Como escolher o pão integral certo
0 Gostou

Como escolher o pão integral certo?

O pão integral virou um daqueles falsos produtos saudáveis que a gente encontra nos mercados. E, olha, dá até uma tristeza em ver a galera comprando toda feliz aqueles pães 1001 grãos achando que “agora sim serei saudável e/ou vou emagrecer”, mas na verdade tão é comprando gato por lebre – e uma lebre bem bem bem acabadinha, diga-se de passagem.

Se você for olhar na lista de ingredientes dos pães, vai ver que a grande maioria deles tem como ingrediente número 1 (aquele que vem primeiro na relação) a farinha de trigo – mas a normal mesmo, refinada, e não a integral. Por esse único motivo você já deve eliminar essa marca da sua refeição. E tem muitos outros detalhes que a gente nem imagina, mas que a indústria alimentícia enfia no meio desses produtos e o pão, que era pra ser “operação biquíni”, virou “operação baiacu”.

Então fiz uma lista dos 5 detalhes mais importantes pra gente notar quando for comprar pão integral.

Como escolher o pão integral certo

Importante falar que essas dicas não tirei do nada, ok? Tudo isso eu aprendi na minha primeira reeducação alimentar, lá em 2010, na época em que eu ainda consumia pão diariamente. Hoje eu não como mais porque fui aprendendo a consumir outros alimentos que cumprem a mesma função do pão (carboidrato) e fui deixando naturalmente. Então é muuuuiiito raro eu comer pão. E justamente por ser tão raro assim, acabo me permitindo comer o bom e velho pãozinho francês nessas ocasiões, sem excessos e sem culpa – que é o mais gostoso, né? 🙂

Por não consumir mais pães integrais eu não sei mais as empresas que produzem os verdadeiros ou não. Mas vocês topam me ajudar a montar uma lista colaborativa pra gente se ajudar a comprar certo? 🙂 Que tal? É só ir deixando os nomes das marcas nos comentários que eu vou atualizando a listinha aqui no post. Bóra lá????

4 Comments

  • Florence

    December 10, 12 2014 12:56:57

    oi Ticiane,
    Concordo plenamente. A marca de pão que eu compro (em SP, infelizmente não chega aqui, mas eu compro montes e congelo) é da Helga Boger: http://www.paoalemaohb.com.br/
    beijinhos

    • Ticiane Toledo

      December 11, 12 2014 06:26:52

      Que legal, Flo! Adorei a dica. Quando for a SP, vou procurar pra experimentar. Eu não sou adepta de pães, nem os integrais, mas fiquei com vontade de conhecer esse. Beijo!

  • ana luiza pimentel

    December 10, 12 2014 08:33:51

    Tinha uma lista de pães industrializados que tinham certificação de integrais. Mas na boa, prefiro não confiar cegamente. Gosto do pão do Bento, vende no mundo verde, é mais integralzão, mas vou checar essas medidas. Sou escrava dos pães ainda.

    • Ticiane Toledo

      December 11, 12 2014 06:28:50

      Infelizmente não dá pra confiar cegamente em nada, né? A gente vai nos que a gente conhece, a galera indica e tal. Eu vou dar uma olhada nesse aqui no MV também porque adoro conhecer produtos novos. Sobre ser escrava dos pães, pra mim foi super natural, Anita. Mesmo porque não curto pão integral, então aí foi mais fácil. De vez em quando (sei lá, umas 2x no mês) eu como o francês pra matar a vontadinha que dá.

O que você achou?