(imagem: Pinterest)
0 Gostou

Organização e alimentação: 3 ideias para planejar a dieta da semana

A minha vida anda desorganizada.

Quer dizer. Eu deixei a minha vida se desorganizar.

E isso tem me atrapalhado muito, especialmente no meu emagrecimento. Não vou me vitimizar, porque isso é retroceder. Reconheço a minha parcela de culpa e sei o caminho pra voltar aos eixos. E é sobre isso que vou falar hoje =)

Ano passado, eu tava super regradinha com a minha dieta: horários, refeições, alimentos, resultados. Tive um desempenho fantástico sob acompanhamento da nutri Renata Merlino, mas “a vida aconteceu” e eu perdi o fio da meada. Agora tô correndo atrás pra me recuperar do prejuízo e retomar a rotina!

Então, seguindo o exemplo do post com as dicas pra controlar a ansiedade, resolvi compartilhar com vocês como eu pretendo reorganizar a minha alimentação sem mistérios e sem reinventar a roda, porque se for pra ficar inventando demais eu desanimo. Acho que todo mundo é assim, né?

Então, tomara que esse post possa ajudar vocês também que tão passando pela mesma situação que a minha!

1. Porcionamento

Sou dessas que se não tiver algo pronto na geladeira, fica desanimada em pensar em começar do zero e fazer tudo (e sujar louça, etc). Definitivamente eu não nasci pra essas coisas, e não tenho vergonha em assumir.

{Acho lindo as minhas amigas blogueiras que amam cozinhar e inventar receitas e tudo, mas isso não é pra mim. Até cheguei a me encantar com a cozinha uma época, por influência da minha querida fit chef Vanda Rittmann, mas o relacionamento foi meteórico e durou pouco. Uma pena!}

Então, o lance é planejar as refeições da semana inteira em porções que possam ser armazenadas ou congeladas. Assim a gente evita a fadiga e não dá chances pra sabotagem, nem pula refeições.

Como pretendo fazer

Andei lendo vários blogs com sugestões de planejamento e gostei muito da forma como a Liv – Treino, Nutrição e Beleza faz (aqui neste post ó):

– monto a lista de compra de todos alimentos para aquela semana

– vou ao supermercado e compro tudo

– chego em casa, guardo oque não exige preparo

– separo os alimentos que serão preparados

– lavo, limpo, cozinho e deixo tudo pré pronto

– começo a fazer os preparos

– vou lavando a louça

– após pronto peso e porciono

– marco o dia para meu controle

– levo ao freezer

– Dia 1 já deixo na geladeira pois será consumido em menos de 24 horas

– os demais eu tiro na noite anterior do dia de consumo e passo para geladeira

– antes de consumir eu aqueco no microondas

– PRONTO, nutrida!

(Liv, do blog Treino Nutrição e Beleza)

Bem fácil, né? =)

A ideia é fazer o mercado da semana no domingo e já preparar tudo no mesmo dia: higienização e porcionamento. A gente perde algumas hora no domingo, mas ganha muitas outras durante a semana por ter agilizado as porções e não precisar mais pensar nelas nos outros dias.

(imagem: Pinterest)

(imagem: Pinterest)

 

Ainda não sei como fazer com as proteínas, mas como trabalho em casa, acredito que vou deixar pra prepará-las na hora (geralmente só grelho ou asso no forno). 

Sobre congelamento, eu aprendi algumas coisas com a minha amiga que manja tudo de cozinha, a Ju Cruz, do Cozinha da Ju:

– Quando for porcionar os alimentos, já prepare tudo com temperos (ervas, especiarias, pimentas ou temperos prontos sem sódio, como Mr. Taste ou o Mr. Dash) porque o congelamento tende a apurar o gosto dos temperinhos.

– Por esse mesmo motivo, cuidado com o sal! Como congelamento apura o gosto, a comida corre o risco de ficar muito salgada depois de descongelada. Use pouco sal ou deixe pra salgar na hora do preparo mesmo, depois de descongelar.

2. Salada de pote

Acho a salada de pote uma mão na roda! Tá tudo ali: proteína, verduras e legumes – e de quebra algum molhinho que a gente pode ir variando e inventando opções mais saudáveis.

Eu ainda não testei aqui em casa porque ainda tô atrás dos potes de vidro (aceito doações, viu? haha), mas a estrutura básica é a seguinte:

salada no pote

(imagem: achei no Pinterest!)

(imagem: achei no Pinterest!)

Sobre o fato de a salada ser armazenada em vidro e não plástico, já vi posts de nutricionistas no Instagram alegando que o vidro funciona melhor porque proporciona uma vedação mais eficiente, conservando melhor os ingredientes e protegendo dos agentes externos. Isso sem falar que ficamos livres do BPA (Bisfenol A) do plástico, que é bem nocivo à nossa saúde.

3. Comida pronta congelada

Estranhou esse tópico?

Calma que não tô falando de comida tipo “lasanha congelada cheia de bruxarias e sem nutriente nenhum”. Eu tô falando é de comidinha nutritiva mesmo, dessas que a gente pode consumir sem medo!

É o caso dos produtos da Congelados Sabor & VidaConheci a empresa e os produtos e gostei bastante porque não tem nenhum aditivo que tire a proposta da alimentação saudável e, por serem congeladas, duram até 180 dias no freezer! Depois é só descongelar no microondas e fazer a sua refeição. Sem mistérios, sem trabalho, mas com muuuuiiito sabor e qualidade nutricional!

Uma das coisas que me deixou mais tranquila quando conheci a empresa foi saber que TUDO lá é feito sob acompanhamento de nutricionistas e todos os pratos são elaborados por essa equipe. Inclusive aqui na região, a nutricionista da empresa faz atendimento home care pra quem tiver interesse em adotar os produtos da marca dentro de um cardápio elaborado conforme seus objetivos e necessidades nutricionais, mantendo um acompanhamento nutricional. Bacana, né? =)

Eu gostei em especial do KIT DIETA, que vem com 7 pratos individuais pra ajudar a gente a se organizar com a nossa alimentação e ainda poupar nosso tempo. Bela sacada, né?

sabor & vida congelados sabor & vida congelados sabor & vida congelados sabor & vida congelados sabor & vida congelados sabor & vida congelados sabor & vida congelados

E pra ficar ainda melhor, consegui um benefício exclusivo pra vocês que me acompanham aqui no blog: os leitores do Vida Fit que moram em São José dos Campos e cidades vizinhas ganham 15% na primeira compra e 10% nas demais! Agora sim, hein? =)

Os pedidos podem ser feitos diretamente pelos contatos que estão na Fan Page da distribuidora regional da Sabor & Vida (apenas pra pedidos na região de São José dos Campos, com desconto especial do blog) ou pelo próprio site da empresa (caso você more fora do Vale). A dieta agradece! ♥

E vocês, como se organizam durante a semana?

aviso de publieditorial

5 Comments

  • Jac

    May 31, 05 2015 11:18:50

    Oi Ticiane, amei essas dicas. Obrigada. Já faço isso. Cozinho no domingo pra semana. Dá super certo e me ajuda a manter o foco. Não é fácil…hehehe!

    • Ticiane Toledo

      June 17, 06 2015 01:10:25

      Oi Jac! Não é fácil mesmo, mas no final das contas dá certo, né? Com um pouquinho de PACIÊNCIA, claro. hahah Um beijo, querida!

  • Felipe

    August 14, 08 2015 11:30:59

    Ticiane, muito legal esta matéria, parabéns!

    Olha que coincidência, cheguei ao seu blog quando tentei registrar este endereço (vidafit) e descobri que já existia, confesso que fiquei triste, mas por outro lado encontrei um blog muito interessante.

    Boa sorte no seu trabalho!

    Felipe

    • Ticiane Toledo

      August 17, 08 2015 11:16:36

      Oi, Felipe! Tudo bem? Obrigada pelo recado e pela visita! Olha, o domínio eu não posso te dar, mas prometo entregar sempre posts bacanas pra você, ok? =) hahahah Abraço!

O que você achou?