diet-620x349
4 Gostou

7 alimentos pobres em nutrientes que você deveria rever na sua dieta

A gente sempre fala dos alimentos bons, né? É que eu gosto bastante de focar no “copo meio cheio”, pra tudo, inclusive nessa nossa rotina de alimentação saudável e treinos. Então hoje vou contar pra vocês sobre 7 alimentos que eu eliminei (ou reduzi drasticamente) da minha dieta depois que aprendi sobre eles e seus efeitos no nosso corpo e na nossa saúde.

Nem sempre é fácil, mas focar nas suas prioridades (as minhas, no caso, envolvem ter saúde e viver muitos anos, inteira e sem doenças) ajuda bastante!

Vamos lá então:

1. Margarina

margarina-maisbyte-curiosidades

Isso mesmo. Inclusive aquela margarina da propaganda “que faz bem pro coração”. O fato é que NENHUMA margarina no mundo vai fazer bem pro seu coração, nem pra nenhum órgão do seu corpo.

A margarina é pura gordura hidrogenada (a gordura ruim) e só serve pra duas coisas: entupir artérias (diminui o colesterol bom e aumenta o ruim) e desajustar nossos hormônios.

Consuma manteiga em vez de margarina, que é gordura boa e de origem animal. Opte pelas opções sem sal.

2. Salsicha

salsicha-perdigao

Vou ser sincera: eu gosto dessa porcaria. Mas depois de ver o vídeo da produção de salsichas, eu evito muito. Depois de ler o rótulo então, desanimei.

Alguns dos ingredientes “básicos” da salsicha: carne mecanicamente separada de aves, água, carne bovina, proteína de soja, sal, amido, temperos, regulador de acidez, aromatizantes, antiumectante, estabilizantes, conservantes, realçador de sabor e corantes.

De todos os ingredientes acima, sabe qual me preocupa mais? O tal do “realçador de sabor”, que na verdade se chama monoglutamato de sódio. Ele é um neuroestimulante – ou seja, ele acelera a gente, assim como o café (que é do bem, se consumido com equilíbrio), só que sem acrescentar nenhum nutriente, e ainda de acordo com especialistas pode estimular a hiperatividade em crianças, engatilhas crises de enxaqueca e alterar o paladar porque vicia nossas papilas gustativas (por isso as pessoas acham que comida limpa não tem gosto, sabe?).

Ah, veja o vídeo da fabricação da salsicha, caso não tenha visto:

3. Achocolatado em pó

81_Achocolatado_Batido_2

Posso ser bem honesta? Achocolatado em pó é açúcar com corante com adição artificial de vitaminas pra não parecer tão ruim assim aos olhos das mamães que dão esse “alimento” aos seus filhos. Não tem vestígio algum do cacau (que dá origem ao chocolate) ali no meio.

Ou seja, é um produto bastante desnecessário e que não acrescenta nada na nossa saúde além de gordura ruim, picos de insulina (que, em excesso, levam a doenças como diabetes), compulsão alimentar e enxaqueca. Fui deixando de consumir gradativamente e hoje uso apenas o cacau DE VERDADE em pó (dou preferência ao orgânico). E como hoje também não consumo mais leite (me desliguei naturalmente desde que me mudei da casa dos meus pais), acabo misturando o cacau em diversas receitas que faço aqui, tipo o cupcake maromba.

4. Macarrão instantâneo

miojo

O famoso “miojão” que salva a vida de muita gente. Ou melhor, as pessoas acham que salva a vida, mas na verdade tá é ferrando toda a saúde isso sim.

Não esqueço de uma vez quando uma nutricionista aaaaanos atrás me contou porque o macarrão era tão crocante quando cru: porque ele já vem trabalhado na fritura e enxarcado de gorduras ruins.

O pózinho que chamam de tempero então… Puro sódio com corante, resumindo.

Nada que preste também, gente. É melhor fazer um macarrão de abobrinha, que é igualmente rápido de fazer e muito mais saudável (e saboroso, na minha opinião).

5. Nuggets

nuggets

Antes, eu consumia nuggets todo dia se deixasse. Fazia assado no forno e me achava “A pessoa saudável” por fazer nuggets assado e não frito. Na minha cabeça, era um excelente jantar porque era proteína pura. Hahahahahahaha Ô inocência! Ledo engano!

Mas a verdade é que o nuggets é tipo primo da salsicha: metade é feita de carne do frango (peito e coxa), a outra metade é feita de de gordura, vasos sanguíneos e nervos, adicionando estabilizantes, corantes, amido, sal, glutamato monossódico e tudo isso lavado com AMÔNIA.

Se você for pensar, não faz sentido existir num pedaço de frango, certo? Por isso hoje eu passo longe. Assado, frito, não importa. É o tipo de produto que não entra mais na minha casa.

Essa é a "pasta de ingredientes" que vai virar nuggets. Eca!

Essa é a “pasta de ingredientes” que vai virar nuggets. Eca!

6. Refrigerante

soda1025-e1319633915792

Assim como a salsicha, do refrigereco eu ainda gosto, mas evito. Evito muito. Pra entender meus motivos, basta ler esse post que fiz sobre os efeitos do refrigerante no corpo e esse outro sobre o que acontece quando você ferve coca-cola.

7. Kani kama

timthumb.php

Também comia achando que era a melhor invenção da natureza, também me desiludiu e também já fiz post falando sobre do que é realmente: relembre aqui.

 

E vocês, gente? Tem algum produto que vocês passam longe hoje? Ou algum que vocês gostariam de abandonar, mas tá difícil? Conta pra mim! =)

6 Comments

  • Cristiane

    November 26, 11 2014 10:25:19

    Oi Tici!! Passo longe de biscoitos recheados…Até 2013 comia um pacote em um episódio de seriado. Se pegar hoje, faço o mesmo (triste, mas verdade). Adoro, mas além de engordar muito sei o tanto de porcaria que tem lá. Já consegui restringir salgadinhos também… que parecem isopor com gosto, mas sei que são feitos de coisas muito piores que isopor.

    • Ticiane Toledo

      November 26, 11 2014 12:40:03

      Oi, Cris! Nossa, biscoito recheado é tentação, né? Sou que nem você: adoro, mas passo longe pra evitar passar vontade mesmo. Sou assim com várias outras porcarias (chocolate branco, salgadinhos tipo doritos, salsicha…) hahah Mas é normal, né? Somos humanas 🙂 O importante é que temos conhecimento o suficiente pra fazer boas escolhas no dia a dia. E aí quando a gente quiser comer uma bobeira uma vez ou outra, podemos nos dar ao “luxo” sem peso na consciência (e sem exagerar na dose também).

      Beijão e obrigada por compartilhar a sua experiência <3

  • Anna Carla

    June 12, 06 2015 09:37:00

    De todos esses o único que ainda consumo é margarina. Os outros nem me lembro a última vez que comi! E nem fazem falta viu?

    • Ticiane Toledo

      June 15, 06 2015 12:47:30

      Ahhh, então você já está a um passo de abandonar a margarina também, minha amiga! haha É verdade o que você disse: a gente se acostuma a ficar sem esses alimentos, daí nem sentimos mais falta deles.

O que você achou?