emagrecer ou perder peso
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Você deve emagrecer ou perder peso?

Resolvi escrever esse texto porque ainda vejo muitas pessoas insistindo em usar a balança como referência master pra suas metas e objetivos. Ok, a balança é bacana, é uma delícia ver os números diminuindo… Eu mesma uso como referência – pela  “compreensão universal” – quando as pessoas me perguntam quanto eu já emagreci até hoje (exatos 20kg até agora). Mas a gente precisa aprender a desapegar da danada porque nem sempre os números ali vão nos mostrar o que realmente está se passando no nosso corpo, e isso pode gerar uma certa frustração e ansiedade que pode colocar todo nosso esforço e nosso potencial de evolução por água abaixo. E pra gente desapegar de uma ideia, só mesmo trazendo a questão à nossa consciência. E essa é a proposta do post de hoje 🙂

Começando do começo

Buscando pela etimologia, descobri que a palavra “magro” tem origens no Latim MACER, que significa “com pouca gordura”. Logo, podemos dizer que emagrecer significa perder gordura, enquanto perder peso se relaciona à redução do nosso peso corporal.

E é aqui é que está o pulo do gato, gente: diminuir o peso na balança nem sempre significa perder gordura/emagrecer. 

emagrecer ou perder peso

Isso porque, quando estamos numa situação de sobrecarga de atividades físicas + déficit alimentar/nutricional + situações externas adversas (como excesso de stress), a tendência é que a gente perca muito mais massa magra (músculos) do que a gordura em si. É o tal do catabolismo.

Isso porque é muito mais fácil pro corpo usar os músculos do que a gordura, que é mais difícil de ser quebrada e usada como fonte de energia em casos de perigo (sim, o cérebro entende essa situação como um risco e nos coloca em sinal de alerta).

Só que essa massa magra é extremamente necessária pra manter nosso corpo saudável, ativo e nosso metabolismo em pleno funcionamento. Afinal de contas, é isso que nos ajuda a queimar as calorias ao longo do dia, inclusive quando estamos dormindo, e não as 3 horas na esteira da academia que só vão fadigar nossos músculos e levar ao catabolismo do qual a gente foge que nem o diabo foge da cruz. E pra construir e manter massa magra, só se alimentando corretamente e aliando isso aos treinos adequados aos seus objetivos.

Vamos aos exemplos práticos:

Em uma das minhas consultas com a nutri, tive o seguinte resultado num período de 21 dias:

– 3,2% de gordura corporal

+ 1,5 kg de massa magra

Peso corporal: 66.5 kg (21 dias atrás estava por volta de 67 kg, se não me engano)

Não houve alteração de dieta nem de treinos nesse período – importante frisar pra vocês saberem que a rotina se manteve a mesma, sem mudanças drásticas que levassem a esse resultado.

A balança mexeu apenas 500g porque balanceei a perda de gordura com ganho de músculos. Mas vejam a super diferença no índice de gordura! Isso é o que importa! É isso que mostra que a banha tá indo embora, entenderam? Não o número na balança. Até porque quando nos pesamos, pesamos o corpo inteiro: gordura, músculos, órgãos, água, ossos etc. Então, o que importa é a proporção entre os “ingredientes” do nosso corpitcho – índice que vai variar muito de pessoa pra pessoa, conforme seus objetivos e estilo de vida (por exemplo: pessoa normal x atleta de fisiculturismo)

emagrecer ou perder peso

Parênteses: uma redução de 3.2% de gordura em 21 dias é bastante, sem falsas modéstias. Antes de iniciar uma conduta mais alinhada aos princípios da LCHF, eu ralava MUITO pra perder 1% em 1 mês. E com isso, obviamente eu perdi muitas medidas, já que músculos ocupam menos espaço que a gordura. Quanto às medidas, vou saber exatamente só na próxima consulta, mas já sinto a diferença nas minhas roupas. Aliás, já perdi uns 90% do meu guarda-roupa, o que é bom e me deixa feliz, ao mesmo tempo em que me dá nervoso por não ter mais roupa que fique certa no corpo quando a gente mais precisa hahahaha mas também não vou renovar nada agora, só quando eu tiver fechado o ciclo do emagrecimento. Não nasci rycah, mas nasci esperta! 😉

Agora pensem comigo: se eu não tivesse ganhado massa magra, teria reduzido uns 2 kg na pesagem, mas em compensação isso não significa que meu metabolismo sairia ganhando porque, como eu disse ali em cima, o que ajuda a gente emagrecer de fato são os músculos, uma vez que eles aumentam o nosso metabolismo basal, que por sua vez representa o nosso gasto energético diário mesmo quando estamos em repouso (trabalhando, dormindo, assistindo tv, etc). Então, se ganhei músculos, isso significa que meu corpo vai funcionar melhor e colaborar com o meu emagrecimento, com meus treinos de corrida (terei mais força muscular, logo, mais resistência e vou poder queimar mais nos treinos também) minhas atividades do dia a dia.

Afinal de contas, temos 24h no dia, das quais apenas 1h ou 2h no máximo são ocupadas pelos treinos onde as pessoas estão ali suando a camisa literalmente. E o resto do dia? Bom, no resto do dia você descansa enquanto seu corpo trabalha a seu favor.

Por isso os especialistas dizem que a gente emagrece FORA dos treinos. Nos treinos, a gente prepara o corpo pra ser emagrecido (usando termos “simprões”, vai), com a alimentação construímos e mantemos nossos músculos, e com os músculos queimamos nossa graxa enquanto vivemos a vida de gente normal e trabalhadora lá fora. Alguns estudos, inclusive, apontam que a massa magra acelera o metabolismo até 25 vezes mais do que a gordura. Precisa dizer mais alguma coisa?

Por isso, não tenham medo da musculação. E se não gostarem de puxar ferro na academia, tentem o treinamento funcional, o crossfit ou até mesmo a calistenia. Tudo isso seguindo uma dieta balanceada, equilibrada e adaptada ao seu perfil/personalidade/rotina e à suas necessidades nutricionais, e também respeitando os “days off”, porque descanso é fundamental também pra esse processo. Ok?

motivação treinar workout

E você, quais as suas metas? Quer emagrecer? Ganhar massa? Quero saber =)

PS: Espero ter explicado direitinho. E se eu falei alguma caca, que os profissionais da Saúde não hesitem em me corrigir porque tá todo mundo aqui pra aprender e evoluir no conhecimento, nos treinos, na alimentação, na saúde, em tudo 🙂

14 Comments

  • Day

    January 14, 01 2015 02:42:39

    Primeiro emagrecer, depois ganhar massa e definição !

    • Ticiane Toledo

      January 15, 01 2015 05:40:17

      Boa, Day! E como tão encaminhando os planos? Já tá firme e forte? =)

  • Elisa

    January 19, 01 2015 11:51:04

    Há quinze dias iniciei minha reeducação alimentar por conta, e mesmo não perdendo muito peso na balança, sinto-me mais leve, menos estufada e sem a barriga tão grande como antes. E a sensação de saúde vale mais que qualquer grama. Eu pretendo emagrecer 25 kg, mas tenho calma e consciência que isso vai levar tempo e muito esforço.
    Primeira visita ao seu site e já gostei muito. Parabéns e Obrigada!

    • Ticiane Toledo

      January 20, 01 2015 11:26:52

      Elisa, antes de te agradecer pela visita e pelo comentário, queria te dar parabéns pela iniciativa e pela sua mentalidade acima de tudo <3 Saber que o processo leva tempo e requer paciência (e muito carinho) já é uma garantia que você tá no caminho certo! Tenho certeza que daqui a algum tempo vou poder contar a sua história de sucesso aqui no blog pra inspirar muitas outras pessoas =) Sucesso e grande beijo!

  • Nila Marina

    July 15, 07 2015 10:15:54

    Tici, primeiro emagrecer e depois manter massa magra e definir.

    • Ticiane Toledo

      July 17, 07 2015 05:50:48

      Que nem eu, Nila! E como tá o foco por aí? Comendo bem e treinando direitinho? =)

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