Se sua cidade possibilita que você se locomova de bike, aproveite! Muitas não oferecem isso aos seus habitantes :(
0 Gostou

6 maneiras de incluir mais atividades no seu dia

30 minutos de atividade física diária já está de bom tamanho, dizem os especialistas. Mas se você quer mais atividade na sua rotina, a boa notícia é que você não precisa necessariamente ficar mais tempo na academia. Existem outras formas de tornar sua rotina mais ativa e distante da preguiça, e aqui vão as minhas humildes dicas 🙂

1. Vá de escadas

Aqui no meu prédio eu vejo gente que mora no segundo e até no primeiro andar e que usa elevador. A menos que você esteja carregando muitas sacolas do supermercado ou algo pesado, ok. Do contrário, acho que subir alguns degraus não vai matar ninguém, né? O mesmo vale para escadas rolantes em shoppings, metrôs, rodoviárias, etc.

Quando eu usava muito o metrô em SP, fazia isso: em vez de escadas rolantes, subia os degraus da escada normal mesmo. Além de chegar mais rápido, fugia da muvuca e exercitava um pouco o cardio e as pernocas.

As escadas também podem ser úteis para livrar você da muvuca. Mais um ponto positivo!

As escadas também podem ser úteis para livrar você da muvuca. Mais um ponto positivo!

2. Ou então vá de bicicleta

Se você mora em uma cidade com uma infraestrutura legal para ciclistas, APROVEITE! Deixe o carro em casa, economize o dinheiro do ônibus e pedale. É muito mais barato, gostoso e saudável ainda por cima.

Se sua cidade possibilita que você se locomova de bike, aproveite! Muitas não oferecem isso aos seus habitantes :(

Se sua cidade possibilita que você se locomova de bike, aproveite! Muitas não oferecem isso aos seus habitantes 🙁

+ Leia também: 7 táticas para aprender a gostar de se exercitar.

3. Dá pra ir a pé também

Ok, você não precisa andar 20km até o seu trabalho. Mas pode deixar o carro em casa e caminhar até a padaria, o açougue ou até a academia – que tal? Por preguiça, a gente apela desnecessariamente para a comodidade e aí ficamos escravos dos carros.

Se você mora perto do seu trabalho, por que não caminhar até lá?

Se você mora perto do seu trabalho, por que não caminhar até lá?

4. Estacione um pouco mais longe

Antes eu tinha birra de estacionar meu carro longe dos lugares onde eu precisava ir. Hoje não mais. Lógico que tudo depende do tempo que você tem disponível, mas se for possível, programe-se pra fazer essa caminhadinha básica entre seu carro e o local onde precisa ir (trabalho, academia, médico etc).

Programe seus horários e tente estacionar um pouco mais longe que o habitual.

Programe seus horários e tente estacionar um pouco mais longe que o habitual.

+ Leia também: 10 segredos para emagrecer e manter a boa forma.

5. Brinque com seus filhos

(ou sobrinhos, enteados, filhos de amigos etc)

Crianças têm muita energia e, consequentemente, vão exigir muito de você também. Não economize! Vale pega-pega, queimada, bambolê, futebol, patins, skate, taco… O bom é que você vai se exercitar e vai cansar a criançada ainda por cima.

Junte a família e bote energia nas brincadeiras!

Junte a família e bote energia nas brincadeiras!

6. Brinque com seu pet também

Eles também têm muita energia pra gastar, viu? Uns mais do que outros, obviamente. Se você tem um cachorro em casa, brinque com ele, aposte corrida, jogue bolinha, ou até mesmo saia para caminhar com ele, dar umas voltas no bairro.

Lembre-se apenas de alguns cuidados básicos que você deve ter com seu pet quando sair com ele na rua:

– Cuidado com o calor e o tempo quente: os cães possuem patas muito sensíveis e podem se queimar em terreno muito quente, como asfaltos. Além disso, algumas raças possuem menos resistência ao calor do que outras.

– Hidrate seu pet: sim, eles também precisam de água depois de um passeio ou até mesmo durante, dependendo do trajeto, tempo e clima.

– Leve sempre uma sacolinha plástica: limpar a sujeira do seu cão é sua obrigação e a vizinhança agradece!

Para saber mais detalhes e outros cuidados com seu pet, procure um veterinário de confiança.

Gaste a energia do seu pet - e a sua também ;)

Gaste a energia do seu pet – e a sua também 😉

7. Alongue-se

Estica, puxa, e vai!

Dá para se alongar em vários momentos do dia, seja pra acordar e começar bem o dia ou pra relaxar e encerrar bem e relaxar do dia que passou. Isso sem falar que se você trabalha o dia inteiro sentado em frente a um computador, separar alguns minutos do expediente para dar aquela esticada/alongada básica é super importante. Coisa básica: 5 minutos ou menos a cada 1 hora, segundo recomendações dos profissionais de ergonomia e saúde postural.

Alongue-se no trabalho também!

Alongue-se no trabalho também!

Viu só? Não é tão difícil assim. Como tudo nessa vida, essa é mais uma questão de hábito e de perspectiva também – afinal, a forma como encaramos a nossa rotina determina nossos resultados. 😉

E você? O que tem feito pra incluir mais atividade e ganhar mais energia e saúde no seu dia a dia? Conta pra mim!

2 Comments

O que você achou?