skinny anorexia
0 Gostou

Anorexia: a doença, o status e seus seguidores

Esses dias eu li uma matéria falando sobre a morte de uma “webcelebridade” que perdeu a luta contra a anorexia, e fiquei muito triste em saber de mais uma vítima de transtornos alimentares.

Mas acho que o mais triste ainda é ver que as pessoas estão transformando em glamour, status e lifestyle um assunto tão sério como esse. Não é difícil vermos nas redes sociais as pessoas curtindo e comentando em fotos de meninas magérrimas. “Linda e magra”, dizem. Que você está linda e magra, isso todo mundo quer ouvir. Faz bem para o ego. Não sejamos hipócritas. Mas e a saúde, onde fica? 

A webceleb em questão é Dai Dornelles, uma jovem gaúcha de 21 anos que nunca escondeu a anorexia e falava abertamente sobre o assunto com seus seguidores no Instagram. Essa foto, de 7 meses atrás, mostra a exaltação da magreza extrema provocada por um distúrbio alimentar tanto pela vítima quanto pelos seus seguidores. “Olhei essa foto e pensei: ainda dá tempo de vomitar a janta”, comentou uma outra usuária.

instagram dai dornelles

Fiz uma busca rápida pela hashtag #anorexia no Instagram e fiquei mais deprê ainda. Já fizeram isso? Se não, vejam esse print que tirei do celular (é só uma amostra mesmo porque lá existem mais de 990 MIL fotos com a tag!):

anorexia instagram

Recentemente, o Instagram atualizou suas políticas de conteúdo e baniu a tag #thinspo (abreviação de “thin inspiration”), mas ainda é possível encontrar facilmente fotos com tags #anorexia, #bulimia, entre outras que fazem referência aos transtornos e suas vítimas.

É por isso que aqui no Vida Fit temos todo o cuidado de trazer a informação completa e baseada em fatos e conhecimento de especialistas de credibilidade. Não estamos aqui para ditar regras, fazer apologias a dietas loucas ou pregar que todos devemos ser capas de revista ou modelos de passarela.

Estamos aqui para mostrar justamente o oposto: o amor próprio e a autoestima, que nos motivam a cuidar de nós mesmos com a prática regular de atividades físicas, alimentação correta e equilibrada, além da prevenção e tratamento de doenças e problemas de saúde.

Qualidade de vida, gente! Essa é a lição e o estilo de vida que queremos levar para sempre. E você é nosso convidado nesse caminho super do bem. 🙂

2 Comments

O que você achou?