Você só corre ouvindo música? Será que isso pode afetar seu desempenho? Leia o post e comente suas experiências!
1 Gostou

Correr com música pode atrapalhar o rendimento do seu treino?

Eu sou dessas que não sai pra correr sem fone de ouvido e sem uma boa playlist. Ou melhor, playlists no plural, já que cada tipo de treino (veja aqui quais são eles) pede uma seleção diferente.

A música me dá ritmo, me motiva, me anima (principalmente naqueles dias que a gente sai arrastada da cama, sabe?), me distrai de tudo o que acontece “lá fora” (fora dos meus fones e do meu mundinho particular) enquanto eu corro.

Mas talvez isso não seja uma coisa tão boa assim em termos de rendimento…

O meu treinador mesmo, o André (GO Assessoria Esportiva), vive pegando no meu pé quanto ao meu “vício em correr com fones de ouvido”. Ele diz que a música pode distrair a gente mais do que deveria porque nos desligamos daquilo que deveríamos prestar atenção enquanto corremos: nossa respiração, nossa passada, nossos músculos, nossos batimentos cardíacos… E de acordo com ele, tudo isso nos dá um feedback muito mais completo sobre os nossos treinos e, consequentemente, sobre nosso rendimento.

Faz sentido! Até mesmo porque a música realmente bloqueia muitos desses sinais que o corpo nos envia, e eu acredito que seja isso que nos dê a sensação de poder correr mais forte e distâncias maiores. É tipo um anestésico! Mas isso é ruim porque essa “falsa sensação de conforto” nem sempre traduz a realidade. Ou seja: você pode se sentir bem, mas não necessariamente seu corpo está apto pra correr naquela intensidade ou distância naquele momento. Isso sem falar nos objetivos do treino proposto: se o treinador estabeleceu um treino de ritmo num pace X, é o X que deve ser cumprido, e não 2X – do contrário, perde-se o propósito do trabalho, a linha de desenvolvimento do treinamento e até mesmo a evolução nos treinos.

Concordo com o André e com todos os treinadores que defendem que rendimento e fone de ouvido não combinam, mas confesso que acho muito difícil correr sem música, principalmente em treinos mais fortes e intensos.

Segundo alguns artigos que li, os treinadores dizem que é justamente nesses treinos fortes (um treino de ritmo, por exemplo) e nas provas (naquelas em que o objetivo é cumprir tempo) que nós devemos correr SEM música pra ouvir apenas os sons que nós produzimos durante o treino e, assim, avaliar melhor nossa sensação de esforço e rendimento. Já nas corridas de intensidade leve (regenerativos, por exemplo), esses treinadores dizem que a música não influencia negativamente e pode até ser um estímulo.

Outro ponto que a gente tem que levar em consideração a questão da segurança pessoal que a música pode atrapalhar sim, especialmente se você corre em ruas com muita movimentação de veículos e até mesmo pra evitar ser surpreendida por assaltantes ou coisa pior (sim, nós mulheres corremos um risco dobrado nesse sentido, infelizmente). Quando eu corro na rua, deixo o som num volume mais baixo que me permita perceber tudo o que acontece ao meu redor – de carros a pessoas. Acho mais prudente, mas até mesmo com volume baixo, a gente pode se distrair com a música e entrar em alguma situação de risco.

Eu bem que gostaria de me desapegar da música durante a corrida. Acho que vou começar a fazer uns testes e depois conto pra vocês se o rendimento melhorou mesmo! =)

Agora passo a bola pra vocês:

  • Vocês só conseguem correr com uma bela playlist bombando no ouvido ou preferem correr sem interferências de música, ouvindo apenas os seus próprios sons mesmo?
  • Sentem diferença no rendimento dos treinos quando correm com ou sem música?
  • Em qual tipo de treino vocês sentem mais ou menos necessidade de correr de fone de ouvido?
  • A música é um estímulo a mais nos seus treinos, principalmente naqueles dias em que a gente não tá muito afim?

 

2 Comments

  • Joana Santenico

    April 19, 04 2016 05:50:12

    Só consigo correr com musica..e tem que ser a musica ideal!
    Mas se estiver numa corrida com muita gente, gosto de ir ouvindo o que vão falando por onde passo eheh

    • Ticiane Toledo

      April 19, 04 2016 12:10:46

      Joana, somos gêmeas então! Hahaha Nos treinos, só com música mesmo. Agora, nas provas, gosto de ir sem pra poder ouvir as pessoas também. Vai entender, né? =) Um beijo e bons treinos!

O que você achou?