kani kama comida falsa
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Você sabe do que é feito o kani kama?

Nada como chegar do treino e se esbaldar num sushi de kani kama. Afinal, é super saudável, protéico e com pouquíssimas calorias, certo?

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ERRADO!

Pois é. Eu também fiquei horrorizada quando soube, mas como a ignorância não é uma benção, vou compartilhar aqui com vocês minhas descobertas sobre o kani kama.

Começando pela embalagem:

Quando compramos um pacotinho de kani não lemos um detalhe da embalagem: “bastonetes de surimi congelados com sabor imitação carne de caranguejo”.

Mas você sabe o que é o surimi?

Surimi é um composto de peixes (basicamente merluza) que, segundo historiadores, é produzido pelos japoneses há milhares de anos, onde a carne dos músculos é triturada, peneirada e lavada para eliminar a pele, as escamas e as espinhas. Ao final desse processo, tem-se uma pasta de proteínas de peixe sem sabor, sem cheiro e sem cor.

E o que é preciso adicionar, artificialmente, para que alimentos ganhem sabor, cheiro e cor? Isso mesmo: aromatizantes, corantes e glutamato monossódico (para quem não sabe, o GMS é um tempero que realça o sabor dos alimentos, “disfarçando” o gosto de comidas processadas, congeladas e/ou enlatadas; é considerado por muitos médicos e nutricionistas um dos piores aditivos que temos hoje na indústria alimentícia).

Quando li sobre esse processo, lembrei da hora do processo de fabricação das salsichas e me bateu uma bad. 🙁

Agora vamos aos componentes:

8 ingredientes: surimi (composto de peixes), água, amido, óleo vegetal, clara de ovo, sal, sorbitol (que é um edulcorante, ou seja, adoçante) e açúcar.

5 aditivos: 1 flavorizante (essência natural de caranguejo); 1 realçador de sabor (glutamato monossódico); 2 corantes (cochinila – extraída de um inseto com o mesmo nome – e páprica); e polifosfato de sódio.

Façamos as contas agora: são 13 componentes para um produto que é, teoricamente, “natural”. Só por isso a gente já deveria abrir os olhos logo no mercado e optar por alimentos menos industrializados – de preferência orgânicos.

Outros detalhes:

  • Contem glúten.
  • Sódio: 116mg em cada 20g (1 bastonete) – OBS: a ingestão máxima de sódio recomendada pela OMS é de 2 g/dia.

 

Pois é. Tudo isso é interessante e deprimente, né? Só nos faz pensar mais em como temos que ter mais carinho pelo nosso corpo e por aquilo que colocamos para dentro dele, seja por meio de alimentos ou de remédios/drogas.

E mais uma vez, gente: não estamos aqui para “cagar regras” para ninguém. Não estamos falando para ninguém mais comer kani. Se você quer comer, fique à vontade. Se quiser parar depois de ler esse post, bom para você. Estamos aqui apenas para  compartilhar nossas experiências e tudo o que aprendemos no nosso dia a dia, lendo, estudando e conversando com profissionais de confiança da área da Saúde. Esperamos, de coração, que essas informações sejam recebidas da melhor maneira possível por vocês e que os ajudem a conquistar uma vida mais saudável também. 😉

Super beijo!

 

 

Referências:
Alimentação e Saúde
Blog ComCiência

17 Comments

  • Paula Macegosa

    May 29, 05 2014 07:35:21

    Fico com um ponto de interrogação. O q podemos comer com segurança e onde encontrar? Vale a pena dizer q moro em Santos.

    • Bianca Camargo

      May 29, 05 2014 09:04:43

      Oi Paula!
      Olha, 100% de certeza você só terá caso plante, cultive, colha e prepare seus próprios alimentos. Caso contrário, sempre é possível haver, no processo, alguma coisa que pode prejudicar. Mas, para ser menos radical, minha sugestão é que você procure consumir alimentos os mais naturais possíveis, verduras, legumes, frutas, sempre higienizando bem. Carnes, prefira as frescas, que você mesmo tempera, e fuja dos embutidos.
      Essas coisas você encontra em qualquer mercado.
      Um beijo!

    • Luiz H. S. Valente

      September 10, 09 2015 01:02:55

      NADA! Não há nada que tu possas comer sem que te faça algum mal! Se comeres uma folha de alface, tem agrotóxico! Não dá pra ir atrás de todas estas bobagens por que senão vamos morrer de fome! Cada um inventa uma coisa! Só que não levam em conta que o corpo humano é uma máquina maravilhosa e programada para lidar com todo tipo de situação! Temos anticorpos que nos protegem! Ingerimos todo tipo de bactérias, germes, fungos e etc., mas o nosso organismo está preparado para nos proteger! Não vão atrás de tudo o que leem!

      • Ticiane Toledo

        September 11, 09 2015 12:01:46

        Concordo: é tudo uma questão de escolhas e de equilíbrio. Mas tem certas coisas que eu optei, por livre vontade, por retirar da minha alimentação, como açúcar e farináceos por exemplo. O Kani eu não compro mais no mercado pra consumir, mas se estiver em algum item de um rodízio japonês, eu como porque é uma vez ou outra. Então acho que a informação tá aí, os alimentos (sejam eles naturais ou não) também. Cabe a cada um a forma mais adequada de unir ambos =)

  • Sergio

    January 24, 01 2015 11:25:29

    Tinha que ter um botão de Like!
    Muito boa a informação prestada aqui. Sabia que o kani imitava sabor de caranguejo, porém não tinha ideia de onde vinha, ou melhor, do que era composto. Igual a Ricota que não e queijo e o chocolate branco que de chocolate só tem o nome. Muito boa a informação, dei uma zapeada pelo site e também achei ele Muito construtivo. Valeu pela informação! Ahhh esse lance da salsicha e punk mesmo, mais pior é o do nugget! Grande Abraço!

    • Ticiane Toledo

      January 26, 01 2015 02:02:23

      Haha vou providenciar o botão de like, Sergio!
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário! Tem muita coisa na indústria alimentícia CAMUFLADA de alimento, mas que na verdade não o é. Inclusive fiz um post com alguns itens, incluindo o nugget, como você citou – já viu? É esse aqui: http://vidafit.com.br/blog/alimentos-pobres-em-nutrientes-para-reduzir-na-dieta/

      Não sou nutricionista e minha intenção nem é exercer esse papel, e sim compartilhar o que eu aprendo com a minha nutri e com meus treinadores, além de compartilhar minhas experiências também 🙂 Fico feliz que tenha gostado do blog! Abraço!

  • liz

    April 04, 04 2015 03:22:39

    Nossa comprei hoje e fiz achei bom, mas fui pesquisas e aqui esta joagando fora no lixo o que sobrou no congelador. Fiquei com vontade de vomitar.

    Mto obrigada pelas infos.

    abraços

    Liz

    • Ticiane Toledo

      April 09, 04 2015 11:04:28

      Obrigada pela visita, Liz!

      Não precisa vomitar nem jogar no lixo haha É só consumir com moderação se você gostar muito de kani =)

  • karlinda

    April 20, 04 2015 09:09:58

    Nossa eu estava fazendo uma lista para comprar coisas para a minha dieta, depois que li sobre o Kani já tirei da lista. Obrigado pela informação super bjs

    • Ticiane Toledo

      April 22, 04 2015 09:55:24

      Oi Karlinda! Imagina, disponha =) Sei que parece terrível, mas ó, se sentir vontade de comer uma vez ou outra, permita-se. Eu faço isso com salsicha: sei que não tem nada que preste, mas quando sinto MUITA vontade (hoje é mais raro, mas ainda tenho), eu me permito, sem culpa. =) Beijão e obrigada pela visita, viu?

  • Adriana

    June 09, 06 2015 01:33:23

    Gostei muito da matéria, muito interessante, comemos muita coisa que achamos sem nocivas a saúde e quando vamos pesquisar,um lixo nutricional. Parabéns.

    • Ticiane Toledo

      June 12, 06 2015 10:15:42

      É verdade, Adriana. Tem MUITO alimento que é vendido como “saudável”, só que não é nada disso. Tipo a tal da “margarina que faz bem ao coração”, sabe? Tem um post que falo um pouco sobre isso, olha: http://vidafit.com.br/blog/alimentos-pobres-em-nutrientes-para-reduzir-na-dieta/ Ainda quero fazer um post com a minha nutri sobre esses “falsos saudáveis” que a gente consome.

  • Jennifer

    October 09, 10 2015 12:11:51

    O Kani então é remoso ?

    • Ticiane Toledo

      October 16, 10 2015 12:01:33

      Como assim remoso?

  • Paola

    February 03, 02 2016 04:28:17

    Páprica é tempero, é natural, não deveria estar sendo citada como aditivo químico…

    • Ticiane Toledo

      February 03, 02 2016 08:30:14

      Oi, Paola! No caso, aditivo pelo corante, não por ser químico. Significa que foi adicionado ao alimento para dar cor a ele, alterando a característica natural =)

  • Valeria

    February 22, 02 2016 10:10:18

    Delicia!!!! Hummmm!!!!!

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