fisioterapia preventiva esporte dra bruna romanelli vida fit ticiane toledo
0 Gostou

Fisioterapia preventiva: cuidados pra evitar lesões no esporte

Quando fiz a reconstrução do LCA (ligamento cruzado anterior), fiquei 7 longos (mas divertidos, graças ao meu fisioteratreta do coração, o Alan) meses na fisioterapia em reabilitação. Agora, retornei à fisioterapia, mas dessa vez pra prevenir que outras lesões aconteçam. É como dizem: gato escaldado tem medo de água. E só quem passou por uma lesão sabe como é dureza o processo todo de recuperação, ter que ficar afastada dos treinos, as limitações físicas, as sessões de fisioterapia, as dores, etc. Como meu foco é ter qualidade de vida e saúde acima de tudo (hoje, o emagrecimento vem em segundo plano, como consequência de todos os cuidados com o meu corpo e comigo mesma, e isso é um super avanço pra mim!), a fisioterapia veio como uma medida preventiva, que nem o Pilates e o Gyrotonic®. E quem vai me auxiliar nisso, é a Dra. Bruna Romanelli, especialista em Reeducação Funcional da Postura e do Movimentos, e parceira aqui do VIDA FIT.

A Dra. Bruna ficou sabendo dos meus treinos, que tão se intensificando (corrida + ciclismo, e em breve natação – #mamãequerosertriatleta hahah), e topou cuidar de mim e da minha vida de atleta (amadora, mas não menos dedicada) ❤ Então, nosso tratamento vai ter os seguintes objetivos:

  • Identificar e corrigir os pontos de instabilidade do meu corpo
  • Favorecer o gestual esportivo (ou seja, os movimentos que eu realizo nos treinos/provas)
  • Aprimorar a biomecânica dos esportes (principalmente a corrida, que é a modalidade com maior impacto ao corpo)

Sabem o mais legal disso tudo? Eu não só vou melhorar meu desempenho na corrida e no pedal e vou minimizar as chances de lesões nos treinos e provas, como também vou me cuidar pra chegar numa idade mais avançada com saúde, qualidade de vida e mobilidade (um dos meus maiores medos é envelhecer e ficar dependente dos outros, dando trabalho, com dores e sem conseguir fazer nada sozinha mais). Afinal, a prevenção é a chave pra uma maturidade saudável e bem resolvida, né? Tem até post aqui sobre a importância das atividades físicas pra envelhecer bem (e também pra quem já chegou lá).

A primeira sessão

Na nossa primeira sessão, a Dra. Bruna iniciou uma avaliação investigativa funcional que é composta por três partes:

1. Anamnese geral (praticamente um histórico da minha vida: minhas características pessoais, meus ambientes, tarefas realizadas em todos os momentos da minha vida)

2. Avaliação funcional 

3. Exames físicos 

fisioterapia preventiva esporte dra bruna romanelli vida fit ticiane toledo

Na próxima sessão, ela já vai me dar um feedback dessa análise inicial, contando o que ela conseguiu captar dessa investigação e os diagnósticos iniciais. A partir daí, a gente começa as correções necessárias e vamos evoluindo.

Tô tão animada, gente! 

Eu adoro ser estudada e analisada. hahah Ainda mais sabendo que é pra me ajudar a ficar melhor nos esportes que eu amo e mais saudável ainda!

E em meio a esse acompanhamento, eu e a Dra. Bruna vamos escrever muitos posts juntas com ideias que a gente for tendo nas sessões, assuntos polêmicos e/ou em alta, e respondendo as dúvidas de vocês inclusive. Então, se vocês quiserem perguntar qualquer coisa pra Dra. Bruna é só deixar aqui nos comentários ou então me mandar por email que a gente já bota a mão na massa e traz a informação quentinha pra vocês: contato@vidafit.com.br

Espero que vocês curtam e se beneficiem, ainda que indiretamente, dessa parceria tanto quanto eu ❤

Beijos!

3 Comments

O que você achou?