acupuntura obesidade
0 Gostou

Estudo: acupuntura pode ajudar a emagrecer

Se você é fã de medicina alternativa e está querendo perder alguns quilinhos, vai gostar de saber que um novo estudo coreano apontou que sessões de acupuntura podem ser aliadas no processo de emagrecimento.

Os resultados do estudo mostraram que pacientes com sobrepeso que receberam estímulos com as agulhas em cinco pontos específicos da orelha tiveram uma redução média de 6,1% no índice de massa corporal (IMC) após oito semanas de tratamento, além da diminuição da gordura corporal.

Os pontos da orelha em questão foram  regiões correspondentes a baço, estômago, apetite e sistema endocrinológico, além do Shenmen, ou porta da mente – considerado um ponto chave pelos praticantes de acupuntura.

acupuntura pontos orelha

O estudo contou com a participação de 91 adultos com sobrepeso. Os voluntários foram orientados a seguir uma dieta específica, com a exclusão de alguns alimentos (como petiscos, carne e farinha de trigo), e a não exceder a rotina habitual de exercícios físicos.

Os voluntários foram divididos em três grupos. O primeiro grupo, de 31 participantes escolhidos aleatoriamente, receberam o tratamento nos cinco pontos da orelha que popularmente são estimulados em clínicas da Coreia para tratar a obesidade. Outros 30 voluntários passaram por sessões de acupuntura com o estímulo em apenas um ponto da orelha: o relacionado ao apetite. As agulhas eram mantidas nesses pontos com uma fita adesiva cirúrgica durante uma semana e, depois, o procedimento era refeito, até que fossem completadas as oito semanas.

Os demais participantes receberam um tratamento placebo, em que as agulhas eram retiradas imediatamente após terem sido inseridas.

Todos os participantes passaram por testes antes, durante e ao final do tratamento para verificar o IMC, a circunferência abdominal, a porcentagem de gordura corporal e o nível de pressão arterial.

Os pesquisadores relataram no artigo que as diferenças entre os grupos começaram a aparecer após as primeiras quatro semanas de tratamento. Enquanto a redução no IMC foi de 6,1% para as pessoas que receberam estímulos em cinco pontos da orelha, e diminuição foi de 5,7% entre aquelas estimuladas em apenas um ponto. Já no grupo que recebeu o tratamento placebo não houve alteração no IMC.

Além disso, os voluntários que receberam agulhas em cinco pontos das orelhas também tiveram uma diminuição da taxa de gordura corporal – o que não ocorreu entre os demais participantes. Já com relação à pressão arterial, não houve diferenças significativas entre os grupos.

* O estudo foi custeado pela Fundação Nacional de Pesquisa da Coreia, financiada pelo governo da Coreia. Os autores declararam no artigo que não há conflito de interesses envolvido. Os resultados foram divulgados pela publicação científica Acpunture in Medicine, que integra o grupo British Medical Journal (BMJ) – um dos mais conceituados da área médica.

(via Estadão)

É lógico que nem tudo é milagre, né? Estamos falando de um estudo, que pode ter ou não seus interesses comerciais por trás das pesquisas – sejam elas admitidas ou não.

Na minha opinião, unir algum tratamento alternativo ao processo de emagrecimento (dieta + exercícios + descanso) pode ser benéfico, sim. Mesmo que seja um efeito placebo, como muitos acreditam, o importante é a gente fazer a nossa mente trabalhar a nosso favor, e cuidar para mantê-la sadia durante o processo e depois também. Se você curte, acredita, se te faz bem, por que não então? Conheça seu corpo e as opções que fazem bem a ele – é isso que importa, e não o que os outros pensam ou fazem. 🙂

IMPORTANTE: se você quiser usar a acupuntura durante o emagrecimento, procure por um profissional de CONFIANÇA, treinado e capacitado para oferecer este tipo de tratamento. De charlatão o mundo tá cheio, gente!

O que você achou?