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Inverno magrinho: 8 dicas para não engordar no frio

Quem nunca reclamou dos quilinhos extras durante o inverno, né?

Acho que a maioria das pessoas sofre com isso e aí, depois que o frio mais intenso passa, fica todo mundo louco com o “projeto verão”, querendo emagrecer em tempo recorde pra poder vestir um belo biquíni e curtir a praia no fim do ano. Bom, mas a verdade é que o “corpo do verão” é construído o ano inteiro, inclusive no inverno. Então, não temos motivos pra abrir a porteira da gordice nessa época, ok? Se o seu objetivo estiver bem claro e definido, continue no caminho dele.

Aproveitando o frio que chegou aqui essa semana, separei algumas dicas pra gente chegar ao final da estação sem traumas e sem neuras =)

1. Procure um profissional de Nutrição

O melhor jeito de garantir os resultados é ter o acompanhamento de um(a) nutri. Só assim você não cai na armadilha do “é só fechar a boca”, que não é sustentável, só gera frustração e ainda coloca sua saúde em xeque. Então, se você não quer engordar no frio, não tem receita pronta de revista: o que existe é uma dieta adequada às suas necessidades nutricionais e fisiológicas, sua rotina, sua personalidade e até mesmo suas vontades.

2. Abuse dos chás termogênicos

Agora é a hora que dá pra se esbaldar nos chás termogênicos sem os inconvenientes do calor! No inverno eu abuso dos chás, principalmente o verde, de gengibre e de hibisco. Acho uma delícia ir tomando ao longo do dia e nos lanchinhos entre as principais refeições. A gente se esquenta e ainda bota o metabolismo pra funcionar =)

3. Troque o pão da manhã por mingau ou ovos mexidos

Pãozinho quentinho com manteiga de manhã: como não amar?

Uma vez ou outra, ok. Mas todo dia não rola, né? Então uma opção pra começar o dia com a barriga quentinha – sem exagerar na ingestão de alimentos que não vão agregar muita coisa na sua vida – é substituir o pão nosso de cada dia por mingau ou por ovos mexidos.

O mingau pode ser de aveia (as que compramos nos mercados tradicionais contém glúten, mas é possível comprar aveia sem glúten em lojas de produtos naturais), por exemplo, que fica delicioso e nutritivo. Já vi gente fazendo mingau de chia também. Eu particularmente nunca testei e nem sei se fica bom, mas vou ver se encontro alguma receita legal pra testar e depois compartilho com vocês =)

Agora, se você prefere uma opção lowcarb, temos os famosos ovos mexidos. Já ouvi algumas nutris falarem que comer ovo de manhã é bom porque aumenta a saciedade e reduz a vontade de gordices ao longo do dia, além dos benefícios nutricionais do ovo. Nos meus ovos mexidos que faço aqui em casa, eu gosto de acrescentar um pouquinho de queijo cottage pra dar uma “cremosidade” extra. Fica delicioso e super levinho! Já na rua, eu acrescento queijo mesmo, daí opto pelo prato (sim, é mais gordo, mas dentro da LCHF é uma opção legal).

4. Exercite-se

Gente, eu sei que é difícil sair de casa no frio, principalmente se você se exercita ao ar livre todo dia como eu. Mas se você não consegue correr na rua, então vá pra esteira. Se você não quer caminhar na praça, então vai pra aula de spinning na academia. Se não quer fazer funcional no parque, então corre pra sala de musculação.

Enfim, sempre tem uma alternativa viável quando o assunto é se exercitar. O importante é não perder o pique, nem os resultados que foram construídos com tanto esforço e suor até agora!

Quem me acompanha pelo Instagram (@ticianetoledo) vê que eu luto também pra sair da cama e pra sair de casa todo dia de manhãzinha agora no frio, mas eu vou. Pra mim não tem desculpa, sabe? O treino é o MEU momento. É quando eu me sinto feliz e extremamente confiante em mim mesma. É minha “sessão diária de empoderamento”, haha. Acho que é esse o significado que eu dei aos exercícios e talvez seja por isso que eu não desgrudo mais deles, em especial a corrida, que vive me ensinando lições pra vida toda.

5. Varie a salada

Simmmmm, comer salada fria no inverno é uó. Eu também não gosto e sofro muito pra comer salada nessa estação. Por isso vario minha ingestão de folhas com as verduras refogadas: couve, escarola, repolho, espinafre… Mas é só aquele “sustinho” na panela com cebola e alho pra não cozinhar e perder as propriedades das folhas.

6. Invista nos alimentos “da felicidade”

Já que a maioria das pessoas fica meio “blue” com os dias mais frios e cinzentos, uma das manobras interessantes é caprichar nos alimentos que deixam a gente feliz. Não, não to falando de brigadeiro de panela, haha. Tô falando dos alimentos que estimulam a produção de serotonina no nosso corpo. Tem uma lista gigante desses alimentos AQUI.

7. Beba água

É pra continuar tomando bastante água inclusive no frio, viu? Não é só porque não tá fazendo calor que a gente não precisa se hidratar, afinal de contas, a água é importantíssima pro funcionamento do nosso corpo como um todo e tem inúmeros benefícios pra nossa saúde. AQUI nesse post tem todos os detalhes. Por isso, tenha sempre em mãos a sua garrafinha de água e crie maneiras de se lembrar da hidratação, se você for avoada como eu. rs

E vá complementando sua ingestão diária de líquidos com os chás que a gente já falou ali em cima =)

8. Tome sol

O sol não só estimula a produção de Vitamina D, como também influencia na produção de serotonina. É por isso que as pessoas tendem a ficar mais jururus em dias cinzentos. Então, não perca a oportunidade de tomar aqueles minutinhos de sol pela manhã: você se esquenta e ainda se ajuda a ficar mais feliz e menos ansiosa.

Falando em ansiedade, aproveite e veja AQUI nesse post algumas dicas pra gente dar uma controlada na danada sem o uso de remédios.

E você? Quais são seus “truques” e dicas pra não engordar no frio? Quero saber! ♥

 

2 Comments

  • Bruna Gnadt

    August 27, 08 2015 11:47:25

    Oi! Obrigada pelas dicas!

    • Ticiane Toledo

      September 01, 09 2015 12:39:32

      Oi, Bruna! Que isso! Não há de que =) Bjim

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