álcool engorda?
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Álcool e calorias: “quanto custa” o seu drink favorito?

Acho que a maioria de vocês já deve ter ouvido falar das tais “calorias vazias” das bebidas alcóolicas, né?

Quando dizemos que um alimento (ou uma bebida, no caso) tem “calorias vazias” isso significa que você vai consumir algo com o mínimo ou quase nada de bom pro seu corpo e que tende a nos engordar e provocar até mesmo problemas de saúde (como a diabetes, por exemplo, que é – infelizmente – uma doença muito comum de se desenvolver ao longo de uma vida de má alimentação).

No caso do álcool, acontece isso. Não que você tenha que se privar pra sempre de um chopp com os amigos num happy hour ou um vinho num jantar romântico. Como eu sempre falo, a chave é o equilíbrio! Tudo depende do seu objetivo e das suas condições de saúde atuais. Até mesmo porque eu, Ticiane, não conto mais calorias porque não tenho saco pra isso. Prefiro ir no bom senso mesmo, mas isso porque hoje eu já consigo me guiar bem assim. Se você quer emagrecer e tá seguindo uma dieta hipocalórica (de baixa contagem de calorias), vale a pena ficar de olho nesses alimentos vazios.

Então pra gente conhecer melhor as nossas bebidas em termos de ingestão calórica, trouxe uma tabelinha pra compartilhar com vocês:

Tequila (50 ml) = 110 cal
Cachaça (50 ml) = 115 cal
Smirnoff Ice (275 ml) = 184 cal
Batidas 1/2 copo (100ml) = 251
Cerveja 1 copo (240ml) = 101
Cerveja light (360ml) = 148
Champagne 1 taça = 85
Chope 1 tulipa (150ml)= 90
Cidra 1/2 copo (100ml)= 50
Conhaque 1 dose (50ml) =125
Daiquiri 1/2 copo (100ml) =116
Gim 1 dose (30ml) = 60
Kir (vinho c/ licor de cassis) 1 copo (240ml) = 80
Licor de Jenipapo 1 cálice (20ml) = 90
Licores 1 cálice (20ml) = 69
Meia de seda 1 copo (240ml) = 140
Ponche 1 copo (200ml) = 100
Rum 1 copo de 50ml = 110
Saquê 1 cálice (30ml) = 41
Vermute doce 1 cálice (35ml) = 50
Vermute seco 1 cálice (40ml) = 40
Vinho branco doce 1 taça (110ml) = 142
Vinho branco seco 1 taça (100ml) = 85
Vinho de maçã 1 taça (100ml) = 32
Vinho moscatel 1 taça (10ml) = 137
Vinho rosé 1 taça (100ml) = 74
Vinho tinto 1 taça (100ml) = 65
Vodka 1 cálice (30ml) = 72
Bellini (150 ml) = 292 cal
Margarita (150 ml) = 131 cal
Sangria (200ml) = 148 cal
Bloody Mary (200 ml) = 168 cal
Cuba Libre ( 250 ml) = 170 cal
Sex on the Beach ( 150 ml) = 200 cal
Dry Martini (100 ml) = 210 cal
Mojito (200 ml) = 250 cal
Piña Colada ( 200 ml) = 280 cal
Frozen Margarita ( 200 ml) = 236 cal
Vinho Rosé ( 125 ml) = 93 cal
Champagne Brut Rosé (125 ml) = 95 cal
Vinho Tinto (125 ml) = 105 cal
Prosecco (125 ml) = 106 cal
Vinho Branco seco (125 ml) = 107 cal
Champagne Demi-sec (125 ml) = 110 cal
Cerveja (240 ml) = 180 cal
Caipirinha de limão (200 ml) = 360 cal
Caipiroska de abacaxi (200 ml) = 405 cal
Tequila (50 ml) = 110 cal
Cachaça (50 ml) = 115 cal
Uísque ( 100 ml) = 240 cal

Pra mim, o álcool é uma questão muito tranquila de lidar hoje. Antes eu bebia bem, viu? Tipo a Fiona do Shrek, hahah. Mas depois passei a reduzir com a reeducação a alimentar e hoje mal sinto falta. Como meu namorado/marido/namorido não bebe NADA alcóolico, isso me ajuda bem nesse desapego. E depois que comecei a correr, foi mais natural ainda ficar longos períodos “na seca”. Hoje, bebo quando tenho vontade e apenas dois copos (dos pequenos) de chopp já me bastam.

Dicas pra não deixar o álcool engordar você

Não basta falar das calorias, tem que dar dicas pra gente não se deixar vencer por elas, né? Então aqui vão coisinhas práticas que eu faço quando bebo:

  • Jamais vá a um bar em jejum. Tanto pra evitar que a bebida “suba rápido” quanto pra evitar que a gente erre a mão nos petiscos de boteco (e que são deliciosos, convenhamos).
  • Não misture álcool com energético. Essa é uma bomba calórica! Isso sem falar que com o efeito “uhu!” do energético, a gente tende a se animar mais nos bons drinks. (AQUI tem post falando sobre os efeitos dos famosos energéticos no nosso corpo)
  • Opte por bebidas que você consiga beber mais devagar. Assim, você não sai bebendo compulsivamente doses atrás de doses, evita uma bela de uma ressaca, se livra de calorias desnecessárias e ainda economiza um bom dinheiro.
  • Gosta de caipirinha? Então troque o açúcar pelo adoçante: de 300 calorias você vai pra 190. Menos mal, né?

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E vocês, como lidam com o álcool? Gostam? Não gostam? Bebem “socialmente” apenas ou é uma das dificuldades na dieta?

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