por que como fazer burpees
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Burpees: por que você (e todo mundo) deveria olhá-lo com mais carinho

Burpees dão arrepios só de ouvir falar.

Aposto que é assim que meus treinadores lá da GO Assessoria Esportiva pensam quando passam burpees nos treinos.

Aposto que é assim que meus treinadores lá da GO Assessoria Esportiva pensam quando passam burpees nos treinos. hahah

 

E se você nunca ouviu falar no danado, assista a esse vídeo do Dr. Fitness, do blog Papo de Homem, antes da gente continuar a prosa =)

Agora que todo mundo já sabe do que tô falando, vale contar que a ideia desse post surgiu quando eu tava pesquisando ideias de treinos HIIT (já falei sobre eles AQUI, lembram?) pra fazer aqui em casa.

Na verdade, meu treinador, o André (GO), já tinha me orientado a fazer sessões de burpees em casa, mas eu continuei buscando mais opções porque burpee não é meu forte (ainda) e tenho essa relação de amor e ódio com ele (ainda). Ou seja: eu queria dar migué hahah Só que no meio dessa pesquisa, encontrei vários sites e blogs gringos me mostrando que eu não deveria odiar o burpee, porque ele é um incrível aliado dos meus treinos, do meu cardio e do meu emagrecimento. 

Daí como as dicas e opiniões super abriram meus olhos, nada mais justo do que contar pra vocês o que aprendi nessas leituras:

1. Burpees são simples

Pra fazer burpees, você não precisa de máquinas, pesos, nem acessórios fitness. Tudo o que você precisa é do seu corpo e um par de tênis. Colchonetes podem ser usados como apoio para as mãos dependendo do terreno em que você vai fazer seu treino. Ah, e burpees são super práticos: podem ser feitos em qualquer lugar – até mesmo dentro de casa. É só arrastar os móveis e mandar ver!

(imagem: 12minuteathlete.com)

(imagem: 12minuteathlete.com)

2. Burpees são funcionais

O fato é que os burpees trabalham o corpo: tríceps, ombros, peito, quadríceps, glúteos, posteriores da coxa, abdômen, panturilhas… Tudo recrutado de uma vez só em cada repetição! Isso sem falar que, quando fazemos burpees, trabalhamos também boa parte dos 4 pilares do movimento: locomoção (caminhar, correr), mudança de nível (agachar, saltar), empurrar/puxar e rotacional.

Músculos trabalhados no burpee.

Esse são os músculos trabalhados no burpee.

E com isso, melhoramos nossas funções no dia a dia (agachar, caminhar, subir escadas, rotacionar o corpo, sentar, levantar etc) ou nos treinos e ficamos mais fortes. Isso, amigas e amigos, é o real sentido de “treinamento funcional” (que hoje é tão popularizado que perdeu seu real significado, assim como aconteceu com o termo “qualidade de vida”).

3. Burpees otimizam seu tempo

Seguindo o princípio do HIIT, você não precisa de muito tempo pra fazer um bom treino que vai te trazer N benefícios (vejam os próximos tópicos!). Com os burpees, é a mesma coisa. Separe entre 10 e 20 minutos do seu dia, conforme seu condicionamento físico, dê tudo de si e divirta-se – ou pelo menos, tente. rs

Você precisa fazer 524 burpees (eu demoraria uns 5 dias pra fazer isso, no mínimo haha) pra queimar as calorias de 1 batata frita grande (que a gente demora menos de 10 minutos pra comer, se deixar). Ou seja...

Você precisa fazer 524 burpees (eu demoraria uns 5 dias pra fazer isso, no mínimo haha) pra queimar as calorias de 1 batata frita grande (que a gente demora menos de 10 minutos pra comer, se deixar). Ou seja…

5. Burpees melhoram seu cardio

Se você arregaçar as mangas e fizer repetições de burpees em alta intensidade, os benefícios vão além do fortalecimento muscular que eu mencionei ali em cima: os exercícios vão melhorar a saúde dos seus pulmões e do seu coração, que vão conseguir trabalhar melhor e com mais capacidade em um curto período de tempo.

Falando assim parece fácil, né? Eu sei que não é, por isso a gente tem que insistir pra evoluir e sentir todos esses resultados na pele (e nos músculos e nos órgãos etc etc).

 

Boy magya fazendo burpees. (essa foto não tem objetivo nenhum a não ser motivar azamiga a fazerem burpees também haha)

Boy magya fazendo burpees. (essa foto não tem objetivo nenhum a não ser motivar azamiga a fazerem burpees também haha)

6. Burpees queimam (muita) gordura

Como já falamos nos tópicos anteriores, os burpees são exercícios que recrutam o corpo inteiro e elevam os batimentos cardíacos, resultando num gasto calórico maior. Partindo do princípio do HIIT, eles queimam 50% mais gordura do que o treinamento de força convencional e ainda dão uma acelerada no nosso metabolismo pelo resto do dia, mesmo horas depois de ter feito as repetições. Esse é o momento em que a gente passa a olhar com mais carinho pra eles, né? ♥

por que como fazer burpees7. Burpees evoluem rápido

No início, você vai fazer os burpees mais devagar, sem tanta explosão e até mesmo sem tanta força. Vai cansar mais rápido e não vai conseguir fazer tantas repetições. Mas aos poucos, conforme você vai se arriscando e tentando, esse cenário vai mudando, e olha que nem demora tanto pra sentir a diferença, viu?

Falo por mim mesma. Ainda sou iniciante na “arte do burpee”, mas hoje já me saio melhor do que quando fui apresentada a esse castigo exercício. Hoje já tenho uma execução bem melhor, com mais segurança, força e resistência cardio-respiratória. Ainda não sou super resistente nem loucamente apaixonada por ele (também demorei pra aprender a gostar dos treinos de ritmo na corrida, lembram? Mas consegui!), mas quando termino as repetições, vem uma enxurrada de endorfina que mostra que vale a pena sim. Ah, e os resultados também ajudam a encarar o danado com mais respeito! =)

Aquele momento quando você termina as sessões de burpees.

Quando você termina as sessões de burpees.

 

E aí? Você já incluiu os burpees na sua vida? Você ama e/ou odeia esse exercício?

 


 

Referências:

http://www.mindbodygreen.com/0-13415/5-reasons-to-do-burpees-every-day.html

http://www.12minuteathlete.com/burpees-are-awesome/

http://www.boxlifemagazine.com/training/5-reasons-to-love-burpees

http://www.dailyhiit.com/hiit-blog/hiit-workout/7-reasons-burpees/

http://www.papodehomem.com.br/desafio-burpee-o-exercicio-matador/

9 Comments

  • Roberta Luglio

    April 18, 04 2015 02:46:44

    Concordo demais com o que vc disse sobre essa tortura/exercício!
    O burpee é o capeta, mas depois que condiciona a coisa flui significativamente melhor!

    E parabéns pelo blog! Hoje foi a primeira vez que entrei aqui e adorei seu conteúdo! Sempre acompanho vc pelo instagram e já gostava das suas postagens por lá, aqui tb é sucesso total! 🙂
    Beijo, Tici!

    • Ticiane Toledo

      April 22, 04 2015 09:57:08

      Rô, minha linda! Que bom ver você por aqui! Fiquei super feliz por saber que curtiu o nosso cantinho (pq não é só meu né? a ideia é fazer algo pra mim e pra galera toda!), de vdd =)

      Sobre o burpee, nem me fale! Mal necessário! Hoje já vejo com bons olhos, mas isso não me impede de querer matar o treinador durante o exercício. Hahahahah

      Beijão, gacta!

  • Eder Silveira

    April 19, 04 2016 09:12:46

    Sou apaixonado por eles(burpees). Principalmente por aquela enxurrada de endorfinas. . . 🙂

    • Ticiane Toledo

      April 20, 04 2016 03:28:28

      Na hora a gente sofre, mas depois a gente ama, né, Eder? =)

  • Eder Silveira

    April 26, 04 2016 04:43:09

    Antes e durante é sofrido, mas depois, aahh… aquela endorfina é apaixonante. . Hehe

  • Eder Silveira

    April 26, 04 2016 08:22:34

    43 minutos terminados agora \0/

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