beneficios café saúde
3 Gostou

9 benefícios do café que você deveria usar a seu favor

Eu amo café. Consumo todo dia pela manhã, principalmente. Além do sabor, eu adoro a sensação “pós-café”, aquele boost de energia e produtividade. Então, enquanto eu tomo o meu cafézinho aqui, vou contar pra vocês alguns benefícios do café que eu andei pesquisando pra compartilhar com vocês:

1. Fonte riquíssima de antioxidantes

De acordo com um estudo publicado em 2005, o café é a fonte número 1 de antioxidantes na dieta dos americanos. Mas, é lógico, que isso não significa que a gente pode sair exagerando na dose: o estudo enfatiza que apenas 1 ou 2 xícaras no dia já é o suficiente pra se beneficiar. E a versão descafeinada apresenta quase que os mesmos níveis de antioxidantes da versão cafeinada.

2. Baixa caloria

O famoso cafézinho preto, puro, tem pouquíssimas calorias – cerca de 2kcal apenas. Mas se você adicionar açúcar, leite e outros plus, daí você adiciona também mais calorias – óbvio.

3. Combustível barato e acessível para o cérebro

Ok, esse tópico já é de conhecimento geral da nação, e é um dos benefícios que muitos de nós fazemos uso no dia a dia. A cafeína é uma substância estimulante do nosso cérebro que nos dá aquele pique pra que a gente consiga executar as nossas tarefas diárias, sejam elas físicas ou intelectuais.

tumblr_mqygj5jARu1sogdb9o1_1280

4. Excelente combustível para o corpo também

Um artigo publicado no The New York Times conta que “uma dose de café antes do treino auxilia na melhora da performance do atleta, principalmente em esportes de endurance (de baixa/média intensidade e com longo tempo de duração), como corrida e ciclismo”. Isso porque a cafeína ajuda a recrutar as células de gordura que serão utilizadas pelos músculos como combustível, ajudando o corpo a poupar as reservas menores de carboidratos que serão utilizadas ao longo de um exercício de longa duração. Ou seja, ajuda na performance e ainda na perda de gordura. UHU!

5. Aliado no emagrecimento

O café pode, sim, ajudar no emagrecimento. Tanto pelo motivo do tópico anterior, quanto na energia que ele nos dá pra ir treinar e pelo seu poder diurético (aqui, nesse caso, nos ajuda com problemas de retenção de líquido, que influencia na balança e nas medidas).

Outra coisa bem bacana é o consumo do tal café verde pra quem deseja perder gordura. Uma pesquisa acompanhou durante 22 semanas um grupo de 16 adultos acima do peso. Os participantes que tomaram o extrato de café verde tiveram uma perda de peso de 37.5% ao longo do período de testes, saindo da pré-obesidade em que estavam inicialmente.

O café verde pode ser encontrado em cápsulas nas lojas de produtos naturais. Mas antes de consumir, consulte um profissional de Nutrição ou nutrólogo, ok?

Além das cápsulas, existem bebidas prontas no mercado, como o Refreshers do Starbucks, feito à base de café verde e com sabores de frutas vermelhas e limão. É refrescante e bem gostoso. Vale a pena provar.

6. Pode ajudar a combater algumas doenças

Por ser rico em antioxidantes, como eu já falei lá no primeiro item, alguns estudos feitos até o momento associam o consumo moderado de café a alguns benefícios à saúde, como prevenção à diabetes tipo 2, Parkinson, doenças do fígado (incluindo câncer) e ao melhor funcionamento do coração.

Quem tiver interesse em saber mais sobre essa questão, basta ler este artigo (em inglês) AQUI.

7. Pode atuar como um analgésico natural

Pesquisadores da Noruega observaram um grupo de pessoas durante um dia normal de trabalho no escritório. Todas com algum tipo de dor. Aqueles que consumiram café, sinalizaram que o nível de dor estava em 41 (escala que os pesquisadores usaram para medir a dor entre os participantes), enquanto aqueles que passaram o dia sem beber café estavam com dor no nível 55. Não é de se espantar já que os principais analgésicos do mercado possuem cafeína na sua composição, né? 

[Aqui vale abrir um parênteses pra quem sofre de enxaqueca: os médicos – até onde sei – não recomendam o consumo de café porque a bebida pode iniciar ou agravar as crises. Então é bom ficar de olho e conhecer os efeitos do café no seu corpo, além de se informar com um profissional de confiança se você pode ou não incluir o café no seu dia a dia]

8. O aroma do café ajuda a aliviar o stress

Mais uma pesquisa: dessa vez, examinaram cérebros de ratos que foram estressados pela privação de sono e descobriram que aqueles que foram expostos ao aroma do café sofreram mudanças nas proteínas do cérebro relacionadas ao stress. Vale ressaltar que o estudo não relaciona esse benefício ao stress em si, apenas ao stress originado pela privação do sono. 

9. Beber café pode te fazer uma pessoa mais feliz

*Última pesquisa, prometo*

Um estudo feito pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos notou que quem toma café tem 10% menos chance de desenvolver depressão do que quem não consome a bebida. E, aparentemente, não tem nada a ver com o “grau” que a cafeína dá, já que a Coca Cola dá o mesmo efeito em termos de cafeína, mas ao contrário do café, seu consumo está ligado à depressão (saiba mais AQUI). O autor do estudo supõe que essa sensação de bem estar que o café proporciona esteja relacionada aos seus antioxidantes.

coffee-gif1

Atenção aos excessos!

Mas como a diferença entre o remédio e veneno é a dose, temos que cuidar pra não errar na mão e exceder no consumo do café, o que pode trazer alguns efeitos colaterais indesejáveis: insônia, aumento da ansiedade (se você já é ansioso por natureza ou sofre de algum distúrbio do tipo, cuidado em dobro), alteração do humor, perda da concentração, problemas gástricos, entre outros.

E você? Curte um bom cafezinho também? 🙂

 

Referências:

http://www.medicalnewstoday.com/articles/270202.php

http://www.mensfitness.com/nutrition/what-to-drink/6-surprising-health-benefits-of-coffee?page=1

http://www.eurekalert.org/pub_releases/2005-08/acs-cin081905.php

http://www.huffingtonpost.com/2013/10/17/coffee-health-benefits_n_4102133.html

http://www.health.com/health/gallery/0,,20478472,00.html

http://www.buzzfeed.com/ryanhatesthis/23-facts-about-coffee-the-worlds-most-important

 

4 Comments

O que você achou?