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Agachamento: 10 excelentes motivos para agachar com carinho

Agachamento é vida! Eu amo e não fico sem. Isso porque ele é um exercício completo que deveria estar no treinamento muscular de todo mundo, seja homem ou mulher, independente dos seus objetivos com os treinos.

A personal trainer Elisa Pritsopoulos nos deu 10 excelentes motivos pra gente não pular mais o agachamento e passar a fazê-lo com todo amor e carinho:

1. Não necessita de nenhum material ou equipamento específico. Também pode ser feito de forma livre, sem cargas, apenas com variação de intensidade e velocidade de execução.

Agachamento sem carga: sim, também funciona! :)

Agachamento sem carga: sim, também funciona! :)

2. Aciona musculatura abdominal e flexores de quadril, trabalhando o core de forma bem eficiente.

3. Trabalha todos os grupamentos de membros inferiores: glúteos, quadríceps, gastrocnemios, adutores e abdutores.

Musculatura trabalhada no agachamento.

Musculatura trabalhada no agachamento.

4. Pode ser trabalhado como pausa ativa em treinos circuitados, proporcionando grande mobilização de grupos musculares, que permitem uma manutenção da frequência cardíaca em treinos sem intervalo de descanso.

5. É um movimento natural que pode auxiliar na mobilidade e execução de atividades diárias, como entrar e sair do carro. (esse, aliás, é um dos propósitos do treinamento funcional: saiba mais)

6. Pode ser realizado por pessoas de todas as idades e diferentes níveis de treinamento. Podendo ser adaptado para pessoas com lesões ou restrições articulares. (tipo eu e meu LCA reconstruído)

7. É auxiliar em treinos de corrida e atividades que exijam grande desempenho das pernas.

Aproveite e leia mais sobre corrida:

+ Saiba como escolher seu tênis de corrida

+ A importância do treino de ritmo

+ Corrida: benefícios e cuidados

+ Lições da minha primeira prova de corrida

8. Pode prevenir lesões se for realizado corretamente, uma vez que fortalece as costas, região lombar e coxas. (se for executado errado, pode ter o efeito contrário e lesionar!)

9. Promove um alto gasto calórico por recrutar grandes drupas musculares durante a execução e inclusive após o treino, quando o corpo faz a manutenção dessas musculaturas.

10. Permite a melhora e ganho de força para execução de outros exercícios similares como Stiff, Sumô, Swing, Arremesso, Afundo e Avanço.

Variação de agachamento: sumô. (imagem: replicação Dieta Já)

Variação de agachamento: sumô. (imagem: replicação Dieta Já)

 

E então: todo mundo já tá convencido da importância do agachamento? Bóra agachar então, meu povo! 😀

Lembrem-se sempre de procurar orientação e acompanhamento de um profissional competente e qualificado pra garantir os melhores resultados e manter a sua integridade física.

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