão total do joelho sem dor na fisioterapia?
    Fiz a reconstrução de LCA ha 26 dias, já tenho flexão total, mas claro, com dor ainda.

    • Ticiane Toledo

      May 04, 05 2016 05:16:30

      Oi, Alex! Obrigada pela visita e pelos elogios =)
      Puxa, flexão total aos 26 dias de pós op? UAU! Parabéns! O meu caso foi atípico em termos de tempo de recuperação porque tive atrofibrose. Então demorei mais que o normal. Não me recordo quanto tempo exatamente, mas acho que só voltei a ter extensão/flexão totais quando “limpei” a fibrose. Operei em julho e essa limpeza aconteceu em novembro. Então, 4 meses, por aí. Mas acho que no seu caso, você vai ter uma recuperação MUITO mais rápida que a minha viu? Continue com o ótimo trabalho na fisioterapia!!! Melhoras rápidas.

  • Fabio

    May 03, 05 2016 02:53:07

    Parabéns pela iniciativa e experiência que passou!
    Fiz minha cirurgia LCA e menisco lateral à 40 dias ,larguei as muletas nos 30 dias., sinto muita dor na rótula do joelho ao levantar a perna durante os exercícios, porém minha preocupação é que agora que comecei a andar as vezes acontece algo estranho ,sinto um bloqueio no joelho parecendo que está fora

    • Ticiane Toledo

      May 04, 05 2016 05:13:47

      Oi Fabio, tudo bom? Obrigada pela visita e por compartilhar comigo a sua experiência e dúvidas. Eu não entendi muito bem o que quis dizer (acho, rs). Mas acho que essa dor na rótula deve ser a mesma sensibilidade que eu tinha também. Muito provavelmente é por causa dos movimentos da fisioterapia mesmo. Fica sensível mesmo. Já já passa. Sobre o bloqueio no joelho, posso garantir que não tem nada fora do lugar, por mais que pareça, viu? =) Não sei o que pode ser, mas não deve ser nada grave. Talvez um reflexo do edema devido ao procedimento. Veja certinho com seu cirurgião e/ou fisioterapeuta! Melhoras rápidas!!!

  • Fabio

    May 03, 05 2016 02:57:48

    Completando é como que se fosse o osso fora do lugar ,aí eu paro de andar mexo a perna volta ao normal fica na região do joelho que está meio dormente, mais uma vez parabéns pela iniciativa!

  • SYDNEY

    May 05, 05 2016 12:16:26

    Caríssima Ticiane, ótima iniciativa tua;
    Olhando aqui nas mensagens vi a mensagem do EDGAR sobre um grupo do Whatsapp para trocar idéias e experiências sobre esse trauma. (telefone dele>62-8143-7483…o meu é 83-99674-9444…estamos trabalhando para ter mais administradores do grupo…para adicionar pessoas de todos estados com o mesmo problema)
    Operei há 27 dias o mesmo joelho operado do mesmo problema há 12 anos atrás.
    Tenho 41 anos as pratico muita atividade física, o que me “obrigou” a fazer nova cirurgia para retomar com segurança às minhas atividades esportivas. Uma coisa eu vou falar para TODOS:
    É uma cirurgia invasiva e que provoca muita dor no início (primeiros dias de pós até um mês)..mas SEM DÚVIDAS é um mal necessário. Exige muita paciência e força de vontade…sei bem do que estou falando porque é a 2ª vez que opero o mesmo joelho com o mesmo problema> Ruptura total de LCA e algumas partes do menisco de “lambuja” ou “brinde”…rsrsrsrs…em geral é isso que ocorre com a ruptura do LCA…menisco vai junto…rsrsrsrs
    Acredito que o mais importante de TUDO no início (primeiros dias) é trabalhar para redução do inchaço, provocado pelo processo cirurgico e também buscar desde o início fazer EXTENSÃO TOTAL e alguma FLEXÃO, ou seja, recuperação da ADM (amplitude de movimento). O restante é trabalhar firme nas fisioterapias…importantíssimo replicar os exercícios em casa…para evolução mais rápida do quadro de recuperação. Desde o primeiro dia de pós, consigo fazer extensão total (claro que com DOR) e alguma Flexão…com 10 dias ja estava fazendo flexão TOTAL…mas com muita dor.

    • Ticiane Toledo

      May 17, 05 2016 11:48:48

      Que legal, Sydney! Você tem se recuperado muito bem então. Continue assim que vai ser sucesso! =) Quanto ao grupo do wtsp, tomara que tenha bastante aderência para vocês se ajudarem!!!

  • Elcio Luis Neves Azevedo

    May 11, 05 2016 09:56:13

    Oi, bom dia gostei de ler o que relatou para todos, vou fazer a cirurgia de LCA e Menisco nesse sábado dia 14/05, aqui em Guaratinguetá, com o Dr. Paulo Sergio Burza, tenho 54 anos, sou viúvo e depois que minha esposa faleceu (dezembro de 2010), simplesmente parei de fazer tudo eu praticava natação regularmente competia e musculação, voltei a praticar natação em julho de 2015 e a fazer musculação em dezembro do mesmo ano 2015, em fevereiro no sábado de carnaval jogo de futebol e depois churrasco, estiquei a perna num lance em saída de gol (sou goleiro) no rachão escutei um estalo que não liguei muito acabou o jogo dai já viu cerveja e carne e muita risada ah o jogo foi a noite sai de lá por volta das 1:30 da madrugada no dia seguinte quase não andei de dor o joelho tava inchado e vermelho, dai começou a correria, ortopedista, ressonância, exame de sangue, eletro, ecocardiograma e agora dia 14 vou para a faca, peso 120 k, quando minha esposa morreu tinha 93 k, quando voltar para casa conto o resto, abraços.

    • Ticiane Toledo

      May 12, 05 2016 10:24:34

      Oi, Elcio! Obrigada pela confiança em compartilhar comigo e com os colegas de LCA (rs) a sua história. Espero ter notícias suas em breve! Boa cirurgia e uma excelente recuperação!

  • Bianca

    May 13, 05 2016 10:54:45

    Olá Ticiane, muito legal todos os detalhes que você deu, estou com duas semanas de cirurgia de LCA e menisco. Comecei agora minha fisioterapia, estou com pouco de flexão no joelho e preciso mante-lo esticado para que fique retinho, o pior foi quando eu li seu artigo que você precisou limpar a fibrose e voltar para centro cirurgico que MEEEDOOO, estou com muito medo que isso ocorra comigo, mas teve que colocar dreno tudo de novo ? Beijos

    • Ticiane Toledo

      May 17, 05 2016 11:46:56

      Oi, Bianca! É bem difícil dar fibrose, viu? Mas continue fazendo direitinho a sua parte pra evitar qualquer coisa. Quando é preciso fazer essa “limpeza”, é jogo rápido, a flexão/extensão da perna já volta na hora (o cirurgião faz a manipulação no centro cirúrgico já) e não precisa de dreno nem nada (na verdade, eu não precisei de dreno em nenhum momento, nem na primeira nem no segundo procedimento). Relax, babe! Continue se cuidando e se recuperando bem! Beijão

  • José Selibato

    May 17, 05 2016 10:17:34

    Olá, gostei muito do seu texto sobre a sua recuperação.
    Gostaria de saber se você teve dificuldades com a cicatriz. Pergunto isso pois, no meu caso, sinto que o fisioterapeuta não mexe na minha e parece que a pele está um pouco mais “funda” do que deveria estar. Tem alguma dica de como eu posso mexer nele, se é necessário ou não? Também perdi sensibilidade na região da cicatriz, além da canela ainda estar com um pouco (quase nada) adormecida ainda.
    ps: Fiz a cirurgia há quase 3 meses.

    • Ticiane Toledo

      May 17, 05 2016 11:38:23

      Olá, José! Da minha parte não tive problema nenhum com a cicatriz e não saberia te dar nenhuma dica nesse sentido, infelizmente. Troque uma ideia com seu fisioterapeuta, seu cirurgião e com um dermatologista se sentir necessidade. Abraço e boa recuperação!

  • Joyce

    May 29, 05 2016 05:49:43

    Ticiane, ameeeei o seu texto!!! Não contive o riso, porque alguns momentos foram exatamente como o seu (principalmente na hora da cirurgia, anestesista, etc, hahaha). Enfim, vou completar 8 meses após a cirurgia e me sinto outra pessoa, mas ainda tenho aquele medo ( o psicológico atormentando). Voltei a correr e estou chegando novamente nos meus 10k e voltando aos poucos com meus treinos de handebol, porém tenho um incômodo após as atividades físicas e neste frio surgem umas dorzinhas. Isso ocorreu com você? Grande abraço e sucesso 🙂

    • Ticiane Toledo

      July 05, 07 2016 12:19:13

      Oi, Joyce! Que bom que se identificou com o texto. Manter o bom humor é fundamental, né? hahah Por um tempo, esse incômodo continuou comigo sim. Nada limitante, apenas uma “lembrança”. Mas conforme vamos fortalecendo a musculatura e nos cuidando, isso vai diminuindo. Hoje em dia não sinto mais nada, nem no frio. Continue se cuidando que você já já vai estar assim também, viu? Beijo!

  • David

    June 08, 06 2016 10:54:19

    Olá,
    Gostaria de saber com quanto tempo, após a cirurgia, você passou a andar normalmente e não sentir o joelho meio “solto” ou uma pequena pressãozinha no local da cirugia, o que o meu médico já disse que é normal. Pergunto porque me incomoda bastante o fato de, mesmo após 3 meses de cirurgia, não conseguir andar normalmente e ainda sentir uma diferença considerável entre uma perna e outra.
    Também gostaria de saber com quando tempo a extensão da perna operada, no seu caso, atingiu a mesma da outra… no meu caso a perna operada ainda não alcança a mesma amplitude da outra.

    • Ticiane Toledo

      July 05, 07 2016 12:22:28

      Oi, David! Não lembro direito com quanto tempo voltei a andar normalmente e a ter total amplitude nos movimentos, mas sei que foi depois da “limpeza” da fibrose, porque foi essa alteração que me impediu de ter uma reabilitação rápida. E essa “pressão” que você diz é normal com 3 meses de cirurgia. Troque uma ideia com seu médico e também com o fisioterapia que está cuidando de você. Tenho certeza que eles vão poder te responder isso com muito mais propriedade do que eu =) Abraço e melhoras!

  • Rodrigo Pema

    June 24, 06 2016 02:37:42

    Olá Ticiane .. cara, que história a sua heeim ! caramba rsrsrs
    então , me machuquei jogando bola (aquela pelada no fim de semana sabe rsrsrs ) e fiz a cirurgia do lca dia 02/02/2016 e isso já faz 4 meses e ainda sinto dor , principalmente ao levantar da cama de manhã , isso é normal ? e as vezes o joelho não estica todo , é normal tbm ? fiz fisioterapia.. fortalecimento, flexões .. e porai vai (quanta dor, chorava até rsrs ) mas gostaria de saber se é normal isso sobre dores, não esticar direito ! e até agora só consigo chegar aos 130 graus , dae fico preocupado né ..
    espero me recuperar logo e aii sim … só alegria , FUTEBOL, FUTEBOL, FUTEBOL !
    Abraço , aguardo um alô seu ….. bjin 😉

    • Ticiane Toledo

      July 05, 07 2016 12:05:59

      Oi, Rodrigo! Tudo bom? Desculpe a demora no retorno. Bom, eu não posso dizer se é normal ou não, porque só tenho um único parâmetro de comparação: o meu. Como não sou médica nem fisio, é bem complicado afirmar qualquer coisa. Vai que eu coloco minhoca na cabeça de vocês aqui, né? Hahah Mas no meu caso, minha cirurgiã ao ver que eu não havia recuperado 100% os movimentos de extensão e flexão do joelho, me encaminhou para uma nova ressonância com suspeita de fibrose. Bingo! Sobre sensibilidade, isso sim posso te dizer que é normal. Cada um responde de uma forma diferente a isso. Tem gente que sente menos, outros mais. Em todo caso, não hesite em bombardear seu fisioterapeuta e seu médico com as suas dúvidas e medos, ok? Eu fiz isso e é nosso direito =) Melhoras contínuas e rápidas pra você!!!

  • Betto Pehls

    June 28, 06 2016 06:03:13

    Baita história, é bom bom saber sobre a recuperação de outros que fizeram este tipo de procedimento, estou no 4º mês de pós operatório, já estou praticando corridas leves e exercícios de mudança de direção leves, mas o que as vezes acontece é que ele estrala, um desconforto de vez em quando, acredito que seja normal. Estou focado no fortalecimento e na reabilitação para voltar aos campos, voltar ao velho RUGBY. Abraço e parabéns pelo blog.

    • Ticiane Toledo

      July 05, 07 2016 12:02:48

      Oi, Betto! Sua recuperação será um sucesso, não tenho dúvidas. Desejo melhoras contínuas! Abraço e obrigada pela visita!

  • jose carlos

    September 30, 09 2016 07:52:12

    Obrigado por contar a sua história. Tenho 38 anos e nunca tive qualquer problema desta ordem. Semana passada num lance bobo me contundi e tive ruptura total do ligamento (LCA) e parcial do medial. Acredito que a faca seja certa e disto morro de medo. Enfim, obrigado pela sua história. E vamos adiante.

    • Ticiane Toledo

      November 18, 11 2016 11:35:50

      Fico feliz em saber que o post foi útil! Eu que agradeço por você compartilhar a sua história conosco!

  • Bruno

    October 23, 10 2016 09:28:15

    Oi,
    Operei meu joelho faz umas duas semanas (Lca e menisco ).
    Sinto muita dor ,muita mesmo ,sempre tenho que tomar remédios
    Essas dores são normais no começo ?

    • Ticiane Toledo

      November 18, 11 2016 11:21:16

      Sim, no começo é normal sim. Boa recuperação!

  • Mariane

    October 24, 10 2016 06:50:05

    Olá descobri hoje que terei que fazer essa cirurgia, tô mega preocupada! me fala vc voltou a andar em quantos dias? meu casamento é em dezembro tô desesperada!!!! heeeelp

    • Ticiane Toledo

      November 18, 11 2016 11:17:31

      Andar eu andei desde que saí do hospital, por ordens médicas, rs. Mas eu não faria o procedimento com o casamento tão próximo não. Deixa pra depois, mulher! Beijo e bom casório

  • Vilker Baldez

    November 09, 11 2016 10:54:07

    olá ticiane! fiz minha cirurgia no dia 28 de setembro de 2016.. tou com mais ou menos 1 mes e 10 dias… foi ligamento e menisco! tenho ja a Flexão total.. porem nao consigo ainda esticar a perna 100%. alem de sentir uma dor “fina e cansada” no meio do joelho..nao sei se é normal hahahahaha.. em todo caso.. acompanho seu blog desd’a minha lesao.. legal bagarai! abraço

    • Ticiane Toledo

      November 18, 11 2016 10:55:40

      Oi, Vilker! Tudo bom? Que legal saber que me acompanha! A lesão unindo as pessoas, haha 🙂 Então, é normal sim e você já evoluiu bastante. Parabéns! Continue assim! Boa recuperação!

  • Tatiane

    November 10, 11 2016 08:52:50

    Oi Tici, sou mais uma companheira que sofreTicim rompimento do LCA e menisco. Fiz a cirurgia na sexta-feira dia 04/11/16.
    E ainda sinto muita dor na panturrilha, está com muitos hematomas e mal consigo esticar, pois sinto repuxar. Você também teve muitos hematomas? Demoraram para sair, e a sensibilidade voltou em quanto tempo?

    Abraço e adorei sua postagem, história bem parecida com a minha.

    • Ticiane Toledo

      November 18, 11 2016 10:51:34

      Oi, Tati! Eu também sofri com os hematomas. Super normal. A sensibilidade eu não lembro quanto tempo demorou pra voltar porque faz muito tempo :/ Mas vai seguindo as recomendações certinho e fazendo a sua parte que logo logo você estará ótima! E não se assuste com os hematomas, ok? Evite expor a região ao sol pra não ficar com marcas apenas. Beijo e boa recuperação!

  • carlos

    November 14, 11 2016 11:09:32

    Cara, seu blog foi um achado! Eu já tenho LCA operado (direito) e agora, quase 10 anos depois rompi o esquerdo.. Não queria operar, pois estou realizando concursos públicos na área policial e da prova objetiva pro TAF são geralmente 3/4 meses, o que não daria tempo de recuperar.. Pelo visto, você passou bastante tempo com a lesão a realizava atividades assim mesmo. Você acha que só com musculação/fisioterapia (qual dos dois você sentiu melhor resultado) eu conseguiria postergar a operação para após o TAF? Claro que já procurei um médico, mas ele sugeriu operação, embora eu saiba que não dará tempo de recuperar. Se puder responder, eu agradeço.

    • Ticiane Toledo

      November 18, 11 2016 10:46:50

      Que bom, Carlos! Obrigada pela visita. O procedimento do LCA não é essencial pra vida, dá pra viver com a lesão desde que você fortaleça certinho pra evitar torções e pioras na lesão – isso foi o que sempre ouvi dizer de profissionais da área. Então, acho que dá sim, mas é você no dia a dia que vai saber mesmo se a cirurgia é essencial ou não, ok? Abraço e boa sorte!

  • DENIZE

    November 15, 11 2016 04:59:45

    Boa Tarde!

    Amei sua explicação, foi cada fase bem detalhada. Queria saber se você pode me ajudar em uma situação. Meu esposo quarta (09-11) fez uma cirurgia no joelho de ligamento anterior e colocou um parafuso.
    Hoje ele ainda sente muita dor, e na area que fez a cirurgia está um pouco inchado e avermelhado, não sei se é porque ainda está fazendo curativo. O medico falou que ele não pode pisar no chão, até a volta para ele que é dia 22-11. Tudo isso é normal? Gostaria que você me ajudasse.

    • Ticiane Toledo

      November 18, 11 2016 10:42:57

      Oi, Denize! Tudo bom? Infelizmente não tenho conhecimento técnico pra dizer se é normal ou não. Mas a minha cirurgiã nunca me pediu para que eu não pisasse no chão, pelo contrário, ela sempre estimulou (com cuidado, claro) que eu tentasse caminhar e sem auxílio de muletas. Boa recuperação ao seu marido!

O que você achou?