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9 coisas legais sobre o pilates que você provavelmente não sabia

Há alguns meses eu me iniciei no pilates, com a ajuda das meninas queridas do Atelier do Movimento, e já virei fã de carteirinha do Joseph Pilates e de tudo o que ele criou pra gente ♥

Ô energia boa que tem esse cantinho! (foto tirada no Atelier do Movimento, em SJCampos/SP)

Ô energia boa que tem esse cantinho! (foto tirada no Atelier do Movimento, em SJCampos/SP)

Então pedi a ajuda das meninas do Atelier pra fazer esse post com algumas curiosidades ou “interessâncias” sobre a prática. Bóra lá?

(1) Além de fortalecer, definir e alongar os músculos, o pilates alinha a postura global, dando graça e elegância e melhorando a auto-confiança! (e quem não quer isso, né?)

(2) Quem tem hérnia de disco também pode fazer Pilates e se beneficiar dos seus efeitos positivos na saúde e nas funções do dia a dia.

(3) O pilates trabalha os músculos profundos que dão sustentação, leveza e mobilidade à coluna: o que nem sempre conseguimos trabalhar nos treinos tradicionais e acabamos ficando apenas no superficial, sem fortalecer a parte interna mesmo.

“A arte do Pilates prova que o sua idade não é medida em anos, ou como você acha que você se sente, mas sim pela flexibilidade normal da sua coluna ao longo da sua vida” — Joseph Pilates

"I bend so I don't break"

“I bend so I don’t break”

(4) Joseph Pilates chamava o método de Contrologia inicialmente, ou seja, “controle do corpo pela mente”: isso porque, segundo o Pilates, é a mente que controla o corpo e não o contrário, então também devemos treinar a nossa mente e nos concentrar em cada detalhe do nosso corpo e dos nossos movimentos.

“O ideal é que os nossos músculos obedeçam à nossa vontade. A nossa vontade não deve ser dominada pelas ações reflexas de nossos músculos” — Joseph Pilates

(5) O método foi criado na prisão: Joseph Pilates foi prisioneiro de guerra alemão e passou quatro anos numa prisão na Inglaterra. Depois que saiu de lá, continuou criando exercícios, equipamentos, acessórios e aperfeiçoando a prática pelo resto de sua vida.

(6) Durante seus 4 anos de prisão, só não morreram da epidemia de influenza (em meados de 1918) os prisioneiros que praticavam Contrologia com o Joseph Pilates!

(7) Por ter sido criado na prisão, o pilates foi criado por um homem para homens: naquela época, as mulheres não praticavam pilates até a popularização do método, que começou nos EUA há não muito tempo, então apenas os homens faziam as aulas com Joseph (exercícios físicos mais vigorosos eram vistos como “coisa de meninos”).

(8) O Magic Circle, Um dos acessórios mais famosos do método, foi inventado a partir do arco de metal que segura os barris de cerveja pelas suas características: forte e flexível para que fosse manuseado e gerasse resistência muscular necessária.

(9) No pilates, a qualidade dos exercicios é mais importante que a quantidade: por isso quem está começando pode estranhar as séries curtas, porém extremamente poderosas!

“Poucos movimentos bem feitos realizado de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica” — Joseph Pilates

Minha primeira Tree: ainda vai evoluir muito!

Minha primeira Tree: ainda vai evoluir muito!

Eu sigo em frente com o pilates e não abro mais mão das aulas na minha vida. Venho sentindo grande diferença no meu dia! Não apenas no aspecto físico, mas até mesmo na forma como ele vem se comportando, sabem? Postura, alongamento, força, equilíbrio, tônus muscular… Pequenas mudanças que fazem toda a diferença – talvez nem tanto pra quem vê de fora, mas a gente sente.

Além disso, é incrível como a nossa consciência corporal aumenta em 200%! Antes eu achava que nunca ia conseguir contrair o assoalho pélvico (o famoso “segura o xixi” do pilates, haha) assim voluntariamente, mas hoje eu já consigo ter um domínio maior do que antes (que era nulo), e sei que isso vai evoluir ainda mais conforme eu for treinando, tanto nas aulas quanto fora delas.

Tem muita coisa bacana pra falar sobre esse lance do assoalho pélvico, aliás, porque ele influencia em muita coisa na nossa saúde e no nosso corpo – até na nossa segurança enquanto corremos até na prevenção de incontinência urinária (muito comum conforme vamos envelhecendo, principalmente em mulheres que já tiveram filhos). Mas isso é assunto pra um oooooutro post, prometo =)

E então, bóra pilatear? Alguém aqui já é adepto ou tem vontade de conhecer o pilates na prática? 

Pra quem é de São José dos Campos, a minha sugestão é conhecer o studio do Atelier do Movimento e marcar uma aula experimental, que nem eu fiz quando fui lá ver se eu gostava do negócio. E pode falar que foi indicação minha que eu garanto que é sucesso total! ♥

Atelier do Movimento:

Rua Major Vaz, 100, Vila Adyana, São José dos Campos – SP

Telefone: (12) 3307-0052

Email: contato@atelierdomovimento.com.br 

4 Comments

  • Adriana Rocha

    March 20, 03 2015 08:01:23

    Tenho vontade de fazer pilates, quem sabe encontre um tempinho 🙂

    • Ticiane Toledo

      March 22, 03 2015 07:21:32

      Sim, Adriana! Se você tem vontade, faça um esforcinho pra conseguir fazer o que gosta e o que vai te fazer bem. Eu adoro e, no que depender de mim, o Pilates vai me acompanhar pra sempre <3

  • Patricia Perez

    April 29, 04 2015 12:51:34

    Oi, eu também há 8 meses to pilateando e ja vejo mudanças como você , não consigo mais largar , inclusive agora que estou tratando a canelite ( sim sou eu a menina da canelite que te escreveu rs ) ele tem me ajudado muito no tratamento . beijos

    • Ticiane Toledo

      May 05, 05 2015 06:03:04

      Oi, Patricia! Tudo bom? O Pilates é maravilhoso, né? Ajuda a gente em muito mais coisas do que a gente pode imaginar. Sobre a canelite, vai rolar post em breve, viu? Cuide-se, mulher! Beijão!

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