como comprar tênis de corrida
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Saiba como escolher um tênis de corrida

Você decide que vai começar a correr, ou simplesmente vai comprar um outro par de tênis. Daí você vai à loja de artigos esportivos e, pá, dá de cara com um mundo de opções, cores, amortecimentos, solados e preços (claro). Você se pergunta: “Onde estou? O que eu faço? Pra onde eu corro agora?”

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Para ajudar nesta eterna dúvida de muitos de nós, fomos pedir umas dicas ao professor André Santos, da GO Assessoria Esportiva, especializada em corrida de rua e treinamento funcional. Afinal, comprar um bom par de tênis de corrida é essencial para garantir o melhor desempenho no esporte e ao mesmo tempo minimizar os riscos de lesões durante os treinos ou provas.

Principais critérios 

Vamos começar pelo básico – o que levar em consideração no momento da compra. De acordo com o treinador, devemos observar 3 aspectos:

  1. Numeração: recomenda-se usar tênis com uma numeração acima do tamanho real do pé para que não haja uma compressão exagerada nos pés durante a corrida, pois durante a atividade há um deslizamento natural dos pés dentro do calçado e também um certo inchaço dos pés por causa do aumento da circulação sanguínea na região.
  2. Tipo de amortecimento: também é recomendado que o amortecimento seja mais baixo pra gerar maior adaptação muscular e ligamentar das estruturas envolvidas na corrida. (vamos falar sobre isso no tópico a seguir!)
  3. Tipo de pisada: se houver a opção de tipos de pisada, opte sempre pela neutra. E se houver necessidade de ajuste devido a uma angulação mais acentuada da pisada supinada ou pronada, o mais indicado é mandar fazer palmilha personalizada com um profissional competente.

Amortecimento: muito ou pouco?

Os tênis minimalistas, ou de baixo amortecimento, passaram a fazer sucesso depois dos lançamentos da linha Free da Nike.

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Esse é o Nike Free Flyknit: meu atual sonho de consumo :)

A intenção aqui não é ser confortável (amortecer a pisada), mas sim melhorar a performance durante a corrida e fazer com que os pés estejam mais próximos possível do solo. (E sim, eles são lindos! Eu mesma tenho um Nike Free 5.0+ que amo de paixão, e estou só esperando rodar mais alguns km com ele para fazer uma resenha pra vocês)

“Esse tipo de amortecimento tem como ponto positivo o fato de gerar um maior fortalecimento dos músculos e ligamentos envolvidos na corrida, sendo mais usados em treinos curtos de maior velocidade e provas”, explica André.

Mas será que todo mundo pode usar este tipo de calçado? O professor diz que sim: “qualquer pessoa em qualquer nível pode usar esse tipo de tênis. Basta ter a orientação correta (melhor ainda se for profissional) sobre quais momentos fazer uso do calçado”.

Já os tênis de maior amortecimento, segundo André, são recomendados em caso de provas ou treinos mais longos e/ou se o corredor apresentar sobrepeso (neste caso, a orientação independe do tipo de treino/prova, seja longo ou curto).

Tipos de pisada

Talvez este seja o item que mais confunda as pessoas. Mas a explicação do professor André promete sanar essa dúvida de uma vez por todas:

“Existem 3 tipos de pisadas: a supinada (ênfase no lado de fora do pé), pronada (ênfase no lado de dentro do pé) e a neutra (distribuição mais equilibrada). Porém, todo pé possui um único tipo de pisada, que é a pronosupinada, na qual o pé passa por essas 3 fases naturalmente: aterrisa supinado, apoia neutro e empurra pronado. O que diferencia de pessoa para pessoa são as angulações de cada fase, caracterizando o tipo de pisada em si. Por esse motivo indica-se usar tênis com pisada neutra e, se necessário, posteriormente mandar fazer a palmilha de acordo com a angulação de cada pessoa“.

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Entendeu? 😉

Descanso 

Já ouviu falar que é preciso deixar o tênis descansar depois de usá-lo num treino ou numa prova? Mas e aí: mito ou verdade?

“O descanso do tênis é verdade. Por isso é importante ter pelo menos 2 pares para revezar o uso”, confirma o treinador.

E ele explica o motivo: “É importante dar esse descanso ao tênis basicamente por dois motivos principais: o primeiro é para aumentar a durabilidade dos calçados (revezando os pares, eles irão durar mais); o segundo é pela resiliência, ou seja, quando o calçado descansa, ele recupera as suas propriedades de amortecimento mais rapidamente”.

Mas se você tiver apenas um par de tênis, organize a sua rotina de treinos para garantir um período mínimo de descanso de 24 horas.

Aposentadoria

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E quando saber a hora de aposentar o seu querido tênis?

“Não é possível dar uma quilometragem exata para a durabilidade de cada tênis porque isso depende de uma série de variáveis, como: biotipo do corredor (peso corporal), tipo de pisada, o terreno em que treina, etc. Mas existe uma média aceita entre os profissionais que fica em torno de 500 km com um acréscimo de 150 a 300 km, dependendo do material do tênis e os devidos cuidados com o calçado”, explica André. “Vale ressaltar que terrenos de asfalto gastam mais a borracha dos tênis, enquanto os terrenos de areia gastam bem menos”, finaliza.

Espero que tenha sido útil pra vocês! 🙂

Agora é ir até a loja mais próxima e garantir o melhor par de tênis pra você e pro seu treino.

Se você ainda tiver dúvidas, deixe-as nos comentários ou escreva pra gente: contato@vidafit.com.br.

Bons treinos!

7 Comments

  • Evanio

    October 18, 10 2015 10:04:12

    Está matéria é de impressionar, muito obrigado, excelente dica.

    • Ticiane Toledo

      October 19, 10 2015 09:39:10

      Obrigada, Evanio!

  • Luis Fernando

    February 20, 02 2016 09:04:50

    quais os tenis mais indicados para quem tem sobrepeso?

    • Ticiane Toledo

      February 22, 02 2016 01:10:04

      Respondi no seu outro comentário =)

  • Luis Fernando

    February 20, 02 2016 09:06:08

    quais os tenis mais indicados para quem tem sobrepeso? estou interessado por estes dois http://www.nike.com.br/Tenis-Masculino-Nike-Lunartempo-399319.html? e http://www.nike.com.br/Tenis-Nike-Air-Zoom-Structure-18-322541.html são indicados?

    • Ticiane Toledo

      February 22, 02 2016 01:09:51

      Oi, Luis! Nunca usei nenhum dos dois, mas acredito que para casos de sobrepeso, o melhor seja um modelo com bom amortecimento para amenizar o impacto nas articulações. De qualquer forma, é bom trocar uma ideia com um fisioterapeuta ou educador físico só para tirar a sua dúvida, ok?

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