Na minha cozinha (obrigatoriamente)-4
0 Gostou

12 itens básicos que não faltam nunca na minha cozinha

Todo mundo tem aquelas coisas que são indispensáveis no dia a dia. Eu, por mais que não seja tão ligada em cozinhar, também tenho as minhas comprinhas religiosas. Vejam só:

1. Pimenta

pimenta ardida dedo de moça

Antes eu não curtia pimenta, mas agora virei pimenteira e esse passou a ser um item indispensável aqui em casa. No meu caso, consumo a caiena (uso em tudo praticamente: crepioca, omelete, carnes, patês e até mesmo smoothies ou bolos doces) a dedo de moça (uso no suco verde Fogo no Rabo).

pimenta caiena cayena

Essa é a caiena de que eu tanto falo :)

As pimentas são excelentes termogênicos naturais e dão aquele boost no nosso metabolismo, além de terem n outras propriedades bacanas, como a capacidade antiinflamatória por exemplo.

2. Gengibre

gengibre benefícios dieta emagrecimento termogênico

Amo, amo, amo, amo. Não uso tanto quanto uso a pimenta caiena, mas entra nas minhas receitas de sucos e em alguns purês (purê de batata doce com gengibre é DIVINO! Vou postar a receita pra vocês em breve) e sopas (no caso, a sopa de abóbora), além dos chás. E nos restaurantes japonês é de lei 😉

O gengibre também é termogênico e ótimo pra digestão (sempre que sinto algum mal-estar no estômago, mando chá de gengibre com limão pra dentro – é batata!), entre outras propriedades lindas de viver.

3. Couve

couve manteiga dieta suco detox

No caso, a couve aqui em casa tem destino certo: sucos. Não fico sem meu suco verde de todo dia (vou alternando entre o Fogo no Rabo e outras composições) ❤

4. Ovos

ovo alimentação saudável dieta

Pode tirar a minha carne, mas não tira os meus ovos! Sou viciada e acho um dos melhores (exceto pelo cheiro) e mais práticos alimentos ever: dá pra fazer de TUDO com o danado. Tenho sempre aqui os ovos de codorna e os caipiras (mas quando tá muito caro, compro os de granja mesmo).

Um dos meus pratos favoritos é o omelete, que além de ser delicioso e fácil de fazer, é super versátil e pode ganhar várias versões e receitas.

5. Tapioca

tapioca dieta emagrecer sem gluten

Já consumi muita tapioca nessa vida, mas desde que comecei o tratamento com a nutri Renata Merlino, eu deixei essa prática de lado por causa do alto índice glicêmico (mesmo usando chia ou linhaça pra dar uma reduzida). Então a tapioca aqui pra mim tem dia e horário pra ser consumida: sábado de manhã, nos meus longões da corrida. E na verdade, eu a consumo na versão crepioca (tapioca + ovos). Energia na medida e super delicinha!

6. Ervas, temperos e especiarias

ervas temperos especiarias comida dieta

Antes eu achava que era o sal que dava sabor aos alimentos – até que conheci os temperos e as ervas. Hoje não vivo sem aqui em casa e sempre uso nas minhas receitas. Cominho, tomilho, orégano, alecrim, chimichurri, curry e por aí vai.

Ultimamente, tenho usado também aqueles temperos Mrs Taste (similar ao Mrs Dash), que não tem sódio. Meus favoritos são Alho & Ervas e Lima Chilli. Uma pena que aqui no Brasil esses temperos são tão caros (não saem por menos de R$ 15,00 o potinho)

mrs taste tempero sem sódio

 

E vale uma menção especial à canela, que eu busco usar em muitas receitas, especialmente shakes, smoothies, vitaminas e doces. Acho incrível o sabor!

7. Morangos

morango frutas vermelhas antioxidantes dieta

A mais acessível (não necessariamente barata) das frutas vermelhas, que são ricas em antioxidantes e de baixo índice glicêmico. Consumo todo santo dia: pré ou pós-treino ou lanche da tarde (com whey, leite de soja zero sabor banana, muito gelo e canela. nham!).

8. Limão

limão dieta digestão detox

O limão anda bem caro com essa seca em SP e então eu não tenho comprado tanto mais. Buá! Mas o consumo aqui sempre foi diário – seja pra adicionar em sucos, tomar com água depois do almoço (pra digestão), misturar com chás, temperar saladas e até mesmo deixar algumas rodelinhas na água gelada (segredo: no começo do emagrecimento, eu tomava água com gás e limão e fingia que era Sprite hahaha).

9. Batata doce

batata doce tipos dieta emagrecimento

Taí uma coisa que eu não enjoo: batata doce. Ela tá presente todo dia no meu almoço, geralmente grelhada e temperada com azeite e óregano apenas. Também gosto muito de fazer batatinhas chips no microondas (também vou ensinar nos próximos posts como eu faço de um jeito bem rápido e fácil) e comer com manteiga de amendoim no lanche da tarde.

10. Azeite de oliva extra-virgem

azeite extra virgem dieta gordura

Acho que esse item dispensa comentários, né? Ele tá presente todo dia, religiosamente, na minha salada 🙂

11. Chocolate amargo

chocolate amargo dieta emagrecer

Não consumo todo dia, mas também não fico sem. O simples fato de saber que tenho chocolate em casa já me alivia um pouco, sabiam? Puramente psicológico. Mas é bom saber que se o calo apertar, eu tenho pra onde recorrer – e sem peso na consciência.

O recomendado por nutricionistas é consumir entre 20/25g de chocolate amargo (70% ou mais, de preferência) por dia. Bom, né? Já mata a vontade de doce.

12. Linhaça & chia

chia linhaça dieta emagrecer

Sementinhas porretas que fazem toda a diferença na minha alimentação e ajudam MUITO a regular a saciedade e a digestão por serem ricas em gordura, fibras e proteína. A linhaça marca presença nos meus sucos enquanto a chia consigo aproveitar em mais receitas (bolinhos de microondas, com iogurte, omeletes, sobremesas etc).

 

 E aí: alguma semelhança com a minha lista? O que não pode faltar na cozinha de vocês? 🙂

 

7 Comments

  • Ana

    February 13, 02 2015 12:27:13

    Adorei as dicas! Só acho que tenho comido mais tapioca do que deveria haha
    Bjs!

    • Ticiane Toledo

      February 19, 02 2015 10:44:11

      Que bom que as dicas foram úteis, Ana! Fico feliz =) Sobre a tapioca, é, complicado hahaha Tudo em excesso ou faz mal ou engorda – e o mesmo vale pra querida tapioca. Uma nutri pode te orientar melhor sobre consumir da maneira mais adequada pros seus objetivos e sua rotina, viu? Daí problema resolvido e você pode comer tapioca sem medo!

  • Diana

    April 23, 04 2015 11:11:00

    Adorei! A tática da água com gás com limão me livrou do vício de refrigerante! Uso ela até hoje! rsrsrs
    Já experimentou canela em carne vermelha? fica ótimo!

    • Ticiane Toledo

      May 05, 05 2015 06:47:08

      Oi, Diana! Tudo bom? Desculpa a demora em responder. Tava com problemas aqui no sistema do blog e ele tava bloqueando minhas respostas aos comentários =( Mas agora já resolveram pra mim, ufa!

      Então, eu nunca provei canela em carne vermelha. Sério que fica bom? Preciso testar isso! haha A água com gás e limão é excelente mesmo, né? Até hoje faço isso quando dá vontade de refri.

  • enilde

    May 17, 05 2015 12:16:24

    Amei seu blog!! Veja só! pesquisando sobre a pimenta fui para na sua página!

    bjo no coração!

    • Ticiane Toledo

      May 18, 05 2015 10:28:18

      Oi, Enilde! Que acaso feliz esse! Adorei sua visita e o recadinho. Espero que curta o blog, porque é feito com muito carinho <3 Super beijo!

O que você achou?