serotonina dieta
2 Gostou

17 alimentos para estimular a serotonina e ser mais feliz

Sabe quando a gente tá meio borocoxô com a vida, naquele desanimo ou deprê de tudo?

Bom, todos nós temos problemas mil para lidar todos os dias, e é normal que a nossa energia e bom humor não estejam em alta todos os dias. Mas a gente pode dar uma mãozinha cuidando da alimentação e incluindo alimentos que estimulam a produção de serotonina no nosso corpo.

Para quem não sabe, a serotonina é o neurotransmissor que ajuda a regular o sono, o apetite, o bom humor e bem-estar (xô, depressão!), a libido e influencia até mesmo na TPM.

Por isso, a nutri Mônica Stockler preparou uma lista para compartilhar com vocês. Anota aí:

  1. Leite e derivados: tem efeito relaxante sobre toda a musculatura do corpo porque contém triptofano, aminoácido precursor da serotonina. São fonte de cálcio, mineral importante na regulação dos níveis de serotonina também.
  2. Soja / tofu: rica em ácido fólico, potente vitamina antidepressiva natural, que aumentam os níveis cerebrais de serotonina. São fontes de magnésio, mineral responsável pela regulação dos níveis de serotonina, assim como o cálcio.
  3. Damasco seco, tâmara seca, ameixa seca, uva passa, banana seca: contém triptofano, um nutriente que ajuda a combater os efeitos da falta de serotonina.
  4. Banana: diminui a ansiedade e ajuda a um sono tranquilo. É rica em hidratos de carbono, potássio e magnésio que estimulam a produção de serotonina; e por ser rica em vitamina B6, fornece energia.
  5. Aveia: contêm alto teor de triptofano, o precursor da serotonina, hormônio que ajuda a manter o bom humor e a saciedade. Também é fonte de magnésio.
  6. Castanha do Pará, amêndoas, avelã, castanha de caju, nozes: excelentes opções de lanches entre as principais refeições, as oleaginosas também contribuem para o aumento da produção de serotonina e são excelentes fontes de gordura boa – aquela que a gente pode e deve consumir.
  7. Mel e carboidratos em geral: Melhoram a sensação de prazer e bem-estar, além de fornecer energia para as atividades básicas do dia a dia e para os treinos. (Leia mais sobre os carboidratos aqui neste post)
  8. Semente de linhaça: rica em ácido graxos Ômega 3, eleva os níveis de serotonina.
  9. Brócolis: contém alto teor de triptofano, o precursor da serotonina, e também é rico em magnésio.
  10. Arroz integral, espinafre, tomate, salmão: alimentos ricos em magnésio, co-fator fundamental para a bioconversão do triptofano em serotonina, que também é capaz de diminuir o apetite, relaxar e até induzir e melhorar o sono.
  11. Carne bovina, de peru, peixe: são alimentos ricos em proteínas, que contêm triptofano, nutriente precursor da serotonina.
  12. Alface: além das fibras, contém lactucina, substância que produz um efeito calmante para quem a consome. É rica em fosfato. Combate a depressão, a confusão mental e o cansaço.
  13. Grão de bico: é rico em triptofano, aminoácido que contribui para a produção do hormônio do prazer e bem estar que é a serotonina.
  14. Feijão branco, aspargo, couve de Bruxelas, espinafre, laranja e maçã: rico em folato, vitamina que contribui para a produção de serotonina.
  15. Ovo: são ricos em tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina, nutrientes que contribuem para a produção de serotonina – além de serem excelentes fontes de proteína para a nossa dieta diária.
  16. Laranja: a vitamina C presente na fruta favorece a conversão de triptofano em serotonina.
  17. Chocolate: contém triptofano, o precursor da serotonina, que nos deixa satisfeitas e saciadas quando saboreamos um. No entanto, o chocolate, aumenta a síntese de serotonina no cérebro, proporcionando sensação de bem estar, tem poder calmante sobre os mais ansiosos. Recomendação: até 30g por dia de chocolate amargo.

Bom saber, né?

Me conta: quais os alimentos dessa lista aqui que vocês não vivem sem, hein?

14 Comments

  • marilene

    May 24, 05 2015 07:53:18

    Achei excelente!
    Muito importante!

    • Ticiane Toledo

      May 24, 05 2015 04:37:07

      Que bom que curtiu, Marilene! É importante a gente perceber como a alimentação influencia em TUDO na nossa vida, né? =) Um beijo e obrigada pela visita!

  • Cicero Venancio

    June 23, 06 2015 03:37:38

    Muito bacana o conteúdo, estou em processo de perca de peso e eu tinha algumas duvidas sobre a serotonina e foram tiradas.

    Muito obrigado Ticiane

    • Ticiane Toledo

      June 26, 06 2015 04:36:37

      Que bom, Cicero! Fico feliz que o post tenha ajudado! =) Boa sorte e muito sucesso na sua jornada!

  • márcio

    November 06, 11 2015 12:51:59

    Muito bom esse cardápio. Minha esposa está com depressão e tomou uma enxurrada de inibidores da seratonina, coia que eu sempre demostrei contra. E no momento ela está com muitas reações adversas causadas pelo medicamentos que agora toma, bem como pela crise de abstinência do clonasepan.

    • Ticiane Toledo

      November 09, 11 2015 08:59:08

      Oi, Márcio! Na verdade não é um cardápio, né. Só quem pode montar um cardápio pra sua esposa, pra que ela tenha uma forcinha dos alimentos nessa fase, é um profissional de Nutrição. Aliás, seria uma boa ter esse suporte, não acha? Existem medidas nutracêuticas que podem ajudá-la na oscilação de humor. Melhoras para ela!

O que você achou?