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5 dicas para uma manhã mais produtiva

garfield manhã

Se você se sente como o Garfield (especialmente às segundas-feiras), aqui vão algumas dicas para que suas manhã sejam mais produtivas e de menos mimimi:

1. Capriche no desjejum: o café da manhã é “apenas” a refeição mais importante do dia. Afinal, é ela que vai nos fornecer toda a energia necessária para começarmos e aguentarmos o dia que teremos pela frente. Nosso cérebro precisa dessa energia que conseguimos através dos alimentos, por isso quando a gente não se alimenta, parece que ficamos mais letárgicos, mais borocoxôs. O ideal é unir nesta refeição 1 porção de fruta, carboidratos complexos e proteínas, como ovos, queijo, iogurte ou leite (no caso dos laticínios, dê preferência aos magros: queijo ricota ou minas, leite desnatado ou as linhas com menor percentual de gordura, e iogurtes light ou naturais – até mesmo caseiros). Tome seu café da manhã com calma, sem stress, concentre-se nele e no que você está ingerindo. Seu dia com certeza vai começar bem melhor 🙂

2. Aposte no café: se o negócio tá brabo, vá de café. Segundo a nossa nutri Mônica Stockler, até 300ml por dia está liberado! Mais do que isso, a gente pode ter alguns efeitos colaterais desagradáveis, como insônia, alterações de humor, amarelamento dos dentes, e até mesmo gastrite (quem já tem histórico, pegue leve na cafeína, ok?)

3. Hidrate-se: como ficamos boas horas dormindo, e muitas vezes sem acordar, nosso corpo se desidrata. Por isso, beba água ao acordar para colocar os órgãos em bom funcionamento para mais um dia de trabalho, estudos, afazeres domésticos, o que quer que seja. Veja bem: o cérebro necessita de hidratação constante para o bom funcionamento dos neurônios (sinapses são estímulos elétricos e a eletricidade se propaga melhor em meio líquido); já o intestino precisa de água para eliminar os bolos fecais, entre outras atividades essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo (vale reforçar que o intestino é nosso segundo cérebo, por isso, não o menosprezem jamais!).

4. Exercite-se: já falamos sobre os benefícios químicos das atividades físicas num post sobre TPM, então porque não se aproveitar da produção de serotonina e endorfina logo pela manhã para começar o dia no pique? Se você não curte treinos puxados e/ou mecânicos pela manhã (tipo corrida ou musculação), aproveite para fazer aquela caminhada ao ar livre, pratique Yoga ou Pilates, dance, alongue-se… Observe como seu corpo reage melhor pela manhã com relação a exercícios físicos e faça bom uso desse conhecimento 🙂

+ Leia também: 14 dicas para tornar o seu treino mais agradável.

5. Limpe seu sono: a qualidade do seu sono é que vai dizer como você vai acordar na manhã seguinte. Por isso, cuide bem desse momento e, se quiser, crie seu “ritual do sono” para cumprir todas as noites. Faça uma refeição mais leve e protéica à noite, desligue-se do tablet, do smartphone, do computador até pelo menos 1 hora antes de dormir, não assista TV no quarto e concentre-se no relaxamento do seu corpo e da sua mente. Tem gente que até faz alguns exercícios de respiração ou alogamentos e até mesmo posições da Yoga para se acalmar a agitação do dia ou a ansiedade pelo dia seguinte. Se funcionar para você, vá em frente!

Bóra colocar as dicas em prática, então?

Compartilhem com a gente o que vocês já fazem e o que acham que podem fazer para melhorar suas manhã 😉

Beijos

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