calistenia brasil
2 Gostou

Conheça a Calistenia: a “nova era do fitness”

Você provavelmente já deve ter visto no Instagram da vida alguém fazendo isso:

Não sei quanto a você, mas eu vejo as pessoas fazendo isso e solto um "WHAAAAAAAAAAT?". #chocada

Não sei quanto a você, mas eu vejo as pessoas fazendo isso e solto um “WHAAAAAAAAAAT?”. #chocada

Essa é a human flag: um dos exercícios mais famosos na Calistenia e adorados por nós, reles mortais, que não entendemos como é possível uma pessoa ficar assim sem morrer.

Isso é possível, sim, uma vez que a Calistenia é uma modalidade que trabalha o físico usando apenas o peso corporal e mais nada.

De tanto ver fotos e vídeos na internet, eu fiquei super curiosa pra entender melhor sobre esse universo e procurei os meninos do Calistenia Brasil pra saber mais sobre esse tipo de treinamento, os benefícios, etc. 

Confira a entrevista com o Luiz Otávio Mesquita, um dos pioneiros do movimento aqui no Brasil.

1. Qual é o princípio básico da Calistenia/ Street Workout?

Diferente da ideia que se tem da Calistenia, como um método ginástico baseado no modelo Sueco e Americano, consideramos esse um esporte que trabalha o físico somente com o peso corporal.  

Na tentativa de distinguir do que se tem da Calistenia no modelo tradicional, até então praticado em grupos de homens e mulheres com movimentos cadenciados por algum ritmo musical, esse também foi nomeado Street Workout (Treino de rua).

Atualmente, a Calistenia/Street Workout é vista como uma prática esportiva com objetivo de melhoria da qualidade de vida de seus adeptos em praças e parques. Pode-se praticá-la utilizando barras e paralelas ou somente o peso do corpo.

2. No que se difere dos treinamentos musculares tradicionais, como musculação e funcional?

A Calistenia se aproxima mais do treinamento funcional, pois todos movimentos naturais do ser humano também são utilizados no treinamento. A grande diferença é que não são necessários acessórios que o treino funcional utiliza. Basicamente as barras e paralelas são os acessórios e o espaço a volta, nosso local de treinamento.

O treino não é complexo, mas como não conseguimos manipular a constante do peso corporal, com a finalidade de aumentar a intensidade do exercício, utilizamos a complexidade do mesmo para tal. Se o exercício se torna muito fácil sempre existe uma forma de complica-lo. Chamamos isso de Progressão.

3. A prática de Calistenia pode ser considerada superior em termos de resultados estéticos e “funcionais”?

Primeiramente pra resposta dessa pergunta, devemos ter em mente que o que é estético pra um pode não ser belo pro outro.

Acreditamos que essa pergunta aparece pois os resultados na academia, em termos de hipertrofia e ganho de força é superior, e o treinamento funcional prepara o corpo para tarefas impostas pelo dia-a-dia ou pro esporte praticado.

Colocamos a Calistenia como um meio termo dos dois, pois todos praticantes, além de desenvolverem força e hipertrofiarem bastante, relatam que ocorre uma melhora no equilíbrio, flexibilidade, agilidade e condicionamento físico.

4. Quais resultados o praticante pode esperar da Calistenia, e quanto tempo em média?

Diminuição do percentual da gordura corporal, aumento da força e tônus muscular e melhora do equilíbrio.

Os movimentos calistênicos são trabalhados em diversos planos de movimento. Com isso, os músculos abdominais e paravertebrais se desenvolvem e colaboram para melhoria da postura e noção corporal.

Normalmente esses resultados são visíveis dentro de 4-8 semanas.

5. E a evolução na modalidade: demora muito tempo ou em geral é mais rápida que os demais treinamentos musculares?

A evolução nos exercícios é muito rápida, dentro de poucos meses é possível executar movimentos considerados difíceis.

 6. O que o praticante precisa fazer pra evoluir na Calistenia?  A dieta influencia nessa evolução?

O que é mais enfatizado num trabalho de Calistenia/Street Workout são os exercícios de base. Esses são necessários pra preparar o corpo pra estímulos mais intensos/complexos, bem como evitar possíveis lesões.

Assim como todo treinamento esportivo é necessária uma alimentação balanceada, tempo de descanso, concentração nos treinos, e, além de tudo, planejamento e disciplina.

A dieta pode influenciar sim. E vamos além: é sempre bom ter um trabalho multidisciplinar para a melhora do resultado final.

7. Se você pudesse resumir, no que consiste o treinamento para os iniciantes na prática? O que eles aprendem no primeiro contato com a Calistenia?

Os iniciantes começam pelos chamados “movimentos de base”: puxadas e empurradas nas barras, flexões, abdominais, agachamentos e suas respectivas variações.

É importante que no primeiro contato se ensine a técnica correta do movimento. Os exercícios calistênicos de base, apesar de parecerem simples, exigem de muita coordenação intramuscular, e, se não executados de maneira correta, podem levar o praticante a desenvolver algum tipo de lesão.

Resumidamente, o trabalho é feito em cima de progressão e regressão, ou seja, quando o exercício se torna fácil demais aumentamos a sua complexidade e consequentemente sua intensidade. Caso algum se torne difícil de ser executado fazemos a regressão.

O primeiro mês de treinamento de uma pessoa sedentária é predominante realizado com os exercícios de base. Em toda aula incluímos um desafio o que torna o treinamento mais interessante e divertido.

8. Os homens representam a maior parte dos adeptos, ou as mulheres estão se destacando na prática?

As mulheres vêm se destacando sim, mas o público masculino é hegemônico nessa prática. Na primeira pergunta citamos o modelo tradicional, no qual ainda a ginástica Calistênica era praticada com grupos de mulheres e de homens e movimentos cadenciados por músicas.

O objetivo do Calistenia Brasil é resgatar essa parte de treino com a mistura dos sexos na prática da Calistenia.

9. Aqui no Brasil, como está a popularidade da Calistenia no Brasil? 

Cada dia que passa existem mais adeptos. Particularmente, percebo que as pessoas estão muito interessadas num treino que reúna diversão, dinamismo e resultado. Isso que a Calistenia traz.

A Equipe, dentro de pouco tempo, se tornou uma referência nacional. Todos os dias recebemos muitas mensagens de pessoas interessadas em praticar e investir no esporte. Hoje nossa página no Facebook é a maior do Brasil, com mais de 32 mil fãs .

10. O que a calistenia representa pra você? Como o treinamento entrou na sua vida?

Pra mim, a Calistenia é um estilo de vida que não pretendo abandonar mesmo com a chegada da idade avançada.

Por acidente estava olhando uns treinos na internet e me deparei com um vídeo do Hannibal, um dos pioneiros na prática, fazendo alguns exercícios diferentes. Procurei saber sobre a modalidade e descobri a Calistenia. Desde então comecei a praticar com meus amigos nas barras da minha cidade. Nosso treino era uma espécie de desafio cada um sempre um tinha um novo movimento/exercícios pra apresentar e todos queriam dominá-los. Como era difícil encontrar tutoriais pra certos movimentos! Hoje a mídia tem diversas matérias, vídeos tutoriais e dicas sobre treinos.

Hannibal: um dos ícones da Calistenia no mundo

Hannibal: um dos ícones da Calistenia no mundo

Honestamente não sei como viver sem fazer Calistenia. Quando vou a algum parque e penso que vou treinar sozinho, sempre me deparo com alguma pessoa praticando, acabamos conversando sobre o esporte, treinando juntos e trocamos experiências. Ensino o que sei e acabo aprendendo mais.

Todo praticante treina pensando em ser melhor que ele mesmo ontem, não em ser melhor que o outro. O sucesso da pessoa que treina ao seu lado, seja na melhora do físico ou na plasticidade dos movimentos também acaba sendo uma conquista sua. Talvez uma dica sua, um incentivo seu, contribuíram para a melhora do outro, isso é o mais gratificante.

11. Vocês estão em São Paulo, certo? Mas se o leitor que nos lê não morar na Capital ou até mesmo em outro estado quiser aderir a Calistenia? 

O esporte está em todo território nacional. Todos estados têm milhares de praticantes, mas nem todos têm grupos que ofereçam aulas. Encaminhamos, sempre que possível, o contato de grupos mais próximos a pessoas. Caso more aqui em São Paulo, independente da idade e grau de treinamento, as pessoas estão convidadas a participar das nossas aulas no Parque do Ibirapuera.

E para quem não for de SP montamos um canal de vídeos tutorias no youtube  e também temos no nosso site rotinas de treinamento pra todo tipo de pessoas. E também estamos sempre em contato com as pessoas pela nossa página no Facebook

Incrível, não? Até eu fiquei com vontade de me iniciar na Calistenia 😉 Se você também ficou, entre em contato com os meninos da Calistenia Brasil, procure praticantes na sua cidade/Estado e assista aos vídeos tutoriais deles no Youtube (sempre tomando muito cuidado ao fazer sem supervisão em casa, ok?)

Site: http://www.calisteniabrasil.com.br
Youtube: http://www.youtube.com/calisteniabrasil
Facebook: http://www.facebook.com/calisteniabrasil

17 Comments

  • Bru Rieper

    August 01, 08 2014 11:31:47

    Mulherrrr…meu sonho de consumo ‘atletistico’ é aprender a fazer essas coisas. Sempre acompanhei os Mahamudras (achei que só eles seguissem essa linha), meu sonho é que isso chegue na minha cidade e que um dia eu tenha capacidade de fazer. Acho lindo, acho sexy! 😛

    • Ticiane Toledo

      August 01, 08 2014 04:18:27

      Bruuuuu, é meu sonho também! Muito lindo e sexy MESMO <3 Fiquei animada na conversa dos meninos quando eu soube que dá pra aprender "sozinha" em casa mesmo. Vou assistir aos tutoriais deles e arriscar aqui. Se eu morrer, você já sabe. hahahahahaha Com certeza na sua cidade deve ter algum grupo de interessados no assunto, Bru. Convoque-os! \o/

  • JP Chaves

    August 02, 08 2014 03:24:46

    Faz pouco tempo q pratico mas ja sou fanzasso dessa modalidade. Aqui na minha cidade ja temos ate um grupo tb (bar squad), e parabens ae pra galera da calistenia BR .

    • Ticiane Toledo

      August 06, 08 2014 02:14:36

      Que massa, JP! Onde você mora? Legal pra atualizar com infos do seu grupo aqui nesse post também e informar a galera pra procurar vocês e se juntar aos treinos. O que acha?

  • ganhar curtidas no facebook

    August 06, 08 2014 09:48:26

    Demais!

  • Edgar salim

    December 18, 12 2014 02:33:00

    Comecei a fazer,aqui em manaus-am ainda não vi praticantes quem fizer fazer em Manaus,segue no insta. Edgar_salim

    • Ticiane Toledo

      December 18, 12 2014 04:37:41

      Oi, Edgar! Que bacana! Já tentou procurar no próprio fórum do Calistenia Brasil? http://www.calisteniabrasil.com.br/#!forum/c1clt

    • Jheelyson

      June 08, 06 2015 03:42:41

      oi Edgar tudo bom ?
      pois bem os treinos de calistenia aqui em manaus são realizados na praça em frente ao CIGs de 19:00 ate 22:00 horas de segunda a sexta
      equipe em pleno crescimento

  • Gabriel Lobo

    February 03, 02 2015 01:15:23

    eu comecei no street workout a pouco tempo, mais ou menos uns 2 meses e ja evolui bastante tanto no esporte como na estetica e isso realmente hipertrofia e define a pessoa, mt bom, n penso em parar

    • Ticiane Toledo

      February 04, 02 2015 08:06:49

      Que massa, Gabriel! Nada como a gente ter prazer num treinamento físico, né? Super apoio o street workout e morro de vontade de me iniciar nele também. Quem sabe um dia?! =) Abração!

  • Diego

    May 14, 05 2015 01:28:15

    Eu adoro, e já sou praticante mesmo antes de virar moda. Mas realmente é muito bom. E ainda tenho o privilégio de praticar no final da tarde nas barras da praia aqui em Santos/SP. Temos até um grupo de praticantes.

    • Ticiane Toledo

      May 18, 05 2015 10:30:58

      Que bacana, Diego! E aí em Santos tem crescido o movimento? Aqui na minha cidade existe um grupo, o Barrudos. Não sei se existem outros, mas esse é o único que eu conheço na região. Eu um dia ainda vou me arriscar na calistenia também. Quem sabe né? rs Abraço e bons treinos!

  • Diógenes

    July 14, 07 2015 01:15:04

    Pra quem quiser ajuda como começar na calistenia/street workout, dá uma olhada no StreetBarz:

    http://streetbarz.com/

    Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.diofeher.StreetBarz

    • Ticiane Toledo

      July 15, 07 2015 11:16:48

      Boa!!!

  • Fabio

    April 13, 04 2016 02:56:51

    Òtimo artigo Ticiane 🙂

    • Ticiane Toledo

      April 18, 04 2016 12:19:27

      Que bom que curtiu, Fabio! Obrigada!

  • Danilo

    June 24, 06 2016 02:04:47

    Quem treina em são paulo no parque da juventude deixa o whats pra manter contato e treina junto hahaha!!!

O que você achou?