ansiedade atividades físicas
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Como controlar a ansiedade e emagrecer

Não consigo emagrecer porque sou ansiosa e desconto na comida.

ansiedade emagrecer

Essa, talvez, seja uma das frases que mais ouço quando o assunto é emagrecimento. Parece uma sentença de morte, sabe? Um rótulo que a pessoa se coloca e que é inalterável. Uma tatuagem na testa, no estômago e na alma. E que a pessoa carrega como verdade absoluta até o fim.

Mas será MESMO que precisa ser assim? Depois de anos de terapia comportamental e da minha formação em Coaching, hoje eu percebo mais do que nunca que a gente pode mudar TUDO o que nos incomoda. Não é fácil, se não todo mundo faria. Mas também não é impossível, se não a gente não teria exemplos de superação e de transformações.

E sabe o que é um grande aliado dos ansiosos que querem emagrecer? Exercícios físicos. Isso mesmo! Boa notícia, não? 🙂 Por isso, convidamos o personal trainer Edu Nogueira para explicar para vocês como os exercícios nos ajudam a controlar a ansiedade e, com isso, a emagrecer.

ansiedade atividades físicas

“A ansiedade, entre outras definições, pode ser caracterizada como um fenômeno que antecede algum momento de perigo real ou imaginário, e pode causar várias sensações: angústia, aflição, irritabilidade, vazio no estômago, medo, transpiração entre outros.

Ninguém é ansioso porque quer. Relações interpessoais, problemas na primeira infância, além de anormalidades químicas no cérebro ou hormonais são algumas causas da ansiedade.

Pessoas que querem ou precisam emagrecer e são muito ansiosas encontram maiores dificuldade em alcançar tais objetivos, o que pode causar, inclusive, o inverso: comer para aliviar essa ansiedade. Isso vai gerar um bem estar momentâneo relacionado ao alívio da ansiedade, mas em seguida vem o sentimento de culpa pela falta de controle por comer de forma exagerada, causando mais ansiedade, o que torna um círculo vicioso. Com isso, aqueles que têm um compulsividade podem desenvolver alguns dos Transtornos Alimentares (TA) – desvios de comportamento relacionados à alimentação (Anorexia Nervosa, Bulimia, Compulsão Alimentar etc).

Todos sabemos que a prática regular de atividade física traz diversos benefícios ao praticante: aumento da força e da resistência muscular, diminuição de riscos de doenças cardiorrespiratórias, diminuição dos níveis de colesterol e de pressão sanguínea, aumento da densidade mineral óssea (DMO), melhoria na qualidade de vida, redução de fadiga e ansiedade, redução do estresse, melhora na aparência e imagem corporal, aumento da autoestima entre outros.

Além disso, vários estudos indicam que a atividade física regular funciona como tratamento em quadros depressivos e ansiosos, e que deve ser prescrita em associação às demais terapias. A prática constante de exercício contribui para a elevação dos níveis centrais de serotonina e noradrenalina – neurotransmissores envolvidos nos transtornos afetivos e ansiosos – além do aumento nos níveis de endorfina que nos dá sensação de bem-estar físico e psíquico.

Ou seja: quando bater aquela ansiedade (seja lá qual for o motivo), em vez de atacar a geladeira, ataque seu par de tênis e vá para a academia, vá correr, pedalar, caminhar com o cachorro, brincar com seus filhos.  Qualquer coisa que tire o seu foco no fato negativo (ansiedade) e o transforme em algo positivo (atividade, prazer, bem-estar).

Você não vai mudar isso do dia para a noite porque esse é um exercício diário. Pratique todo dia. Persista, não desista. Porque se eu estou conseguindo, você também VAI conseguir!

Beijos!

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Edu Nogueira é Personal Trainer Especialista em Fisiologia e Cinesiologia da Atividade Física – UGF/SP | CREF: 77234-G
Fale com o Edu: www.facebook.com/edunogueirapersonaltrainer

8 Comments

  • ROSIRENE

    January 14, 01 2015 03:15:38

    Parabéns Ticiane, desejo cada dia mais sucesso.

    • Ticiane Toledo

      January 14, 01 2015 08:51:33

      Obrigada pela visita e pelo carinho, Rosi! <3

  • Gabriela Eviolanto

    March 23, 03 2015 02:03:29

    Sou muito ansiosa e preciso urgente emagrecer. Vou aplicar suas dicas. Obrigada e Parabéns pelo trabalho 🙂

    • Ticiane Toledo

      March 31, 03 2015 11:41:45

      Oi, Gabi! Acho que no fundo, a maioria de nós somos ansiosos, né? Depende muito das circunstâncias, mas todos nós temos nossos momentos, rs. O importante é a gente identificar o que nos traz essa ansiedade e trabalhar em cima disso. Além dos exercícios físicos, a terapia é uma bela ajuda, viu? Eu fiz por alguns anos e foi super importante pra mim. Por mim, estaria até hoje em tratamento, rs. Super beijo e mande notícias do seu emagrecimento =)

  • Leticia

    April 30, 04 2016 06:13:35

    Me senti bem com este post , estava desmotivada , agora já me sinto bem obrigada

    • Ticiane Toledo

      May 04, 05 2016 05:14:11

      Oi, Leticia! Que bom que o post foi útil. Fico muito feliz! Obrigada pela visita e pelo seu recado. Beijo e sucesso!

  • Janaina

    June 02, 06 2016 11:08:18

    Gostei das dicas. O meu grande inimigo é a rotina corrida (vida de universitária), que não me deixa tempo para uma academia. Tempo pra comer besteiras sempre tem, mas pra se exercitar é bem difícil 🙁

    • Ticiane Toledo

      July 05, 07 2016 12:17:06

      Oi, Janaína! Tudo bom? Hoje em dia eu também sou universitária (minha segunda graduação) e concordo que o tempo é difícil mesmo dependendo da rotina de cada pessoa. Mas, olha, não precisa de muito tempo pra se exercitar: faça treinos curtos e intensos na musculação, na bike, na esteira. Fiz um post já falando sobre HIIT: http://vidafit.com.br/blog/hiit-treino-perder-gordura-emagrecer/ Cuidar da alimentação também é essencial, tanto pra emagrecer ou evitar acúmulo de gordura quanto pra manter a produtividade nos estudos. Grande beijo!

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