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Respira, inspira, não pira: 8 dicas do treinador para quem acha que não tem fôlego para correr

Muita gente vem conversar comigo dizendo que adoraria correr, mas que não tem fôlego ou que não consegue correr 200m sem ficar sem ar e que, por causa disso, jamais conseguirão correr 5k – quem dirá, então, uma meia maratona!

Mas calma! Respira, inspira e NÃO PIRA!

Com o treinamento adequado, paciência de dedicação, você chega lá. Se eu, que sou asmática e comecei a correr depois de operar o joelho, consegui, você também dá conta! =) Inclusive, neste post AQUI estão as dicas de ouro pra sair do zero e chegar aos 21k, lembram?

Mas pra esse post se tornar mais prático e útil de fato (que é a intenção de todos os posts do blog, aliás!), o treinador Fernando Oliveira, educador físico e sócio-diretor da GO Assessoria Esportiva, dá algumas dicas pra quem sofre com a falta de condicionamento e quer começar a correr ou quer melhorar nos treinos. Vejam que legal:

1. O segredo?

Fernando: São dois segredinhos na verdade:

1) saber corretamente o ritmo da sua respiração de acordo com sua intensidade de treino – leve, moderado ou forte.

2) E sempre, sempre estar controlando seu ritmo de forma voluntária e não involuntária como quase todos o fazem.

2. E a técnica?

Fernando: Não existem técnicas de “respiração correta”. Cada um pode se adaptar com ritmos diferentes de acordo com seu condicionamento físico e biótipo. A respiração é uma das ações mais naturais do nosso corpo. O que nos resta é entender o seu funcionamento e controlá-la durante a corrida.

3. Certo x errado?

Fernando: São várias regrinhas que temos que nos atentar durante a corrida e uma das principais é a inspiração (entrada do ar) e expiração (saída do ar).

A base disso seria a inspiração pelo nariz por três motivos: temperatura, umidade e filtragem do ar. E a expiração, pela boca, para se tornar mais fácil e rápida. As mudanças acontecem de acordo com a intensidade que estamos mantendo durante o treino:

LEVE Só nariz – inspira e expira
ou
nariz (inspira) e boca (expira) de forma bem confortável
MODERADA Nariz (inspira) e boca (expira)
FORTE Nariz (inspira) e boca (expira) com ritmo intenso e rápido
MUITO FORTE Nariz (inspira) com auxilio da boca que também (expira) com ritmo muito intenso e muito rápido

+ Leia também: as verdades e mitos sobre a corrida de rua

 4. SOS, cadê meu fôlego?

Fernando: Fôlego todos nós temos! A maior dificuldade inicial é trabalhar dentro da intensidade correta para o condicionamento físico atual. É aí que entra o profissional de Educação Física que irá orientar sobre o seu treinamento.

Falar em tempo para “ficar condicionado” é muito relativo e depende de várias condições: física, lesões anteriores, pré-disposição, tempo para treinar, alimentação, descanso, rotina de trabalho, temporal – frio ou calor, psicológico, estilo de vida, etc…

Chegar no 100%??? NUNCA!!! Sempre teremos como melhorar, seja na distância, velocidade, técnica, novos desafios, etc. O corredor é movido a isso – NOVOS DESAFIOS.

+ Leia mais: os 5 estágios emocionais da corrida

5. E se doer?

Fernando: Se pintar aquela dorzinha na lateral do abdômen durante a corrida, só nos resta uma coisa: diminuir a intensidade para conseguir um melhor controle da sua respiração. E para evitar que isso aconteça novamente, você precisa estar atento na intensidade correta do esforço para o seu corpo.

6. Tenho asma/bronquite, e agora?

Fernando: A mesma dificuldade que um aluno que tem asma e/ou bronquite tem no início do treinamento com relação à falta de condicionamento, praticamente todos os outros que não sofrem dessa limitação terão também. Talvez ele fique um pouco mais limitado no começo, mas nada que o impedirá de evoluir e alcançar seus objetivos e metas.

E digo até mais: esse aluno poderá inclusive superar os outros que não possuem tais problemas respiratórios, dependendo da sua dedicação aos treinos e cuidados com alimentação, fortalecimento muscular e descanso.

7. Todo mundo “serve” para a corrida?

Fernando: Uma coisa interessante que sempre comento nas primeiras aulas e que causa espanto na maioria dos alunos é: SOMOS UMA MÁQUINA DE CORRIDA. Todos os seres humanos foram evoluídos para correr. Nosso corpo está preparado para correr. E você, o que está fazendo com essa máquina?

E, para isso, temos nosso lema: “VOCÊ CORRE OU SAI CORRENDO?”

Quando você está no controle do que está fazendo, o que está acontecendo com seu corpo, você muda sua sensação do que é correr e porque correr.

+ Aproveite e confira estas minhas dicas de corrida para iniciantes!

8. Todos os treinos são iguais?

Fernando: Não! Os treinos são baseados nas intensidades, necessidades e dificuldades de cada um. Quer ganhar resistência? Treinos com alto volume semanal. Quer melhorar sua velocidade? Treinos de tiros curtos. Quer melhorar o seu ritmo na prova? Treinos de Estabilidade. Mas tudo isso tem que ser dosado pelo seu professor, pois ele sabe o quanto e quando você pode realizar cada um desses treinos.

+ Conheça os diferentes treinos que podem existir numa planilha de treinamento de corrida.

Obrigada, Fernando!  Suas dicas valiosíssimas e ajudam MUITO!

Viram só como não é nenhum bicho de sete cabeças, gente? É possível. Pode ser doloroso no início e até mesmo chato passar por essa fase de adaptação, mas é só uma fase e ela passa. Esse desconforto é só você saindo da sua zona de conforto =) Depois virão outros desafios e você vai ter que se adaptar de novo, e assim vai. Ou assim deveria ser, na minha opinião. Eu acredito que é essencial que a gente se provoque a evoluir sempre pra oxigenar a vida, e aceitar e curtir desafios foi uma das coisas que a corrida me trouxe e por isso eu serei sempre grata a esse esporte que eu tanto amo e aos meus treinadores amados da GO ♥

E se você também está afim de colocar a corrida na sua vida ou de melhorar seus resultados e condicionamento, vem treinar comigo e com a galera da GO! É só clicar na imagem e preencher o formulário pra ganhar um free pass. Daí, quando a galera da equipe entrar em contato pra agendar seus horários, é só falar que ficou sabendo por mim que você ganha 15 dias de treinamento GRATUITO. Garanto que vai ser o suficiente pra se apaixonar! Bóra lá? Espero vocês!!!

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Beijos e bons treinos!

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