Cardio antes ou depois da musculação
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O treinador responde: aeróbico antes ou depois da musculação?

Musculação antes ou depois do aeróbico? Aeróbico antes ou depois da musculação? Eis a questão!

Pra acabar de vez com as dúvidas (minhas e de vocês), fui falar com o treinador Celso Alves Junior, que comanda a GO Assessoria Esportiva (minha assessoria amada ♥). Além de manjar TUDO de corrida de rua, ele também se especializou em musculação e treino de força. Ou seja: a pessoa perfeita pra responder essa pergunta pra gente!

VF: Qual a diferença entre treino aeróbio e treino anaeróbio?

Celso: Treino aeróbio são atividades que necessitam de oxigênio para produzir energia e com o aumento do consumo de oxigênio durante o exercício. O total de calorias também aumenta e estas calorias gastas juntamente com a facilidade do corpo em mobilizar e utilizar a gordura como fonte energética, torna o estes tipos de treinos uma importante ferramenta no processo de emagrecimento. A corrida, natação, aulas de spinning são apenas alguns exemplos de atividades aeróbicas.

Já os exercícios anaeróbicos são atividades em que o metabolismo se dá nos músculos durante a prática de atividades com alto índice de esforço. Podemos citar a musculação como uma modalidade anaeróbica. Quando se tem uma maior composição corporal de massa muscular, maior o gasto de energia do indivíduo diariamente.

Ambas atividades irão promover diversos benefícios, dentre eles o emagrecimento. Mas se não tiver uma alimentação balanceada e equilibrada, a pessoa não conseguirá conquistar seus objetivos somente com a atividade física.

+ Relembre: Entenda como a musculação pode ajudar você a emagrecer.

VF: E qual a melhor sequência? Cardio antes ou depois da musculação?

Celso: A ordem cardio x musculação ou musculação x cardio depende do objetivo de cada um. Este tipo de treino também é conhecido com treinamento concorrente.

Se o objetivo for somente melhorar o condicionamento físico e emagrecer,  tanto faz a ordem. Mas se o objetivo for aumentar a força muscular, deve se priorizar a musculação em primeiro lugar. Se o objetivo for melhorar a corrida, por exemplo, a ordem se inverte – ou seja, corrida primeiro e depois musculação.

VF: E como conciliar ambos os treinamentos na minha semana?

Celso: Existem DIVERSAS possibilidades de se conciliar ambas as atividades de acordo com o objetivo de cada um. Aqui, temos uma das possíveis divisões de treino para quem tem o objetivo de somente melhorar seu condicionamento ou emagrecer usando como base o treinamento de corrida e o treinamento na musculação.

 INICIANTES: Para quem está iniciando suas atividades.

DOM SEG TER QUA QUI SEX SAB
OFF (descanso) MUSC CORRIDA MUSC CORRIDA MUSC CORRIDAou

OFF

(Se estiver muito cansado da semana)

INTERMEDIÁRIOS: Para quem já pratica as duas modalidades há pelo menos 3 meses.

DOM SEG TER QUA QUI SEX SAB
OFF (descanso) MUSCtreino A CORRIDA+

MUSC

treino B

OFF CORRIDA+

MUSC

treino A

MUSCtreino B CORRIDA

 AVANÇADOS: Para quem pratica as duas modalidades há mais de 1 ano.

DOM SEG TER QUA QUI SEX SAB
OFF (descanso) MUSCtreino A CORRIDA+

MUSC

treino B

MUSCtreino C CORRIDA+

MUSC

treino A

MUSCtreino B CORRIDA+

MUSC

treino C

Bacana, né? =)

E agora que as dúvidas foram respondidas, conta pra mim: qual a sequência de treinos que vocês fazem: cardio antes ou depois da musculação? 

Cardio antes ou depois da musculação

8 Comments

  • Carolina Calheiros

    February 11, 02 2015 04:55:51

    Cardio antes, sempre!

    • Ticiane Toledo

      February 11, 02 2015 05:06:15

      Por preferência mesmo, Carol?

      Eu fazia antes o cardio também, porque se deixasse pra fazer depois de um treino de força na musculação, eu ia simplesmente morrer. haha

  • Vanessa

    May 21, 05 2015 12:03:36

    Ótima matéria.
    Cardio só depois, sempre! Mesmo que sejam apenas 20 ou 30 minutinhos.
    Justamente pela explicação do treinador.
    E de terça e quinta pego leve no cardio na academia para caprichar a noite, quando corro com o namorado.
    Bjs

    • Ticiane Toledo

      May 22, 05 2015 12:20:54

      Obrigada, Vanessa! Que bom que curtiu o post e deixou a sua experiência também. Então você tá agora em treino de força, certo? Eu acabo não tendo essa preocupação porque a minha periodização atual tá bem definida pela galera da GO. Se fosse na época da academia, acho que eu me preocuparia mais com isso tb =)

  • Gisela Campos

    May 21, 05 2015 12:11:15

    No meu caso: Depois! Isto porque meu objetivo atual é aumentar força muscular =) Mas to pensando em me aventurar no universo da corrida, quem sabe rs

  • Cacilda

    February 21, 02 2016 09:07:26

    Matéria naravilhosa

    • Ticiane Toledo

      February 22, 02 2016 01:07:58

      Obrigada, Cacilda! <3

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