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14 dicas para um treino mais agradável

Esse post foi feito especialmente para quem acha que qualquer atividade física é um parto e não é tão aficcionado por treinar. Se você se encaixa nesse grupo, não se sinta menos que os outros, nem tenha vergonha disso. Você é humano, normal. Cada um de nós temos nossos interesses e gostos particulares.

Mas se você quiser dar o primeiro passo rumo a uma mudança de estilo de vida e até mesmo de opinião sobre atividades físicas, dê uma olhada com carinho nessas 14 dicas práticas para “enganar” o cérebro e tornar o seu treino mais prazeroso.

  1. Baixe um áudiobook, podcast ou até mesmo álbuns dos seus artistas favoritos. E se comprometa a apenas ouvi-los durante o treino.
    playlist treino
  2. Compre roupas novas para treinar e deixe a calça de moletom e o camisetão XG em casa. Pode parecer superficial, mas um bom look para malhar pode dar um up no pique. Afinal, o que vemos no espelho (e os elogios que recebemos na academia ou na rua) dão aquela motivada básica no cérebro e na autoestima.
    look-fitness
  3. No primeiro mês, monte um calendário de atividades e não saia dele. Se esse calendário for visual, desde uma agenda até post its no espelho, a rotina tende a ser assimilada mais facilmente e você se dedica mais aos seus compromissos consigo mesma. O primeiro mês é o mais difícil, mas se você se mantiver firme e forte durante essa fase de adaptação, pode ter certeza que não vai parar mais 😉calendário treino
  4. Quer começar a correr? Adicione 1 minuto a mais de corrida a cada dia. Se você é iniciante e quer sair do sedentarismo, comece correndo por 1 minuto. epois, dia a após dia, vá adicionando 1 minuto extra ao tempo do dia anterior. Nesse ritmo, em 30 dias (1 mês) você estará correndo por 30 minutos direto!
    corrida iniciante
  5. Condicione-se para conseguir falar enquanto corre. Além de regular sua respiração, ainda te distrai durante o treino. Só não pode ficar tagarelando e diminuir o ritmo ou a intensidade, ok?
    condicionamento conversar correr
  6. Monte suas playlists conforme a duração do seu treino. Além de se motivar pela música, isso evita que você fique olhando o tempo todo no relógio para ver “quanto tempo falta para terminar” e o treino vai passar voando.playlist treino
  7. Tenha sempre uma mala ou mochila com seus apetrechos para treinar –  mesmo quando você não pretende treinar. Assim você não perde aqueles momentos de disposição repentina que surgem durante o dia porque suas coisas ficaram em casa. Além do  mais, ver aquela malinha pode te lembrar do seu compromisso com você mesma e te motivar a mudar de opinião ao final de um dia super estressante (para ficar bem e desestressar) ou super positivo (para treinar no pique total e ficar melhor ainda).
    mala academia
  8. Se você malha bem cedo, durma com a roupa (ou algumas peças) do treino do dia seguinte. Assim não rola aquela preguiça no dia seguinte de ter que levantar, se vestir, tomar o pré-treino etc: você já vai ter eliminado uma etapa. Mas lembre-se que as roupas devem ser confortáveis para não atrapalhar seu sono e você, aí sim, não conseguir acordar para ir treinar, ok?
    sono academia
  9. Adicione frutas congeladas à sua garrafinha de água. Além de manterem sua água gelada por mais tempo, ainda dão um gostinho especial à água para você se hidratar durante o treino e fazem um mimo ao paladar.
    frutas água
  10. Encontre uma atividade que você pode fazer enquanto assiste TV. Pular corda, bambolê, bicicleta ergométrica, esteira, abdominais, etc. Assistir ao seu programa ou filme favorito vai te distrair e o treino vai passar mais rápido, sem traumas. Aposto que você vai se sentir melhor do que se ficasse no sofá comendo pipoca de microondas 😉
    exercício tv
  11. Sempre que for fazer algo rotineiro (como ver seus e-mails) ou impulsivo (como fazer uma boquinha na cozinha), force-se a fazer algumas flexões e agachamentos antes. Assim você acrescenta alguns exercícios à sua rotina, assim como você lê e-mails todo dia. E se seu objetivo era atacar a geladeira, com certeza você vai pensar melhor depois disso.lanche
  12. Se sua motivação é financeira, não pague uma academia: remunere-se por cada dia de treino concluído. E ao final de cada 6 meses, dê-se ao luxo de usar a “remuneração” para se comprar um presente. Aí sim, hein? 🙂dinheiro para malhar
  13. Se você tem condições financeiras, matricule-se em uma academia realmente boa. Não é todo mundo que pode com essa dica, então se você pode, aproveite. Mas se você não tem milhões de dilmas para gastar por mês nisso e ainda assim acha que um investimento alto em uma academia completa a motivaria a não faltar porque “está saindo do seu bolso”, também é uma boa tática motivacional e pode ser útil.
    academia
  14. Escolha uma atividade que te dá prazer. Não adianta puxar ferro se você gosta mesmo é de pilates, nem adianta correr se o seu lance é cair na água e nadar incansavelmente. Então vá naquilo que você vai se sentir bem praticando e vai ter vontade de treinar sempre, sem tempo ruim. Assim não tem desculpa nem preguiça, não é mesmo? 😉

Se você tem alguma outra dica para tornar nossos treinos mais agradáveis, já sabe: compartilhe!

Super beijo.

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