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Dica da nutri: aliviando os sintomas da TPM com suplementação

Quem sente no corpo os efeitos da TPM, odeia com todas as forças. E quem tá perto de mulheres na TPM odeia por tabela, né?

Inchaço, ansiedade, irritabilidade, prisão de ventre, oscilação de humor, baixa autoestima, acne, cansaço, cores no seio e de cabeça… Cada mulher é um sintoma diferente, mas todas nós temos em comum o sentimento por esse período do mês.

Pra mim, no caso, cada mês é uma novidade e eu nunca sei o que esperar exatamente. Que alegria! #sqn

Nesse período, é importantíssimo cuidar da alimentação e manter a rotina de treinos e atividades físicas pra minimizar esses efeitos. Além disso, o que você pode fazer é consultar um(a) nutricionista ou ginecologista e pedir uma prescrição de suplementos que podem dar uma força nesse período.

Segundo a minha nutri, a Renata Merlino (acessem o site dela, gente, além de informação tem MUITA receita boa!), existem quatro formas mais comuns de TPM e pra cada uma delas existem suplementações (sugerida nesse caso, já que o post é meramente informativo) que pode se encaixar legal:

TPM TIPO A

SINTOMAS: predominam ansiedade, pressa, agitação, irritabilidade, insônia, prisão de ventre, acne e instabilidade de humor.

SUGESTÃO DE SUPLEMENTAÇÃO: cálcio e vitamina D, magnésio, vitamina B6, L – triptofano, chlorella, óleo de côco, ginseng, passiflora

TPM TIPO C

SINTOMAS: predominam compulsão por comida em especial doces, chocolate e massas. Algumas mulheres também apresentam infecções vaginais pelo alto consumo de açúcares e alimentos ácidos.

SUGESTÃO DE SUPLEMENTAÇÃO: picolinato de cromo, L – fenilalanina, L – glutamina, complexo B, gymnema, óleo de côco, lactobacilos

TPM TIPO D

SINTOMAS: predominam depressão, tristeza sem causa aparente, falta de concentração, desânimo, às vezes falta de apetite/indigestão e cansaço.

SUGESTÃO DE SUPLEMENTAÇÃO: cálcio, magnésio, L – triptofano, L – tirosina, zinco, ômega 3, complexo B, vitamina C, licorice, enzimas digestivas

TPM TIPO H

SINTOMAS: predominam retênção hídrica ocasionando dores nos seios, dores de cabeça, inchaço geral e dores musculares.

SUGESTÃO DE SUPLEMENTAÇÃO: óleo de prímula, óleo de cártamo, ômega 3, vitamina E, potássio, chlorella.

Bacana a dica da nutri, né? Espero que seja útil pra vocês porque, afinal de contas, em se tratando de sintomas de TPM eu só tenho uma coisa a dizer: não somos obrigadas.

Bóra vencer a danada! Take care ♥

4 Comments

  • Ana Maria

    December 31, 12 2015 05:30:10

    Uauuuu, que tudo essa matéria, obrigado por compartilhar

    • Ticiane Toledo

      January 03, 01 2016 11:50:52

      Que bom que foi útil, Ana! Beijão

  • Niriane

    February 11, 02 2016 05:06:34

    Olá! Identifiquei que eu tenho uma TPM que une os tipos C, D e H… é bem forte este meu período… como posso saber as dosagens de cada componente a ser tomado? Posso mandar manipular?
    Grata!

    • Ticiane Toledo

      February 11, 02 2016 05:37:15

      Oi, Nirvana, tudo bom? Isso é bastante individual, mesmo porque às vezes o buraco é mais embaixo (exemplo: esses sintomas podem ser reflexo de algum um desequilíbrio hormonal). Por isso, ideal é você consultar um endocrinologista (para checar seus hormônios – mesmo que esteja tudo em ordem, é sempre válido fazer um check-up) e um profissional de Nutrição pra saber a dosagem adequada a você, ok? Beijo!

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