Café ou cápsulas de cafeína?
0 Gostou

Café ou cápsulas de cafeína: o que é melhor?

Já me perguntaram qual era a melhor opção pra dar aquela energizada nos treinos. Como eu já consumi as duas opções, então resolvi fazer esse post com as minhas experiências e eu espero que ajude vocês também =)

Todos querem a cafeína

A cafeína é uma substância encontrada em muitas plantas e que é utilizada em bebidas (seja infusão, como chás, ou em bebidas energéticas), tendo o efeito estimulante como um dos mais procurados pelas pessoas.

Ela atua no sistema nervoso central, aumentando o nosso estado de alerta e possui também efeito ergogênico – isso significa que ela pode melhorar nosso desempenho físico, além do mental.

Inclusive, alguns estudos mostram que a cafeína pode melhorar nossa resistência aos esportes de endurance (de duração prolongada, como uma meia maratona ou maratona, por exemplo), mas nesse caso não é pelo estímulo do sistema nervoso central, e sim pelo aumento na mobilização de gordura durante o exercício, preservando nossos estoques de glicogênio muscular. Ou seja: as gorduras vão e ficam os músculos! E isso é tudo o que a gente quer e precisa, tanto pra saúde, quanto pro desempenho nas atividades físicas quanto na estética.

Mas como nem tudo é um mar de rosas, vale a pena prestar atenção ao consumo da cafeína: em excesso, alguns sintomas físicos podem aparecer, podendo inclusive levar ao desenvolvimento de uma arritmia cardíaca. Nos esportes de alta performance, os comitês esportivos dão uma atenção especial à cafeína: se algum atleta exagerar na dose, é pego pelo controle anti-dopping.

Ou seja: cafeína é legal, mas como tudo na vida, precisa de equilíbrio e bom senso no consumo. De acordo com os médicos, 250mg é uma quantidade média/moderada de cafeína.

É mais fácil medir essa dosagem se você usar as pílulas da cafeína. Mas se você for consumir o bom e velho café, 250mg de cafeína equivalem a duas xícaras de café. Lembrando que se você não tiver o hábito de consumir cafeína regularmente, até mesmo essa dosagem pode manifestar alguns sintomas, como taquicardia e palpitações. Então vá com calma e pegue leve!

E se você sofre de algum distúrbio do sono, refluxo ácido, úlceras estomacais, pressão alta, dores de cabeça crônicas e batimentos cardíacos irregulares, é bom evitar o consumo, ok?

Café

café cafeína treino

Eu gosto – e não é pouco, viu? Mas gosto quando é bem feito, forte. O espresso então, hummmmm… Meu favorito! Energia instantânea, além daquele saborzinho que fica na boca. O café me dá um conforto especial. Me lembra a minha casa, a minha mãe, que todo santo dia passa café lá em casa: uma vez antes de todo mundo acordar, e a segunda vez no café da tarde. Ô mineirice boa! ♥

Além desse lado emocional que o café tem pra algumas pessoas tipo eu, ele ainda tem vários benefícios pra nossa saúde. Já contei AQUI nesse post, lembram?

Cápsulas de cafeína

cápsula café cafeína treino

Atualmente, existem algumas pílulas/cápsulas de cafeína que podem ser encontradas na farmácia ou em lojas de suplemento alimentar. Essas já vem com a dosagem de cafeína anunciada nos rótulos, então é bom sempre dar uma olhada antes de comprar e prestar muita atenção, principalmente, às recomendações de consumo.

Outra opção também é a manipulação dessas pílulas, que eu, particularmente, acho mais vantajoso em termos de custo-benefício: você escolhe a dosagem e a quantidade de pílulas (quem não consome muita cafeína, por exemplo, pode optar por uma dosagem menor), e ainda paga mais barato. A maioria das farmácias de manipulação só aceitam pedidos desse tipo se vier com prescrição médica – o que eu acho certo e mais seguro pra todo mundo.

Então, se você quiser incluir cafeína no seu pré-treino, mas nunca fez isso antes, fale com seu médico ou nutricionista e faça do jeito certo!

Minhas experiências

Eu já consumi por muito tempo essas pílulas de cafeína: tanto as de farmácia, quanto as de loja de suplemento, quanto as manipuladas. A experiência foi positiva, mas em alguns casos, eu já errei a mão na dose e senti alguns sintomas físicos não muito legais – desde taquicardia a crises de ansiedade durante a madrugada. E não, não é legal.

Mas desde que aprendi a consumir do jeito certo e parei de molecagem, só senti os benefícios, principalmente porque preciso de uma “forcinha” pra treinar cedinho (nem sempre a auto-motivação tem o mesmo poder da cafeína, haha). Em 2014 (lá pra meados de novembro), eu parei com as pílulas e voltei pro cafezinho matinal. Por nenhum motivo em especial, apenas porque queria variar mesmo e voltar a passar café todo dia de manhã. Pode ser que um dia eu volte a fazer uso das cápsulas, não sei. Mas por enquanto, tô bem feliz com meu pretinho básico =)

Hoje eu tenho duas regras básicas ao tomar café:

  1. Não passar de duas xícaras por dia;
  2. Não consumir depois das 16h (se não me dá insônia)

Café ou cápsulas de cafeína?

E vocês? Gostam de consumir cafeína no dia a dia? Gostam do bom e velho café ou das cápsulas? 

15 Comments

  • Thay

    January 20, 01 2015 01:12:12

    Ticiane, que legal! Quanto tempo as cápsulas demoram pra fazer efeito? Também treino de manhã e parece que o corpo não obedece as vezes kkkk Bjsss

    • Ticiane Toledo

      January 22, 01 2015 08:20:40

      Oi, Thay! Depende da quantidade e do organismo. Quando consumia as cápsulas (em jejum) era quase que imediato o efeito. Adorava muito! haha

  • Gisela Campos

    May 14, 05 2015 01:45:12

    Adorei, Tici!

    Vivo nesse dilema haha Sou viciadíssima nas capsulas, vou tentar ir substituindo pelo café liquido aos poucos! “Pretinho básico” rs Muito bom!

    Parabéns pelo blog, sempre que da dou uma olhadinha nas novis e em uns antigos!
    Beijo
    ;*

    • Ticiane Toledo

      May 18, 05 2015 10:37:40

      Oi, Gi! Eu adoro ambos. Eu AMO o sabor do café (tomo sem açúcar, adoçante, nada) mas as cápsulas têm algumas vantagens: não escurecem os dentes nem deixam a gente com vontade de fazer xixi a cada 10 minutos. Hahaha Agora no frio, eu consumo mais o café mesmo pra esquentar de manhãzinha =)

      Super beijo, lindeza!

  • Tati

    July 17, 07 2015 07:07:16

    Ticiani,
    Muito bom o texto.
    Eu gosto d tomar café pela manhã e queria tomar a cápsula p/ ajudar no metabolismo. é possível? Qntos mg teria uma capsula p/ meu caso.
    Ah, me exercito no fim da tarde.

    Sucesso!
    Tati

    • Ticiane Toledo

      July 20, 07 2015 12:13:27

      Oi, Tati! Obrigada pela visita =)
      Então, como eu não sou nutri, não saberia nem poderia te orientar a respeito. É melhor conversar com um(a) profissional que possa adequar essa suplementação conforme a sua necessidade/objetivo e até mesmo conforme sua saúde, já que muita cafeína faz mal e algumas pessoas são mais sensíveis do que outras.
      Beijão, querida!

  • KELLY MOURA

    February 23, 02 2016 01:16:28

    Muito legal, mas meu organismo é estranho, não sou muito fã do café, mas ja tomei capsulas de 420mg de café pra treinar, mas me dá muuuuuiiito enjoo e ficou louca de vontade de vomitar, já tomei metade, ou seja 210mg e ainda assim continuo com sono, já digo que tenho a doença do sono, pois qnd ele esta comigo não tem quem faça me deixar acordada hahahahaha.

    • Ticiane Toledo

      February 24, 02 2016 07:41:13

      Hahaha Kelly, você deve ter uma sensibilidade ao café devido à cafeína. Seu estômago não deve suportar muito bem. Existem outros ingredientes que podem te ajudar nisso, mas como você já tem esse histórico com café, é melhor pedir orientação de um(a) nutri ou médico pra acertar de vez =)

  • Larissa

    March 20, 03 2016 02:09:07

    Muito boa a materia! Vc faz faculdade de nutrição? Entao estou no cursinho pra tentar passar em alguma publica, e é bem cansativo, adaptei o café na minha vida, mas as vezes nao tem o pó em casa, as vezes esquecem de comprar e meu desempenho nas aulas abaixa muito entao hoje resolvi comprar a pilula de cafeina, espero q o efeito seja como o q eu desejo! E queria saber se enquanto estou no efeito da pilula posso tomar café? Não né? Obrigada desde ja!

    • Ticiane Toledo

      March 21, 03 2016 01:14:19

      Oi, Larissa! Tudo bom? Eu não recomendaria tomar café enquanto estiver sob efeito da pílula (não sei qual a duração desse efeito também, varia de pessoa para pessoa, mas não ultrapassaria a dose recomendada pelo fabricante). Além disso, dependendo da dosagem das pílulas, eu nem tomaria mais café no dia para não ter uma superdosagem. Excesso de cafeína pode dar efeito rebote e prejudicar sua concentração e desempenho em vez de ajudar. Cuidado aí! E bons estudos!!! Depois me conte quando passar na faculdade, hein?

  • Alessandra

    June 29, 06 2016 07:46:05

    posso tomar a pilula em jejun?

    • Ticiane Toledo

      July 05, 07 2016 12:00:41

      Oi, Alessandra! Se você não tiver nenhuma sensibilidade gastrointestinal à cafeína, acredito que sim. Em todo caso é melhor verificar com seu médico ou nutricionista, ok? Bjs

  • Bruno Lopes Cordeiro

    July 02, 07 2016 08:10:51

    estranhamente cafe nao me da mto estimilo por exemplo, posso beber ante de ir pra cama que durmo facil e bem , acho estranho isso agora em capsulas eu ainda nao testei.

    • Ticiane Toledo

      July 05, 07 2016 11:59:41

      Oi, Bruno! Tem gente que não tem tanta sensibilidade mesmo à cafeína. Não é o meu caso, rs Obrigada pela visita! Abraço

O que você achou?