Dica_014b
0 Gostou

10 alimentos que você não deve guardar na geladeira

O armazenamento correto dos alimentos é uma dúvida pra muita gente, principalmente para quem mora sozinho há pouco tempo.

O Huffington Post publicou uma matéria listando os 10 alimentos que não devemos guardar na geladeira e, por ser um assunto bastante útil e interessante a maioria de nós, resolvi trazer o assunto aqui pro blog.

Vamos à lista:

1. Tomate

slide_348464_3709731_free

Quando guardados na geladeira, os tomates perdem todo o seu sabor na geladeira. E o que é um crime maior do que isso? O ar frio no refrigerador para o processo de amadurecimento, e amadurecimento é o que dá aos tomates mais sabor. A geladeira também altera a textura do tomate. De acordo com Harold McGee no livro “On Food and Cooking” (“Sobre comida e cozinhar”, em tradução livre), a temperatura fria rompe as membranas no interior dos frutos, deixando-as “farinhentas”. Mantenha seus tomates em uma tigela ou cesta em cima do balcão da cozinha.

2. Manjericão

slide_348464_3709730_free

Manjericão murcha mais rápido se deixado na geladeira, e também absorve todos os cheiros das comidas em torno dele. É melhor mantê-lo para fora, em um copo de água fresca, como uma flor recém-cortada. Se você deseja armazenar manjericão por um longo tempo, Martha Stewart recomenda fervê-lo e congelá-lo.

3. Batata

slide_348464_3709735_free

Manter uma batata na temperatura fria da sua geladeira vai transformar seu amido em açúcar mais rapidamente, de modo que você vai ficar com uma batata doce e dura. Em vez de colocar as batatas na geladeira, guarde-as em um saco de papel em um local fresco, mas não frio. Supondo que você não tenha uma adega de raiz – o lugar ideal para guardar suas batatas -, armazene-as em um lugar escuro, como dentro de sua despensa. Sacos de papel funcionam melhor do que plástico porque deixam a batata respirar mais, de forma que ela não apodrece tão rápido. Tudo isso vale para a batata-doce também.

4. Cebola

slide_348464_3709750_free

Se você colocar cebolas na geladeira, a umidade acabará por deixá-las macias e mofadas. Mantenha suas cebolas em um lugar fresco e seco. Cebolinha pode ser deixada na geladeira, no entanto, devido ao seu maior teor de água. Vale mencionar que cebolas devem ser mantidas separadas das batatas; quando armazenadas em conjunto, ambas deterioram mais rapidamente.

5. Abacate

abacate-57279

Se você quiser que seus abacates amadureçam, definitivamente não os coloque na geladeira. No entanto, se você comprou um abacate já maduro que não quer comer de imediato, ele pode ir na geladeira.

6. Alho

slide_348464_3709765_free

Eventualmente, o alho vai começar a brotar na geladeira. Também pode ficar borrachudo e mofado. O correto é mantê-lo em um local fresco e seco.

7. Pão

pao_forma

Sua geladeira vai secar o pão rapidamente. A menos que seja pão cortado de sanduíche que você pretende usar dentro de alguns dias, mantenha seu pão no balcão ou no congelador. Para fora, o pão que você pretende comer só deve ser mantido por quatro dias. Congele o resto. Pão no congelador deve ser envolto para manter sua umidade. Quando você removê-lo do freezer, deve deixá-lo descongelar lentamente e completamente antes de comê-lo ou usá-lo.

8. Azeite

slide_348464_3709767_free

Você deve armazenar seu azeite em um local fresco e escuro, mas não na geladeira, onde ele irá condensar e adquirir uma consistência dura, quase como a da manteiga.

9. Café

slide_348464_3709776_free

Se você deixar café na geladeira, ele vai perder seu sabor e assumir alguns dos odores de outros alimentos no local. Você deve armazenar café em um local fresco e escuro, onde ele irá manter seu sabor e frescura. Grandes quantidades de café podem ser armazenadas no congelador, no entanto.

10. Mel

slide_348464_3709775_free

Não há necessidade de armazenar mel na geladeira – ele vai basicamente durar para sempre se você apenas mantê-lo hermeticamente fechado. Colocá-lo na geladeira pode fazer com que cristalize.

(via HypeScience / Huffington Post)

Anotaram? 😉

O que você achou?